TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 16 a 22 de setembro de 2024, A oração nos ajuda a perseverar, Discurso preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 16 a 22 de setembro de 2024, A oração nos ajuda a perseverar. Discurso Preparado.

A oração nos ajuda a perseverar (10 minutos).

Imagine um garotinho correndo para os braços do pai em busca de conforto e proteção, sabendo que seu pai cuida dele, o escuta e está sempre pronto para ajudá-lo. Deveria a nossa confiança em Jeová, nosso amoroso pai celestial, ser como a desta criança?

Claro que sim, porque quando enfrentamos desafios ou sentimos que as nossas forças estão se esgotando, a oração torna-se aquela ponte poderosa que nos liga a Ele, ajudando-nos a perseverar e a permanecer firmes na nossa fé. 

O Salmo 86 reflete os sentimentos profundos do Rei Davi que como nós enfrentou muitas dificuldades, ele sabia que Jeová era a fonte de sua força e alegria, por este motivo no versículo 4 Davi diz o seguinte.

VAMOS LER SALMO 86:4.

Encha de alegria o seu servo, pois vou até você, ó Jeová.

Que linda oração, Davi não está apenas pedindo conforto, ele está elevando sua alma a Jeová, entregando seu ser completamente ao seu Criador. Quantas vezes nos sentimos cansados ​​ou desanimados. Nesses momentos, a oração é mais que um pedido, é um ato de entrega, como quando levantamos as mãos em sinal de confiança.

Jeová, como um pai amoroso, está pronto para nos devolver essa alegria e renovar as nossas forças, mas como podemos tornar as nossas orações mais eficazes e ajudar-nos a manter a força espiritual de que tanto necessitamos? 

Bem, o que podemos fazer é pedir a Jeová que nos ajude a ser leais, embora seja verdade que não é nada fácil, especialmente quando estamos sob pressão ou enfrentamos provações que parecem intermináveis. Porém, Davi nos mostra em Salmos 86:11,12 Como podemos pedir a Jeová que nos guie no caminho certo, por favor leia, este versículo diz assim.

VAMOS LER O SALMO 86:11,12.

11 Ó Senhor, ensina-me o teu caminho. Andarei na sua verdade. Unifique meu coração para que eu tema o seu nome. 12 Eu te louvo de todo o coração, ó Senhor meu Deus, e darei glória ao teu nome para sempre,

Aqui Davi não está apenas pedindo, mas também ansiando por um coração unificado, que não esteja dividido em diferentes desejos ou influências. Mas se o foco for servir a Jeová com devoção, devemos ter a mesma atitude. Em oração, podemos pedir a Jeová que nos ajude a permanecer leais, que nos fortaleça para tomarmos decisões que o honrem e que nos dê um coração firme que o ame.

E acima de tudo, queridos irmãos, devemos perseverar na oração, a perseverança é fundamental na vida cristã e a oração desempenha um papel vital. Por esta razão, em Romanos 12:1, recebemos o conselho para perseverarmos na oração e por que é tão importante continuar orando constantemente? Porque assim mantemos vivo o nosso relacionamento com Jeová, não se trata apenas de pedir coisas quando precisamos, mas de manter uma comunicação constante com ele, é nesses momentos de oração que recebemos o conforto, a orientação e a força necessária continuar em nosso caminho cristão.

Você já sentiu que não sabia mais o que dizer em suas orações? Não se preocupe, às vezes basta estar na presença de Jeová e abrir o coração, podemos pedir ao Espírito Santo que nos dê sabedoria, fé forte e capacidade de lidar com as situações com discernimento. 

Também podemos pedir-Lhe que nos ajude a usar a Sua palavra corretamente, a aplicar os princípios bíblicos na nossa vida diária, assim como um filho confia no seu pai. Nós também devemos confiar que Jeová estará sempre disposto a ouvir-nos, não importa quantas vezes oramos. ou o que fazemos. Pedimos-lhe que não se canse de ouvir as nossas orações, pelo contrário, quer que o louvemos, lhe demos graças e busquemos a sua orientação.

É por isso, queridos irmãos e irmãs, nesses momentos de oração, também podemos pedir a Ele que nos ajude a refletir a Sua glória em tudo o que fazemos, e fazemos isso garantindo que nossas orações e palavras tragam honra a Você. Confiemos que Jeová responderá às nossas orações. Às vezes, quando enfrentamos provações muito difíceis, é fácil sentir que as nossas orações não são ouvidas, mas na verdade, o Salmo 86:6 nos dá a resposta. Por favor, vamos ler esta passagem bíblica, ela diz o seguinte. 

VAMOS LER SALMO 86:6.

Oh, Jeová, ouça minha oração; Preste atenção às minhas orações por ajuda.a 7 Invoco você no dia da minha angústia, porque você me responderá.

Davi tinha plena confiança de que Jeová responderia às suas orações, e nós podemos ter a mesma confiança. Embora nem sempre recebamos a resposta, ele sempre nos dá o que realmente precisamos. Talvez usando uma situação difícil para nos fortalecer ou para nos ensinar algo importante, ou talvez ele esteja esperando o momento certo para nos dar o que é melhor para nós.

Jeová também pode usar a nossa família espiritual para nos dar o apoio que precisamos, às vezes uma palavra de encorajamento de um irmão ou irmã é a resposta às nossas orações, ele pode até usar pessoas que não o adoram para nos ajudar em momentos cruciais.

Portanto, nunca subestimemos a forma como Jeová pode responder às nossas súplicas, mas, em vez disso, oremos com confiança e fé. O apóstolo Paulo nos lembra em Filipenses 4:6 que não devemos ficar ansiosos por nada, mas devemos tornar nossos pedidos conhecidos a Deus por meio da oração, e quando o fazemos, o texto menciona que a paz de Deus que excede todo o entendimento guardará nossos corações e nossas mentes.

Esta promessa é real e vimos o seu cumprimento na vida de muitos servos reais. Então, o que podemos fazer quando enfrentamos dificuldades. Vamos seguir o exemplo de Davi, ele mencionou o seguinte no Salmo 86:3.

VAMOS LER SALMO 86:3.

Conceda-me o seu favor, ó Jeová, porque passo o dia inteiro clamando por você. 

Quando passamos por provações, nossas orações não devem diminuir, mas, pelo contrário, devem aumentar. Podemos prolongar nossas orações por expressarmos nossos sentimentos com sinceridade e deixarmos que Jeová nos console com seu amor e sua paz.

No nosso guia de atividades correspondente desta semana temos uma imagem na qual podemos ver David orando intensamente. Ele teve muitos problemas e dificuldades em sua vida. Contudo, a oração o ajudou a perseverar e permanecer firme na fé com um coração alegre. Esta experiência ensina-nos que devemos sempre confiar em Jeová, seja qual for o nosso problema, e não devemos ter dúvidas de que Jeová estará sempre perto de nós, ajudando-nos a permanecer firmes na nossa fé com um coração alegre, assim como fez com David.

Concluindo, a oração é uma dádiva maravilhosa que nos ajuda a perseverar, a permanecer leais e a permanecer ligados a Jeová. Sim, irmãos, se sentirmos que as nossas forças estão falhando ou que os desafios são esmagadores, elevemos a nossa alma a Jeová em oração, confiando que ele nos ouvirá e nos dará a alegria, a sabedoria e a força de que necessitamos. Continuemos a perseverar em oração, certos de que Jeová nos ajudará a perseverar até o fim. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários