ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana 5 a 11 de agosto de 2024, Salmos 70 a 72, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 5 a 11 de agosto de 2024, Salmos 70 a 72, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

Salmos 72:8. Durante o reinado de Salomão, como se cumpriu a promessa de Jeová a Abraão em Gênesis 15:18? (it-1 883).

Durante o período do reinado de Salomão, a promessa feita por Jeová a Abraão em Gênesis 15:18 foi parcialmente cumprida à medida que o território de Israel se expandia para o norte, alcançando o rio Eufrates. Embora o território atribuído a Israel não abrangesse totalmente a extensão prometida do rio Eufrates sob o reinado de Salomão, o reino de Israel aproximou-se desta fronteira incorporando o reino aramaico de Sobá, que fazia fronteira com o Eufrates. Este desenvolvimento territorial reflectiu o cumprimento gradual da promessa feita a Abraão.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Deus prometeu a Abraão dar aos seus descendentes a terra que se estendia do Egito até o rio Eufrates, mas devido a alguns problemas de distância e território, a promessa foi cumprida até o reinado de Salomão graças ao fato de que a fronteira de Israel passou a incluir o O reino aramaico de Soba, que faz fronteira com o Eufrates quando este rio passa pela parte norte da Síria, devido à sua importância, é frequentemente chamado de rio.

A promessa de Jeová a Abraão registrada em Gênesis 15:18 diz aos seus descendentes desde o Egito até o grande rio, o rio Eufrates, esta promessa desde os reinados de Davi e Salomão, quando a fronteira de Israel passou a incluir o reino aramaico de Soroão, que fazia fronteira com o Eufrates.

Sim, parece que esta promessa de Jeová se cumpriu plenamente até ao tempo dos reinados de David e de Salomão, quando a fronteira de Israel passou a incluir o reino aramaico de Sobar, que margeava o Eufrates quando este rio passava pela parte norte da Síria. .

Se uma parcela mínima já foi cumprida quando Abraão ocupou a terra de Canaã, mas outros quatro séculos tiveram que se passar para que a terra prometida atingisse esses limites, então foi que com a ajuda de Jeová Davi conquistou o reino aarameu de soba e expandiu puramente seu reinado até a fronteira do Egito e mais tarde Salomão também dominou desde o rio Eufrates até a terra dos filisteus e até o limite do Egito de acordo com o registro e este governo de Salomão apenas prefigura o reinado do messias onde veremos a plenitude do cumprimento em No futuro, conforme lemos o texto, seu governo se estenderá até os confins da Terra.

Se uma parcela mínima já foi cumprida quando Abraão ocupou a terra de Canaã, mas outros quatro séculos tiveram que se passar para que a terra prometida atingisse esses limites, então foi que com a ajuda de Jeová Davi conquistou o reino aarameu de soba e expandiu puramente seu reinado até a fronteira do Egito e mais tarde Salomão também dominou desde o rio Eufrates até a terra dos filisteus e até o limite do Egito de acordo com o registro e este governo de Salomão apenas prefigura o reinado do messias onde veremos a plenitude do cumprimento em No futuro, conforme lemos o texto, seu governo se estenderá até os confins da Terra.

Uma bela lição é confiar em Jeová de que ele cumprirá suas promessas. Vimos como, muito tempo depois, essa promessa que Jeová fez a Abraão foi cumprida e ele a cumpriu durante sua vida, então Jeová tem seu tempo e sempre cumprirá suas promessas. promessas.

De acordo com o livro, diz que as promessas de Jeová não foram plenamente cumpridas até a época dos reinados de Davi e Salomão, quando a fronteira de Israel passou a incluir o reino arameu de Sobá, que fazia fronteira com o Eufrates na passagem deste rio. através da área do norte da Síria.

Sim, as informações também diziam que os descendentes de Rúben haviam conseguido estender o território até onde começa o deserto com a Síria, que se estende até o rio Eufrates, mas esta profecia, como mencionado, só foi plenamente cumprida quando o rei Salomão reinou.

Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?

Salmo 70:4. Este texto mostra que para buscar a Deus devemos fazê-lo com o coração cheio de alegria. A busca de Deus não deve ser um fardo, mas uma fonte de alegria e luz em nossas vidas.


Salmo 71:18. Isso me dá paz de espírito porque sei que mesmo que eu envelheça, se eu for leal a Jeová, ele cuidará de mim.

Salmo 71:20. Ele diz, embora você tenha me feito passar por muitas angústias e calamidades, me dê vida novamente, sabemos que Jeová não é a causa dessas angústias e calamidades, mas sim nos permite passar por essas provações e temos o privilégio de poder para dar uma resposta a Satanás.

Salmo 72:8. Lá diz que Jeová fez muitas coisas maravilhosas e uma delas foi ter enviado seu filho à terra de forma milagrosa e fora isso em Jesus muitas promessas foram cumpridas tanto agora como no futuro.

Salmo 70:5. Dá-nos muita tranquilidade saber que Jeová está cuidando de nós, que qualquer que seja a situação que estejamos passando, ele virá rapidamente em nosso auxílio, ficará de olho em nós e, como diz o salmo, ele nos resgatará.

Salmo 71:17. Ele diz que Deus me ensinou desde que eu era jovem, isso me deixa muito grato porque graças a esse ensinamento, levamos uma vida muito diferente como servos de Jeová e evitamos muitos problemas, e esse mesmo ensinamento e educação que Jeová nos dá, o que é muito superior e especial porque poderíamos muito bem ensiná-lo às nossas crianças e jovens. 

Salmo 71:1,5. Me ensina que quando algo nos angustia podemos nos aproximar de Jeová Deus em oração pedindo-lhe que nos ajude a enfrentar a situação e nos dê paz de espírito, se fizermos isso estaremos demonstrando grande confiança.

Salmo 70:5. Ele diz mas eu estou desamparado e sou pobre oh Deus aja rapidamente em meu favor você é quem me ajuda e quem me resgata oh Jeová não demore então você me ensina que podemos enfrentar nossos problemas com a ajuda de Jeová e que sempre precisaremos de nossa ajuda em nossa vida.

Salmos 70:2 e 3. Notamos que quando os inimigos de Jeová causam vitupério a ele ou ao seu povo, podemos orar por causa do seu nome para que ele os faça voltar atrás e os humilhe à vista das pessoas que desejam ter glória Sabemos que a vingança pertence a Jeová e ele os confundirá e humilhará.

Salmo 72:8. Ele diz louve a Jeová Deus, o Deus de Israel, o único que faz coisas maravilhosas, pode haver um Deus de dinheiro, um Deus de amor, as pessoas fazem de tudo um Deus, mas Jeová Deus é o único que faz coisas maravilhosas .

Sim, no início do Salmo capítulo 70 diz sobre Davi Para servir de lembrete, então isso nos permite saber que precisamos constantemente de lembretes. Às vezes podemos pensar que já estudamos muito um determinado assunto, mas a realidade é que estamos. humanos, esquecemos e Jeová nos dá esses lembretes de que precisamos.

Salmo 70:1. Davi começa com a Súplica ou Deus me salve, oh Jeová, venha rapidamente me ajudar, nós, como Davi, quando algo nos aflige, podemos orar a Jeová para nos dar sua ajuda e sabemos que essa provação ou dificuldade pode não desaparecer mas o que ela faz Podemos pedir sabedoria para nos ajudar a enfrentá-la e o que ela também nos dará é a força que precisamos para suportar essa dificuldade.

Salmo 70:4. Vemos como buscar a Jeová não temos que fazer isso com o coração triste mas sim cheio de alegria e como ele se torna fonte de luz e alegria em nossas vidas, então temos que buscá-lo com toda alegria.

Salmo 71:5. O rei Davi diz que confio em você desde a minha juventude, porque aqui está ele refletindo sobre como sempre apoiou e confiou em Jeová, que resultado isso teve porque embora Davi tenha passado por diversos problemas em sua vida, dificuldades e até mesmo sua vida foi ameaçado e a traição de seus melhores amigos e filhos porque sempre teve sucesso porque teve sucesso porque como ele mesmo indica, se apoiou a vida toda e confiou em Jeová, uma grande lição para nós, também temos que passar por diversas dificuldades e problemas na vida Eles serão muito mais suportáveis ​​se confiarmos plenamente em Jeová, assim como ele fez.

Salmo 70:5. Vemos que às vezes alguém pode se sentir como Davi, desamparado, e podemos até dar ao outro a aparência de ser pobre por se sentir assim, mas me ajuda a refletir esses sentimentos pensar que sempre teremos a ajuda de Jeová e que nesta luta Não estaremos sozinhos.

Salmo 72. É um daqueles salmos que podemos salvar nos favoritos pois vai nos ajudar muito na pregação e quando conversamos com alguém podemos usar o Salmo 72:16, por exemplo, que diz que a terra terá grande abundância em os topos das montanhas já que normalmente os cereais não crescem no topo das montanhas porque isso é uma hipérbole, algo que nos mostra o quão fértil é o planeta sob o reino de Deus e sem dúvida que isso nos ajuda muito e nos dá a confiança de que precisamos de que no futuro, sob o reino de Jeová, não haverá escassez, todos teremos comida suficiente e Jeová abençoará a terra abundantemente.

Salmo capítulo 71. A primeira parte do versículo 1 comenta em ti, ó Senhor, eu me refugiei e podemos comparar isso com quando há guerras em um país, pessoas inocentes costumam se refugiar em um refúgio para serem protegidas, porque no da mesma forma que queremos. Para nos protegermos dos ataques de Satanás, devemos ir para um refúgio e não qualquer um, mas um refúgio seguro e para nós esse refúgio seguro deve ser Jeová.

Salmo 71:9. Mostra como podemos confiar em Jeová que ele estará ao nosso lado mesmo quando enfrentarmos desafios físicos ou emocionais e isso é muito reconfortante porque podemos ver o amor de Jeová e o quanto ele valoriza o serviço que lhe prestamos, embora não temos mais as mesmas energias de quando éramos jovens no caso dos irmãos mais velhos e como Jeová sempre os tem em alta conta.

Salmo capítulo 70. Vemos como Davi ora a Jeová para cuidar de seus inimigos, isso me fez pensar quando ele passou em um teste ou eu tenho uma preocupação, ele deixou como Davi que Jeová toma conta e lida com as coisas do jeito que ele quer, nós sei que os tempos de Jeová são justos, então ver este exemplo me incentiva a orar e entregar todo o meu fardo a ele.

Salmo 71:7. Este salmo nos mostra que apesar de ser admirado pelos outros, o salmista mantém a humildade, dando todo o crédito a Jeová. Isso me ensina a permanecer humilde e grato pelas bênçãos e talentos que podemos ter e a reconhecer que tudo vem de Jeová.

Salmo 70:5. Por exemplo, quando precisamos da sua ajuda, pode até ser por causa das nossas próprias falhas que temos entrado em dificuldades, mas temos de reconhecer que a culpa não é de Jeová e lembrar que ele está disposto a ajudar-nos se orarmos a ele. com fé, por isso temos que ser específicos em nossas orações e depois nos submeter à orientação do seu Espírito Santo.

Salmo 70:4. Isso me lembra da alegria que sinto quando me achego sempre a Jeová e de como me sinto feliz quando ele reconhece a grandeza do seu nome.

Salmo 71:16. Parte B David disse que mencionarei sua justiça Jeová sempre age com justiça de imparcialidade e ele não tem preconceitos ele é perfeito porque não é nem muito flexível nem muito rígido Jeová exerce sua justiça com amor e compaixão e isso me aproxima dele .

E também gostei do Salmo 70:5. Porque vemos como Davi se expressou neste Salmo, vemos que sua necessidade de ajuda era tão profunda que ele disse a Jeová: você é meu provedor de fuga, não demore muito. Isso nos ensina que Jeová é nosso provedor de ajuda. como seu servo, é bom lembrarmos disso com os sentimentos do Salmo 70 que às vezes podemos ter que pensar em um assunto que nos preocupa muito ou que não encontramos a solução para um problema específico, mas sim Jeová nosso. o pai celestial nos fortalecerá e não permitirá que sejamos testados além do que podemos suportar.

Salmo 70:3. Quando ele menciona que aqueles que zombam de mim com sarcasmo e quantos de nós não ouvimos essas expressões das pessoas quando falamos com elas sobre nossas crenças, a reação de David é um grande exemplo porque em vez de retaliar contra elas ele disse que Jeová irá exercer a sua vontade no devido tempo, por isso em situações semelhantes basta calar-se e deixar tudo nas mãos de Jeová.

Como todos esperamos que Jeová acabe com o nosso sofrimento, podemos imitar Davi, que também continuou a esperar em Jeová, mas enquanto isso ele diz que o elogiou cada vez mais no Salmo 71:14, para que possamos imitar o que Davi fez isso por pregar, ocupando-nos constantemente com isso, falando sobre Jeová sempre que podemos com nossos amigos e familiares e também cantando canções em nossas reuniões. Ele diz que tudo isso nos permitirá continuar esperando em Jeová.

Salmo 70:1. Ele diz: ó Deus, salva-me, ó Jeová, vem depressa ajudar-me. Vemos como David sentiu desesperadamente que precisava da ajuda de Jeová por causa da maneira como orou. Isto ensina-me que saber que nós, como servos de Jeová, podemos. confie nele porque ele trabalha rapidamente a nosso favor, nos conforta e nos fortalece.

Salmo 70:1. Davi começa com a Súplica ou Deus me salve, oh Jeová, venha rapidamente me ajudar, nós, como Davi, quando algo nos aflige, podemos orar a Jeová para nos dar sua ajuda e sabemos que essa provação ou dificuldade pode não desaparecer mas o que ela faz Podemos pedir sabedoria para nos ajudar a enfrentá-la e o que ela também nos dará é a força que precisamos para suportar essa dificuldade.

Salmo 70:4. Vemos como buscar a Jeová não temos que fazer isso com o coração triste mas sim cheio de alegria e como ele se torna fonte de luz e alegria em nossas vidas, então temos que buscá-lo com toda alegria.

Salmo 71:5. O rei Davi diz que confio em você desde a minha juventude, porque aqui está ele refletindo sobre como sempre apoiou e confiou em Jeová, que resultado isso teve porque embora Davi tenha passado por diversos problemas em sua vida, dificuldades e até mesmo sua vida foi ameaçado e a traição de seus melhores amigos e filhos porque sempre teve sucesso porque teve sucesso porque como ele mesmo indica, se apoiou a vida toda e confiou em Jeová, uma grande lição para nós, também temos que passar por diversas dificuldades e problemas na vida Eles serão muito mais suportáveis ​​se confiarmos plenamente em Jeová, assim como ele fez.

Salmo 70:5. Vemos que às vezes alguém pode se sentir como Davi, desamparado, e podemos até dar ao outro a aparência de ser pobre por se sentir assim, mas me ajuda a refletir esses sentimentos pensar que sempre teremos a ajuda de Jeová e que nesta luta Não estaremos sozinhos.

Salmo 72. É um daqueles salmos que podemos salvar nos favoritos pois vai nos ajudar muito na pregação e quando conversamos com alguém podemos usar o Salmo 72:16, por exemplo, que diz que a terra terá grande abundância em os topos das montanhas já que normalmente os cereais não crescem no topo das montanhas porque isso é uma hipérbole, algo que nos mostra o quão fértil é o planeta sob o reino de Deus e sem dúvida que isso nos ajuda muito e nos dá a confiança de que precisamos de que no futuro, sob o reino de Jeová, não haverá escassez, todos teremos comida suficiente e Jeová abençoará a terra abundantemente.

Salmo capítulo 71. A primeira parte do versículo 1 comenta em ti, ó Senhor, eu me refugiei e podemos comparar isso com quando há guerras em um país, pessoas inocentes costumam se refugiar em um refúgio para serem protegidas, porque no da mesma forma que queremos. Para nos protegermos dos ataques de Satanás, devemos ir para um refúgio e não qualquer um, mas um refúgio seguro e para nós esse refúgio seguro deve ser Jeová.

Salmo 71:9. Mostra como podemos confiar em Jeová que ele estará ao nosso lado mesmo quando enfrentarmos desafios físicos ou emocionais e isso é muito reconfortante porque podemos ver o amor de Jeová e o quanto ele valoriza o serviço que lhe prestamos, embora não temos mais as mesmas energias de quando éramos jovens no caso dos irmãos mais velhos e como Jeová sempre os tem em alta conta.

Salmo 70:1. Vejo como Davi começa sua súplica, demonstrando plena confiança de que Jeová pode ajudá-lo. Isso me ensina que, se estou passando por momentos difíceis, posso orar a Jeová com total confiança de que receberei sua ajuda e que ele me dará sabedoria. para poder enfrentar qualquer situação difícil.

Salmos 71:18. Isso me dá paz de espírito porque sei que mesmo que eu envelheça, se eu for leal a Jeová, ele cuidará de mim.

Salmo 71:1,5. Me ensina que quando algo nos angustia podemos nos aproximar de Jeová Deus em oração pedindo-lhe que nos ajude a enfrentar a situação e nos dê paz de espírito, se fizermos isso estaremos demonstrando grande confiança.

Salmo 71:20. Ele diz que embora você tenha me feito passar por muitas angústias e calamidades, me dê vida novamente, sabemos que Jeová não é a causa dessas angústias e calamidades, mas sim nos permite passar por essas provações e temos o privilégio de poder dar uma resposta a Satanás.

Salmo 72:8. Lá diz que Jeová fez muitas coisas maravilhosas e uma delas foi ter enviado seu filho à terra de forma milagrosa e fora isso em Jesus muitas promessas foram cumpridas tanto agora como no futuro.

Salmo 70:5. Dá-nos muita tranquilidade saber que Jeová está cuidando de nós, que qualquer que seja a situação que estejamos passando, ele virá rapidamente em nosso auxílio, ficará de olho em nós e, como diz o salmo, ele nos resgatará.

Salmo 71:17. Ele diz que Deus me ensinou desde que eu era jovem, isso me deixa muito grato porque graças a esse ensinamento, levamos uma vida muito diferente como servos de Jeová e evitamos muitos problemas, e esse mesmo ensinamento e educação que Jeová nos dá, o que é muito superior e especial porque poderíamos muito bem ensiná-lo às nossas crianças e jovens.

Salmo 70:5. Ele diz mas eu estou desamparado e sou pobre oh Deus aja rapidamente em meu favor você é quem me ajuda e quem me resgata oh Jeová não demore então você me ensina que podemos enfrentar nossos problemas com a ajuda de Jeová e que sempre precisaremos de nossa ajuda em nossa vida.

Salmo 70:2,3. Notamos que quando os inimigos de Jeová causam desgraça a ele ou ao seu povo, podemos orar por causa do seu nome para fazê-los voltar atrás e humilhá-los à vista das pessoas que querem ter glória. Sabemos que a vingança pertence a Jeová. e ele irá confundi-los e humilhá-los.

Salmo 72:8. Ele diz louve a Jeová Deus, o Deus de Israel, o único que faz coisas maravilhosas, pode haver um Deus de dinheiro, um Deus de amor, as pessoas fazem de tudo um Deus, mas Jeová Deus é o único que faz coisas maravilhosas .

Salmo capítulo 70. Diz sobre Davi Para servir de lembrete, então nos permite saber que precisamos constantemente de lembretes. Às vezes podemos pensar que já estudamos muito determinado assunto, mas a realidade é que somos humanos, esquecemos e. Jeová nos dá esses lembretes de que precisamos.

Salmo 70:5. Em parte neste texto é mencionado, mas estou indefeso e sou pobre, aqui o rei Davi nos ensina a importância de reconhecermos nossas limitações e fraquezas. Nem sempre podemos enfrentar todos os desafios sozinhos; temos de admitir que sempre precisamos de Jeová nas nossas vidas.

Salmo 71:1. Quando lemos a frase nunca tenha vergonha, isso reflete esperança. Esta frase reflete total esperança e confiança em Jeová e incentiva-nos a manter a fé e a esperança nele em todos os momentos, independentemente das circunstâncias.

Salmo 71:6. A última parte do versículo menciona, eu te louvo constantemente. E isto nos ensina a importância de mantermos uma atitude de louvor e gratidão para com Jeová, mantendo-a sempre, independentemente das circunstâncias.

Salmo 71:7. Apesar de ser admirado por outros, o salmista mantém a humildade por dar todo o crédito a Jeová. Isso nos ensina a permanecer humildes e gratos pelas bênçãos e pelos talentos que temos, e a reconhecer que tudo isso vem de Jeová. 

Salmo 71:8. O salmista nos ensina a importância de louvar a Deus constantemente, não se trata de fazê-lo apenas em horários específicos, mas de ter uma atitude de louvor ao longo do dia. Isso reflete um coração grato e consciente da presença de Deus em nossas vidas.

Salmo 71:8. Este versículo pode servir como um lembrete de que mesmo nos momentos difíceis devemos manter o nosso louvor a Deus, o salmista muitas vezes em situações de angústia, nos mostra que o louvor pode ser fonte de força e Esperança. 

Salmo 71:9. Este texto mostra-nos que podemos confiar que Jeová estará connosco em todos os momentos da nossa vida, mesmo quando enfrentamos desafios físicos ou emocionais. Isto é muito reconfortante, porque podemos ver o amor de Jeová e como ele valoriza o serviço que lhe prestamos, embora já não tenhamos a mesma energia de quando éramos jovens. 

Salmo 71:9. Uma lição que este texto nos ensina é cultivar um relacionamento profundo com Jeová, e podemos fazer isso desde cedo porque isso pode nos ajudar na velhice com fé e esperança.

Salmo 71:19. Ao ler esta pergunta retórica neste texto que diz: Você fez grandes coisas, ó Deus, que é como você. Esta frase ou expressão destaca o fato de que Jeová é único, não há ninguém que se compare a ele, ele é incomparável em seu poder, sabedoria e Justiça.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário