Estudo de A Sentinela, Faça de Jeová a sua rocha, Semana 2 a 8 de setembro de 2024, Comentários e respostas.

Estudo de A Sentinela, Faça de Jeová a sua rocha, 2 a 8 de setembro de 2024, Comentários e respostas.

“Não há rocha como o nosso Deus” (1 Sam. 2:2).

1. De acordo com o Salmo 18:46, a que Davi comparou Jeová?

Para uma pedra.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Davi vivia num mundo muito instável, onde a qualquer momento poderiam acontecer-lhe coisas que mudariam completamente a sua vida. Ele sabia que poderia pedir ajuda a Jeová, que sempre esteve lá para ajudá-lo e apoiá-lo. Por isso ele a chamou de minha rocha.

Depois chama a nossa atenção para como no artigo anterior vimos que Jeová é um Deus vivo e está aí para nos ajudar porque agora quando ele fala sobre a rocha parece que uma rocha não tem vida então como é isso?

2. O que veremos neste artigo?

Veremos por que a Bíblia diz que Jeová é como uma Rocha e nos ensina esta comparação. Também analisaremos diversas maneiras de imitar suas qualidades.

POR QUE SE DIZ QUE JEOVÁ É COMO UMA ROCHA

3. Como a Bíblia usa a palavra rocha? (Veja imagem).

Jeová é comparado a uma Rocha para nos ajudar a compreender algumas das suas qualidades. Portanto, em muitas passagens bíblicas, quando os servos de Jeová o elogiam pelas suas qualidades maravilhosas, eles o descrevem como uma Rocha.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A comparação da rocha para que possamos entender algumas de suas qualidades, por exemplo no texto de Deuteronômio 32:4, descreve desta forma, diz que é como a rocha que tudo que ela faz é perfeito, então é nos mostra o que Jeová Ele é um Deus justo até a perfeição, que não é nem muito flexível nem muito rígido e que todos os seus tratos, bem como todas as suas ações, são sempre perfeitas.

Em primeiro Samuel 2:2, Ana faz uma oração a Jeová e diz-lhe que não há ninguém como ele diz que não há rocha como o nosso Deus.

Outro exemplo é o que encontramos em Habacuque, ele estava se referindo a Deus como alguém que é estável, alguém em quem se pode confiar e é por isso que em Habacuque 1:2 ele diz que Jeová não existiu para sempre Oh meu Deus, meu Santo, você não existe morra, oh Jeová, você os nomeou para executar sua sentença, minha rocha, você os escolheu para punir.

Mesmo em Isaías 44:8, Jeová falando de si mesmo disse que existe outro Deus além de mim, não, não há outra rocha, então o próprio Jeová também se descreveu como uma rocha.

Porque eles passaram por dificuldades e provações e então precisaram da ajuda de Jeová e a receberam e por isso disseram que Jeová era uma rocha para eles.

Assim como vimos muitos servos do passado fazerem de Jeová a sua rocha, também queremos que Jeová seja a nossa rocha, se quisermos não apenas imitar os exemplos dos servos do passado, mas também quisermos ver as qualidades que Jeová tem para fortalecê-lo mais.

ILUSTRAÇÃO

E como pode ser visto na imagem vemos quão pequenos parecem os irmãos que estão contemplando aquela rocha, tão imensa e tão firme, também colocada e tão móvel, então vemos que muitos dos servos de Jeová do passado e nós do presente vemos Jeová em desta forma. uma pessoa confiável em quem podemos nos sentir protegidos.

Sem dúvida, como vemos, a rocha está aí, já pode haver tempestades ou turbulências, e se estivermos naquela caverna ou chover, vamos nos sentir seguros e confiantes. Jeová, sabemos que estamos nas melhores mãos.

Um casal e sua filha olhando para uma imensa montanha à sua frente. Os servos de Deus veem Jeová como uma rocha que os faz sentir-se seguros e confiantes. (Ver parágrafo 3).

4. Por que podemos dizer que Jeová é um refúgio? (Salmo 94:22).

Diga que Jeová é um refúgio, porque assim como uma pessoa pode se abrigar em uma caverna ou debaixo de uma grande rocha durante uma tempestade perigosa, quando enfrentamos situações muito difíceis na vida, podemos nos refugiar em Jeová, ele nos protege e nos previne daí sofreremos qualquer dano permanente, e prometeu que no futuro eliminará tudo o que nos faz sofrer ou nos rouba a paz.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, durante uma tempestade perigosa com grande granizo e ventos fortes, poderíamos nos refugiar debaixo de uma grande rocha ou dentro de uma caverna, de forma semelhante ao que lemos no Salmo em situações muito difíceis da vida porque Jeová é o nosso refúgio.

E vemos como Jeová não é apenas um refúgio agora, mas será um no futuro em Ezequiel, porque encontramos uma bela promessa que Jeová nos faz: que no futuro suas ovelhas viverão em segurança e desfrutarão do pacto de paz, nada acontecerá. roube a nossa paz e nada nos fará sofrer, então que bela garantia de que será um refúgio agora e no futuro.

5. O que podemos fazer para nos refugiarmos em Jeová?

O que podemos fazer é orar, quando o fazemos, recebemos a paz de Deus, que protege nossos corações e nossas mentes, assim como vivenciou o irmão Artiom, quando enfrentamos situações difíceis e oramos a Jeová pedindo paz interior e sabedoria, ele nos protege como um muro inquebrável.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, refugiar-se em Jeová significa buscar seu apoio e proteção, principalmente em momentos de angústia, e uma das maneiras de fazer isso é por meio da oração que aparece em Filipenses 4:6 e 7, justamente quando recebemos a paz de Deus que protege nossas vidas e nossas mentes.

E é muito bom entender o convite que ele nos faz em Filipenses 4:6 porque Jeová nos convida em qualquer situação a qualquer hora para qualquer lugar a qualquer hora do dia Jeová está disposto a nos ouvir para conhecer nossos problemas nossos preocupação e para nos dar aquela paz que está além do que podemos compreender.

E podemos ver isso na prática na experiência de Artion com o coração e a mente prodigiosos quando ele orou a Jeová naquele momento angustiante que teria sido muito fácil de bloquear, mas mesmo assim ele diz que Jeová lhe dá paz interior e ele sentiu como se Jeová tivesse sido como sua parede.

Também interessante é a palavra que Filipenses menciona em qualquer situação, então não há problema, não há situação em que possamos pensar tão bem, talvez Jeová não seja apropriado para lhes dizer ou talvez Jeová não vá se envolver neste assunto, em qualquer situação Jeová vai nos dar o alívio, os guias, o guia, a força e o encorajamento, o conforto que nos protegerá e nos ajudará. 

6. Por que podemos sempre confiar em Jeová? (Isaías 26:3, 4).

Podemos sempre confiar em Jeová, porque ele é a Rocha Eterna, o que significa que ele está sempre lá para nos ajudar e nunca sai do seu lugar. Além disso, ele estará sempre vivo para cumprir suas promessas, ouvir nossas orações e nos dar o apoio que necessitamos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Assim como uma grande rocha ou uma montanha nunca se move do seu lugar, a mesma coisa acontece com Jeová, ele é a rocha eterna, está sempre lá para nos ajudar a ouvir as nossas orações e nos dar o apoio que precisamos. 

Também confiamos nele porque é leal a quem o serve e nunca esquecerá o que fazemos, recompensando-nos sempre.

Como lemos no versículo 3, isso protegerá aqueles que confiam em você, então o que eles confiam em Deus é porque reconhecem que dependem dele e quando vão tomar decisões, por exemplo, porque não confiam em seus próprios critérios, pelo contrário, levam em consideração o que Deus pensa sobre tudo o que fazem e para saber o que Deus pensa, devemos ler atentamente sua palavra, refletir sobre o que lemos e pedir ajuda a Jeová em oração, assim veremos quão confiável Deus é para nós.

E também, como mostra Hebreus 11:6, ele nunca esquecerá o que fazemos e também promete que nos recompensará.

Sim, além disso, Jeová não é variável como o ser humano, é imóvel, como vimos, como uma rocha e no texto que lemos menciona que nos dará uma paz constante porque Jeová é eterno.

7. Como a confiança em Jeová nos beneficia? (Veja também a imagem).

Beneficia-nos porque nos ajuda a enfrentar momentos difíceis e fortalece a nossa confiança Nele. Cada vez que vemos como Ele nos ajuda, isso nos prepara melhor para enfrentar provações que não poderíamos superar sem a Sua ajuda.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como diz Isaías 48:17, Jeová nos ensina para nosso próprio benefício e nos faz caminhar no caminho certo e isso nos dá muita paz e também nos ajuda justamente a obedecê-lo mesmo nos momentos mais difíceis, pois vemos como. ele nos apoia nas diversas situações da vida isso gera confiança em nós e também em situações que podem ser complicadas podemos confiar que com a sua ajuda iremos superá-las.

O exemplo do irmão Vladimir ilustra isso. Ele diz que a fase da sua vida em que se sentiu mais próximo de Deus foi aquela que passou no centro de detenção. Lá ele aprendeu a confiar mais em Jeová, porque estava completamente sozinho e não conseguia. não faça nada para mudar a situação.

E a experiência mencionada no parágrafo é muito bonita. O irmão Vladimir diz que menciona que Jeová era seu melhor amigo na situação que ele estava passando. Sabemos que ele estava passando por um momento muito ruim, ele estava sozinho, completamente sozinho e podia. não fazer nada para mudar a situação, mas sem dúvida que refugiar-se em Jeová foi um grande apoio para ele.

ILUSTRAÇÃO

E também, como vemos na foto, há um irmão que está preso e está com a Bíblia na mão e olhando pela janela. Certamente, como diz o parágrafo, há situações em que só Jeová é o único. quem pode nos ajudar, como é o caso neste caso.

Um irmão preso tem uma Bíblia nas mãos e olha pela janela. Fazemos de Jeová a nossa Rocha quando confiamos plenamente nele. (Ver parágrafo 7).

8. a) Por que podemos dizer que Jeová é estável?

Porque sua personalidade e propósito nunca mudam, não importa o que aconteça ou o que os outros façam. Temos um exemplo disso quando Adão e Eva se rebelaram, apesar disso Jeová não mudou a sua personalidade amorosa e justa nem o seu propósito para a humanidade e a terra.

Sim, porque Jeová nunca muda a sua personalidade, o seu propósito ou as suas normas, as circunstâncias podem mudar, como foi o caso quando Adão e Eva se rebelaram contra ele, mas ninguém pode fazer com que os seus planos e propósitos mudem.

8. b) Como nos beneficia ver a Jeová como a nossa Rocha? (Salmo 62:6, 7).

É benéfico porque nos dá confiança de que ele sempre nos ajudará quando sofrermos adversidades e cumprirá tudo o que nos prometeu, conforme indicado no Salmo 62, versículos 6 e 7.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Da mesma forma que, por exemplo, se houver um terremoto ou se houver uma circunstância de desastre natural que destrua casas e pontes e tudo o que pega, poderíamos pensar e se isso acontecer com a nossa rocha ela também se moverá ou será destruída , vai quebrar, bom o salmo 62 aí diz que ele nunca vai se abalar realmente, nada vai afetar ele, ele estará sempre no mesmo lugar e sempre estará ao nosso lado e também, como diz o parágrafo, quando nós tivermos adversidades, mais notaremos a sua presença.

Sim, também é interessante ver Jeová como uma estabilidade na vida porque às vezes até a gente muda diante dos problemas e os anos também passam e podemos mudar de uma certa forma que entramos em problemas ou não somos iguais antes, mas sabemos que Jeová é estável como aquela rocha que nunca muda e sempre podemos voltar à sua vida, continuamos a olhar para ele e sabemos que mesmo que mudemos, ele não vai mudar.

Bom, ele estava convencido de que Jeová nunca iria se mover, ele não iria se abalar, que ele estava estável, então ele tinha certeza que sua salvação dependia de Jeová, por isso ele disse que aquele era o seu refúgio e isso faz com que pensemos também em nós mesmos, que para muitas coisas que temos, Jeová sempre será estável e nos ajudará. 

9. O que você aprendeu com a experiência de Tatiana?

Aprendemos com a experiência de Tatiana que manter presentes as qualidades e o propósito de Jeová pode nos ajudar a manter a calma e a estabilidade emocional mesmo em situações muito difíceis. Tatiana lembrou-se de que tudo o que estava acontecendo com ela tinha a ver com seu amor a Jeová e com seu desejo de agradá-lo. Isso a ajudou a recuperar a força emocional e a não se concentrar muito em si mesma. Portanto, concentrar-se em Jeová e no seu propósito pode ser fundamental para enfrentar as adversidades com serenidade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, ela nos ensina que quando enfrentamos problemas ou situações complicadas, como diz o Salmo 16:8, Jeová está sempre ao nosso lado, à nossa direita, para nos ajudar a manter a calma e a estabilidade quando talvez as situações ao nosso redor nos sobrecarreguem.

Ela diz que lembrou que o que ela estava sofrendo estava relacionado ao propósito de Jeová e quando entendemos que o propósito dele vai se cumprir, Jeová é aquela rocha que não muda porque ele assume o comando, cumprindo aquele propósito de nos libertar de todos os sofrimento que temos agora.

10. Como você pode fazer de Jeová a sua Rocha agora?

Posso fazer de Jeová minha rocha por ler histórias da Bíblia, experiências de irmãos de nossos dias e meditar sobre elas. Posso também observar como Jeová sempre provou ser como uma rocha para seus servos, pois isso me ajudará a me convencer de que ele sempre me dará o que preciso para perseverar e ser fiel a ele.

Ao colocarmos essas sugestões em prática, veremos como Jeová agiu como refúgio para seus servos fiéis quando eles precisaram e isso nos fortalecerá e nos ajudará a ver mais claramente a Jeová como nossa rocha.

IMITEMOS AS QUALIDADES DE JEOVÁ

11. Por que é bom imitarmos as qualidades de Jeová? (Veja também o quadro “Uma meta para os irmãos jovens”).

Temos de imitar as qualidades de Jeová, porque assim poderemos ajudar os irmãos na congregação. Por exemplo, Jesus chamou Simão, cefas que significa pedaço de rocha, para indicar que ele seria uma fonte de conforto e estabilidade na congregação. Os anciãos na Bíblia são comparados à sombra de uma imensa Rocha, porque protegem os irmãos, mas todos podemos contribuir para a estabilidade da congregação se imitarmos as qualidades de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O próprio Jesus Cristo, falando de Simão, diz que lhe deu o nome de Cefas, que significa pedra, e desta forma Pedro mostrou que poderia ser fonte de conforto e encorajamento para seus irmãos, por isso quanto mais imitarmos a Jeová, mais poderemos ser também como aquela rocha como algo que dá estabilidade à congregação, dá confiança, unidade, essas coisas que todos nós queremos que a congregação seja.

Em Isaías 32:2 ele descreve muito bem aqueles que imitam essas qualidades, falando principalmente dos mais velhos que ele menciona que eles serão como um abrigo contra o vento contra a tempestade como um riacho em terra seca como a sombra um imenso abalar uma terra seca Certamente nos faz imaginar pessoas que proporcionam grande estabilidade à congregação e deixam todos muito mais confortáveis, por isso todos teríamos que imitar essas qualidades.

Quanto aos jovens, é bom que imitem as qualidades de Jeová, pois isso cultivará as qualidades necessárias para servirem como anciãos no futuro, possivelmente logo após atingirem a idade de 20 anos. Desta forma serão como rochas e darão estabilidade e firmeza à congregação.

Ao longo da Sentinela estamos vendo que quão bom é podermos a qualquer momento ter uma rocha que nos proteja, que é Jeová, porque quão bom é que além da rocha perfeita que temos que sempre estará lá, que Jeová também podemos contar com outros irmãos na congregação para nos ajudar e nos defender, assim como Jeová faz.

É bom que os jovens se esforcem em imitar as qualidades de Jeová, para que também se tornem um refúgio para os seus irmãos. Para desenvolverem estas qualidades, devem conversar com outros nas reuniões e mostrar interesse nos irmãos mais velhos. Eles também fazem isso quando ajudam outros a se sentirem bem-vindos na congregação, quando se esforçam para ser confiáveis, quando são voluntários, quando seguem instruções e quando demonstram responsabilidade.

Os jovens também demonstram que se esforçam a imitar as qualidades de Jeová para se tornarem pessoas estáveis ​​e confiáveis ​​na congregação por lerem a Bíblia diariamente, tomarem decisões baseadas em princípios bíblicos e fazerem tudo o que for necessário para fortalecer continuamente a sua fé.

ILUSTRAÇÃO

No Salão do Reino, um ancião ensina um irmão mais novo a trocar as pilhas de microfones sem fio.

12. O que podemos fazer para ser um refúgio?

Pois bem, como menciona o parágrafo, hoje há muitos irmãos que estão realmente sofrendo por causa de desastres naturais ou guerras ou violência, porque literalmente oferecemos a eles nossas casas, isso vai fazer com que se sintam seguros e sintam o que são. .

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Podemos oferecer refúgio literal em nosso lar aos irmãos que sofrem devido a desastres naturais, conflitos violentos ou guerras. Além disso, podemos dar apoio emocional e espiritual por acolher os irmãos e as irmãs no Salão do Reino e criar um ambiente amoroso na congregação. Num mundo onde as pessoas são tratadas de maneira fria e cruel, é importante que os irmãos. e as irmãs se sentem seguras e amadas quando vêm às reuniões.

E na nossa vida quotidiana também podemos fazê-lo emocional e espiritualmente, por exemplo através das nossas reuniões, cada um de nós fazendo a sua parte para formar uma atmosfera de afeto na congregação.

13. Como os idosos podem ser um refúgio? (Veja também a imagem).

Organizando ajuda prática durante desastres ou emergências médicas e oferecendo apoio espiritual, se os irmãos souberem que um presbítero é gentil, empático e disposto a ouvir, será mais provável que recorram a ele em busca de ajuda. Essas qualidades fazem com que os irmãos se sintam mais amados e isso será mais fácil para eles colocarem em prática qualquer conselho bíblico que o presbítero lhes der.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, por exemplo, quando ocorre algum tipo de desastre ou emergência, os anciãos são os primeiros a fazer todos os planos necessários para que todos os irmãos estejam seguros, confirmar se todos estão bem, ligar para todos e também informar o superintendente de circuito, isto é, eles são os primeiros a participar dos esforços de socorro.

Também é muito bom o que você mencionou sobre o fato de que se os irmãos sabem quando os idosos são empáticos, eles têm empatia, são gentis, porque sempre estarão muito mais dispostos a ir até esses irmãos e contar-lhes os seus problemas, porque eles sabemos que essas qualidades os ajudarão. O que os anciãos têm e desenvolvem os torna mais amados na congregação e torna mais fácil para nós colocarmos isso em prática se eles nos aconselharem.

ILUSTRAÇÃO

Vemos como uma irmã, talvez preocupada com alguma coisa, se aproxima dos mais velhos sem hesitar para contar-lhes sobre o problema que ela tem e vemos os rostos dos mais velhos que estão realmente preocupados. Eles estão demonstrando essa empatia pela irmã, que é o que faz. sinta-se confiante ao conversar com quem vai te entender e quem vai pensar o melhor para você.

Os idosos são um refúgio para irmãos que passam por situações difíceis. (Ver parágrafo 13). 

14. Como podemos provar que somos confiáveis?

Mostrar que somos confiáveis ​​por imitar as qualidades de Jeová todos os dias inclui cumprir as nossas promessas e ser pontual. Também podemos oferecer a nossa ajuda a quem precisa e se nos for atribuída uma tarefa, concluí-la seguindo as instruções, desta forma os outros saberão que podem contar connosco, principalmente nos momentos difíceis.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, esforçar-nos para imitar as qualidades de Jeová e cumprir as nossas promessas, oferecendo-nos para ajudar quem precisa e, por exemplo, se nos for atribuída uma tarefa, cumpri-la seguindo as instruções que nos deram.

É por isso que podemos fazer um auto-exame perguntando-nos: Sou confiável? Os irmãos têm essa percepção de mim quando me pedem algo, faço-o diretamente como me disseram e se nos fizermos estas perguntas; certamente veremos que somos confiáveis.

É legal que o parágrafo destaque a palavra todos os dias, ou seja, imitamos as qualidades de Jeová de forma constante. Uma pessoa confiável é alguém que sempre demonstra essas qualidades, na verdade Provérbios 17:17 o apoia, não um amigo verdadeiro. , amores em todos os momentos Não há momentos ruins e depois esquecemos dos irmãos mas nos mostramos constantemente confiáveis. 

15. Como a congregação se beneficia quando os anciãos são confiáveis?

É beneficiado de muitas maneiras, quando os presbíteros são confiáveis, quando um presbítero gera confiança nos publicadores do seu grupo, eles se sentem bem cuidados e apoiados, e por estarem sempre dispostos a ajudar, os presbíteros fazem com que seus irmãos se sintam amados, baseando-se seus conselhos sobre a Bíblia e as publicações do escravo fiel, e não sobre suas próprias opiniões, estimulam a confiança dos irmãos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por exemplo, porque os irmãos do grupo se sentem confiantes em poder falar com aquele irmão quando precisam pedir ajuda ou também, por exemplo, quando baseiam os conselhos que recebem na Bíblia, porque os irmãos sentem que isso é algo que é feito para o bem deles. Para o seu benefício, todas essas coisas porque no final beneficiam toda a congregação.

Da mesma forma, por manterem a confidencialidade e cumprirem a sua palavra, reforçam ainda mais essa confiança na congregação.

E também algo muito importante que nos dá muita confiança é que eles cumprem rigorosamente o sigilo e nós irmãos gostamos muito disso. 

16. Como é que a estabilidade nos beneficia e como beneficiamos outros?

De muitas maneiras, quando obedecemos a Jeová e tomamos decisões baseadas em princípios bíblicos, permanecemos firmes e não cedemos às mudanças de ideias deste mundo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se em Tiago 1 do 6 ao 8 menciona que se alguém duvida é como uma onda que vai de um lado para o outro, e é alguém indeciso e inconstante em todos os seus caminhos, então temos que fazer o contrário, devemos têm que ter a boa fé fortalecida e, conforme mencionado no parágrafo, ser pessoas constantes e estáveis ​​no que diz respeito a adorar a Jeová e cumprir suas regras.

Isso nos dá estabilidade emocional mesmo quando recebemos más notícias. Além disso, nossa fé e estabilidade nos permitem ajudar outras pessoas que possam estar passando por dificuldades, fornecendo apoio e força. Desta forma, não só beneficiamos a nós mesmos, mas também podemos beneficiar a congregação.

E também quando falamos de estabilidade que dá confiança aos outros quando nos vêem como pessoas estáveis, que nos incentiva a confiar naqueles que não têm altos e baixos nas suas emoções, que hoje estão muito altos, amanhã estão muito baixos ou, como foi mencionado, são indecisos porque isso não transmite confiança nem estabilidade. Por exemplo, citando o Salmo 112:7 e 8, diz que você não terá medo de receber más notícias porque mesmo nesses casos é estável, recebe. não sair do controle e são esses tipos de pessoas que nos fortalecem, nos encorajam, nos protegem.

17. O que ajuda os anciãos a dar estabilidade à congregação?

Eles nos ajudam a dar estabilidade à congregação de várias maneiras: ao nos apegarmos à palavra fiel, eles dão estabilidade e fortalecem a congregação; ao darmos um bom exemplo e pastorearmos os publicadores, eles os ajudam a ser constantes no comparecimento às reuniões, na pregação e no trabalho pessoal. estudam e, quando os irmãos enfrentam situações que os sobrecarregam, incentivam-nos a sempre ter em mente a Jeová e seus propósitos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, eles devem ser moderados em seus hábitos conforme mencionado nestes textos, devem ser razoavelmente ordenados, devem ter bom julgamento, tudo isso dá estabilidade à congregação e torna a congregação unida e dá um bom exemplo para o resto de nós. imitar.

Sim, também é muito importante para todos nós que quando nos dão conselhos quando nos dão orientação, como diz Tito 1:9, que se apeguem à palavra fiel para que tudo o que nos dizem e todos os conselhos venham de O próprio Jeová, que é realmente o sábio entre nós.

18. Por que queremos louvar a Jeová e nos achegar cada vez mais a ele? (Veja também o quadro “Uma maneira de nos achegarmos mais a Jeová”.)

Porque ele é a nossa rocha em quem podemos confiar durante toda a nossa vida, mesmo na velhice, Jeová sempre nos ajudará a ficar perto dele, para que possamos ter plena confiança nele.

Jeová é imutável; ele não muda, por isso podemos sempre confiar nele, que ele será um Deus que oferece confiança de que nos resgatará, de que nos ajudará e de que nos protegerá.

RESPOSTA BASEADA NO QUADRO: “UMA FORMA DE SE APROXIMAR DE JEOVÁ”

Aqui são dados diferentes nomes a Jeová Então somos incentivados a estudá-los e na hora de estudá-los, nos aprofundarmos um pouco em cada título que Jeová recebe. Dissemos para responder a algumas perguntas sobre o que aprendemos sobre Jeová.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que a Bíblia diz que Jeová é como uma rocha?

A Bíblia compara Jeová a uma Rocha, porque como uma rocha ele é estável, confiável e protetor, seus servos podem se refugiar nele durante as dificuldades sabendo que ele nunca mudará ou falhará.

Bem, diz que a Bíblia compara Jeová a uma rocha porque, como uma rocha, ele é estável, confiável e protetor porque seus servos, quando temos dificuldades, nos refugiamos nele porque sabemos que ele nunca nos falhará nem mudará.

Como podemos fazer de Jeová a nossa Rocha?

Confiando completamente nele. Quando lemos histórias da Bíblia, a experiência dos nossos irmãos nos dias de hoje. Temos de notar como Jeová sempre mostrou ser uma rocha para os seus servos. Portanto, podemos confiar que Jeová nos dará o que precisamos para perseverar e ser fiéis a Ele.

Se pudermos confiar que Jeová é a nossa rocha, confiando plenamente nele, orando em momentos de necessidade, meditando nas histórias bíblicas que também vimos em experiência que demonstram fidelidade e proteção. 

Quais são algumas maneiras de imitar as qualidades de Jeová?

Ser fonte de conforto e estabilidade na congregação. apoiando nossos irmãos quando eles passam por momentos difíceis. Fazendo-nos sentir seguros e amados no salão do reino. Ser confiável no cumprimento das tarefas que nos são atribuídas. Os idosos dão um bom eixo nas mãos e sinto um bom exemplo de estabilidade.

Sim, falou-se sobre como os idosos podem ser um refúgio, uma das qualidades era ser um refúgio mas também todos podemos ser um refúgio para os nossos irmãos, seja no sentido espiritual ou emocional.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário