Estudo de A Sentinela, Semana 19 a 25 de agosto de 2024, Fiquemos para sempre na tenda de Jeová, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 19 a 25 de agosto de 2024, Fiquemos para sempre na tenda de Jeová, respostas sublinhadas.


Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: resposta adicional

Azul Claro: Pontos Adicionais

“Ó Jeová, quem pode ser hóspede na tua tenda?” (Sl 15:1).

1. O que o Salmo 15:1-5 nos ajuda?

NO artigo anterior, aprendemos que os servos dedicados de Jeová podem ser hóspedes na sua tenda simbólica por cultivarem uma amizade íntima com ele. Mas como podemos conseguir um relacionamento tão próximo? O Salmo 15 nos ajuda a encontrar a resposta, pois contém lições muito úteis para nos aproximarmos de Deus (leia Salmos 15:1-5).

2. Em que Davi talvez estivesse pensando quando mencionou a tenda de Jeová?

2 O Salmo 15 começa dizendo: “Ó Senhor, quem poderá hospedar-se na tua tenda? Quem pode residir na sua montanha sagrada?” (Salmo 15:1). Ao mencionar a “tenda” de Jeová, é possível que o salmista Davi estivesse pensando no tabernáculo, que esteve por algum tempo em Gibeão. Davi também menciona o “monte santo” de Deus, talvez referindo-se a Sião em Jerusalém. Ali, vários quilômetros ao sul de Gibeão, Davi preparou uma tenda para abrigar a arca da aliança até que um local mais permanente pudesse ser construído (2Sm 6:17).

3. Por que devemos estar interessados ​​no Salmo 15? (Veja também a imagem).

3 É claro que a maioria dos israelitas nunca conseguiu servir no tabernáculo, muito menos entrar na tenda onde a arca da aliança estava guardada. Mas todos os servos fiéis de Jeová poderiam ser hóspedes na sua tenda simbólica se cultivassem amizade com ele. E é isso que todos nós queremos. O Salmo 15 destaca algumas qualidades que precisamos desenvolver para continuarmos sendo amigos de Jeová.

ILUSTRAÇÃO

Alguns israelitas caminhando por uma estrada e entrando em uma grande tenda ou tenda. Para os israelitas da época de Davi, a ideia de serem hóspedes na tenda de Jeová era uma imagem fácil de entender. (Ver parágrafo 3).

VAMOS ANDAR DE MANEIRA IMPECÁVEL E FAZER O QUE É CERTO

4. Como sabemos que ser batizado não é suficiente para ter a aprovação de Jeová? (Isaías 48:1)

4 No Salmo 15:2, o amigo de Deus é mencionado como “aquele que anda irrepreensível” e “aquele que faz o que é direito”. Os verbos caminhar e fazer implicam neste caso uma ação constante e progressiva. Agora, podemos realmente comportar-nos “de maneira irrepreensível”? Sim, podemos. Embora sejamos todos imperfeitos, Jeová considerará que andamos sem culpa se fizermos o nosso melhor para lhe obedecer. Dedicar-nos a Deus e ser batizado é apenas o começo do caminho. Lembremo-nos de que, nos tempos bíblicos, não bastava ser israelita para ser convidado de Jeová. Alguns invocaram a Deus, embora não o tenham feito “com sinceridade ou justiça” (leia Isaías 48:1). Aqueles que eram realmente sinceros tinham de aprender os padrões de Jeová e segui-los. A mesma coisa acontece hoje: para ter a aprovação de Deus não basta ser batizado e fazer parte da congregação cristã. Devemos continuar fazendo “o que é certo”. E o que isso inclui?

5. O que significa para Jeová andar sem culpa e fazer o que é certo?

5 Do ponto de vista de Jeová, “aquele que anda inculpemente” e “faz o que é direito” não é aquele que simplesmente vai a um local de adoração todas as semanas. — 1 Sam 15:22. Os cristãos devem se esforçar para obedecer a Deus em todos os aspectos de nossas vidas, mesmo quando estamos sozinhos (Pv 3:6; Ecl. 12:13, 14). É importante tentarmos obedecer a Jeová mesmo em coisas que nos possam parecer insignificantes. Ao fazer isso, mostraremos que o amamos e merecemos sua afeição (João 14:23; 1 João 5:3).

6. De acordo com Hebreus 6:10-12, por que não é suficiente termos sido fiéis no passado?

6 Jeová valoriza muito tudo o que fazemos por ele. Mas ter sido fiel no passado não é suficiente para permanecer na tenda de Jeová, conforme destacado em Hebreus 6:10-12 (leia). Embora Jeová não se esqueça de nenhuma das nossas boas ações, ele quer que continuemos a servi-lo de todo o coração “até o fim”. “Se não nos cansarmos”, ele nos recompensará com sua amizade por toda a eternidade (Gálatas 6:9).

VAMOS FALAR A VERDADE NO CORAÇÃO

7. O que significa falar a verdade de coração?

7 O Salmo 15:2 observa que a pessoa que Jeová convida para entrar na sua tenda “fala a verdade no seu coração”. Não se trata apenas de não mentir. Jeová quer que sejamos sinceros e honestos em todas as coisas (Hb 13:18). Isto é importante, “porque Jeová odeia os perversos, mas tem amizade íntima com os que são retos” (Pv 3:32).

8. Que mau comportamento devemos evitar?

8 Aquele que “fala a verdade em seu coração” não finge obedecer às leis de Deus em público e depois desobedecê-las em particular (Is 29:13). Essa forma de agir seria distorcida e queremos evitá-la. Como uma pessoa cai nessa armadilha? Talvez você comece por duvidar da sabedoria de alguns padrões de Jeová. — Tiago 1:5-8. Você pode desobedecê-lo em assuntos que lhe parecem insignificantes. Então, se ele perceber que seu mau comportamento não tem consequências, ele poderá ficar encorajado e fazer coisas piores. Como resultado, a adoração deles se torna pura hipocrisia (Ecl. 8:11). Nós, por outro lado, queremos ser sinceros e honestos em todas as coisas.

9. O que nos ensina o que aconteceu quando Jesus conheceu Natanael? (Veja também a imagem).

9 Ter um coração sincero é muito importante, como vemos no que aconteceu no dia em que Jesus conheceu Natanael. Quando Filipe trouxe seu amigo Natanael para conhecer Jesus, algo surpreendente aconteceu. Embora Jesus nunca tivesse visto Natanael, ele disse: “Eis um israelita em quem não há dolo” (João 1:47). É óbvio que Jesus conhecia a sinceridade dos seus outros discípulos, mas no caso de Natanael ele viu que esta qualidade era extraordinária. Embora Natanael fosse tão imperfeito quanto qualquer um de nós, ele era totalmente autêntico e genuíno. Jesus admirou sua sinceridade e o parabenizou por isso. Seria uma honra se Jesus pudesse dizer o mesmo sobre nós!

ILUSTRAÇÃO

Filipe falando e apontando com a mão para Jesus. Quando Filipe o apresentou, Jesus disse que não havia engano em Natanael. Você poderia dizer o mesmo sobre nós? (Ver parágrafo 9).

10. Por que devemos controlar a língua? (Tiago 1:26).

10 A maioria dos requisitos mencionados no Salmo 15 tem a ver com a forma como tratar os outros. O Salmo 15:3 declara que a pessoa a quem Jeová acolhe na sua tenda “não calunia com a sua língua, não faz mal ao seu próximo e não mancha a reputação dos seus amigos”. Usar mal a língua não só causaria muitos danos aos outros; Também nos impediria de sermos hóspedes de Jeová (leia Tiago 1:26).

11. O que é calúnia e que medidas são tomadas quando o caluniador não se arrepende?

11 O salmista menciona especificamente a calúnia. O que é calúnia? De modo geral, é uma acusação falsa que pode prejudicar a reputação de alguém. Caluniadores impenitentes são removidos da congregação cristã (Jr 17:10).

12, 13. Em que situações podemos manchar involuntariamente a reputação de nossos amigos? (Veja também a imagem).

12 O Salmo 15:3 também nos lembra que o convidado de Jeová “não faz mal ao seu próximo e não mancha a reputação dos seus amigos”. Como poderíamos manchar a reputação de nossos amigos?

13 Podemos involuntariamente difamar alguém dizendo coisas negativas sobre ele. Pensemos nas seguintes situações: 1) uma irmã deixa o serviço de tempo integral, 2) um casal sai de Betel ou 3) é anunciado que um irmão não é mais ancião ou servo ministerial. Deveríamos especular sobre as causas destas mudanças e discutir a nossa opinião com outros? É bem possível que não saibamos todos os detalhes. E lembremo-nos de que o hóspede na tenda de Jeová “não faz nada de errado ao seu próximo e não mancha a reputação dos seus amigos”.

ILUSTRAÇÃO

Dois irmãos conversando durante uma reunião no Salão do Reino. Um deles está carrancudo e aponta para um irmão que está fazendo um discurso na reunião. É fácil fazer comentários negativos sobre os outros e até mesmo beirar a calúnia. (Ver parágrafos 12 e 13).

HONREMOS AQUELES QUE TEMEM A JEOVÁ

14. Como o convidado de Jeová sabe se alguém é “desprezível” e deve ser rejeitado?

14 O Salmo 15:4 diz que o amigo de Jeová “rejeita todo aquele que é desprezível”. Mas como sabemos se alguém é “desprezível”? Por sermos imperfeitos, não podemos confiar em nosso julgamento. Porque? Porque, pelo seu jeito de ser, simplesmente gostamos de algumas pessoas e nos irritamos com outras. Portanto, devemos rejeitar apenas as pessoas que Jeová considera desprezíveis (1 Coríntios 5:11). Estes incluem os que praticam o pecado e não se arrependem, os que desrespeitam a nossa fé e as nossas crenças e os que tentam prejudicar a nossa amizade com Jeová. — Pro.

15. Qual é uma maneira de honrar “os que temem a Jeová”?

15 Por outro lado, o Salmo 15:4 diz-nos que devemos honrar “aqueles que temem ao Senhor”. Por isso procuramos maneiras de mostrar bondade e respeito aos amigos de Deus (Romanos 12:10). Qual é a maneira de fazer isso? O Salmo 15:4 diz que o hóspede na tenda de Jeová “não deixa de cumprir o que promete, mesmo que perca”. Se quebrarmos nossas promessas, poderemos prejudicar outras pessoas (Mateus 5:37). Por exemplo, Jeová espera que seus convidados cumpram o voto matrimonial. Ele também deseja que os pais se esforcem para cumprir as promessas que fazem aos filhos. Visto que amamos a Deus e ao próximo, faremos todo o possível para cumprir a nossa palavra.

16. De que outra forma honramos os amigos de Jeová?

16 Outra forma de honrar os amigos de Deus é ser hospitaleiro e generoso (Romanos 12:13). Quando incluímos nossos irmãos e irmãs em nossos momentos de lazer, nossos laços de amizade com eles e com Jeová são fortalecidos. Além disso, por sermos hospitaleiros, imitamos a Jeová.

VAMOS FICAR LIVRES DO AMOR AO DINHEIRO

17. Por que se fala de dinheiro no Salmo 15?

17 O Salmo 15 prossegue dizendo que o convidado de Jeová “não empresta dinheiro a juros e não aceita suborno para prejudicar inocentes” (Sal. 15:5). Por que se fala de dinheiro neste breve salmo? Porque é fácil perder o equilíbrio e cair no amor ao dinheiro. Se isso acontecesse conosco, poderíamos prejudicar outras pessoas e arruinar nossa amizade com Deus (1 Timóteo 6:10). Nos tempos bíblicos, alguns aproveitavam-se dos seus irmãos pobres, cobrando-lhes juros quando lhes faziam um empréstimo. Houve também juízes que aceitaram subornos para condenar pessoas inocentes. Jeová odeia todas essas práticas (Ezequiel 22:12).

18. Que perguntas devemos fazer a nós mesmos? (Hebreus 13:5).

18 É importante analisarmos a nossa atitude em relação ao dinheiro. Perguntemo-nos: “Estou sempre pensando em dinheiro e no que quero comprar? Se alguém me empresta dinheiro, demoro a devolvê-lo pensando que não precisa dele? Sinto-me importante porque tenho dinheiro? É difícil para mim ser generoso? Considero que todos os irmãos que têm dinheiro são materialistas? “Gosto de ser amigo dos ricos e deixar de lado os pobres?” Temos o grande privilégio de ser hóspedes de Jeová. Não vamos perder isso! Permaneçamos livres do amor ao dinheiro. Se fizermos isso, Jeová nunca nos abandonará (leia Hebreus 13:5).

JEOVÁ AMA SEUS AMIGOS

19. Por que Jeová nos deu os requisitos encontrados no Salmo 15?

19 O Salmo 15 termina com esta promessa: “Nada jamais abalará quem fizer isso” (Salmo 15:5). Dessa forma, o salmista nos diz que Jeová nos deu esses requisitos porque deseja que sejamos felizes. Por isso ele nos ensina como obter sua bênção e proteção (Is. 48:17).

20. Que futuro maravilhoso aguarda os convidados de Jeová?

20 Um futuro maravilhoso aguarda os convidados de Jeová que permanecerem fiéis. Os ungidos serão bem-vindos no céu, onde Jesus preparou “muitos lugares para morar” para eles (João 14:2). Outros cristãos na Terra desfrutarão das bênçãos prometidas em Apocalipse 21:3. Que grande honra ter recebido o lindo convite para sermos amigos de Jeová! Podemos ser convidados em sua loja por toda a eternidade!

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que significa andar sem culpa e fazer o que é certo?

Não significa ir ao Salão do Reino toda semana. Significa esforçar-nos para obedecer a Deus em todos os aspectos de nossas vidas, mesmo quando estamos sozinhos. Por esse motivo, é importante tentarmos obedecer a Jeová mesmo em coisas que nos possam parecer insignificantes, até mesmo em coisas pessoais, como consumo de álcool, músicas e vídeos.

O que devemos fazer e o que devemos evitar para honrar “os que temem a Jeová”?

Jeová espera que seus convidados cumpram o voto matrimonial. Ele também deseja que os pais se esforcem para cumprir as promessas que fazem aos filhos. Visto que amamos a Deus e ao próximo, faremos todo o possível para cumprir a nossa palavra.

Outra forma de honrar os amigos de Deus é ser hospitaleiro e generoso. Quando incluímos nossos irmãos e irmãs em nossos momentos de lazer, nossos laços de amizade com eles e com Jeová são fortalecidos. Além disso, por sermos hospitaleiros, imitamos a Jeová.

Por que é importante ter uma atitude equilibrada em relação ao dinheiro?

Porque é fácil perder o equilíbrio e cair no amor ao dinheiro. Se isso acontecesse conosco, poderíamos prejudicar outras pessoas e arruinar nossa amizade com Deus. Nos tempos bíblicos, alguns aproveitavam-se dos seus irmãos pobres, comprando-lhes juros quando lhes faziam um empréstimo. Houve também juízes que aceitaram subornos para condenar pessoas inocentes. Jeová odeia todas essas práticas.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário