Estudo de A Sentinela, Semana 12 a 18 de agosto de 2024, A Grande Honra de Ser Convidado de Jeová, Respostas Sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 12 a 18 de agosto de 2024, A Grande Honra de Ser Convidado de Jeová, Respostas Sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: resposta adicional

Azul Claro: Pontos Adicionais

“Minha tenda estará com eles; Eu serei o seu Deus” (EZEQ. 37:27).

1, 2. Que oportunidade Jeová nos oferece?

SE lhe perguntassem o que Jeová significa para você, você poderia responder: “ Jeová é meu amigo, meu Pai e meu Deus.” Ou talvez use outros títulos ou descrições. Mas você diria que é seu anfitrião?

2 O Rei Davi comparou a amizade de Jeová com seus servos fiéis ao relacionamento que um anfitrião tem com seus convidados. Ele perguntou: “Ó Jeová, quem pode ser hóspede na tua tenda? Quem pode residir na sua montanha sagrada?” (Salmo 15:1). Estas palavras inspiradas ensinam-nos que podemos ser hóspedes de Jeová, isto é, seus amigos. Que oportunidade maravilhosa!

JEOVÁ QUER QUE SEJAMOS SEUS CONVIDADOS

3. Quem foi o primeiro convidado de Jeová, e como eles se sentiam um pelo outro?

3 Jeová estava sozinho até fazer a sua primeira criação. Portanto, o primeiro hóspede que ele recebeu na sua tenda simbólica foi seu Filho primogênito. E como ficou feliz em se tornar anfitrião! A Bíblia indica que a “maior alegria” de Jeová era o seu Filho e que o seu primeiro convidado sempre “se sentia feliz diante dele” (Pro. 8:30).

4. Quem Jeová convidou para sua tenda?

4 Mais tarde, Jeová criou outros espíritos — anjos — e também os convidou para sua tenda simbólica. A Bíblia os chama de “filhos de Deus” e diz que eles se sentiam muito felizes ao lado de Jeová (Jó 38:7; Dan. 7:10). Durante séculos, Jeová só pôde ser amigo daqueles que viviam com ele no mundo espiritual, isto é, no céu. Mais tarde, porém , ele criou os seres humanos e convidou alguns deles para sua tenda. Entre os servos fiéis que tiveram esta honra estavam Enoque, Noé, Abraão e Jó. Diz-se que cada um deles foi amigo de Deus ou “andou com o verdadeiro Deus” (Gn 5:24; 6:9; Jó 29:4; Is 41:8).

5. O que a profecia de Ezequiel 37:26, 27 nos ensina?

5 Ao longo dos séculos, Jeová continuou a convidar seus amigos para serem seus hóspedes. Tomemos por exemplo a profecia de Ezequiel 37:26, 27 (leia). Esta profecia nos ensina que Deus realmente deseja que seus servos fiéis desfrutem de sua amizade. Jeová prometeu fazer “um pacto de paz com eles”. Estas palavras seriam cumpridas quando aqueles que esperam viver no céu e aqueles que esperam viver na Terra se unissem como “um só rebanho” dentro da sua tenda simbólica (João 10:16). Essa profecia está sendo cumprida hoje.

ONDE ESTAMOS, JEOVÁ CUIDA DE NÓS

6. Quando entramos na tenda de Jeová e onde fica essa tenda?

6 Nos tempos bíblicos, uma tenda feita de pano oferecia descanso e proteção contra as intempéries. E, quando um hóspede entrava numa loja, podia ter certeza de que seria tratado com hospitalidade. Bem, entramos na “tenda” de Jeová quando dedicamos nossas vidas a Ele (Sal. 61:4). Ali usufruímos abundante alimento espiritual e a companhia de outros convidados de Jeová. Mas onde fica essa loja simbólica? Não está em um só lugar; É onde quer que haja servos obedientes de Jeová. Isto foi confirmado por todos os que viajaram para o exterior, talvez para participar de uma assembléia especial, e conheceram outras pessoas que estão na tenda de Deus (Ap 21:3).

7. Por que podemos dizer que os servos de Jeová que morreram fiéis ainda são hóspedes na sua tenda? (Veja também a imagem).

7 E o que dizer dos servos de Jeová que morreram fiéis? Eles ainda são convidados em sua loja? Sim. Por que chegamos a essa conclusão? Porque a Bíblia mostra que estão vivos na memória de Jeová. Jesus explicou: “Que os mortos são ressuscitados, até mesmo Moisés revelou isso na história da sarça, quando chamou a Jeová de 'o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó'. Ele não é Deus dos mortos, mas dos vivos, porque para ele todos estão vivos” (Lucas 20:37, 38).

ILUSTRAÇÃO

Uma irmã mais velha olha as fotos de um álbum com um grande sorriso. Podemos dizer que os servos de Jeová que morreram ainda estão na sua tenda. (Ver parágrafo 7).

BENEFÍCIOS E RESPONSABILIDADES

8. Que benefícios recebemos por estarmos na tenda de Jeová?

8 Assim como uma tenda literal protege contra o mau tempo e proporciona descanso, a tenda de Jeová protege-nos contra danos espirituais e dá-nos esperança. Quando permanecemos achegados a Jeová, Satanás não pode nos causar nenhum dano que não tenha remédio (Sal. 31:23; 1 João 3:8). E no novo mundo, Jeová continuará a proteger os seus amigos fiéis de todos os danos espirituais e, além disso, da morte (Ap. 21:4).

9. Como devem comportar-se os convidados de Jeová?

9 Que grande honra Jeová nos permitir estar na sua tenda por nos permitir usufruir para sempre a sua amizade! Mas como devemos nos comportar se quisermos continuar sendo seus hóspedes? Se alguém nos convidasse para ir à sua casa, gostaríamos de saber o que espera que façamos. Por exemplo, você pode querer que tiremos os sapatos antes de entrar, e teremos prazer em fazê-lo. Da mesma forma, nós, como convidados de Jeová, queremos saber o que ele espera que façamos para permanecer na sua tenda. Nós O amamos tanto que fazemos o nosso melhor para agradá-Lo em tudo (Colossenses 1:10). É verdade que Jeová é nosso amigo, mas ele também é nosso Deus e nosso Pai e, portanto, merece profundo respeito (Sl 25:14). Por esta razão, nunca devemos esquecer quem ele é. O temor de Jeová nos ajudará a evitar qualquer comportamento que possa ofendê-lo e a andar “com modéstia” com nosso Deus (Miquéias 6:8).

ELE TRATOU A TODOS IGUALMENTE NO DESERTO

10, 11. Que exemplo temos de Jeová tratando todos os seus servos com justiça?

10 Jeová sempre foi imparcial com todos os seus convidados (Romanos 2:11). Tomemos por exemplo a forma como ele tratou os israelitas que estavam acampados no deserto do Sinai.

11 Depois de libertar o seu povo da escravidão no Egito, Jeová designou sacerdotes para servir no tabernáculo. Ele também comissionou os levitas para realizar outras tarefas relacionadas com aquela tenda sagrada. Aqueles que serviam no tabernáculo ou moravam nas proximidades eram mais bem cuidados? Não, Jeová cuidava de todos igualmente.

12. Como Jeová tratou os israelitas de maneira justa no deserto? (Êxodo 40:38; veja também imagens).

12 No acampamento, todos tiveram a mesma oportunidade de ser amigos de Jeová; Não importava o compromisso que tinham ou quão perto estavam do tabernáculo. Por exemplo, Jeová certificou-se de que toda a nação pudesse ver a coluna de nuvem e a coluna de fogo que apareceram sobre o tabernáculo (Leia Êxodo 40:38). Assim, quando a nuvem milagrosa começou a se mover em uma nova direção, todos — mesmo aqueles acampados mais longe do tabernáculo — puderam vê-la, reunir seus pertences, desmontar suas tendas e morar com o resto da nação (Números 9). :15). Da mesma forma, todos puderam ouvir o anúncio da partida, pois um sinal claro foi dado pelo toque bem alto de duas trombetas de prata (Nm 10:2). É claro que viver muito perto do tabernáculo não significava ser melhor amigo de Jeová. Antes, todos os membros da nação recém-formada de Jeová poderiam ser seus convidados e usufruir sua orientação e proteção. Hoje é a mesma coisa: onde quer que vivamos, Jeová nos ama, cuida de nós e nos protege.

ILUSTRAÇÃO

Vista aérea do acampamento israelita no deserto. O tabernáculo fica no centro do acampamento. A coluna de nuvem é vista acima do tabernáculo. Vistas ampliadas: 1. Um sacerdote derrama água na pia de cobre que está diante do tabernáculo e da coluna de nuvem. Uma seta sai da visualização ampliada e indica onde está o tabernáculo. 2. Uma família que está do lado de fora de sua tenda ou barraca olha para a coluna de nuvens ao longe. Uma seta aparece na visualização ampliada, indicando que a barraca da família fica no canto do acampamento. O fato de o tabernáculo estar no meio do acampamento demonstrava a imparcialidade de Jeová. (Ver parágrafo 12).

JEOVÁ DEMONSTRA SUA IMPARCIALIDADE HOJE

13. Como Jeová demonstra hoje imparcialidade?

13 Alguns cristãos moram perto da sede mundial das Testemunhas de Jeová ou de uma filial. E outros realmente servem nessas instalações. Isto lhes permite colaborar em muitas das atividades ali realizadas e interagir pessoalmente com os irmãos que dirigem o trabalho. Além disso, alguns são superintendentes de circuito ou participam em outros aspectos do serviço especial de tempo integral. Mas a grande maioria não desfruta destas bênçãos. Se este for você, tenha certeza de que Jeová o ama, o aceita como hóspede e cuida de você pessoalmente. — 1 Ped. 5:7. É isso mesmo: Deus lhe dará, como a todos os seus servos, o alimento espiritual, a direção e a proteção que você precisa.

14. Qual é outra maneira de Jeová demonstrar que é um anfitrião imparcial?

14 Outra maneira de Jeová demonstrar que é um anfitrião imparcial é por garantir que a Bíblia seja acessível a pessoas em todo o mundo. As Sagradas Escrituras foram escritas em três idiomas: hebraico, aramaico e grego. Será que aqueles que conseguem ler a Palavra de Deus em suas línguas originais têm um relacionamento mais próximo com Ele? Não, de jeito nenhum (Mateus 11:25).

15. Cite mais uma prova da imparcialidade de Jeová (veja também as gravuras).

 15 A aprovação de Jeová não depende da nossa formação acadêmica ou do nosso conhecimento das línguas bíblicas. Jeová não oferece a sua sabedoria apenas a pessoas altamente instruídas; É oferecido a todos, independentemente da escolaridade. Sua Palavra inspirada, a Bíblia, foi traduzida em milhares de idiomas. É por isso que pessoas de todos os países podem beneficiar-se dos seus ensinamentos e aprender a ser amigos de Deus (2 Timóteo 3:16, 17).

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Um homem usa um tablet para visualizar a Bíblia em linguagem de sinais. 2. Uma mulher idosa que vive numa zona rural lê a Bíblia impressa na sua língua. A Bíblia está traduzida em milhares de idiomas, demonstrando a imparcialidade de Jeová. (Ver parágrafo 15).

CONTINUEMOS A SER HÓSPEDES DE JEOVÁ

16. Quem Jeová aceita na sua tenda? (Atos 10:34, 35).

16 Estar na tenda de Jeová é uma grande honra. A gentileza, o carinho e a hospitalidade do nosso anfitrião são incomparáveis. Ele nos recebe a todos com imparcialidade, independentemente de origem, nacionalidade, cultura, educação, raça, idade ou sexo. Tudo o que ele pede aos seus convidados é que respeitem as suas regras (leia Atos 10:34, 35).

17. O que veremos no próximo artigo?

17 No Salmo 15:1, David fez estas perguntas: “Ó Senhor, quem poderá hospedar-se na tua tenda? Quem pode residir na sua montanha sagrada?” E então, inspirado por Jeová, ele mesmo deu as respostas. No artigo a seguir veremos alguns requisitos que devemos cumprir para continuarmos sendo hóspedes de Jeová.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como sabemos que Jeová realmente quer ser nosso amigo?

A profecia de Ezequiel 37:26,27 nos ensina que Deus deseja muito que seus servos fiéis desfrutem de sua amizade. Jeová prometeu fazer um pacto de paz com eles. Estas palavras se cumpririam quando aqueles que esperam viver no céu e aqueles que esperam viver na terra estivessem unidos como um só rebanho, dentro da sua tenda simbólica. Essa profecia está sendo cumprida hoje.

Como Jeová espera que as pessoas que ele convidou para sua tenda se comportem?

Como convidados de Jeová, queremos saber o que ele espera que façamos para permanecer na sua tenda. Nós o amamos tanto que tentamos ao máximo agradá-lo em tudo. É verdade que Jeová é nosso amigo, mas também é nosso Deus e nosso pai, por isso merece profundo respeito. Portanto, nunca devemos esquecer quem ele é. O temor de Jeová nos ajudará a evitar qualquer comportamento que possa ofendê-lo e a andar modestamente com nosso Deus.

Que benefícios obtemos com a imparcialidade de Jeová?

Jeová enviou seu filho amado como resgate para o mundo inteiro e para aqueles que estão dispostos a aceitar o resgate.

Deus ouve as orações de seus servos onde quer que estejam, ele não nos pede para viajarmos até Betel ou a sede mundial para ouvir nossas orações, ou nos conectarmos virtualmente à distância, podemos até aprender com ele e seus mandamentos onde quer que estejamos. Deus deu aos seus servos nutrição espiritual, orientação e proteção.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJCOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário