TEXTO DIÁRIO, Hoje, sábado, 24 de agosto de 2024, A casa de Israel se recusará a ouvir você porque não quer me ouvir (Ezequiel 3:7).

TEXTO DIÁRIO, Hoje, sábado, 24 de agosto de 2024, A casa de Israel se recusará a ouvir você porque não quer me ouvir (Ezequiel 3:7).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Sábado, 24 de agosto de 2024

A casa de Israel se recusará a ouvir você porque não quer me ouvir (Ezequiel 3:7).

Ao rejeitar Ezequiel, o povo estava rejeitando a Jeová. As palavras do texto de hoje devem ter tranquilizado Ezequiel, porque a rejeição do povo não significava que ele fosse um mau profeta. Além disso, Jeová confirmou-lhe que, quando as suas mensagens de condenação se cumprissem, aqueles judeus saberiam “que havia um profeta entre eles” (Ezequiel 2:5; 33:33). Certamente essas palavras consoladoras deram a Ezequiel o incentivo de que ele precisava para cumprir seu ministério. Também somos encorajados a saber que é Jeová quem nos envia. Ele nos dá a imensa honra de sermos suas testemunhas (Is. 43:10). Assim como Jeová disse a Ezequiel: “Não tenha medo”, ele nos diz: “Não tenha medo” (Ezequiel 2:6). Por que não deveríamos temer nossos oponentes? Porque, assim como no caso de Ezequiel, é Jeová quem nos envia e nos dá todo o seu apoio (Is. 44:8). w22.11 3, 4 par. 4, 5.

Como Jeová confirma seu apoio a nós? E o que nos conforta e encoraja?

Jeová confirma seu apoio a nós. Por exemplo, pouco antes de dizer: “Vocês são minhas testemunhas”, ele declarou: “Quando você cruzar as águas, estarei com você, e quando você cruzar os rios, eles não o cobrirão. Quando passares pelo fogo, não te queimarás e as chamas não te queimarão” (Is 43:2). Às vezes, quando pregamos, encontramos obstáculos que são como rios e enfrentamos provações que são como fogo. Mas, com a ajuda de Jeová, continuamos a pregar (Is 41:13). Acontece conosco a mesma coisa que aconteceu com Ezequiel: a maioria das pessoas rejeita a mensagem. Tenhamos em mente que esta rejeição não significa que sejamos más testemunhas de Deus. Sentimo-nos consolados e encorajados por saber que Jeová ficará satisfeito se continuarmos a proclamar fielmente a mensagem. O apóstolo Paulo disse: “Cada um receberá a sua recompensa segundo a sua obra” (1Co 3:8; 4:1, 2). Uma irmã que já é pioneira há muitos anos diz: “Fico feliz em saber que Jeová recompensa nossos esforços.”

Como Ezequiel deve se sentir toda vez que pensa na visão que recebeu? (Ver desenho da capa).

Ezequiel viu quanto poder o espírito santo de Deus tem. Numa visão ele viu esse espírito agindo em seres espirituais poderosos e nas enormes rodas de uma carruagem celestial (Ezequiel 1:20, 21). Ele mesmo nos conta sua reação: “Quando o vi, caí de cara no chão”. Ele ficou tão chocado que caiu no chão (Ezequiel 1:28). Provavelmente, toda vez que pensava naquela visão chocante, ficava mais convencido de que poderia cumprir seu ministério com a ajuda do espírito de Deus.

Que ordem Jeová deu a Ezequiel? e O que mais Jeová fez para fortalecer Ezequiel?

Jeová ordenou a Ezequiel: “Filho do homem, levanta-te para que eu fale contigo.” Essa ordem e o espírito de Deus deram-lhe a força necessária para se levantar. Ele escreveu: “O espírito entrou em mim e me fez levantar” (Ezequiel 2:1, 2). Mais tarde e durante todo o seu ministério, “a mão de Jeová” — isto é, seu espírito santo — o guiou (Ez 3:22; 8:1; 33:22; 37:1; 40:1). Esse espírito deu a Ezequiel a força que ele precisava para cumprir sua missão de pregar aos judeus “de cabeça dura e de coração obstinado” de seu território (Ezequiel 3:7). Jeová disse-lhe: “Fiz a tua face tão dura como as faces deles e a tua testa tão dura como as testas deles. Fiz sua testa como um diamante, mais dura que pedra. Não tenha medo deles e não deixe que seus rostos o aterrorizem” (Ezequiel 3:8, 9). É como se Jeová lhe tivesse dito: “Não deixes que a teimosia dele te desanime. Eu farei você forte.”

A partir de então, o espírito de Deus conduziu Ezequiel pelo território onde ele deveria pregar. Ele escreveu: “A mão do Senhor foi forte sobre mim”. O profeta levou uma semana para assimilar e internalizar a mensagem que tinha a anunciar (Ez 3:14, 15). Então Jeová lhe disse que fosse para uma planície, onde o espírito entrou nele (Ezequiel 3:23, 24). Ezequiel estava pronto para começar a pregar.

De que ajuda precisamos para cumprir nosso ministério, e por quê?

Que ajuda precisamos para cumprir nosso ministério? Para responder a esta pergunta, vamos pensar em Ezequiel. Antes de começar a pregar, o espírito santo deu-lhe a força de que precisava. Assim como Ezequiel, não poderíamos pregar se não fosse pela ajuda do espírito santo. Por que dizemos isso? Porque Satanás luta contra nós para impedir a pregação (Ap 12:17). Do ponto de vista humano, pode parecer que Satanás é um rival poderoso demais para nós. Mas com a nossa pregação estamos superando isso (Ap 12:9-11). Quando participamos no ministério, mostramos que não temos medo das suas ameaças. Cada vez que pregamos é uma derrota para Satanás. Portanto, podermos pregar apesar da oposição mostra que o espírito santo nos dá força e que temos a aprovação de Jeová (Mat. 5:10-12; 1 Ped. 4:14).

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário