Estudo do Livro da congregação, Semana de 16 a 22 de setembro de 2024, Capítulo 15, parágrafos 13-14 e quadro de página. 121, Respostas.

Estudo do Livro da congregação, 16 a 22 de setembro de 2024, Capítulo 15, parágrafos 13-14 e quadro na página. 121, Respostas.

Estudo bíblico de congregação (30 minutos) bt cap. 15 parágrafos. 13, 14 e caixa na página. 121.

“Eles falaram muito bem dele” (Atos 16:1-3)

13, 14. a) Quem foi Timóteo e como Paulo o conheceu?

Timóteo era um discípulo notável na Congregação Cristã, bem recomendado tanto pelos irmãos de sua cidade em Listra como pela vizinha Icônio. Paulo o conheceu inicialmente quando ele visitou a região da Galácia durante sua primeira viagem missionária.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Timóteo era um jovem discípulo cristão que morava em Listra, cidade da província romana da Galácia, sua mãe era uma judia crente e seu pai era grego. Timóteo foi criado em um lar onde desde muito jovem sua mãe e sua avó Lois lhe ensinaram a palavra de Deus. Essa educação precoce nas escrituras hebraicas formou em Timóteo uma fé profunda e sincera, que mais tarde o levou a se tornar um cristão devoto. .

Paulo conheceu Timóteo em sua segunda viagem missionária, por volta de 49 ou 50 DC, quando visitou Listra pela segunda vez. É provável que Paulo tenha conhecido a família de Timóteo durante a sua primeira visita à região, cerca de dois ou três anos antes, e que a família se tivesse convertido ao cristianismo naquela ocasião. Durante a sua segunda visita, Paulo notou Timóteo pelas excelentes referências que tinha dele, tanto dos irmãos de Listra como dos da cidade vizinha de Icônio, o que refletia sua boa reputação e compromisso com a fé.

13, 14. b) Por que Paulo notou Timóteo?

Paulo prestou mais atenção a Timóteo, pois os cristãos de Listra e Icônio, a cerca de 30 km de distância, deram testemunho favorável sobre ele. A excelente reputação de Timóteo baseada em sua boa conduta e comprometimento foi o que fez Paulo considerá-lo para acompanhá-lo em seu trabalho missionário. .

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Embora as congregações de Listra e Icônio estivessem separadas por cerca de 30 km, os Irmãos elogiaram Timóteo, o que mostrou que ele era um cristão exemplar e que sua conduta e fé eram dignas de admiração, a maneira como os irmãos falavam de Timóteo. mostrou a Paulo que ele era um jovem com qualidades excepcionais para servir no trabalho missionário.

Também o fato de Timóteo ter sido criado com um profundo conhecimento das escrituras por sua mãe e avó judia, mas também ter uma ligação cultural com os gentios devido ao seu pai grego, deu-lhe uma vantagem adicional na pregação tanto para judeus como para judeus. quanto aos gentios.

Além disso, o Espírito Santo também influenciou a decisão de Paulo. Visto que Timóteo foi identificado como alguém digno de assumir responsabilidades maiores e os presbíteros locais o recomendaram para acompanhar Paulo em seu trabalho missionário, todos esses fatores fizeram Paulo olhar para Timóteo como um valioso colaborador no trabalho missionário. expansão do cristianismo.

13, 14. c) Que responsabilidade foi dada a Timóteo?

Timóteo recebeu a responsabilidade de acompanhar Paulo e Silas em seu trabalho missionário como superintendente viajante. Sua reputação favorável entre as Congregações de Listra e Icônio foi fundamental para que os anciãos o escolhessem para esta tarefa, confirmando que o Espírito Santo orientou esta decisão.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Timóteo foi incumbido da importante responsabilidade de acompanhar Paulo e Silas em suas viagens Missionárias, atuando como superintendente viajante, essa função envolvia não apenas pregar e ensinar, mas também supervisionar as congregações garantindo que os ensinamentos fossem fiéis à mensagem cristã sob a orientação do Espírito Santo. Timóteo foi escolhido para esta tarefa devido à sua reputação, fé e habilidades, porém para facilitar sua aceitação entre os judeus a quem pregava Timóteo concordou em ser circuncidado mesmo sendo seu pai grego, mostrando sua disposição em fazer sacrifícios pela causa do Evangelho.

Além disso, durante os aproximadamente 11 anos em que trabalhou ao lado de Paulo, Timóteo assumiu várias responsabilidades significativas, pregou em diversas cidades, incluindo Filipos, Beréia, Tessalônica, Corinto e Éfeso e foi enviado a congregações que enfrentavam sérios problemas, onde tinha autoridade para corrigir erros doutrinários e nomear anciãos e servos ministeriais, este extenso trabalho e as múltiplas missões que lhe foram confiadas realçam a confiança que Paulo tinha nele e a sua capacidade de cumprir eficazmente estas responsabilidades.

TIMÓTEO “SERVIU COMO ESCRAVO […] NA DIVULGAÇÃO DAS BOAS NOVAS”

Timóteo desempenhou um papel fundamental na expansão do cristianismo, acompanhando Paulo nas suas viagens missionárias e sendo para ele um apoio indispensável. Paulo valorizava profundamente Timóteo a ponto de descrevê-lo como alguém com uma atitude única, que se importava sinceramente com seus irmãos cristãos. 

Esta descrição destaca o profundo carinho e a elevada estima que Paulo tinha por Timóteo, considerando-o não apenas um colaborador, mas como um filho espiritual. Desde muito jovem, Timóteo mostrou-se um servo fiel na divulgação das boas novas, algo que o tornou querido. ele para Paulo e a confiança de Paulo. Embora provavelmente enfrentasse inseguranças devido à sua juventude e problemas de saúde, Pablo o incentivou e capacitou-o a continuar com suas designações.

Timóteo viajou muito, pregando em várias cidades e apoiando Congregações em momentos críticos, o que sublinha a sua dedicação e compromisso com o trabalho missionário.

A relação entre Paulo e Timóteo era muito próxima, Paulo no final de sua vida expressou seu desejo de ver Timóteo mostrando mais uma vez o profundo vínculo emocional que os unia, embora a Bíblia não especifique se Timóteo conseguiu ver Paulo antes de sua morte. , este desejo reflete a importância de Timóteo na vida e no ministério de Paulo.

A dedicação e a disposição de Timóteo para servir em circunstâncias difíceis fazem dele um modelo para os cristãos de hoje.

Timóteo ajudou Paulo por cerca de 11 anos e Paulo o valorizava muito, chegando a dizer que não tenho mais ninguém com uma atitude como a dele, alguém que se preocupe sinceramente com você como vemos em Filipenses 2 20 a 22.

Timóteo tinha pai grego e mãe judia e acredita-se que tenha sido criado em Listra.

Durante sua infância, sua mãe e sua avó Loida lhe ensinaram a palavra de Deus desde muito jovem.

É provável que Timóteo, juntamente com sua mãe e sua avó, tenham se tornado cristãos quando Paulo visitou Listra pela primeira vez.

Os anciãos locais a respeito de Timóteo, quando ele tinha cerca de 20 anos de idade, decidiram dar-lhe uma designação especial para acompanhar Paulo no trabalho missionário, transmitindo profecias sobre ele 1 Timóteo 1 414 e 2 Timóteo 166 a seguir perguntando por que Timóteo teve que ser circuncidado. .

Timóteo teve de ser circuncidado para não fazer tropeçar os judeus a quem ele pregava. 

Timóteo pregou em Filipos, Beréia, Tessalônica, Corinto e mais tarde viajou para a Macedônia entre outros lugares, onde pregou.

Paulo disse a Timóteo, não deixe ninguém desprezar a sua juventude de acordo com 1 Timóteo 4:12, encorajando-o também a não deixar que a sua juventude seja um obstáculo no seu serviço.

Paulo deu a Timóteo autoridade para nomear presbíteros e servos ministeriais e deu-lhe a tarefa de ordenar a certas pessoas que não ensinassem uma doutrina diferente.

 Paulo tinha um carinho especial por Timóteo, considerando-o mais que um amigo próximo e leal, comparando-o a um filho, expressou-lhe que se lembrava das suas lágrimas, queria vê-lo e orava por ele. Além de se preocupar com sua saúde.

Em relação a Timóteo, durante a primeira vez que Paulo esteve preso em Roma, Timóteo esteve ao seu lado e, pelo menos por um certo tempo, também esteve preso com ele.

A Bíblia não especifica se Timóteo conseguiu chegar a tempo de ver seu querido amigo e professor antes da morte de Paulo.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário