TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 30 de setembro a 6 de outubro de 2024, Se você quer prolongar sua vida, confie em Jeová, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 30 de setembro a 6 de outubro de 2024, Se você deseja prolongar sua vida, confie em Jeová. Discurso Preparado.

Se você quiser prolongar sua vida, confie em Jeová (10 min.)

Quanto tempo pode viver um ser humano? O registro bíblico menciona Matusalém, que era filho do profeta Enoque, servo de Jeová e avô de Noé. A Bíblia diz que ele viveu 969 anos, se compararmos com a forma como Jeová encara o tempo, Matusalém viveu quase um dia para Jeová.

A Bíblia indica que para Jeová 1.000 anos equivalem a um dia, e ele viveu 969 anos. Desde então, os seres humanos têm vivido cada vez menos anos. Hoje em dia um ser humano não vive tanto. Por exemplo, no dia 19 de agosto morreu a mulher mais velha do mundo, chamada María Branas Morera, de nacionalidade espanhola. Ela morreu aos 117 anos.

Agora quem detém o título de pessoa mais velha é o japonês Tomico Itaka, com 116 anos e três meses. Atualmente, as oito pessoas consideradas mais velhas do mundo são todas mulheres, sendo três japonesas, uma brasileira, uma americana, uma britânica, uma alemã e uma francesa.

Embora o homem mais velho hoje tenha 111 anos, nos últimos tempos não foi possível ir além disso; quem detém o recorde de maior longevidade foi uma mulher que não viveu mais de 122 anos e 164 dias. A situação é preocupante? Sem dúvida não podemos gastar mais do que esse tempo, aliás até os cientistas dizem que não importa o tratamento que seja posto em prática, não podemos viver mais.

É como se tivéssemos chegado ao limite natural da vida, e é sobre isso que falaremos neste momento em Tesouros da Bíblia. Se quiser prolongar a sua vida, confie em Jeová. Há quase 3.500 anos, Moisés disse algumas palavras preocupantes. No Salmo 90:10, que vamos ler, o texto diz...

VAMOS LER SALMOS 90:10.

Nossa vida dura até os setenta anos, ou até os oitenta se alguém tiver uma força especial. Mas esses anos estão cheios de dificuldades e tristezas; Eles passam rapidamente e nós desaparecemos.

Embora Moisés tenha vivido 120 anos, ele já via que o ser humano com muita luta chegava aos 70 ou 80 anos, e claro, não era uma vida significativa nem feliz. Portanto, os seres humanos não podem prolongar significativamente a nossa esperança de vida.

Vamos comparar isso, como nossos celulares, quando um telefone é colocado à venda ao público, e desde o início do uso a vida útil da bateria desses telefones é de 300 a 500, ou seja, toda vez que você carrega seu telefone, eles estão ficando sem vida, ao mesmo tempo chega a 100%, e o telefone vai contar 500 vezes, você carregou e a vida útil daquela bateria acabou, algo assim que nós, seres humanos, sentimos à medida que avançamos os anos, como Como recarregamos um pouco as energias cada vez que dormimos, o tempo está se esgotando e não podemos prolongar nossas vidas mais do que o pecado agora nos permite.

Agora vem a questão: como é possível que, se quisermos prolongar a nossa vida, só o possamos fazer com a ajuda de Jeová? Porque poderíamos compará-lo como a fonte daquela energia que o celular ou celular necessita, o ser humano não pode viver sempre sem depender de Jeová todos os dias de nossas vidas, e mais ainda por toda a eternidade. Se olharmos para o Salmo 90:2, ele nos dá a razão pela qual isso acontece, diz o texto bíblico.

VAMOS LER O SALMO 90:2.

Antes de as montanhas nascerem ou de você produzir a terra e o terreno produtivo, sempre e para sempre, você é Deus.

Referindo-se a Jeová, o texto dizia isso sempre e para sempre. Este versículo contém uma pergunta que poucos conseguiram compreender e aceitar. Que Jeová não tem começo nem fim, que ele existiu e existirá para sempre.

É a causa primeira de tudo o que existe, a criação é obra de suas mãos, algo que às vezes podemos perceber com os olhos, e há outras coisas que estão apenas sendo descobertas ou sentindo que há algo diferente que vimos. Portanto, Jeová é a causa da nossa existência e dependemos dele para continuarmos vivos. Assim como um telefone celular, se não estiver conectado a uma fonte de energia, aos poucos irá parar de funcionar e ficará inútil. 

Quando entendemos que precisamos de Jeová não para viver sozinhos, mas para ter muitos fardos, por assim dizer, e assim prolongar a nossa vida, é aí que começamos a confiar plenamente em Jeová, que não importa o que aconteça, ele pode prover connosco com a vida, mesmo que deixemos de existir como telemóvel.

Há muitos anos, foram feitos telefones que podiam retirar a bateria que não podia mais ser carregada e colocar uma nova e ela continuaria funcionando, isso é algo parecido com o que poderíamos assimilar com a morte de um ser humano. Jeová é como se nos devolvesse esse fardo e pode ser uma carga de madeira indefinida, compreensão que nos permite enfrentar situações que colocam a nossa vida em perigo.

Em nosso guia de atividades desta semana vemos uma fotografia em que um irmão que está hospitalizado possivelmente para uma intervenção cirúrgica ou um tratamento no qual é solicitado ou informado de que se não receber tratamento de sangue, ou transfusão, Isso pode acabar morrendo, e podem ser questões emergenciais como a que vemos nesta cena.

Nessa cena vemos a hora, são quase 11 da noite e estão pedindo para ele autorizar que caso a intervenção cirúrgica falhe, terão a suposta oportunidade de salvar sua vida, transferindo sangue, uma coisa muito delicada, porque nenhum de nós quer morrer. 

Portanto, muitos poderiam ceder a esse medo, porque querem prolongar a vida, mas por quanto tempo, é como se recarregássemos urgentemente um celular por pelo menos alguns minutos, mas o que estamos fazendo é acabar com essa carga ou ciclo desse dispositivo. Queridos irmãos, não queremos prolongar a nossa vida só por um momento, isso pode fazer com que prejudiquemos a nossa relação com Jeová ao aceitarmos um tratamento médico que prolongaria a nossa vida por alguns anos. 

Mas, indefinidamente, Jeová está disposto a dar-nos um ciclo, um único fardo de vida para sempre. No Salmo 21:4 diz que ele te pediu vida e você deu a ele, uma vida longa para todo o sempre. Mas esta vida longa para sempre não é como a que Moisés mencionou, cheia de dificuldades. No Salmo 91:16 diz o seguinte.

VAMOS LER O SALMO 91:16.

Eu o farei satisfeito com uma vida longa e verei meus atos de salvação.”

O texto diz, vou deixá-lo satisfeito, não vamos permitir que Satanás nos influencie, nos dê medo, que vamos morrer, e que precisamos nos salvar daquele momento trágico, um momento em que, por medo de morte, podemos ceder.

Por isso, queridos irmãos, não queremos nos desconectar da fonte de energia eterna, que é Jeová. Não importa o que enfrentemos, queremos reconhecer que nossa confiança está nele e que, se algum dia passarmos por uma situação que exponha nossa vida, ele pode nos dar a recarga de viver para sempre. Queremos prolongar a nossa vida apenas com a ajuda de Jeová, e esse prolongamento da vida será eterno.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário