TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 19 a 25 de agosto de 2024, Por que não nos gloriarmos?, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 19 a 25 de agosto de 2024, Por que não deveríamos nos orgulhar?, Discurso Preparado.

Por que não deveríamos nos gabar? (10 minutos)

Hoje gostaria que refletíssemos juntos sobre uma atitude que, embora às vezes pareça inofensiva, tem o potencial de nos distanciar de Jeová e das pessoas que amamos: a presunção. 

Todos nós conhecemos alguém que se orgulha muito de suas realizações, de sua aparência ou de seus bens, e talvez nós mesmos tenhamos caído nessa armadilha em algum momento. Mas por que é tão importante evitar essa atitude? Que perigos a presunção esconde e como pode afetar o nosso relacionamento com Deus e com os outros?

A Bíblia nos dá muitos avisos sobre o perigo de se vangloriar e sobre a importância de manter uma atitude humilde. Ao longo deste discurso, exploraremos o que a Palavra de Deus diz sobre a presunção, por que ela desagrada tanto a Jeová e como podemos cultivar uma atitude que nos manterá no Seu favor.

Comecemos pela primeira: a presunção e a arrogância são atitudes que Jeová rejeita firmemente. Em Salmos 75:4, somos avisados:… Isso nos lembra de não ser arrogantes ou acreditar que somos superiores aos outros. E o apóstolo Paulo também reforça esse pensamento, pois por inspiração divina escreveu o seguinte em 1 Timóteo 3:6.

VAMOS LER 1 TIMÓTEO 3:16.

Desse grupo surgem homens que entram maliciosamente nas casas e atraem mulheres fracas, sobrecarregadas de pecados e que se deixam levar por desejos diversos,

Mas como podemos ser presunçosos e arrogantes sem o sabermos, por exemplo, as pessoas podem sentir-se superiores devido às suas competências, à sua aparência física, ao seu dinheiro ou à sua posição social. Seu desejo é que os outros os admirem. É por isso que muitos tentam se destacar neste mundo.

Mas como servos de Deus não procuramos nos destacar neste mundo, mas como pode ser dada a presunção no nosso caso. Temos alguns exemplos disso, como o do rei Uzias, que foi leal a Deus por muitos anos. Contudo, a Bíblia relata que “assim que se tornou forte, seu coração tornou-se arrogante, a ponto de ser arruinado”. Uzias chegou ao ponto de entrar no templo de Jeová para queimar incenso, tarefa que só os sacerdotes tinham de fazer. . levar a cabo. Este pode ser o caso no nosso serviço a Jeová.

Por exemplo, quando recebemos responsabilidades na organização é uma dádiva de Jeová; não é mérito nosso (Salmos 75:4, 5, 10. Aqui também somos advertidos contra 'erguer o chifre' ou desenvolver uma atitude orgulhosa ou arrogante.

VAMOS LER SALMOS 75:4,5,10.

Eu disse ao arrogante:* “Não se vanglorie.” E eu disse aos ímpios: “Não exaltem o seu poder.

Quando recebemos responsabilidades ou privilégios na congregação, tais como proferir discursos, ser anciãos, servos ministeriais ou assumir certas tarefas, podemos cair na armadilha de pensar que somos mais valiosos ou importantes do que outros irmãos. Esta atitude pode levar-nos a desprezar quem tem menos responsabilidades ou a acreditar que os nossos critérios são sempre os melhores.

Alguns irmãos têm talentos notáveis, seja em oratória, música, ensino ou em outros campos que podem beneficiar a congregação. No entanto, se começarmos a nos gabar desses talentos e a buscar o reconhecimento pessoal, estaremos colocando em risco a nossa humildade.

Podemos passar a sentir que somos indispensáveis ​​ou que a congregação depende de nós, esquecendo-nos de que é Jeová quem dá as habilidades e que todos fazemos parte de um corpo com funções diferentes.

Devemos lembrar-nos de que é Jeová quem nos dá os dons e as habilidades que usamos na congregação. É fácil cair na armadilha de pensar que as nossas capacidades são o resultado do nosso esforço ou mérito pessoal. Contudo, a realidade é que tudo o que temos e quem somos vem de Jeová. Como diz Tiago 1:17 : “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm de Jeová”.

Jeová humilhará os arrogantes, como os orgulhosos líderes deste mundo. A arrogância é uma atitude que Jeová não tolera, e a Bíblia é clara sobre isso. No Salmo 76:12 somos informados: 

VAMOS LER SALMO 76:12.

Diminuirá o orgulho dos líderes; Ele causa medo nos reis da terra.

Este versículo destaca como Jeová, no seu poder e justiça, tem a capacidade de humilhar aqueles que se exaltam, incluindo os orgulhosos líderes deste mundo.

Os líderes deste mundo são frequentemente tentados a orgulhar-se do seu poder, influência e realizações. Eles acreditam que as suas posições de autoridade e riqueza os tornam invulneráveis. Contudo, a Palavra de Deus nos lembra que nenhum ser humano é mais poderoso do que Jeová. Aqueles que se levantam com arrogância e orgulho, acreditando ser autossuficientes ou superiores, acabarão por ser humilhados por Deus.

Este princípio não se aplica apenas aos governantes e líderes mundiais, mas também a todos nós. Se permitirmos que o orgulho domine a nossa vida, nos distanciaremos de Jeová e nos colocaremos numa posição perigosa. Jeová exalta os humildes, mas derruba os arrogantes. Portanto, devemos nos esforçar para manter um espírito humilde, reconhecendo que é Jeová quem governa tudo e que tudo o que temos ou alcançamos é graças a Ele.

Concluindo: hoje refletimos sobre o perigo da presunção e da arrogância, atitudes que Jeová rejeita e que podem nos distanciar do Seu favor. A presunção pode manifestar-se de muitas maneiras, seja sentindo-nos superiores em relação às nossas atribuições, ao nosso conhecimento ou aos nossos talentos, ou buscando o reconhecimento dos outros.

Em nosso guia de atividades correspondente desta semana, vemos um irmão fazendo um discurso em uma assembleia e mais tarde o irmão evita os holofotes e rejeita humildemente os elogios que lhe são feitos. 

Isto nos ensina que devemos ser humildes quando temos designações ou responsabilidades importantes na congregação. Ser humildes nos ajudará a rejeitar o louvor que só pertence a Jeová, pois é graças a ele que podemos cumprir todas as responsabilidades que nos são atribuídas. No entanto, devemos lembrar-nos de que tudo o que somos e temos vem de Jeová. É Ele quem nos dá nossas habilidades e responsabilidades, e é Ele quem nos exalta ou humilha de acordo com Sua justiça.

Manter uma atitude humilde é fundamental para permanecermos achegados a Jeová. Reconhecer que qualquer dom ou capacidade é um dom de Deus protege-nos do orgulho e ajuda-nos a usar esses dons para a Sua glória e para edificar a congregação. Como vimos no Salmo 76:12, Jeová humilhará os arrogantes, incluindo os orgulhosos líderes deste mundo, e apenas os humildes receberão o Seu favor.

Que cada um de nós cultive um espírito de humildade, reconhecendo sempre a nossa total dependência de Jeová. Desta forma, evitaremos os perigos da presunção e garantiremos que continuaremos a caminhar fielmente no caminho que conduz à vida eterna. Que Jeová nos ajude a permanecer humildes e gratos, sempre prontos a servi-Lo com um coração sincero e modesto.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário