Estudo de A Sentinela, Semana de 26 de agosto a 1º de setembro de 2024, Lembremo-nos de que Jeová é “o Deus vivo”, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 26 de agosto a 1º de setembro de 2024, Lembremo-nos de que Jeová é “o Deus vivo”, respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: resposta adicional

Azul Claro: Pontos Adicionais

Lembremo-nos de que Jeová é “o Deus vivo”

“Jeová vive!” (Sl 18:46).

1. O que pode nos ajudar a continuar servindo a Jeová apesar de tantos problemas?

 A BÍBLIA diz que os tempos em que vivemos são “críticos e difíceis de suportar” (2 Timóteo 3:1). Neste sistema todos têm problemas, mas os servos de Deus também têm de lidar com oposição e perseguição. O que pode nos ajudar a continuar a adorar a Jeová apesar de tudo? Uma das coisas principais é lembrar que Jeová é “o Deus vivo” (Jeremias 10:10; 2 Timóteo 1:12).

2. Como Jeová demonstra que ele é o Deus vivo?

2 Jeová é uma pessoa real que nos apoia durante as dificuldades e procura oportunidades para nos ajudar (2 Crô. 16:9; Sal. 23:4). Vê-Lo como o Deus vivo nos dará forças para suportar qualquer problema. Vejamos como foi isso no caso do Rei Davi.

3. O que Davi quis dizer quando exclamou: “O Senhor vive!”?

3 Davi conhecia a Jeová e confiava nele. Ele pediu sua ajuda quando o rei Saul e outros o perseguiam (Sl 18:6). Vendo que Jeová respondeu à sua oração e o resgatou, Davi exclamou: “Jeová vive!” (Salmo 18:46). Com essas palavras, ele não estava simplesmente dizendo que Deus existe. Uma obra de referência declara que ele expressava sua confiança em Jeová “como um Deus vivo que ajuda seu povo vez após vez”. Davi viu a mão de Jeová em sua vida, e isso o convenceu ainda mais de que Jeová está vivo e lhe deu forças para continuar servindo-O e louvando-O (Sal. 18:28, 29, 49).

4. Quais são os benefícios de ver Jeová como o Deus vivo?

4 Estarmos convencidos de que Jeová é o Deus vivo nos ajudará a servi-lo com entusiasmo . Isso nos dará força para suportar qualquer problema e nos motivará a trabalhar duro para isso. Além disso, fortalecerá a nossa determinação de permanecer perto dele.

O DEUS VIVO TE DÁ FORÇA

5. O que nos ajuda a enfrentar as dificuldades com confiança? (Filipenses 4:13).

5 Podemos suportar qualquer dificuldade, por maior que seja, se nos lembrarmos de que Jeová está vivo e está presente para nos apoiar. No final, nenhum problema é grande demais para ele. Ele é o Todo-Poderoso e pode nos dar forças para suportar qualquer coisa (leia Filipenses 4:13). Portanto, temos todos os motivos para enfrentar os testes com confiança. Ver que Jeová nos ajuda com os menores problemas nos convence de que ele também nos ajudará com os maiores.

6. Que experiências fortaleceram a confiança do jovem David em Jeová?

6 Vejamos duas coisas que Davi passou que o ajudaram a confiar mais em Jeová. Quando ele era um jovem pastor , um leão veio e pegou uma ovelha do rebanho de seu pai, e outra vez um urso veio e fez o mesmo. Em ambos os casos, David perseguiu-os corajosamente e salvou as ovelhas. Ele sabia que Jeová lhe havia dado forças para fazer isso e por isso não tentou levar o crédito (1 Sam. 17:34-37). David nunca esqueceu essas experiências. Ele meditou sobre eles e assim ficou ainda mais convencido de que o Deus vivo o fortaleceria no futuro.

7. Em que foco Davi se concentrou e por que isso o ajudou a lutar contra Golias?

7 Mais tarde, provavelmente quando Davi ainda era adolescente, ele foi visitar o acampamento do exército israelita. Ele viu que os soldados estavam aterrorizados porque um gigante filisteu chamado Golias dizia: “Hoje eu desafio o exército de Israel!” (1 Sam. 17:10, 11). Os soldados ficaram com medo porque se concentraram no tamanho de Golias e no que ele estava dizendo a eles (1Sm 17:24, 25). No entanto, David viu o quadro geral. Ele tomou as palavras de Golias como um desafio contra o “exército do Deus vivo”, e não apenas contra o exército de Israel (1 Sam. 17:26). Ele pensava acima de tudo em Jeová. Ele confiava que o Deus que o ajudou com as ovelhas também o ajudaria nesta situação. Com o apoio de Jeová, ele enfrentou Golias e, como sabemos, derrotou o filisteu! (1 Sam. 17:45-51).

8. O que nos ajudará a fortalecer a nossa confiança em Jeová em tempos difíceis? (Veja também a imagem).

8 Tal como David, podemos enfrentar provações se nos lembrarmos de que o Deus vivo está pronto para nos ajudar (Sl 118:6). Podemos reforçar essa confiança meditando no que ele fez no passado. Por exemplo, leia histórias bíblicas que lhe lembrem como Jeová salvou seus servos. — Isa. Além disso, analise as informações publicadas no site jw.org que demonstram como Jeová tem apoiado os irmãos nos tempos modernos. E lembre-se de ocasiões em que você viu a mão de Jeová em sua própria vida. Não se preocupe se uma experiência tão espetacular como derrotar um urso ou um leão não lhe vier à mente. A questão é que Jeová fez muitas coisas por você na sua vida. Por exemplo, ele o convidou para ser seu amigo (João 6:44). E é graças à ajuda deles que vocês continuam na verdade. Por que não pedir a Ele que o ajude a lembrar-se de momentos em que Ele respondeu às suas orações, lhe deu apoio quando você mais precisava ou o apoiou em situações difíceis? Meditar no que Jeová fez por você o convencerá ainda mais de que ele continuará a apoiá-lo.

9. Como devemos encarar os problemas? (Provérbios 27:11).

9 Saber que Jeová é o Deus vivo nos ajudará a ver os problemas da perspectiva correta. Fazem parte de uma questão muito maior entre Jeová e Satanás. O Diabo afirma que quando as coisas piorarem, abandonaremos a Jeová. — Jó 1:10, 11; leia Provérbios 27:11. Portanto, se permanecermos fiéis, provaremos que amamos a Jeová e que Satanás é mentiroso. Você está enfrentando oposição do governo, problemas financeiros, pregando apatia ou alguma outra adversidade? Se sim, lembre-se: o que você está passando lhe dá a oportunidade de deixar Jeová feliz. Não se esqueça de que ele não permitirá que a provação vá além do que você pode suportar (1Co 10:13). Isso lhe dará força para suportar.

ILUSTRAÇÃO

Numa cela, dois irmãos conversam sentados na cama. Na parede atrás deles há letras e um desenho. Nossa maneira de enfrentar os problemas faz parte de uma questão muito maior. (Ver parágrafos 8 e 9).

O DEUS VIVO O RECOMPENSARÁ

10. O que o Deus vivo fará por aqueles que o adoram?

10 Jeová recompensa aqueles que o adoram (Heb. 11:6). Agora nos dá paz e alegria e, no futuro, vida eterna. Temos plena certeza de que ele quer nos recompensar e que tem o poder para fazê-lo. Essa convicção nos motiva a trabalhar arduamente para Ele, assim como fizeram os fiéis servos de Deus do passado. Vejamos o caso de Timóteo (Hb 6:10-12).

11. O que motivou Timóteo a trabalhar arduamente na congregação? (1 Timóteo 4:10).

11 (Leia 1 Timóteo 4:10). Timóteo colocou sua esperança no Deus vivo. Ele tinha certeza absoluta de que isso o recompensaria. Foi por isso que ele trabalhou arduamente para Jeová e para outros. O que ele fez? O apóstolo Paulo incentivou-o a ser melhor instrutor e orador, e a dar um bom exemplo aos irmãos, jovens e idosos. Ele recebeu tarefas difíceis, como dar conselhos firmes, mas amorosos, àqueles que precisavam (1 Timóteo 4:11-16; 2 Timóteo 4:1-5). Timóteo podia ter certeza de que, mesmo quando seu trabalho passasse despercebido ou desvalorizado, Jeová o recompensaria. — Rom 2:6, 7.

12. O que pode motivar os idosos a trabalhar arduamente? (Veja também a imagem).

12 Assim como Timóteo, os anciãos podem ter a certeza de que Jeová vê e valoriza o seu bom trabalho. Além de pastorear a congregação, ensinar e pregar, muitos anciãos também apoiam projetos de construção e realizam trabalhos humanitários. Outros atuam em grupos de visita de pacientes ou em comitês de ligação com hospitais. Os anciãos sabem que a congregação pertence a Jeová e não a qualquer ser humano. É por isso que realizam suas tarefas com toda a alma e têm plena certeza de que Deus os recompensará (Colossenses 3:23, 24).

13. Como Jeová se sente ao ver nossos esforços de servi-lo?

13 Nem todos podemos ser anciãos, mas todos podemos dar algo a Jeová. Ele valoriza nossos esforços para dar a ele o nosso melhor. Por exemplo, ele aprecia as contribuições que você faz ao trabalho mundial, mesmo que sejam pequenas. Ele olha para você com um sorriso ao ver você lutando para levantar a mão para comentar, apesar da sua timidez. E ele fica muito feliz quando decide perdoar alguém que o ofendeu. Mesmo que você ache que não pode fazer por Jeová tanto quanto gostaria, lembre-se de que ele valoriza o que você pode fazer. Ele ama você e irá recompensá-lo por isso (Lucas 21:1-4).

ILUSTRAÇÃO

À noite, dois anciãos fazem uma visita de pastoreio a uma irmã por meio de videochamada. Um dos anciãos está lendo um texto bíblico. Na parede à sua frente há um capacete, um colete de alta visibilidade e um calendário com muitas coisas anotadas. O Deus vivo irá recompensá-lo pelo seu trabalho árduo na congregação. (Ver parágrafos 12 e 13).

FIQUEMOS PERTO DO DEUS VIVO

14. Por que dizemos que permanecer achegados a Jeová nos ajuda a ser fiéis a ele? (Veja também a imagem).

14 Se Jeová for real para nós, será mais fácil sermos fiéis a ele. Este foi o caso de José, que se recusou completamente a cometer um ato imoral. Deus era real para ele e ele não queria desagradá-lo (Gn 39:9). Para que Jeová seja tão real para nós, temos de reservar tempo para orar a ele e estudar a sua Palavra. Dessa forma, nossa amizade com ele crescerá. Se, como José, tivermos uma amizade íntima com Jeová, por nada no mundo desejaríamos fazer algo que O desagrada (Tiago 4:8).

15. O que nos ensina o mau exemplo dos israelitas que estavam no deserto? (Hebreus 3:12).

15 Aqueles que se esquecem de que Jeová é o Deus vivo podem facilmente acabar alienando-o. Pensemos no que aconteceu aos israelitas quando estavam no deserto. Eles sabiam que Jeová existia, mas começaram a duvidar que ele lhes daria o que precisavam. Eles até perguntaram: “Será que Jeová está entre nós ou não?” (Êxodo 17:2, 7). No final, eles se rebelaram contra Deus. Certamente não queremos seguir o seu mau exemplo (leia Hebreus 3:12).

ILUSTRAÇÃO

Um irmão mais novo se afasta de seus colegas de classe, que ficam boquiabertos com alguma coisa ao telefone. Aproximar-se do Deus vivo o ajudará a permanecer fiel. (Ver parágrafos 14 e 15).

16. O que poderia testar a nossa fé?

16 Este mundo torna muito difícil permanecer achegado a Jeová. Muitas pessoas dizem que Deus não existe, e aqueles que não fazem a sua vontade muitas vezes parecem ter sucesso na vida. Tudo isso pode testar nossa fé. É claro que não vamos deixar de acreditar que Deus existe, mas talvez possamos duvidar que ele nos ajude. Algo semelhante aconteceu com o escritor do Salmo 73. Ele viu que aqueles que ignoravam as leis de Deus continuavam a aproveitar a vida como se nada tivesse acontecido. Isso o levou a questionar se valia ou não a pena servir a Jeová (Sal. 73:11-13).

17. O que nos ajudará a permanecer achegados a Jeová?

17 O que ajudou o salmista a corrigir seu conceito? Medite no que aconteceria com aqueles que se esquecessem de Jeová (Sal. 73:18, 19, 27). Além disso, ele pensou nos benefícios de servi-Lo (Sl 73:24). Nós também podemos refletir sobre as inúmeras bênçãos que Jeová nos deu e comparar tudo isso com a vida que teríamos se não o servissemos. Fazer isso nos ajudará a sempre querer ser fiéis a Jeová e dizer o mesmo que o salmista: “No meu caso, chegar-me a Deus é bom para mim” (Sal. 73:28).

18. Por que podemos olhar para o futuro cheios de confiança?

18 Podemos enfrentar qualquer adversidade que surgir durante estes últimos dias, porque somos “escravos de um Deus vivo e verdadeiro” (1 Tes. 1:9). Ele é uma pessoa real que se preocupa conosco e sempre estará ao nosso lado. Ele fez isso com seus servos no passado e continuará fazendo isso hoje. A pior tribulação da história ocorrerá em breve, mas não estaremos sozinhos (Is. 41:10). “Portanto, podemos dizer com confiança: 'Jeová é meu ajudador.' não terei medo” (Hb 13:5, 6).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como a lembrança de que Jeová é o “Deus vivente” fortalece você?

E pode ajudar-nos a continuar a servir e a adorar a Jeová com fé e esperança, apesar de tantos problemas. Isso nos dará força para suportar qualquer problema e nos motivará a trabalhar duro para isso.

O que o ajudará a se convencer de que “o Deus vivo” o recompensará?

Jeová recompensa aqueles que o adoram. Agora pais e alegria, na futura vida eterna. Temos plena certeza de que ele quer nos recompensar e que tem o poder para fazê-lo.

O texto de Hebreus 11:6 mostra que seria uma injustiça da parte de Deus não recompensar os seus servos pela sua fidelidade, evidentemente, tal possibilidade é impensável;

O que o ajudará a permanecer próximo do “Deus vivo”?

Para que Jeová seja tão Real para nós, temos de reservar tempo para orar a ele e estudar a sua palavra. Dessa forma, nossa amizade com ele crescerá. Sim, assim como José, temos uma amizade achegada com Jeová, pois não há nada no mundo que desejaríamos fazer algo que o desagrade.

Aqueles que se esquecem de que Jeová é o Deus vivo podem facilmente acabar se afastando dele.

Cuide do que vemos em nosso tempo livre nas redes sociais. Se vivermos atentos à vida dos outros, poderemos começar a nos orientar pela forma como eles vivem.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário