ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana 9 a 15 de setembro de 2024, Salmo 82-84, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS:  9 a 15 de setembro de 2024, Salmo 82-84, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

Salmos 82:3. Por que é importante cuidar dos órfãos na congregação e mostrar-lhes amor? (it-1 1183 par. 1, 2).

A importância de cuidar dos órfãos na congregação reside no fato de o próprio Jeová se identificar como seu pai, um Redentor e pai ajudante, por isso, como cristãos, devemos seguir este exemplo de Jeová, mostrando misericórdia e apoio aos mais vulneráveis. Tiago reforça este princípio apontando que a oração pura inclui cuidar dos órfãos e das viúvas, demonstrando a verdadeira essência do cristianismo e do amor ao próximo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, porque devemos fazer isso conforme uma lei que Jeová estabelece, diz que eles estão aflitos e indefesos, eles podem se encontrar naquela situação e além disso no tempo de Israel a mulher estava numa situação muito aflita, então o fato de que fazemos com que cuidemos deles, que é a marca identificadora do verdadeiro cristianismo.

Esta seria uma marca que identificaria o verdadeiro cristão quem mostra consideração para com uma pessoa aflita, seja ela órfã ou marido desaparecido, mostraria a verdadeira adoração. Tiago 1:27 diz que a forma de adoração que é limpa é contaminada do ponto de vista A visão do nosso Deus e pai é precisamente cuidar dos órfãos das viúvas em sua tribulação e permanecer imaculado pelo mundo.

Porque quando a justiça foi pervertida na terra, eles foram maltratados, mas Jeová cairia sobre aqueles que oprimiam os órfãos. Hoje podemos mostrar a forma de adoração que é pura e contaminada do ponto de vista de Deus, cuidando deles e demonstrando-lhes amor verdadeiro. .

E toda a transmissão deste mês é dedicada a esse tema e cita Êxodo 22:22 a 24 onde Jeová pede que você não maltrate viúvas ou órfãos porque se ele descobrir, diz ele, então ficarei muito zangado com você e matarei você com a espada. Então esse é o exemplo que devemos seguir para cuidar daqueles que não têm marido ou pai para cuidar deles.

E ele também nos diz que Jeová fala de si mesmo como seu redentor, ajudador e pai e é ele quem executa o julgamento a favor deles, mostra-lhes misericórdia, dá-lhes alívio e os mantém vivos e daí a importância de cuidar dos filhos .órfãos e também viúvas.

Então, responder por que é importante porque faz parte da nossa adoração a Jeová e é assim que eles veem e quando falamos de órfãos hoje também estamos falando de órfãos espirituais aqueles que não têm um ou dois pais que compartilhem seus fé, por isso lembramos que faz parte da adoração que Jeová deseja e aceita.

Porque precisamente esta qualidade será uma das marcas que identificam como verdadeiros cristãos o amor, a consideração pelos aflitos e no passado o próprio Jeová falou deles como seu redentor como seu ajudador e seu pai dando-lhes misericórdia e Tiago nos esclarece que isso Parte da nossa adoração é cuidar dos órfãos e das viúvas.

E por outro lado, pensando também em outros tipos de órfãos, encontramos órfãos espirituais dentro da congregação, irmãos órfãos que não têm pai nem mãe dentro da congregação e eles vêm sozinhos e sentam sozinhos na reunião, então uma Torre de Vigia I gostei das perguntas que o Conheça todos pelo nome, converse com eles nas reuniões cristãs e em outras ocasiões, convide-os para o ministério de campo, inclua-os nos seus estudos familiares, isso os ajudará a deixar de se sentirem órfãos.

Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?

Salmos 82:1. Este texto nos incentiva a confiar que Jeová está ciente do que está acontecendo no mundo e que ele intervirá para estabelecer a justiça, mesmo quando vemos injustiças ao nosso redor, podemos ter fé que Jeová é o juiz supremo e julgará de forma justa.

Salmo 83:16. Ele diz para cobrirem seus rostos com desonra para que possam buscar o seu nome, oh Jeová, durante estes últimos dias em que estamos vivendo de forma verdadeira, Jeová frustrou todas as tentativas de eliminar seu povo, verdadeiro de seus inimigos, como resultado, eles ficaram envergonhados, verdadeiros, como ele sempre disse neste salmo porque bem Em um país após o outro, os oponentes falharam completamente na tentativa de silenciar as Testemunhas de Jeová e graças ao fato de esses irmãos serem firmemente corajosos e terem resistido, serviu de testemunho para muitas pessoas buscarem Jeová e nos países onde houve perseguição há agora centenas de milhares de louvadores felizes de Jeová.

Salmo 83:5. Isso me ajudou a lembrar que em breve uma coalizão de nações tentará eliminar o povo de Jeová, obviamente porque isso pode nos causar alguma ansiedade ou medo, porém, os exemplos que Jeová deixou registrados em sua palavra como você vê depois que ele salvou seu povo porque eles somos uma confiança para não temermos aqueles dias e no versículo 18 há uma razão muito poderosa por causa do nome de Jeová, ele nos respeitará por seu nome. 

Salmo 84:5. Ele diz que felizes são os homens que encontram sua força em você, ou seja, Jeová, eles me ensinam a importância de confiar na força de Jeová e não na nossa, por exemplo, se amanhã tivermos que ir a um lugar isolado para pregar , certifique-se de que é muito diferente, devemos pedir a Jeová que nos ajude e graças à sua ajuda podemos alcançar muitas coisas, para que com a força de Jeová possamos superar obstáculos intransponíveis.

Salmo 83:1-3. O salmista ora para que tome medidas para defender sua soberania e tornar seu nome conhecido. Em sua oração ele foca na desgraça que o nome de Jeová está sendo causado e deixa a sua segurança e a de sua família em segundo plano. a importância que minhas orações devem ter, focando principalmente na vindicação do nome de Jeová e deixando meus problemas e questões pessoais em segundo plano.

Salmo 82:4. Fala de algo que Jeová nos pede, que é cuidar dos desfavorecidos e para imitar a Jeová e desenvolver qualidades que nos levem a cuidar dos desfavorecidos, podemos pedir em oração porque às vezes pode acontecer que nos concentremos em nossos próprios problemas, mas neste caso Jeová nos diz para não focarmos no outro, desenvolver qualidades como a empatia ao nos colocarmos no lugar do outro em seus sentimentos nos levará a querer ajudá-los e a desejar compaixão, o desejo de a ajuda nos levará a exercer misericórdia, e a misericórdia é Na prática, podemos ser gentis, podemos ajudá-los e, dessa forma, não apenas seremos felizes para Jeová, mas também seremos felizes, porque Mateus 5:7 diz que felizes são aqueles que são misericordioso, não só seremos felizes, mas Jeová também nos ajudará a nos recompensar com bênçãos e será misericordioso conosco.

Salmo 84:1. É muito breve, diz o quão lindo é o seu grande tabernáculo ou Jeová dos exércitos e se vê esse levita contemplando o lugar e isso fez crescer realmente o seu amor pelo seu serviço, isso me fez pensar o quão importante é que nós também desfrutemos quando nós chegar à sala Na montagem da atividade, se tivermos a possibilidade de conhecer Betel, olhando também para eles e reconhecendo que todo o arranjo é lindo e que fazemos parte dele, isso nos ajudará a continuar fiéis .

Salmo Capítulo 83. Nos primeiros versículos mostra como o salmista pede ajuda a Jeová e no versículo 3 ele reconhece que com astúcia eles conspiram contra o povo de Jeová, isso me faz ver que hoje acontece a mesma coisa Satanás usa seus asseclas para dizer Então com astutos querem nos prender com companhias com diversões que não são agradáveis ​​e isso me ensina o bom de cuidar da nossa espiritualidade e também fazer como o salmista fez, pedindo ajuda a Jeová através da oração para que possamos ter discernimento e não cair nessa armadilha.

Salmo 82:2. Este versículo também indica que Jeová observa e não aprova a injustiça. Aqueles que abusam do seu poder e julgam com injustiça estão agindo contra a vontade de Jeová e enfrentarão as consequências.

Os cristãos não são corajosos não porque confiamos em nós mesmos, mas porque conhecemos a Jeová e confiamos nele e para isso as reuniões são uma ajuda, por isso concordo com o salmista no Salmo 84:2, onde ele diz que ansiava Isto, devo também fazer um esforço para não cultivar esse desejo de não perder a sua instrução e isso me ajudará a enfrentar com coragem os problemas que alguém possa ter. 

Salmo 83:1. Este versículo mostra a importância da oração sincera e fervorosa. O salmista não apenas pede ajuda, mas o faz com urgência, pedindo a Deus que aja imediatamente. Isso nos encoraja a orar intensamente e a ter a convicção quando enfrentamos provações e desafios. sempre busque a orientação de Jeová por meio da oração.

Salmo 83:2. A arrogância dos que se opõem a Jeová pode fazê-los parecer poderosos e autoconfiantes, mas a sua confiança é enganosa, porque não têm o apoio de Jeová. Isto nos ensina a não temer a arrogância dos ímpios, mas a confiar na justiça e no poder de Jeová.

Gosto do Salmo 84:10, que diz que um dia nos átrios do Senhor é melhor que mil em outro lugar, isso me ensina o quanto é importante querer valorizar esse privilégio que temos de ser hóspede na tenda do Senhor e de poder participar das reuniões, me ensina o quão importante é não deixar de ir às reuniões, não deixar de ir às pregações, pois somos poucos os privilegiados que Jeová nos deu essa oportunidade de fazer parte seu povo, então ele me ensinou que é importante, dia após dia, continuar me esforçando para fortalecer minha amizade com Jeová e poder alegrar seu coração. 

Salmos 83:9,10. O salmista pede a Jeová que defenda o seu povo como já fez antes, o que reflete a confiança dos servos de Deus de que ele sempre intervirá em favor deles. Jeová não muda, assim como defendeu o seu povo no passado, ele continuará a fazer. então, e isso nos dá muito incentivo.

Salmo 83:18. Reconhecer que Jeová é o único, que ele é o Altíssimo, implica que só ele merece a nossa adoração e devoção. Este versículo incentiva-nos a abandonar qualquer forma de idolatria ou adoração falsa e a dedicar a nossa adoração exclusivamente a Jeová. Salmo 84:3. Os pássaros dependem do seu ninho para proteger os seus filhotes, e nós também dependemos de Jeová para cuidar de nós e dos nossos entes queridos. O versículo nos lembra que nosso relacionamento com Deus deve ser de total confiança e dependência, sabendo que ele fornece tudo o que precisamos.

Salmo 84:5. Este versículo também ensina que a verdadeira felicidade e satisfação são encontradas quando a nossa vida está centrada em Jeová, vivendo na sua casa e louvando-o continuamente, é uma vida em que Deus ocupa o primeiro lugar e que traz a verdadeira alegria e felicidade.

Salmo 84:5. A primeira parte do versículo enfatiza que aqueles que encontram força em Jeová são felizes. Isso nos ensina que nossa verdadeira fonte de força não vem de nós mesmos, mas da confiança em Jeová. Quando enfrentamos desafios, lembrar que nossa força vem dele nos ajuda a manter a paz e a alegria.

Salmo 84:1. Diz quão lindo é o seu grande tabernáculo e o versículo 10 diz por que um dia em seus átrios é melhor do que mil em qualquer lugar, essas foram as palavras de um levita que tinha grande apreço pelo local de adoração de Jeová e gostava da companhia dos servos de Deus , então esse é um bom exemplo para nós também.

Salmo 84:8-11. O salmista menciona que Jeová era o seu escudo que é o nosso escudo, bem se começarmos a pensar podemos imaginar várias maneiras pelas quais Jeová pode ser um escudo praticamente para nós, por exemplo contra os ataques de Satanás contra a grande tribulação que ele vem ver. Contudo, se pararmos para pensar em Jeová, ele é indiretamente um escudo para nós. Servi-lo como cristãos significa que diariamente há até momentos em que, sem querer, deixamos de fazer coisas que faríamos se não o fizéssemos. testemunhas e embora essas coisas a princípio parecessem mais divertidas do que o que fazemos pode nos trazer problemas que nos tiram, são problemas que Jeová tira de nós sendo nosso escudo.

Salmo 83:13. Ele nos fala sobre cardos secos e no livro insight ele diz sobre o cardo que como suas sementes se espalham com o vento elas se desenvolvem facilmente em áreas abandonadas e desoladas e também vemos que Jesus Cristo mencionou cardos quando ilustrou isso para as pessoas que apenas assim como as plantas são reconhecidas pelos seus frutos, isto é, pelas suas boas obras ao ouvirem o ensino divino de Jeová e guardarem os seus mandamentos.

Salmo 84:5. O salmista expressa que a felicidade do homem está na força de Jeová, isso me ensina a importância de caminhar nos seus caminhos com todo o coração, confiando e dependendo 100% da sua força para poder superar qualquer obstáculo que pareça intransponível porque confiar na nossa forças, energias e possibilidades às vezes significam que não precisamos do nosso criador e isso nos trará uma vida sem sentido.

Salmos 84:11. Se tivermos uma doença podemos ter certeza que Jeová sabe o que estamos passando, temos que implorar a ele e pedir sua ajuda de maneira adequada, e pesquisar na Bíblia as boas palavras de Deus nos encorajará muito, então nosso criador nos ama muito.

Salmo 83:18. Isso me lembra da importância de conhecer e usar o nome de Jeová em nossa adoração e da importância de tornar seu nome conhecido por meio da pregação.

Salmo 84:12. diz ó Jeová dos exércitos, feliz é o homem que confia em ti, este salmo nos dá a garantia de que se confiarmos em Jeová em qualquer momento e em qualquer circunstância ficaremos felizes, portanto, confiar em Jeová é sinônimo de felicidade.

Salmo capítulo 84, é o título quando diz dos filhos de Corá, esta Coreia é quem foi morto por sua rebelião contra Moisés, então o que aconteceu com seus filhos porque parece que eles não seguiram o exemplo de seu pai e Jeová os privilegiou por esse motivo Ao poder servir nos pátios do templo é isso que nos ensina é que às vezes o fato de pais ou pessoas que consideramos responsáveis ​​nos darem maus exemplos não significa que tenhamos que segui-los, se queremos servir a Jeová Jeová nos ajudará a seguir em frente.

Salmo 82:3. Aqui ele fala sobre como temos que tomar a iniciativa na defesa dos desfavorecidos, vivemos numa sociedade em que todos estarão alertas e às vezes vemos calamidades ao nosso redor e talvez possamos ter a tendência de fechar os olhos, dentro da congregação o pode acontecer a mesma coisa, pode acontecer que haja irmãos em situação favorecida que não peçam ajuda, então aqui menciona claramente que defender é um imperativo, somos solicitados a fazê-lo, portanto este texto nos lembra que Jeová é. um Deus que toma a iniciativa de defender os desfavorecidos, portanto não esqueçamos o que Jeová espera de nós.

Salmo 83. Pinta um panorama que à primeira vista parece assustador porque mostra muitas nações dispostas a atacar Israel, quando isso aconteceu, pois parece que foi durante o reinado de Josafá quando várias cidades que viviam ao redor dos israelitas os atacaram, mas Jeová enviou um levita para dar uma mensagem encorajadora aos israelitas, este levita parece ter sido descendente de Asafe então talvez tenha sido ele quem escreveu este salmo, e é interessante porque sabemos qual foi a resposta a esta oração, que foi que Jeová destruiu todos aqueles que tentaram destruir a adoração verdadeira.

Salmo 83:18. Encontramos um dos textos que quando estudamos a Bíblia aprendemos mas o primeiro que é Mateus 24:14 talvez o segundo que é que o nome de Deus é Jeová, mas quando lemos no contexto entendemos que não é simplesmente aprender um nome como quem Ele é o rei da Espanha, mas saber que Jeová tem um nome e que ele é o Altíssimo implica que ele irá reivindicar sua soberania e santificar seu nome quando destruir seus inimigos.

Salmo 82:6. É mais uma demonstração de que Jesus conhecia muito bem as escrituras quando está dizendo aqui vocês são deuses, são palavras que muitos anos depois Jesus quando o acusaram de se chamar filho de Deus, isso nos mostra porque logicamente Jesus conhecia as escrituras nós Devemos também nos familiarizar e conhecê-los bem porque é a palavra do nosso pai.

Salmo 83:18. Diz que Jeová é a pessoa mais importante que existe, então teremos que nos perguntar se ele realmente é a pessoa mais importante para nós. Não vamos demonstrar isso pelas decisões que tomamos, se realmente o colocarmos em primeiro lugar, então o faremos. irá demonstrar isso dia após dia e também nas coisas importantes de nossas vidas.

Salmo 82:2. Faz uma pergunta e diz até quando você continuará julgando com injustiça e mostrando favoritismo aos ímpios, aqui vemos que o favoritismo é uma forma de parcialidade e a referência deste texto nos leva à segunda das crônicas 19:7 onde diz para ter cuidado com o que você Eles fazem isso porque Jeová nosso Deus não tolera injustiça ou parcialidade, por isso devemos estar atentos se de alguma forma notamos, tanto em nosso ministério quanto na congregação, que somos parciais ou demonstramos favoritismo, talvez evitando pregar a pessoas de outras nacionalidades ou raças, e se este for o caso, devemos reajustar este assunto e corrigi-lo o mais rapidamente possível e assim imitar apropriadamente a Jeová.

Salmo 83:6. Aí vemos que a animosidade de Ismael que ele nutria contra Isaque deve ter sido transmitida aos seus descendentes a ponto de odiar o deus de Isaque, já que o salmista Saf inclui os ismaelitas entre aqueles que odeiam intensamente a Jeová, embora houvesse exceções ou vil a quem Ele é chamado um ismaelita e encarregado de supervisionar os camelos do próprio rei Davi.

Salmo 83:16. Ele diz que cobrirá o rosto daqueles que desonram para que outros busquem o nome de Jeová. Bom em muitos países tentaram eliminar o povo de Jeová, foram desonrados e a postura firme dos nossos irmãos de permanecerem leais e fiéis a Jeová tem. ajudou outros a conhecerem a Jeová e, além disso, também aceitaram a verdade.

Salmo 84:11. Ali o salmista apreciou o tipo de Deus que Jeová é, que Jeová dá muitas bênçãos para aqueles que confiam nele e algo que deve ser destacado é que Jeová nunca nos decepciona mas que sempre desfrutamos da verdadeira felicidade, isso me encoraja . harmonizar minhas ações com os pensamentos expressos por esse salmista e continuar a sentir a felicidade que advém de ter a Jeová como nosso Deus.

Salmo 83:1-3. Ali vemos que o salmista estava preocupado com sua família e com a segurança deles, mas deixou isso de lado e concentrou sua atenção na desgraça causada ao nome de Jeová e nas ameaças ao seu povo, ele se esforçou para defender o nome de Jeová, se possível Isso me ajuda a imitá-lo em manter-me ocupado em conhecer o nome de Jeová a todos, em santificar o seu nome e em fazer com que eles também o conheçam e entendam que Jeová é bom e amoroso.

Salmo 84:11. Diz que Jeová Deus é o Sol, a que isso se refere. Ele é a fonte da energia dinâmica, é luz e é infinito como o sol, desde que seja um dia que não esteja nublado, sempre vemos o sol? sol, é por isso que o versículo 12 diz que podemos confiar totalmente nele por sua energia e sua capacidade e isso nos faz confiar totalmente em suas promessas.

Salmos 83:18. Lá Jeová nos diz que sou o Altíssimo sobre tudo, então vivemos em um mundo cheio de muitos deuses, as pessoas têm seus deuses, mas aqui neste salmo Jeová diz que eu sou Jeová e sou o Altíssimo sobre todo o universo, então devemos para mim esse texto me dá muita confiança porque o nome de Jeová envolve muitas coisas sabemos o que significa eu me tornarei o que serei então a vida também estará envolvida Romanos 10:13 diz que todo aquele que invoca o nome de Jeová será salvo e essa é a garantia que sermos portadores do seu nome nos dá.

Salmo 83:18. Onde diz que Jeová será o Altíssimo, no versículo 13 o salmista estava falando sobre os inimigos de Deus como é que eles conspiram em segredo contra o seu povo e contra os seus protegidos, então dos versículos 4 a 17 o salmista pergunta o que Jeová quer que eu faça a esses inimigos, já no dia 18 ele esclarece para que as pessoas saibam que seu nome é Jeová, isso sempre me levará de volta à guerra do Armagedom naquela época Gogue de Magogue também vai conspirar contra seu povo, nós, Testemunhas de Jeová, mas então Jeová ressuscitará e todos saberão que ele é o Altíssimo. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário