ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS:: Semana de 30 de setembro a 6 de outubro de 2024, Salmo 90-91, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 30 de setembro a 6 de outubro de 2024, Salmo 90-91, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

Salmos 91:11. Que conceito equilibrado devemos ter sobre a ajuda que os anjos nos dão? (wp17.5 5).

O Salmo 91:11 diz que os Anjos estarão com seus servos para protegê-los, mas devemos entender que essa proteção não garante uma vida sem adversidades. Um ponto de vista equilibrado envolve reconhecer que os Anjos agem de acordo com a vontade de Deus, cuidando principalmente da nossa saúde espiritual. Embora às vezes possam intervir para nos proteger fisicamente, a sua principal tarefa é ajudar-nos a fortalecer a nossa fé e a seguir o caminho da verdade. Por isso confiamos neles sem esperar que não nos impeçam de todo sofrimento, mas antes que nos ajudem a perseverar na fé.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Este texto nos ensina que Jeová incumbe os Anjos de protegerem os seus servos, mas devemos ser realistas sobre como eles o fazem. Os Anjos não estão à nossa disposição para realizar todos os desejos ou nos libertar de todas as dificuldades. Sua principal missão é ajudar-nos a cumprir a vontade de Jeová e fornecer-nos apoio espiritual em momentos críticos. Portanto, embora os Anjos possam intervir para nos proteger, entendemos que a sua ajuda é sempre direcionada aos propósitos de Deus, e não necessariamente para evitar todos os problemas físicos.

Devemos ter em mente que, embora a Bíblia não diga que temos um anjo da guarda pessoal, os anjos estão interessados ​​em ajudar os cristãos e podem proteger-nos ou guiar-nos quando necessário. No entanto, não devemos pensar que estamos sempre protegidos, aconteça o que acontecer. Os anjos são invisíveis, por isso nem sempre podemos saber quando eles estão nos ajudando. Mesmo assim, não há problema em agradecer a Jeová por qualquer ajuda que achamos ter recebido, visto que toda boa ajuda vem dele.

Embora os anjos possam ser enviados por Jeová para nos ajudar, a nossa confiança primária deve sempre estar em Jeová. Não devemos pensar que Los Angeles estará lá para nos salvar de qualquer situação. É importante que tomemos decisões sábias e prudentes na nossa vida, confiando que Jeová cuidará de nós segundo a sua vontade, mas também agindo com responsabilidade.

Quando sentimos que recebemos ajuda num momento difícil, é bom lembrar que toda boa ajuda vem de Jeová, mesmo que ele use Los Angeles para nos apoiar. Portanto, em vez de nos concentrarmos na intervenção direta de Los Angeles, devemos ser gratos a Jeová e mostrar a nossa gratidão através da oração e do serviço fiel.

Não devemos abusar desta ajuda nem colocá-los à prova. Um exemplo bíblico é quando o adversário tentou nosso Senhor Jesus Cristo e lhe disse: se você é filho de Deus, jogue-se do alto e se você é filho de Deus. , seus anjos virão para te ajudar, porque está escrito que Eles não vão permitir que você bata os pés lá de cima, o que Jesus disse, Ah, espere um momento, vou te mostrar que sou filho de Deus, Jesus não cair nesse tipo de jogos ou provar que sim ou provar que não, ele não caiu nisso naquele jogo.

Portanto, os verdadeiros cristãos não se expõem a riscos pensando que os Anjos os protegerão aconteça o que acontecer, não está dizendo que não corremos riscos, claro que corremos, mas evitamos nos colocar em riscos desnecessários como se estivéssemos testando Deus.

Os anjos são invisíveis, não podemos vê-los nem saber até que ponto Deus os usa, mas não há nada de errado em agradecer ao Todo-Poderoso pela ajuda que dele recebemos.

Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?

Salmos 90:1. Ao longo das gerações, o povo de Deus enfrentou muitas dificuldades, mas Jeová sempre foi uma fonte de proteção. Esta lição lembra-nos que não importa quais provações ou desafios enfrentemos, Deus continua a ser o nosso lar, um lugar onde podemos buscar orientação, força e paz em tempos de angústia .

Salmo 90:1. O que nos diz: Ó Jeová, Tu tens sido a nossa morada por todas as gerações. Este versículo nos faz pensar que muitas gerações antes de nós, gerações passadas, mas também gerações futuras. E é claro que a nossa geração atual elogiou, louvamos e louvaremos o Altíssimo. Portanto, é certamente um privilégio estar aqui adorando e servindo o Deus verdadeiro.

Salmo 90:3. Você faz o homem mortal voltar ao pó, isso é aplicável a todos, fortes, fracos, poderosos, ricos, pobres, nenhum ser humano imperfeito pode de forma alguma salvar um só irmão, nem dar a Deus um resgate por ele para que ele viva para sempre, no entanto somos muito gratos por Deus ter enviado seu filho unigênito como resgate para que todo aquele que nele exercer fé tenha a vida eterna.

Salmo 90:2. Ensina-nos que Jeová existia antes de qualquer coisa na criação e continuará a existir para sempre. Ele não tem começo nem fim, o que nos dá a certeza de que sempre estará presente para cuidar de nós, não importa as mudanças que enfrentemos.

Salmo 90:1. Ao dizer “Nossa morada”, ele nos ensina que Jeová tem sido um refúgio seguro para seus servos em todas as épocas. E por dizermos “A todas as gerações”, reconhecemos que, desde os tempos antigos até o presente, Jeová tem sido um lugar de proteção e segurança espiritual. Não importa a passagem do tempo ou das circunstâncias, ele está sempre presente como refúgio para o seu povo.

Salmo 90:4. Nos ensina que o criador não está nos limites do nosso sistema solar, não está condicionado aos nossos ciclos de translação e rotação do planeta Terra, não é regido pelo nosso tempo de 24 horas, sua situação não pode ser comparada a essa do homem, é como dizer que o criador do iPhone vive dentro do iPhone, tal ideia é completamente inconcebível.

Salmo 90:2. Este texto enfatiza que Jeová é Deus de tempo indefinido a tempo indefinido. Isto significa que seu poder e autoridade são absolutos e eternos. Ninguém pode tirar a sua soberania e ele sempre cumprirá a sua vontade. Podemos ter confiança de que, não importa o que aconteça na nossa vida ou no mundo, Jeová estará sempre no controle e seu propósito será cumprido.

Salmo 90:8. Ele nos diz que você coloca nossos erros na sua frente. Isto nos ensina que Jeová conhece todos os segredos, todas as coisas que as pessoas fazem. Existem muitas pessoas poderosas que possuem informações extremamente secretas, até mesmo pessoas que, entre aspas, dizem que são servos ou representantes de Deus na terra, mas Jeová está ciente de todos esses segredos e a Bíblia diz que não há nada cuidadosamente escondido que não seja revelado. revelado a outros no devido tempo.

Salmo 90:8. Isso nos lembra que praticamos o pecado em segredo, que levamos uma vida dupla, mas poderia ser possível que conseguíssemos esconder o que fazemos dos outros, talvez por um tempo, mas essa falha oculta seria imediatamente manifestada diante de Jeová, isso seria prejudicar nosso relacionamento com Deus, então temos duas opções: consertar as coisas ou deixá-las assim, prestando atenção nas consequências. Assim, para recuperar a amizade com ele, poderíamos pedir perdão, abandonar o pecado, aceitar a ajuda que a congregação nos dá.

Salmo 90:10. O mesmo texto nos ensina que a nossa existência é curta e até incerta. Às vezes ouvimos a expressão, alguém morreu antes da hora ou já era a hora. Portanto, se hoje foi nosso último dia, peçamos a Deus sabedoria para enfrentar as provações, tratar bem os outros, principalmente os nossos entes queridos, assim se hoje foi nosso último dia não nos arrependeremos de não tê-los tratado bem e de dar o máximo em nossos o serviço a Deus é hoje, não é amanhã, não é ontem, porque o amanhã nunca chega, é hoje.

Salmo 90:1. A expressão Jeová tem sido a nossa morada significa que é ele quem deve ocupar o lugar central nas nossas vidas. Esta lição nos ensina a cultivar um relacionamento íntimo e achegado com Jeová. Para que possamos sempre nos sentir confiantes de que, se recorrermos a ele, devemos priorizar o nosso relacionamento com Jeová, porque nele encontramos o verdadeiro refúgio e sentido para as nossas vidas.

Salmo 90:8. Este versículo nos lembra que todos cometemos erros. É importante reconhecer nossas falhas e não ignorá-las. Este reconhecimento é o primeiro passo para a humildade e a parte que diz que Deus coloca os nossos erros diante dele indica que não podemos esconder nada do seu olhar. Isto nos ensina a viver com integridade, sabendo que nossas ações e pensamentos são visíveis para Ele. Ele nos incentiva a ser sinceros em nosso relacionamento com ele.

Salmo 90:1. Outra lição que podemos tirar deste mesmo texto é que o salmista destaca que Jeová tem sido a morada de todas as gerações, o que implica que a confiança em Deus e na sua proteção tem sido uma constante para os fiéis ao longo da história. Esta confiança em Jeová é herdada de geração em geração, fortalecendo a fé e lembrando-nos da importância de transmitir esta fé aos nossos filhos e descendentes.

Salmo 90:8. Outra lição que podemos tirar deste mesmo versículo é que ele nos ensina que Jeová vê e conhece todas as ações, pensamentos e motivações das pessoas, tanto públicas como secretas. Não há nada que possamos esconder dele. Isto pode gerar em nós um senso de humildade e responsabilidade, sabendo que tudo o que fazemos está aos olhos de Jeová.

Salmo 90:2. O versículo menciona que antes de os montes nascerem e a terra ser formada, Jeová já existia. Isso destaca que ele é o criador do universo e de tudo que nele há, nada na criação é superior a Deus, por esse e outros motivos ele merece toda a nossa adoração. Ao reconhecermos a Jeová como nosso criador, percebemos que a nossa vida tem um propósito e que devemos louvá-lo e obedecê-lo por ter sido aquele que nos deu a vida.

Salmo 90:1. O termo "Morada" implica que não são um abrigo temporário, mas um lar permanente. Esta ideia ensina-nos que Jeová não só nos protege em momentos de necessidade, mas é o nosso lar espiritual, o lugar onde encontramos paz, conforto e estabilidade. Num mundo cheio de incertezas, Deus é o nosso lar eterno, onde podemos sempre buscar apoio.

Salmo 90:2. O versículo menciona que antes de os montes nascerem e a terra ser formada, Jeová já existia. Isso destaca que ele é o criador do universo e de tudo que nele há, nada na criação é superior a Deus, por esse e outros motivos ele merece toda a nossa adoração. Ao reconhecermos a Jeová como nosso criador, percebemos que a nossa vida tem um propósito e que devemos louvá-lo e obedecê-lo por ter sido aquele que nos deu a vida.

Salmo 90:2. O texto também nos lembra que Jeová não está limitado pelo tempo ou pelas restrições físicas que nos afetam, ele vive fora das limitações humanas, o que significa que ele vê e entende tudo de uma perspectiva perfeita e completa, podemos confiar nos planos de Jeová sabendo que seu a compreensão e visão do tempo e dos acontecimentos é muito mais ampla que a nossa, embora às vezes não entendamos o que está acontecendo sabemos que o seu propósito é sempre bom e justo.

Salmo 90:8. A ideia de que nossos erros estão diante de Jeová confirma que existe justiça divina. Isto nos lembra que, embora às vezes possamos fugir às nossas responsabilidades perante os homens perante Jeová, não há nada oculto.

Salmo 90:8. Ao dizer que você coloca nossos erros diante de você, é mencionado que Deus leva em consideração nossos pecados e erros. Isto mostra que cada um de nós deve ser responsável pelas nossas ações. Isto também implica que, embora tentemos esconder as nossas falhas dos outros, não podemos fazê-lo com Deus, que nos julga com justiça e retidão.

Salmo 90:10. Este versículo recorda-nos a brevidade da vida humana, de apenas 70 ou 80 anos, e muitas vezes cheia de dificuldades. Convida-nos a refletir sobre a fragilidade das nossas vidas em comparação com a eternidade de Jeová. Isso nos motiva a valorizar o tempo que temos e a nos concentrar no que realmente importa: nosso relacionamento com Jeová e como aproveitamos ao máximo nossos dias.

Salmo 90:8. A expressão com a luz do seu rosto, pode referir-se à iluminação que vem da verdade divina e da justiça de Deus, é a sua pureza que revela erros ocultos. Isso nos lembra que Jeová é justo e que sua luz revela e purifica ao expor nossos segredos. Jeová também nos dá a oportunidade de nos corrigirmos e andarmos na verdade.

Salmo 90:10. Com este texto podemos aprender que embora a vida neste mundo seja curta e cheia de desafios, temos a esperança da vida eterna sob o Reino de Deus, onde não haverá mais sofrimento.

Salmo 91:1. Este versículo destaca a proteção de Jeová. Estar em seu lugar secreto significa manter um relacionamento próximo com ele. Se permanecermos achegados a Jeová por meio da oração e do estudo da sua palavra, poderemos estar seguros sob a sua proteção, especialmente em tempos difíceis.

Salmo 91:4. Este versículo nos assegura que Jeová nos protege assim como um pai protege seus filhos. Embora às vezes nos sintamos vulneráveis, podemos encontrar conforto sob a sua proteção.

Salmo 91:2. O salmista declara com convicção que Jeová é refúgio e fortaleza, em quem ele confia plenamente. Isto nos lembra que, em vez de confiarmos apenas nas nossas próprias habilidades ou recursos, temos de lembrar que Jeová é a nossa fonte de segurança. Ele é a nossa força em tempos de provação e angústia.

Salmo 91:4. A imagem de estar coberto pelas penas de Jeová evoca um sentimento de ternura e proteção constante. Assim como um pássaro protege seus filhotes sob as asas, este texto nos ensina que Jeová oferece segurança aos que confiam nele.

Salmo 91:9,10. Isto fala da proteção que Jeová oferece aos que confiam plenamente nele. Embora vivamos num mundo cheio de problemas e calamidades, este versículo garante-nos que, por confiarmos em Jeová, podemos sentir-nos seguros sob os seus cuidados. Sabemos que ele estará sempre conosco, mesmo nas provações mais difíceis.

Salmo 91:9. Este texto nos ensina que fazer do Altíssimo uma residência envolve desenvolver um relacionamento íntimo e constante com Jeová. Isto não se refere apenas a recorrer a ele em tempos de crise, mas a manter a comunicação diária através da oração e do estudo da Bíblia.

Salmo 90:12. Neste texto, somos convidados a suplicar a Jeová que nos ensine a contar bem os nossos dias e a viver com sabedoria. Não é apenas uma questão de quanto tempo vivemos, mas de como o vivemos, assegurando que as nossas decisões reflectem sabedoria e uma abordagem espiritual. Este é um chamado para estarmos cientes de nossas prioridades e fazermos ajustes se necessário.

Salmo 91:14. Jeová promete libertar e proteger aqueles que o amam e conhecem seu nome. Isto nos lembra a importância de desenvolvermos um relacionamento achegado e pessoal com Jeová, não apenas sabendo seu nome, mas também o que ele representa. Ao termos esse relacionamento íntimo com ele, podemos confiar que ele sempre cuidará de nós.

Salmo 91:15. Lá ele menciona: E eu lhe responderei. Isto nos lembra que Jeová não apenas ouve nossas orações, mas também está disposto a responder, isso fortalece nossa fé e confiança de que Deus se preocupa conosco e que podemos ir até ele sabendo que ele está atento às nossas preocupações e ansioso para ajudar. nós. .

Salmo 91:1-16. O Salmo 91 é muito famoso e é bom lê-lo sempre, pois nos lembra que Jeová está conosco e não importa o que aconteça ele nos ajudará.

Salmo 91:17. Diz que a bênção do Senhor nosso Deus esteja sobre nós, ele fará prosperar a obra das nossas mãos. Isso nos ensina que é importante pedir a Jeová que prospere o trabalho das nossas mãos. Com isso poderíamos dizer que trazemos sustento para a nossa casa e também ajudamos nas congregações e através deste trabalho secular contribuímos para o trabalho mundial. Por isso, é importante sempre pedir a bênção de Jeová no nosso trabalho e também na pregação.

Salmo 91:1. Fala do lugar secreto do Altíssimo ele é o nosso Refúgio. Uma das bênçãos que recebemos quando nos dedicamos e somos batizados é viver no lugar secreto do Altíssimo, é um refúgio simbólico que nos protege dos perigos espirituais. Diz-se que é secreto, porque não pode ser descoberto. por aqueles que não têm fé em Deus, isso nos motiva a permanecer fiéis e leais a Deus.

Salmo 91:7. Ele nos diz: Eles cairão ao seu lado e 10.000 à sua direita, mas nada disso chegará perto de você, isso nos faz pensar em como é importante aprender a se refugiar em Jeová e depender dele. , mas muitos caem espiritualmente ao nosso lado, porque não fizeram de Jeová o seu refúgio.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários