Estudo de A Sentinela, Lembremo-nos de que Jeová é “o Deus vivo”, Semana de 26 de agosto a 1º de setembro de 2024, Comentários e Respostas.

Estudo de A Sentinela, Lembremo-nos de que Jeová é “o Deus vivo”, 26 de agosto a 1º de setembro de 2024, Comentários e respostas.

Lembremo-nos de que Jeová é “o Deus vivo”

“Jeová vive!” (Sl 18:46).

1. O que pode nos ajudar a continuar servindo a Jeová apesar de tantos problemas?

Pode nos ajudar a servir adorando a Jeová apesar de tudo, uma das coisas principais é lembrar que Jeová é o Deus vivo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

2 Timóteo 3:1 deixa bem claro para nós que vivemos nos últimos dias que são críticos e difíceis de suportar. Portanto há muitos problemas que nos cercam, neste sistema é por isso que devemos lembrar que Jeová é o Deus vivo, entender isso e ter isso em mente é vital para ter a força e a confiança necessárias para enfrentar oposição e perseguição.

Porque todos nós temos muitos problemas, todos, mas também temos que lidar com a perseguição da oposição e outras desvantagens que viver neste sistema nos apresenta.

Na verdade, aqui também temos o apoio de Jeremias 10:10 onde ele reconhece que Jeová é o Deus verdadeiro que é o Deus vivo e que é eterno.

2. Como Jeová demonstra que ele é o Deus vivo?

Ele faz isso nos momentos de dificuldades, nos dando seu apoio e sempre buscando oportunidades para nos ajudar quando tanto precisamos. E é lindo o texto de 2 Crônicas capítulo 16 versículo 9, onde indica que Jeová está vigilante para mostrar sua força em favor daqueles que o servem de coração pleno, ou seja, ele está sempre zelando por nós.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No Salmo 23:4 diz que com a sua vara e com o seu cajado ele nos dá segurança, ou seja, ele nos dá a vara para que continuemos no caminho certo e o cajado para que se tivermos alguma dificuldade nesse caminho nós pode se apoiar nele.

Também a ideia do texto de 2 crônicas 16:9 onde menciona que os olhos de Jeová estão vigiando toda a terra para mostrar sua força em favor daqueles que o servem de pleno coração, isso mostra que ele é um ser vivo Deus, ele também está atento a todos os seus servos para ajudá-los.

E quando sofremos uma dificuldade, ele não espera que peçamos a sua ajuda para nos dar, mas antes, como diz o parágrafo, procura a oportunidade para o fazer.

3. O que Davi quis dizer quando exclamou: “O Senhor vive!”?

No Salmo 18:6 ele clamou por ajuda de Jeová e depois em 18:46 quando ele disse que Jeová vive é em resposta a Jeová respondendo à sua oração e é por isso que ele disse isso.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quando David exclamou que Jeová vive, ele não estava simplesmente a dizer que Deus existe, ele estava a expressar confiança em Jeová como um Deus vivo que ajuda o seu povo repetidamente. David viu a mão de Jeová na sua vida e isso convenceu-o mais de que Jeová Ele. estava vivo e deu-lhe forças para continuar servindo-o e louvando-o.

Estas palavras foram ditas por Davi, após ter sido resgatado em um momento difícil de sua vida, uma obra de referência diz que ele estava expressando sua confiança em Jeová como se fosse um Deus vivo que sempre ajuda seu povo e que Davi viu como Jeová respondeu às suas orações e ajudou-o nos momentos em que ele tanto precisava.

E sabemos muito bem disso porque o rei Davi estava passando por um momento difícil porque Saul queria matá-lo e por isso o estava perseguindo, então ele entendeu que Jeová estava vivo e foi graças a Jeová que ele foi salvo.

Se as palavras do Salmo 18:29 são muito bonitas quando ele expressa com o poder de Deus posso escalar um muro, então ele sabia que acontecesse o que acontecesse ele poderia contar com a ajuda de Jeová ele viu a mão de Jeová em sua vida por isso por que ele tinha tanta confiança nele e é por isso que ele disse que Jeová vive.

Ele mostrou que realmente sentia aquelas palavras de que Jeová existe ou que Jeová está vivo porque tinha plena confiança nele de que, em qualquer situação problemática, Jeová estava lá para ajudá-lo e dar-lhe a força necessária para seguir em frente.

Aqui temos uma obra de referência que afirma que Jeová estava expressando como os deuses estão vivos e ajudou seu povo repetidas vezes. 

4. Quais são os benefícios de ver Jeová como o Deus vivo?

Isso nos dará forças para suportar qualquer problema.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Primeiro, ele nos ajuda a servi-lo com entusiasmo; segundo, reconhecemos que ele nos dará forças para suportar qualquer problema e nos motivará a trabalhar duro por ele, bem como a ter a determinação de permanecer perto dele, o que seria o terceiro ponto.

Isso nos motivará a trabalhar arduamente para Jeová, a servi-lo com entusiasmo, a divulgar as boas novas que temos a outros, e também a reforçar a nossa determinação de permanecer achegados a ele e de ter uma relação achegada com Jeová.

A nuance é que ele se preocupa com seus amigos e não apenas se preocupa com eles, mas também está disposto a ajudá-los e dar-lhes sua ajuda. 

O DEUS VIVO TE DÁ FORÇA

5. O que nos ajuda a enfrentar as dificuldades com confiança? (Filipenses 4:13).

O texto diz que tenho força para tudo graças a quem me dá poder, lembrar dessas palavras nos ajudará a enfrentar as dificuldades com confiança para que Filipenses 4:13 se cumpra. Se tivermos forças precisamos lembrar que Jeová está vivo e que. ele pode nos dar o seu apoio, e isso nos permitirá suportar qualquer dificuldade, por maior que seja. Se nossa confiança for forte, esse pensamento nos ajudará a conhecer as coisas e a compreendê-las.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pensando no que Paulo diz aqui que ele tem força para tudo mas claro que a força não era dele e sim de Jeová, Jeová como ele diz aqui nenhum problema é grande demais para ele nunca poderemos ter uma situação tão complicada a ponto de dizermos que é demais Jeová Ele não pode me ajudar e pode nos ajudar nessas situações. Se já percebemos como as pequenas coisas nos ajudam todos os dias, isso pode nos ajudar a fortalecer nossa confiança de que pode nos ajudar em todos os nossos problemas.

Sim, lembrar que Jeová está vivo, está presente e que está disposto a nos ajudar, porque acontece que isso nos dará muito encorajamento e força ao enfrentarmos qualquer provação.

Além disso, a nossa força é limitada, mas a força de Jeová é infinita. Ele criou o universo com o seu grande poder e pode dar-nos esse poder se encararmos desta forma, porque, como vimos, teremos confiança quando enfrentarmos provações.

O apóstolo Paulo escreveu estas palavras em Filipenses para assegurar aos cristãos que eles receberão poder de Deus para fazer a vontade de Jeová. Deus pode nos dar a força necessária para enfrentar qualquer problema.

E também uma ideia que o parágrafo diz é que nenhum problema para Jeová é grande, então se tivermos em mente que Jeová está vivo e atento a nós, estaremos sempre seguros ao seu lado.

6. Que experiências fortaleceram a confiança do jovem David em Jeová?

Na história de 1 Samuel 17:34 a 37. Davi mencionou ao rei Saul o que havia vivido. Graças ao apoio de Jeová, ele enfrentou um leão e, em outra ocasião, um urso, tudo para defender suas ovelhas. Então Davi tinha certeza de que Jeová lhe havia dado forças para fazer isso, ele nunca reconheceu isso, dizendo que por causa dele, porque ele era um bom pastor, ele conseguiu. Ele sempre atribuiu tudo isso a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Este exemplo de Davi não é muito útil para nós que temos que confiar em Jeová e que ele, mesmo que seja um problema pequeno, estará sempre presente para resolvê-lo.

Dois animais que ninguém consegue derrotar, ele se atreveu a derrotá-lo, tirou a ovelha de um, tirou outra coisa de outro e ele só ficou mais forte e era uma criança, então isso lhe pertenceu a vida toda e nós não Não temos esse poder individual, mas temos a oração para que possamos ir a Jeová porque qualquer coisa que pedimos ou que aconteça conosco.

Estiveram em duas ocasiões bem, então ele teve mais, mas nessas duas ocasiões ele teve que lutar digamos com um urso para resgatar uma ovelha e também com um leão e então não foi atribuído a ele mas ele pensou que era graças a Jeová que Ele lhe deu coragem e força para fazer isso.

Então ele nunca se esqueceu dessas situações e por isso o ajudou a meditar e a se convencer ainda mais de que o Deus vivo o fortaleceria no futuro em qualquer situação que surgisse.

Ele usou essas experiências quando quis enfrentar o gigante Golias. Ele explicou a Saul que teve essas experiências que matou um leão e um urso, mas ele diz que foi Jeová que me libertou das garras do leão e do urso. suportar e também me salvou Ele me livrará das mãos deste filisteu, então exemplos do passado de como Jeová o ajudou o fortaleceram para enfrentar corajosamente Golias algo semelhante conosco, vendo nossa experiência passada como Jeová nos ajudou pode nos dar força. para enfrentar provações futuras.

Bem, eu teria feito exatamente o contrário, teria fugido o mais rápido possível. Que se Jeová lhe deu força para ser capaz de derrubar o urso e o leão, como ele poderia não fazer isso contra Golias, que desafiou seu exército para o exército de Jeová.

7. Em que foco Davi se concentrou e por que isso o ajudou a lutar contra Golias?

Quando este acontecimento surgiu, ao contrário dos soldados israelitas que se assustaram com o tamanho de Golias e com as palavras de ameaças referentes ao exército, como tal David viu-o como um desafio contra o exército, mas do Deus vivo, ele não estava falando sobre seres humanos, mas da reputação de Jeová e de tudo o que isso envolvia.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vemos que, ao contrário dos soldados de Israel que se concentraram em Golias como sendo grande, forte e muito grande, vemos que David se concentrou no quadro completo de que Golias estava a desafiar a Jeová e que ele tinha ao seu lado Jeová que era muito maior do que Golias.

É interessante a história no primeiro de Samuel capítulo 17 versículos 10 e 11 como os soldados israelitas e Saul ficaram apavorados porque simplesmente tinham se concentrado em ver a figura desse gigante, porém Davi se lembrou do que Jeová havia feito com o urso e o leão confiou plenamente em Jeová, que o resgataria e o ajudaria a derrotar esse gigante. 

Então, como amava a reputação de Jeová, ele sabia que tinha que agir e que Jeová iria apoiá-lo mais uma vez, já que ele não estava se concentrando no tamanho deste homem, nem nas suas palavras intimidadoras, mas sim que ele estava ofendendo o deus vivo e como já sabemos pela história de 1 Samuel, Davi derrotou Golias com a ajuda de Jeová.

Se ele não apenas viu o gigante Golias, mas viu a imagem completa, ele viu que eu estava mexendo com o exército, além do fato de que era o exército de Israel, era o exército do deus vivo e então o que ele queria era para eu parar de mexer com ele Jeová, e como já foi dito, como ele já tinha provas de que Jeová o estava ajudando, ele tinha plena confiança de que naquele momento faria o mesmo.

E os soldados de Saul também eram israelitas, o Deus deles também era Jeová e eles sabiam que ele estava vivo mas não o viam como um Deus vivo ao seu lado como um amigo como um pai que cuidava deles e que lhes daria tudo era necessário para superar qualquer dificuldade, mesmo que fosse gigante.

Por isso o importante é poder vivenciar como foi no caso de Davi que Jeová é um Deus que se move como se estivesse vivo, que se move pelo seu povo Quando isso aconteceu com ele com os animais, e é isso. viver, que o fez confiar em tudo que viria pela frente como neste caso.

E o resto dos israelitas, como diz a história de um de Samuel 17 nos versículos 10 e 11, diz que quando ouviram as palavras do filisteu ficaram com muito medo e depois nos versículos 24 e 25 diz que quando o viram eles recuaram aterrorizados, concentraram-se no que viram e ouviram, mas Davi, embora também tenha visto e ouvido a mesma coisa, mas viu mais longe, confiou em Jeová e sabia que assim como o havia ajudado com o urso e o leão, ele também o ajudaria contra Golias se confiasse em Jeová.

8. O que nos ajudará a fortalecer a nossa confiança em Jeová em tempos difíceis? (Veja também a imagem).

Assim como Davi, quando passamos por situações difíceis em nossas vidas, precisamos nos lembrar do que ele fez no passado para salvar seus servos e até a nós mesmos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, devemos meditar no que Jeová fez no passado para demonstrar que ele está atento ao que acontece com os seus servos. Podemos fazer isso revendo os relatos bíblicos dos servos do passado, como fizemos agora com o tema de Davi. mas também irmãos que agora são bons que hoje também podemos ver no jw .org e também o que isso fez conosco em nossas vidas.

No Salmo 11:86 que está no parágrafo 8 diz: O Senhor está ao meu lado não terei medo do que o homem pode fazer comigo. Sem dúvida belas palavras para momentos difíceis de nossas vidas, mas embora seja possível que não tenhamos vivido uma experiência tão espetacular como a de David, recebemos sua ajuda, além de sermos convidados a ser seus amigos, o que nem todos têm.

Por exemplo, em relação às informações da página, comecei a pensar nas comunicações que temos praticamente todas as semanas sobre os nossos irmãos na Rússia onde a organização nos mantém bem informados sobre a sua condição, há entrevistas que fazem com eles e explicam textos bíblicos que eles Eles o ajudaram a suportar Jeová o apoia em momentos difíceis e isso nos fortalece e também nos ajuda a suportar situações difíceis.

Sim, também algo que Jeová fez por nós é o que João 6:44 diz que ele nos convidou para sermos seus amigos, ele nos trouxe à verdade e também é importante que ele esteja nos ajudando a permanecer na verdade para continuar dia a dia com problemas com dificuldades e não devemos esquecer isso.

Temos muitas informações nas Testemunhas de Jeová, por exemplo a seção A Bíblia mudou suas vidas, temos muitas histórias e experiências de nossos irmãos nos tempos modernos que tiveram que enfrentar muitas dificuldades para continuar servindo a Jeová, isso pode nos ajudar também.

Bom, teria um impacto muito poderoso ver que Jeová cuida dos seus amigos e que Jeová é muito poderoso, porque aí é mencionado como Ezequias está passando por um momento muito difícil. Os assírios vão invadi-lo, eles estão lá. com um grande desejo de causar muito dano ao povo, eles zombam de Jeová, estão tentando prejudicá-los moral e fisicamente e, em vez disso, Jeová lhes diz algumas palavras muito claras e diz que eles não vão entrar, eles não vão. vão atirar e não vão construir uma rampa para te atacar, então pensariam então o que vai acontecer, bom Jeová. Numa noite um anjo matou os 185.000 soldados, o que indica que para Jeová não há nada impossível. a pessoa está passando por um momento muito difícil e pensa que para Jeová nada é impossível, isso pode nos dar coragem, pode nos dar coragem e conhecimento de que estamos nas mãos deles e que não conseguiremos passar por uma situação. além do que podemos suportar.

E histórias como essa, assim como a de Davi, também nos ajudam a pensar quando enfrentamos provações que devemos ver o quadro completo, Ezequias também entendeu que não foi um ataque contra ele, mas contra o deus vivo contra Jeová, desta forma veremos o quadro completo e veremos como Jeová está ao nosso lado, não estamos sozinhos.

9. Como devemos encarar os problemas? (Provérbios 27:11).

Se vermos isso da perspectiva correta, entenderemos que as provações são, como indica Provérbios 27:11, um momento para demonstrar a Jeová que amamos e que a acusação de Satanás de dizer que vamos abandoná-lo quando as coisas piorarem. uma grande mentira.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos vê-los da perspectiva correta, como uma oportunidade de mostrar a Jeová que o amamos e que Satanás é um mentiroso, pois afirma que quando tivermos problemas abandonaremos a Jeová, por isso, se permanecermos fiéis, como diz provérbios 27:11, bem , Jeová também. Ele responderá àquele que o desafiar.

Bem, como algo muito maior do que o problema em si, mas antes a questão entre Satanás e Jeová, então, se encararmos o problema de tal forma que nos tornemos fiéis, estaremos demonstrando que amamos a Jeová e que Satanás é um mentiroso.

Para concluir, diga que a provação que estamos enfrentando é uma oportunidade de sermos felizes para Jeová.

Quem não diria que o apóstolo Paulo passou por dificuldades e por isso nos dá o conselho que encontramos aos coríntios de que às vezes as tentações não são algo único que temos, mas que as tentações ou dificuldades são algo comum, sem No entanto, Jeová fornecerá a saída se permanecermos fiéis a ele. 

Mas tendo em conta as questões em jogo, a integridade é importante porque com a nossa integridade Jeová pode responder a Satanás que somos realmente a favor dele. Temos a questão que surgiu no Éden com o seu direito legítimo de ser o soberano universal e depois com. soberania com a questão de que os seres humanos obedecem a Jeová por interesse, assim quando surge um problema temos a oportunidade de mostrar a nossa integridade e a nossa lealdade a Jeová e ele pode responder que Satanás é um mentiroso.

Lembremo-nos de que fazemos parte desta grande questão universal e, claro, como indica 1 Coríntios 10:13, Jeová não permitirá que a provação vá além do que podemos suportar, porque ele nos observa, ele observa o seu povo, seus servos e age no momento necessário, seja para que seu servo enfrente a situação e saia dela, ou pelo menos possa permanecer Leal, seja para que Jeová saia ou ponha fim àquela provação, como voltamos a mencionar. , Jeová quer que sirvamos como prova viva de que Satanás é mentiroso.

ILUSTRAÇÃO

E na imagem podemos ver uma situação bastante triste de estar preso, talvez por defender a verdade fazendo coisas que Jeová diz e de forma justa está pagando a pena por algo que não prejudica os outros. Mas mesmo assim, este irmão, possivelmente o irmão mais velho ou o irmão mais novo, não sabemos, qual dos dois ou talvez ambos estão se lembrando do que Jeová fez por eles, em um deles você pode ver talvez a atitude de alegria de sabem que estão fazendo a coisa certa e quem sabe se o outro irmão também está falando sobre coisas que são uma demonstração clara do apoio de Jeová ou pode ser que um esteja pregando ao outro em circunstâncias difíceis, mas que eles sabem que Jeová está levando em consideração conte sua situação.

Bem, o que vejo é que os irmãos estão presos, mas não estão focados no fato de estarem presos. O irmão mais velho, talvez eu pense que ele já esteve lá antes e está contando ao mais novo o motivo de estar. aguentar até aquele momento e isso é uma ajuda para o jovem se ele não tivesse apreciado como Jeová o ajudou, pois foi dito que ele está ajudando os irmãos na Rússia e eles dizem como eles se ele não tivesse se concentrado. que então ele só veria a prisão.

Pois bem, na mão e na parede há cartas e desenhos que os irmãos lhes enviaram e é mais uma forma de Jeová usar o restante da congregação para nos ajudar nas situações que enfrentamos. 

A possibilidade de isso acontecer conosco, não necessariamente todos vão ficar presos ou nós vamos ficar presos mas pode acontecer conosco, o que o irmão mais velho transmite parece ser que ele tem experiência e que algo que tem sido muito útil para ele naqueles dois beliches São as letrinhas que aparecem nas costas de incentivo, algo que também precisaremos para enfrentar qualquer prova, o rosto do jovem mostra que ele está aproveitando essa instrução e incentivo. 

Numa cela, dois irmãos conversam sentados na cama. Na parede atrás deles há letras e um desenho. Nossa maneira de enfrentar os problemas faz parte de uma questão muito maior. (Ver parágrafos 8 e 9).

O DEUS VIVO O RECOMPENSARÁ

10. O que o Deus vivo fará por aqueles que o adoram?

Ele recompensará aqueles que o adoram e agora nos dá paz, alegria e o futuro eterno.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como indica Hebreus 11:6, Jeová recompensa aqueles que o buscam sinceramente e é isso que ele faz. A recompensa é nos dar paz e alegria e, claro, no futuro ele quer recompensá-lo com a vida eterna graças a essa bondade. E Jeová faz isso porque ele é bom, não porque merecemos. Por esse motivo, nos sentimos motivados a trabalhar duro por ele.

E isso deveria consolá-los e trabalhar arduamente para Jeová, porque sabemos que ele recompensa aqueles que o servem diligentemente.

Hebreus 11:6 Sem fé é impossível agradar a Deus. Isso significa que temos a nossa parte no trabalho, que é nos fortalecer espiritualmente para que Jeová possa fazer o resto. Sabemos que ele é um Deus vivo e, como ele. diz, ele existe e está buscando com esforço tudo o que queremos obter, por isso sabemos que Deus é um Deus feliz que é um Deus vivo e que queremos continuar apoiando.

Também nos diz que quem se aproxima de Deus tem que acreditar que ele existe e que recompensa com determinação aqueles que o buscam, portanto temos a garantia de que Jeová nos dá paz, alegria e vida eterna no futuro e além disso é que ele quer fazer isso e também tem o poder.

11. O que motivou Timóteo a trabalhar arduamente na congregação? (1 Timóteo 4:10).

No texto que lemos de 1 Timóteo, Paulo reconhece que eles estavam trabalhando duro e se esforçando, por isso Timóteo tinha certeza de que Jeová o recompensaria pelo seu trabalho árduo. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como dissemos no parágrafo anterior, tenha a perspectiva correta porque ele teve que aturar quem defendia com sua atitude nada fácil. Aqui temos a história de segunda categoria de Timóteo que nos conta, até por parte de alguns membros. da congregação, haveria oposição que colocaria obstáculos ao seu desenvolvimento espiritual, mas essa confiança o fez recorrer ao exemplo de seu amigo e pai Pablo.

Então o que Timóteo também estava convencido era que mesmo quando seu trabalho, diz ele, passava despercebido ou não era valorizado, mas o valor recompensaria, então para aqueles que não passam despercebidos que Jeová e como é dito em Romanos 2:6- 7 diz que Jeová dará a cada um o que merece pelas suas obras e também trará honra na corrupção por perseverar fazendo o que é certo, às vezes podemos ignorar o que fazem os anciãos, os servos ministeriais, os precursores, os nossos próprios irmãos. Eles também fazem esforços maiores, mas por outro lado, Jeová não passa despercebido e por isso o recompensa.

Seguindo os conselhos de Paulo, melhorou-se como professor, como orador, deu um excelente exemplo aos jovens e aos idosos e conseguiu dar conselhos firmes mas amorosos a quem precisava, e isso não era nada fácil para um jovem. para se dirigir aos cristãos que estavam na organização há muito mais tempo e que eram, claro, judeus, mas Timóteo sabia que o trabalho deles não passaria despercebido por Jeová, mas seria valorizado e recompensado.

Se o apóstolo Paulo disse que colocamos nossa esperança em um Deus vivo, esse foi o motivo, embora fossem as palavras de Paulo, mas ele está falando no plural, então ele está incluindo Timóteo, é por isso que sabemos que o que motivou Timóteo a trabalhar tanto não foi o desejo de obter prestígio para obter uma posição importante muitas das coisas descritas no capítulo quatro de 1 Timóteo permaneceram anônimas mas ele tinha certeza de que Jeová recompensaria esse trabalho porque tinha certeza de que Jeová é o Deus vivo.

Além disso, o apóstolo Paulo, nas suas palavras a Timóteo, encoraja-o a ser um bom professor e um bom orador e não só isto, mas a dar um bom exemplo aos jovens e também aos idosos.

Você pode pensar que seu trabalho não estava sendo apreciado e que estava passando despercebido, mas Paulo não deixou muito claro que Jeová vê tudo, assim como Paulo disse quando escreveu aos romanos que Jeová dá a cada pessoa o que ela merece por suas obras. 

12. O que pode motivar os idosos a trabalhar arduamente? (Veja também a imagem).

Tal como Timóteo, eles estão convencidos de que Jeová os recompensará pelo seu trabalho incansável e temos de reconhecer que muito do que os anciãos fazem, não vemos, e pensamos que eles não fazem tanto quanto gostaríamos. Mas eles devem pastorear a congregação, devem ensinar, devem pregar, alguns apoiam projetos de construção de Salões do Reino, Salões de Assembleias ou filiais, também estão ajudando em grupos de socorro, grupos de visitação de pacientes, comissões de ligação com hospitais, todos estes últimos. de extremo cansaço moral e é muito desgastante para eles.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Não vemos isso, mas eles realmente se dedicam ao povo de Deus, estão dispostos a fazer isso como Timóteo fez.

Bem, eles podem ser motivados pela mesma coisa que aconteceu com Timóteo, o fato de saberem que Jeová vai valorizar todo o trabalho árduo que estão fazendo, quer seja visto ou não, ou quer outras pessoas o valorizem ou não, e também o o fato de pensarem que a congregação não é deles, mas sim de Jeová e que ele vai pedir contas porque vai fazer com que esse trabalho funcione para eles também.

Se o parágrafo menciona que além de pastorear a congregação eles ensinam e pregam e além disso muitos também apoiam projetos de construção e realizam trabalhos de socorro e também outras tarefas importantes que nós irmãos valorizamos muito são o serviço que prestam em grupos de visita de pacientes ou em comissões de ligação hospitalar.

Eles também sabem que a congregação pertence a Jeová e não a qualquer ser humano, por isso realizam o seu trabalho com toda a alma e têm plena certeza de que Deus os recompensará.

13. Como Jeová se sente ao ver nossos esforços de servi-lo?

É verdade que alguns irmãos têm responsabilidades maiores e claro que se gastam assim, mas Jeová também valoriza os nossos esforços, sabendo que tentamos fazer o nosso melhor, ele aprecia as nossas contribuições para o trabalho mundial, mesmo que sejam pequenas .

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová valoriza nossos esforços para dar o nosso melhor, ele olha com um sorriso quando nos vê fazendo um esforço para levantar a mão para comentar apesar da nossa timidez.

Há também o exemplo da viúva mencionada em Lucas 21:1 a 4, embora ela tenha feito pouco tudo o que tinha e Jeová leva essas coisas em consideração e as valoriza muito. Além disso, Jeová nos recompensa pelo grande esforço que fazemos. .

Em Lucas 21 1 a 4 vemos o exemplo da viúva pobre que deu mais do que todos, mesmo que fosse apenas duas moedas de muito pouco valor. Jeová sorri ao ver que nos esforçamos para levantar a mão e comentar. , muitos oram antes de comentar, suam antes de comentar, ficam muito nervosos, porque acham que não vão falar bem as coisas, mas Jeová sorri ao ver esse esforço, ele sabe o que estamos sofrendo, ele também se sente feliz. quando ele vê que decidimos perdoar alguém que nos ofendeu. Embora tudo isso não seja grande coisa para nós, Jeová valoriza muito aquilo pelo que nos esforçamos.

Vemos também que Jeová presta atenção nos detalhes, como já foi mencionado no que podemos fazer, e tem o caso da viúva pobre Jesus prestou atenção nisso, todos aproveitaram o que sobrou, menos aquela viúva que tinha. nada Ele tinha feito tudo o que tinha e Jeová o elogiou, ele adorou e Jesus contou isso aos seus discípulos para que eles também pudessem valorizar o mínimo esforço, tudo o que podemos fazer para louvar a Jeová.

Ele também menciona que é muito bom que Jeová fique feliz quando decidimos perdoar alguém que nos ofendeu. 

Continuando com a história da vida pobre, o que a viúva fez não fez tanto barulho quanto o que o rico fez, ela nem sabia que Jesus a viu, nem sabe o impacto que isso teve que nos fez continuar mesmo hoje, falando sobre isso, bastava para ela saber que Jeová, porque a viu, sabia que fez tudo o que podia e é isso que Jeová realmente valoriza, o que o faz feliz e o que ele recompensa.

ILUSTRAÇÃO

Bom, isso transmite o que estamos falando no parágrafo, um velho está aqui, você pode ver que ele trabalha na construção civil, você pode ver que ele está com o capacete e o colete obrigatório ali e agora com certeza está fazendo uma visita de pastoreio através do zoom ou da imagem porque vemos ali com a Bíblia está pastoreando e também trabalhando na construção.

Vemos que o irmão parece aproveitar para fazer uma visita de estímulo a uma irmã junto com outro companheiro. Vemos também que há um capacete e uma armilla, que é que ele está colaborando com um aspecto de construção, talvez por causa disso. sua idade, podemos pensar que Ele é um irmão que pode estar aposentado mas vemos o calendário que está cheio de atividades Ele não se dedica a alimentar os pombos mas dedica todo o seu tempo a Jeová, então o que nos chama a atenção é que. ele é um irmão que faz muitas coisas que às vezes ninguém vê.

E se olharmos no final do calendário, não vemos que está tudo bem escrito, quer dizer, parece que ele tem uma agenda muito apertada, muitas coisas, manutenção de idosos, etc., mas mesmo assim, embora ele. estava muito ocupado, dedica tempo ao pastoreio, o que é muito importante. 

E aqui podemos ver na imagem esse irmão que parece trabalhar na área de construção dentro da organização, ele tem uma agenda de trabalho forte lá e possivelmente está coordenando com outros irmãos também. Pode ser pela manhã, mas você está se coordenando com outros irmãos amando-os com textos da Bíblia para continuar neste lindo trabalho, e você sabe que para encorajar os outros você tem que gastar tempo escolhendo um texto bíblico apropriado que seja preciso para motivar outros irmãos que estão fazendo um bom trabalho em outros lugares, tudo isso é trabalho que a gente não vê, mas que os mais velhos gastam muito, porque sabem que Jeová observa o trabalho deles.

À noite, dois anciãos fazem uma visita de pastoreio a uma irmã por meio de videochamada. Um dos anciãos está lendo um texto bíblico. Na parede à sua frente há um capacete, um colete de alta visibilidade e um calendário com muitas coisas anotadas. O Deus vivo irá recompensá-lo pelo seu trabalho árduo na congregação. (Ver parágrafos 12 e 13).

FIQUEMOS PERTO DO DEUS VIVO

14. Por que dizemos que permanecer achegados a Jeová nos ajuda a ser fiéis a ele? (Veja também a imagem).

Porque se Jeová for real para nós será mais fácil para nós sermos fiéis a ele e temos na casa de José ele se recusou completamente a cometer um ato imoral, ele foi muito claro sobre isso e não queria desobedecer ou ser infiel a Jeová para ele era real e ele não queria desagradar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Aqui está Gênesis 39:9 quando José se deparou com a situação de cometer um pecado imoral, ele o rejeitou, pois via Jeová como real e temia desagradar, portanto quando reservamos um tempo para orar e estudar sua palavra, nossa amizade com Jeová Cresce e nós também o vemos como real, como o viu José, e evitamos tudo o que o desagrada.

Quando Jeová for muito real para nós, será mais fácil sermos fiéis a ele. Por exemplo, temos o caso de José. Para ele, Jeová era tão real que não queria fazer nada que pudesse desagradá-lo. e embora, por assim dizer, o tenham colocado na bandeja, recusaram-se terminantemente a torná-lo infiel a Jeová.

E esse relacionamento é visto em Tiago 4:8, se nos aproximarmos de Jeová, se tivermos uma amizade íntima com ele, nos sentiremos motivados em nossos corações a ter um coração puro e cheio de amor por Jeová, e então será mais fácil para nós. nossas mãos estejam limpas do que nossa conduta é santa e nós o fazemos feliz.

15. O que nos ensina o mau exemplo dos israelitas que estavam no deserto? (Hebreus 3:12).

Os israelitas sabiam que Jeová existia, mas começaram a duvidar que ele os ajudaria ou que lhes daria o que precisavam. Na verdade, eles disseram logo após deixarem o Egito, Jeová está ou não entre nós, o que mostra. que os servos de Jeová, se não agirem rapidamente, podem facilmente acabar se distanciando dele como diz Hebreus 3:12.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, ter certeza de que Jeová existe não significa que seremos fiéis a ele. Os israelitas não tinham dúvidas de que Jeová existia, mas esqueceram as coisas que ele havia feito por eles e foi por isso que no final esqueceram que ele. era o Deus vivo e Eles se afastaram dele, não queremos fazer isso.

Eles sabiam que Jeová existia, porém não podiam acreditar nele porque disseram quem vai nos dar o que precisamos e foi aí que o erro que cometeram foi acreditar nele, sabiam que ele existia mas não confiaram nele.

Gostei muito nesse contexto das palavras de Êxodo 17:2 quando é o povo que diz a Moisés, dá-nos de beber, eles estavam esquecendo que quem estava nos dando de beber era Jeová, assim como estavam focando sua atenção sobre o que foram os humanos ou sobre este caso de Moisés que os ajudou porque começaram a se distanciar de Jeová.

E no versículo 7 eles chegaram até a perguntar se Jeová está ou não entre nós, então como eles esqueceram a quantidade de milagres que Jeová fez para eles para tirá-los do Egito, coisas que foram impressionantes, abrindo o mar vermelho , as pragas, mas como se afastarem da A ideia de que Jeová era o Deus vivo os fez duvidar de que ele pudesse mantê-los vivos no deserto e dar-lhes as coisas de que precisavam para sobreviver.

ILUSTRAÇÃO

Sim, ali vemos alguns colegas que com certeza estão assistindo a vídeos ou alguma foto imoral e vemos o irmão mais novo como ele está fugindo. Se analisarmos o caso do José, o José não tinha todas as coisas que temos ao nosso alcance hoje. tantos vídeos, tantas publicações, mas ele tinha uma amizade muito íntima com Jeová e certamente o irmão mais novo também a tinha.

E na imagem vemos um jovem irmão rejeitando a tentação de participar com seus companheiros, vendo algo que talvez pudesse ser uma cena imoral, como aconteceu com José. Ele entende que Jeová é real e que está observando. E é claro que ele não quer se distanciar de Jeová, mas sim, como diz Tiago 48, aproximar-se cada vez mais de seu pai celestial.

Um irmão mais novo se afasta de seus colegas de classe, que ficam boquiabertos com alguma coisa ao telefone. Aproximar-se do Deus vivo o ajudará a permanecer fiel. (Ver parágrafos 14 e 15).

16. O que poderia testar a nossa fé?

O que as pessoas ao nosso redor fazem e dizem pode testar a nossa fé. Elas podem dificultar a nossa proximidade com Jeová. Isso causa desânimo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, a aparente prosperidade deste mundo, pessoas que dizem que Jeová não existe, por isso nem o servem e ainda por cima se dão bem na vida, isso pode fazer tremer a nossa fé e o que não queremos é cometer o erro que Asafe cometeu ao duvidar se vale ou não a pena servir a Jeová.

Poderíamos cometer o erro de que se sofremos problemas é porque perdemos o favor de Jeová ou mesmo aquelas pessoas que não servem a Jeová se dão bem na vida, mas aqui o Salmo 73 nos lembra que Jeová levou Asafe para ver como eles acabariam . Todos eles, isso deve nos lembrar que muitas vezes pode acontecer de nos perguntarmos por que temos problemas ou mais dificuldades do que parentes vizinhos ou mesmo outros irmãos. 

No Salmo 73, registramos palavras de alguém que tinha um privilégio especial no templo de Jeová, mas ficou muito desanimado ao ver que as pessoas que ignoravam suas leis aproveitavam a vida como se ela não fosse nada, e isso nos diz que pode. também nos acontece pensar que Nosso esforço para servi-Lo é em vão.

17. O que nos ajudará a permanecer achegados a Jeová?

Várias coisas, primeiro meditar nas consequências de nos distanciarmos de Jeová, segundo pensar nos benefícios de servi-lo, refletir também nas inúmeras bênçãos que recebemos de Jeová, tudo isso não servirá para fazer o esforço de permanecer sempre fiel a Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em uma parte do Salmo ele diz que quando ele estava tentando entender isso, ou seja, entender aquela situação que era muito angustiante para ele, mas depois ele diz, mas agora estou sempre com você, você segura minha mão direita e finalmente, como todos diríamos, quem além de você eu tenho no céu e na terra além de você eu não quero nada, é isso que todos nós queremos sentir?

Gosto muito da reflexão do Salmo 73:24 porque diz que você me guia com seus conselhos e depois me leva à glória, não podemos parar de meditar em tudo o que Jeová nos faz diariamente desde que o conhecemos o que mudamos o que mudamos aprendi e pensar o que seria de mim se não tivesse seguido os passos de Jeová, porque estaria tão perdido quanto o mundo e não teria motivos para continuar vivendo.

Além disso, o Salmo 73:27 diz que é um fato que aqueles que ficam longe de você morrerão. Claro, isso o ajudou a refletir. O vídeo dizia que embora ele sentisse uma certa inveja deles, eles estavam em terreno escorregadio. , e claro, isso é o que acontece no mundo, às vezes vemos pessoas que têm muito sucesso, mas só são escorregadias porque não têm o Deus vivo como nós e como diz Asaf, graças a Deus ele percebeu isso e se algum deles nós temos um problema, também devemos percebê-lo.

Quando ele entrou no templo de Jeová e foi isso que o levou a meditar, então isso nos ajuda a ver que embora possamos a qualquer hora, como você disse, mas tendo uma atividade espiritual, não parando de orar a Jeová e de ler todos os dias o Bíblia, fazer coisas espirituais, pregar, é isso que nos ajudará a meditar positivamente.

18. Por que podemos olhar para o futuro cheios de confiança?

Porque sabemos que servimos uma pessoa real que se preocupa conosco e sempre nos ajudará, ele fez isso com os servos do passado como Davi que acabamos de ver e faz isso hoje com todos os servos fiéis que estão ativos no serviço a Jeová. E muito em breve durante a grande tribulação diremos com confiança: Jeová é o meu ajudador, não terei medo, como dizem as palavras de Hebreus 13:5,6.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque não importa qual problema enfrentemos, servimos a um Deus vivo, verdadeiro e real, então ele se preocupa conosco, ele fez coisas muito boas para nós no passado, ele fará isso no futuro, então se permanecermos fiéis a ele, teremos não há nada com que se preocupar.

E sabemos que em breve haverá uma grande tribulação mas como Isaías nos diz, ele diz que estará conosco para que não tenhamos medo que ele nos sustente então aconteça o que acontecer, confiando em Jeová sabemos que poderemos ser vitoriosos .

Porque sabemos que servimos uma pessoa real que se preocupa conosco e sempre nos ajudará, ele fez isso com os servos do passado como Davi que acabamos de ver e faz isso hoje com todos os servos fiéis que estão ativos no serviço a Jeová. E muito em breve durante a grande tribulação diremos com confiança: Jeová é o meu ajudador, não terei medo, como dizem as palavras de Hebreus 13:5,6.

E na primeira parte do mesmo texto quando diz que eles continuam conversando sobre a primeira vez que nos vimos e como você deixou seus ídolos e nós, como foi comentado em A Sentinela, pensamos em coisas de antes, como éramos antes e como temos sido desde então Que conhecemos a Jeová estamos evidentemente colocando em prática em nossas vidas e fazemos as mudanças necessárias para demonstrar que Jeová realmente age em nós e que sabemos que ele é o nosso refúgio.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como a lembrança de que Jeová é o “Deus vivente” fortalece você?

Porque assim poderemos atendê-lo com entusiasmo, também nos dará forças para suportar qualquer problema que surja no nosso caminho e nos motivar a trabalhar arduamente para isso.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, ele nos fortalece porque é um Deus pró-ativo, não só nos ajuda quando precisamos, mas procura maneiras, como menciona a segunda crônica, de nos ajudar no futuro, porque não podemos nem imaginar o que ele vai nos dar.

Bom, talvez como humanos tenhamos a tendência de focar nesse problema e, como você disse, afundamos, desabamos, mas talvez a reflexão que o artigo nos deu seja pensar que é verdade que podemos ver outros exemplos do passado do presente, mas focar em nós mesmos quando Jeová nos ajudou quando oramos e superamos ou superamos aquelas outras dificuldades que talvez fossem ainda maiores do que a que temos naquele momento, então isso nos ajudará a superar essa meditação . Vá em frente e continue confiando que Jeová é o Deus vivo.

Sabemos também que nos fortalece saber que temos um Deus vivo porque ele sempre nos dá forças nos momentos difíceis, sejam eles pequenos ou grandes, então lembrar disso fortalece a nossa fé. 

O que o ajudará a se convencer de que “o Deus vivo” o recompensará?

Bem, lembre-se do que ele fez no passado também hoje e conosco.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Queremos lembrar do seu poder em favor do que ele fez no passado, e do que ele está fazendo hoje, é bom buscar informações de como ele tem apoiado os irmãos nos tempos modernos, e isso sem dúvida nos ajudará no momento passamos por situações semelhantes.

E estávamos falando sobre o exemplo de Timóteo que trabalhou duro por seus irmãos e se esforçou para ser um bom exemplo sabendo que Jeová também o recompensaria por servir seu exemplo para nós também se esforçar para trabalhar com cada alma na congregação e dar a Jeová o melhor que temos.

Bem, como lemos em Romanos, Jeová vai recompensar as nossas obras de acordo com o que fazemos e é verdade que o nosso serviço é para Jeová, não precisa ser visto o que fazemos, mas sabemos como Jesus Cristo também disse isso nosso pai que está nos segredos Ele vai pagar porque já estamos felizes com isso.

O que o ajudará a permanecer próximo do “Deus vivo”?

Assim como Timóteo, queremos lembrar que o nosso trabalho não passa despercebido por Jeová, ele saberá recompensar os nossos esforços e visto que valoriza tudo o que fazemos em favor do seu nome e do Reino.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, isso nos ajudará a refletir sobre as bênçãos que recebemos de Jeová em nossas vidas, mas também a refletir sobre o que poderia acontecer conosco se não tivéssemos recebido a bênção de Jeová ou a verdade, como estaríamos agora em que situação , etc., porque isso nos fará Conforme é solicitado, é muito bom lembrar o que Jeová pode fazer por nós.

Sim, assim como no caso de José e deste jovem que vimos na fotografia quando ele se aproximou do deus vivo Jeová, isto o ajudou a permanecer fiel, assim como José também. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário