O Estudo da Sentinela, “Artigo 23”, Semana 12 a 18 de agosto de 2024, A Grande Honra de Ser Convidado de Jeová, Respostas.

O Estudo da Sentinela, “Artigo 23”, 12-18 de agosto de 2024, A Grande Honra de Ser Convidado de Jeová, Respostas.

“Minha tenda estará com eles; Eu serei o seu Deus” (EZEQ. 37:27).

1, 2. Que oportunidade Jeová nos oferece?

Jeová nos oferece a extraordinária oportunidade de sermos seus convidados, isto é, seus amigos. David, no Salmo 151, compara a amizade com Jeová à relação entre um anfitrião e os seus convidados. Ser hóspede na tenda de Jeová implica desfrutar de uma relação íntima e pessoal com ele, baseada na fidelidade e na obediência aos seus princípios. Esta oportunidade permite-nos experimentar um relacionamento íntimo com Deus, onde ele nos guia, protege e abençoa como amigo próximo e anfitrião generoso.

Além disso, este convite destaca a bondade e a generosidade de Jeová, que deseja ter um relacionamento achegado com os seus servos fiéis, proporcionando-lhes refúgio espiritual e companheirismo.

JEOVÁ QUER QUE SEJAMOS SEUS CONVIDADOS

3. Quem foi o primeiro convidado de Jeová, e como eles se sentiam um pelo outro?

O primeiro hóspede de Jeová na sua tenda simbólica foi seu filho primogênito, Jesus Cristo. De acordo com Provérbios 88:30, Jeová sentiu maior alegria por ter seu filho ao seu lado. Este versículo descreve como o filho era feliz diante dele, destacando a profunda satisfação e alegria que compartilhavam. Esse relacionamento entre Jeová e seu filho mostra a felicidade que Deus sente ao acolher alguém em sua proximidade.

A Bíblia destaca que essa ligação foi extremamente íntima e cheia de alegria, ressaltando o amor e o companheirismo que ambos desfrutaram desde o início da criação.

4. Quem Jeová convidou para sua tenda?

Depois do seu filho primogênito, Jeová convidou outros anjos para a sua tenda simbólica. A Bíblia refere-se a estes Anjos como filhos de Deus, e menciona que eles se sentiam muito felizes por estarem ao lado de Jeová, conforme demonstrado em Daniel 7:10.

Durante muito tempo, as únicas pessoas que podiam ser amigas de Jeová eram aquelas que viviam com ele no mundo espiritual. Contudo, com a criação dos seres humanos, Jeová estendeu o seu convite a alguns deles. Entre os humanos que receberam esta honra estavam Enoque, Noé, Abraão e Jó. Esses humanos foram descritos como amigos de Deus. Assim, Jeová mostrou seu desejo de ter um relacionamento achegado não só com seres espirituais, mas também com humanos fiéis que viviam de acordo com os seus mandamentos.

5. O que a profecia de Ezequiel 37:26, 27 nos ensina?

A profecia de Ezequiel 37:26,27 nos ensina que Jeová deseja profundamente que seus servos fiéis desfrutem de sua amizade. Nesta passagem Deus promete fazer uma aliança de paz com eles. Esta promessa reflete o desejo de Jeová de ter um relacionamento achegado e duradouro com seus servos, proporcionando-lhes paz e união.

A profecia é cumprida ao unir aqueles com esperança celestial e terrena num único rebanho dentro da sua tenda simbólica, conforme mencionado em João 10:16.

ONDE ESTAMOS, JEOVÁ CUIDA DE NÓS

6. Quando entramos na tenda de Jeová e onde fica essa tenda?

Entramos na tenda de Jeová quando dedicamos nossas vidas a ele, conforme indicado no Salmo 61:4, esse ato de dedicação nos permite desfrutar de abundante alimento espiritual e da companhia de outros servos fiéis de Jeová. 

A tenda simbólica de Jeová não está localizada em nenhum local físico, mas é encontrada onde quer que haja servos obedientes de Jeová. Isto é confirmado pela experiência daqueles que viajaram para o exterior e encontraram outros servos de Jeová que sentem a mesma hospitalidade e unidade espiritual. nos seus locais de residência.

7. Por que podemos dizer que os servos de Jeová que morreram fiéis ainda são hóspedes na sua tenda? (Veja também a imagem).

Podemos dizer que os servos de Jeová que morreram fiéis ainda são hóspedes na sua tenda, porque estão vivos na memória de Jeová. O próprio Jesus explicou que os mortos serão ressuscitados em Lucas 20:38, Jesus destacou que Deus não é o Deus dos mortos, mas sim dos vivos, porque para Jeová todos esses servos fiéis estão vivos.

Esta passagem bíblica nos ensina que mesmo que estes servos fiéis tenham morrido, eles continuam a ser preciosos e lembrados por Jeová, o que equivale a continuarem a ser hóspedes na sua tenda simbólica. O relacionamento que tiveram com Jeová durante a vida não termina com a morte, pois Deus tem o poder e a intenção de ressuscitá-los no futuro.

ILUSTRAÇÃO

Uma irmã mais velha olha as fotos de um álbum com um grande sorriso. Podemos dizer que os servos de Jeová que morreram ainda estão na sua tenda. (Ver parágrafo 7).

BENEFÍCIOS E RESPONSABILIDADES

8. Que benefícios recebemos por estarmos na tenda de Jeová?

Ao estarmos na tenda de Jeová, recebemos vários benefícios significativos, em primeiro lugar, esta tenda simbólica nos protege contra danos espirituais, nos proporcionando segurança e refúgio em momentos difíceis, como vemos no Salmo 31:23, nos oferece esperança e conforto, garantindo ensinamos-nos que, por permanecermos achegados a Jeová, Satanás não nos poderá causar danos irreparáveis. 

Além disso, no novo mundo, Jeová continuará a proteger os seus servos fiéis, não só do dano espiritual, mas também da morte. Esta proteção divina assegura-nos que, mesmo na adversidade, temos um refúgio seguro e uma firme esperança de vida eterna no. futuro pacífico e livre de sofrimento.

9. Como devem comportar-se os convidados de Jeová?

Os convidados de Jeová devem comportar-se de um modo que o agrade e respeite profundamente como Deus e pai. Assim como se espera que um hóspede numa casa siga as regras do anfitrião, os convidados de Jeová devem esforçar-se para saber e cumprir o que ele espera deles. 

Colossenses 1:10 menciona que devemos andar de uma maneira digna de Jeová para agradá-Lo plenamente. Isto envolve viver de um modo que reflita nosso amor e respeito por Jeová, evitando qualquer comportamento que possa ofendê-lo. Portanto, comportar-se como convidado de Jeová envolve esforçar-se para agradá-lo, manter profundo respeito pela sua autoridade e viver de acordo com os seus ensinamentos.

ELE TRATOU A TODOS IGUALMENTE NO DESERTO

10, 11. Que exemplo temos de Jeová tratando todos os seus servos com justiça?

O exemplo de como Jeová tratou os israelitas no ermo demonstra sua imparcialidade para com todos os seus servos. Depois de libertar seu povo da escravidão no Egito, Jeová designou sacerdotes e levitas para servir no tabernáculo e realizar tarefas sagradas. Apesar destas responsabilidades especiais, Jeová não mostrou favoritismo para com eles, nem lhes prestou cuidados melhores do que os demais israelitas.

Romanos 2:11, sublinha este ponto ao afirmar que Deus não mostra favoritismo, este exemplo nos ensina que na tenda de Jeová todos os seus servos são tratados com justiça e imparcialidade.

12. Como Jeová tratou os israelitas de maneira justa no deserto? (Êxodo 40:38; veja também imagens).

Jeová tratou os israelitas de maneira justa no deserto, garantindo que todos tivessem oportunidades iguais de serem seus amigos, independentemente da sua posição no acampamento ou da sua nomeação. Como sinal de sua imparcialidade, Jeová fez com que toda a nação visse a coluna de nuvem e a coluna de fogo que apareceram sobre o tabernáculo. Desta forma, quando a nuvem milagrosa começou a se mover, todos os israelitas, mesmo aqueles que estavam acampados mais longe do Tabernáculo, puderam vê-la e segui-la.

Além disso, Jeová estabeleceu que um sinal claro fosse dado pelo som de duas trombetas, o que permitiria que todos soubessem quando agir. Portanto, morar perto do Tabernáculo não significava ter privilégio, principalmente na amizade com Jeová.

ILUSTRAÇÃO

Vista aérea do acampamento israelita no deserto. O tabernáculo fica no centro do acampamento. A coluna de nuvem é vista acima do tabernáculo. Vistas ampliadas: 1. Um sacerdote derrama água na pia de cobre que está diante do tabernáculo e da coluna de nuvem. Uma seta sai da visualização ampliada e indica onde está o tabernáculo. 2. Uma família que está do lado de fora de sua tenda ou barraca olha para a coluna de nuvens ao longe. Uma seta aparece na visualização ampliada, indicando que a barraca da família fica no canto do acampamento. O fato de o tabernáculo estar no meio do acampamento demonstrava a imparcialidade de Jeová. (Ver parágrafo 12).

JEOVÁ DEMONSTRA SUA IMPARCIALIDADE HOJE

13. Como Jeová demonstra hoje imparcialidade?

Jeová demonstra hoje sua imparcialidade por dar amor, aceitação e cuidado pessoal a todos os seus servos, independentemente de sua localização ou função na organização. Alguns irmãos moram perto da sede mundial ou de uma filial, alguns servem nessas instalações participando de atividades organizacionais e conhecendo pessoalmente os irmãos que dirigem a obra, outros servem como superintendentes de circuito ou em outras facetas do serviço especial. 

Contudo, a maioria das Testemunhas de Jeová não tem estas oportunidades, apesar disso Jeová garante a todos os seus servos que os ama e os aceita como convidados na sua loja simbólica.

14. Qual é outra maneira de Jeová demonstrar que é um anfitrião imparcial?

Jeová demonstra a sua imparcialidade ao garantir que a Bíblia seja acessível a pessoas de todo o mundo, independentemente das línguas que falem, embora as Escrituras Sagradas tenham sido originalmente escritas em hebraico, aramaico e grego. Jeová não favorece aqueles que conseguem ler a Bíblia nessas línguas originais.

15. Cite mais uma prova da imparcialidade de Jeová (veja também as gravuras).

Outra prova da imparcialidade de Jeová é que sua aprovação não depende de formação acadêmica ou conhecimento de línguas bíblicas. Jeová oferece sua sabedoria a todas as pessoas, independentemente do seu nível educacional. A Bíblia foi traduzida para milhares de idiomas, o que permite que pessoas ao redor do mundo. tirar proveito de seus ensinamentos e aprender a ser amigos de Jeová 

2 Timóteo 3:16 e 17 nos lembra que as escrituras são destinadas a todos e têm como objetivo treinar e orientar qualquer pessoa que as leia, independentemente de sua formação educacional.

Como lemos em Mateus 11:25, a compreensão e o relacionamento com Deus não dependem de conhecimentos acadêmicos ou linguísticos, mas da humildade e da disposição do coração. Jeová garante que sua mensagem esteja disponível em muitos idiomas, permitindo que pessoas de diversas culturas e origens tenham acesso à sua palavra.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Um homem usa um tablet para visualizar a Bíblia em linguagem de sinais. 2. Uma mulher idosa que vive numa zona rural lê a Bíblia impressa na sua língua. A Bíblia está traduzida em milhares de idiomas, demonstrando a imparcialidade de Jeová. (Ver parágrafo 15).

CONTINUEMOS A SER HÓSPEDES DE JEOVÁ

16. Quem Jeová aceita na sua tenda? (Atos 10:34, 35).

O texto que acabamos de ler enfatiza que Jeová não faz distinção entre as pessoas e que sua aceitação se baseia na justiça e no temor reverente dele, essa imparcialidade garante que todos os que buscam viver de acordo com seus princípios e padrões possam desfrutar da honra de serem convidados em sua tenda simbólica, recebendo assim sua orientação, proteção e amor.

17. O que veremos no próximo artigo?

O artigo a seguir abordará os requisitos que precisamos cumprir para continuarmos sendo hóspedes de Jeová. 

Salmo 15:1 em que Davi pergunta: Ó Senhor, quem pode ser um hóspede em sua tenda, quem pode residir em seu Monte Santo. Será o ponto de partida inspirado por Jeová. David fornece respostas a estas perguntas indicando que existem certos comportamentos e atitudes que são necessários para manter a nossa posição como convidados na tenda de Jeová.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como sabemos que Jeová realmente quer ser nosso amigo?

Porque ele fez um pacto de paz e prometeu unir seus servos fiéis como um só rebanho na sua tenda simbólica.

Como Jeová espera que as pessoas que ele convidou para sua tenda se comportem?

Jeová espera que as pessoas que ele convidou para sua tenda respeitem suas regras e se esforcem para agradá-lo de todas as maneiras. Isto inclui comportar-se com profundo respeito e caminhar modestamente ao lado dele.

Que benefícios obtemos com a imparcialidade de Jeová?

Graças à imparcialidade de Jeová, todos os seus servos recebem nutrição, orientação e proteção espirituais, independentemente da sua origem, educação ou posição. Além disso, a tradução da Bíblia para milhares de idiomas permite que pessoas de todo o mundo aprendam e se beneficiem dos ensinamentos divinos.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário