Estudo de Livro de Congregação, Semana 5 a 11 de agosto de 2024, Capítulo 13, parágrafos 17 a 24, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 5 a 11 de agosto de 2024, Capítulo 13, parágrafos 17 a 24, Respostas.

Estudo bíblico de congregação (30 minutos) bt cap. 13 parágrafos. 17-24.

17. Quem compunha o corpo governante e por que foram incluídos “os anciãos” de Jerusalém?

O corpo governante consistia dos apóstolos e anciãos de Jerusalém. Os presbíteros foram incluídos neste corpo porque, num contexto em que alguns apóstolos enfrentavam perseguições e podiam ser presos ou executados, ter outros homens ungidos garantia que sempre haveria irmãos capazes de dirigir a obra. Isto garantiu a continuidade na liderança e na tomada de decisões em nome de toda a congregação cristã.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A inclusão dos Anciãos no Corpo Governante teve uma razão prática e estratégica.

O apóstolo Tiago havia sido executado e Pedro preso, esses acontecimentos tornaram necessária uma liderança robusta e diversificada, caso outros Apóstolos também enfrentassem perseguições ou restrições, a presença de Anciãos treinados e Ungidos garantiam continuidade e habilidade na liderança da congregação.

Por lo tanto, el cuerpo gobernante en Jerusalén compuesto por Apóstoles y ancianos era como un ejemplo de cómo la congregación cristiana podía mantener la cohesión y la dirección adecuada, incluso en tiempos de adversidad, esta estructura también prefigura el modelo seguido por el Cuerpo Gobernante en a atualidade.

18, 19. Qual era o argumento de Pedro, e a que conclusão se esperava que seus ouvintes chegassem?

O argumento de Pedro centrou-se em lembrar aos ouvintes que Deus escolheu para ele, como apóstolo, levar a mensagem das boas novas aos gentios, demonstrando que Deus não fazia distinção entre judeus e gentios. Pedro enfatizou que, assim como Deus deu o espírito santo aos gentios, ele também deu o mesmo aos judeus, indicando que a salvação era pela fé e não pela obediência à Lei de Moisés.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A conclusão que se esperava que seus ouvintes tirassem era que não deveriam impor aos discípulos um jugo que nem eles nem seus antepassados ​​tivessem sido capazes de suportar, e que a salvação se baseava na bondade imerecida de Deus.

O argumento de Pedro tem uma base muito sólida, ele destacou que Jeová, conhecendo os corações, demonstrou sua aprovação ao dar o espírito santo aos gentios, assim como fez com os judeus, não fez diferença entre eles.

Relembrando sua experiência com Cornélio e sua família, Pedro reafirma que Jeová não faz distinções entre judeus e Cornélio, um gentio incircunciso e sua família recebeu o espírito santo, indicando que a fé em Cristo é o que realmente importa para a salvação, sendo este ponto crucial,l visto que enfatiza que a aceitação divina se baseia na fé e não na adesão à lei mosaica.

Relembrando sua experiência com Cornélio e sua família, Pedro reafirma que Jeová não faz distinções entre judeus e Cornélio, um gentio incircunciso e sua família recebeu o espírito santo, indicando que a fé em Cristo é o que realmente importa para a salvação, sendo este ponto crucial,l visto que enfatiza que a aceitação divina se baseia na fé e não na adesão à lei mosaica.

A conclusão esperada dos ouvintes foi clara, aceitando que os gentios poderiam fazer parte da comunidade cristã, sem precisar se submeter à lei mosaica, as palavras de Pedro apoiadas na evidência do Espírito Santo e das escrituras levaram a congregação a reconhecer que a fé em Jesus Cristo é o fator unificador e essencial para todos os crentes. Isto não só reforçou a unidade da congregação do primeiro século, mas também estabeleceu um precedente para a inclusão e abertura na congregação.

20. Por que disse Pedro que os defensores da circuncisão estavam testando a Deus?

Pedro afirmou que os defensores da circuncisão punha Deus à prova porque tentavam impor aos cristãos de origem gentia um jugo que nem eles nem os seus antepassados ​​tinham conseguido suportar, ou seja, a obrigação de cumprir a Lei de Moisés. Ao fazerem isso, estavam desafiando a decisão de Deus de aceitar os gentios sem a necessidade de cumprir essa lei, o que implicava deixar de reconhecer a bondade imerecida que Deus havia demonstrado por meio de Jesus. Em essência, eles estavam testando a paciência de Deus ao insistirem em requisitos que não eram necessários para a salvação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pedro afirma que os defensores da circuncisão estavam testando Deus, ao tentarem impor este jugo aos cristãos gentios, estavam desafiando a obra e a vontade de Jeová que já havia mostrado claramente através do derramamento do Espírito Santo sobre os gentios, que a fé em Jesus foi suficiente para a salvação.

Portanto, ao tentarem impor a lei de Moisés aos gentios, os defensores da circuncisão, em vez de agradecerem a Jeová pela benignidade imerecida, mostravam falta de fé no novo pacto estabelecido por meio de Jesus. Por isso Pedro diz que eles estavam testando a Deus.

21. Como Barnabé e Paulo ajudaram a tomar uma decisão?

Barnabé e Paulo ajudaram a tomar uma decisão compartilhando com o grupo os milagres e as coisas incríveis que Deus havia feito através deles entre as nações. Ao relatar as suas experiências e os resultados positivos do seu ministério entre os gentios, eles ajudaram os apóstolos e os anciãos a avaliar todas as informações apresentadas e a considerar a visão de Deus sobre a circuncisão.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Isto não só validou o argumento de Pedro, mas também deixou claro que a obra de Jeová não estava limitada pelas práticas judaicas tradicionais, permitindo aos líderes congregacionais do primeiro século tomar uma decisão informada e espiritualmente orientada sobre a questão da circuncisão.

Depois que Pedro apresentou seu argumento contra a imposição da circuncisão aos gentios, Barnabé e Paulo ajudaram significativamente a tomar uma decisão ao compartilharem suas experiências e os milagres que Deus havia realizado entre os gentios.

Isto não só validou o argumento de Pedro, mas também deixou claro que a obra de Jeová não estava limitada pelas práticas judaicas tradicionais, permitindo aos líderes congregacionais do primeiro século tomar uma decisão informada e espiritualmente orientada sobre a questão da circuncisão.

22-24. a) Como é que o Corpo Governante imita os apóstolos e presbíteros do primeiro século?

O Corpo Governante imita os apóstolos e anciãos do primeiro século por buscar orientação na Palavra de Deus e orar a Jeová pedindo que seu espírito santo tome decisões que reflitam seus pontos de vista. Antes das reuniões, todos os membros recebem previamente uma lista de pontos a serem discutidos, permitindo-lhes orar e meditar sobre eles. Durante as reuniões, os irmãos ungidos consultam frequentemente a Bíblia e expressam as suas opiniões com franqueza e respeito, seguindo assim o exemplo dos apóstolos e dos anciãos no seu processo de tomada de decisões.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O corpo governante das Testemunhas de Jeová segue o exemplo dos Apóstolos e dos anciãos do primeiro século de várias maneiras, procurando primeiro a orientação da palavra de Deus em todas as suas decisões.

Eles também oram a Jeová pedindo que seu Espírito Santo garanta que suas decisões reflitam seu ponto de vista. Antes da reunião, os membros do Corpo Governante recebem uma lista de pontos para discutir com bastante antecedência.

Isso lhes permite orar e meditar sobre esses tópicos. E por fim, durante as reuniões consultam frequentemente a Bíblia e expressam as suas opiniões com franqueza e respeito.

b) Como demonstram os anciãos que respeitam a ordem que Deus estabeleceu?

Os presbíteros demonstram que respeitam a ordem que Deus estabeleceu, imitando o exemplo do Corpo Governante no seu processo de tomada de decisões. Se não conseguirem chegar a acordo sobre um assunto importante numa das suas reuniões, têm a opção de consultar a filial ou um dos seus representantes, tais como superintendentes de circuito.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Além disso, se a filial considerar necessário, poderá entrar em contato com o Corpo Governante para obter orientação. Esta abordagem de buscar conselho e agir com humildade, lealdade e paciência reflete um respeito pela ordem divina e pela estrutura organizacional que Deus estabeleceu.

Os anciãos das congregações imitam o exemplo do Corpo Governante buscando a orientação da palavra de Deus e orando pelo espírito santo em suas decisões, caso não consigam chegar a acordo sobre um assunto importante, demonstram humildade e respeito pela ordem teocrática consultiva com a filial ou representantes, como superintendentes de circuito. Isso mostra sua disposição em buscar aconselhamento e orientação adicionais.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário