ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana 26 de agosto a 1º de setembro de 2024, Salmo 78, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 26 de agosto a 1º de setembro de 2024, Salmo 78, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

Sal 78:24, 25. Por que o maná é chamado de “grão do céu” e “pão dos poderosos”? (w06 15/07 11 par. 5).

O pão de Los Angeles porque como veio do céu, os Anjos também vão para lá e é possível que Jeová use Los Angeles para fornecer o alimento.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ele diz que na nota nos explica que nenhuma das duas expressões implica que fosse o alimento dos Anjos, em termos simples é chamado de grão do céu porque é de onde veio.

A expressão o grão do céu e o pão dos poderosos destaca a origem celestial do maná que Jeová enviou do céu aos israelitas, embora não sugira verdadeiramente que o maná era alimento dos anjos, este termo enfatiza que vem diretamente de Deus e também dá a frase o próprio pão dos anjos poderia simplesmente se referir ao fato de que o Maná era um presente divino e era possível que Jeová usasse os anjos para fornecer esse alimento para o seu povo. 

Lá nesta versão ele também usa a palavra poderoso e neste caso poderoso também pode se referir ao fato de terem vindo do ser mais poderoso.

Pois bem, não é porque era realmente o alimento dos anjos porque sabemos que eles são criaturas espirituais e o maná era algo material, mas porque estas expressões mostram que foi um alimento que veio do céu e que é a morada dos anjos ou poderia até significar que Deus providenciou isso através de criaturas angélicas.

A expressão o grão do céu e o pão dos poderosos destaca a origem celestial do Maná que Jeová enviou dos céus aos israelitas, embora não sugira que o Maná fosse alimento dos Anjos, este termo enfatiza que vem diretamente de Deus. A frase o próprio pão dos anjos poderia simplesmente referir-se ao fato de que o Maná era um presente Divino e é possível que Jeová tenha usado os Anjos para fornecer esse alimento ao seu povo.

Então a informação nos dá dois significados: o primeiro é que esse pão poderia ser fornecido por Jeová, por isso foi chamado de grão do céu e pão dos poderosos porque possivelmente Jeová usou os anjos para fornecer o Maná.

No Salmo 105:40 na segunda parte diz que ele sempre os satisfazia com o pão do céu, o Maná veio do céu e também diz no Salmo 11:4 nos diz que os poderosos vivem no céu e o todo-poderoso também veio então disso.

Sim, porque na verdade veio do céu e como os Anjos ou poderosos só vivem no céu, pode significar que veio de Deus ou é possível que Jeová use os Anjos para fornecer o Maná aos Israelitas.

A expressão o grão do céu e o pão dos poderosos destaca a origem celestial do Maná que Jeová enviou dos céus aos israelitas, embora não sugira que o Maná fosse alimento dos Anjos, este termo enfatiza que vem diretamente de Deus. A frase o próprio pão dos anjos poderia simplesmente referir-se ao fato de que o Maná era um presente Divino e é possível que Jeová tenha usado os Anjos para fornecer esse alimento ao seu povo.

Essas expressões são muito interessantes porque ao se referirem de onde veio esse alimento eles tinham que agradecer, é como nós, por exemplo, temos tantas coisas que Jeová nos dá, provisões, publicações, reuniões, assembléias, visitas do circuito superintendente, nossos queridos mais velhos, nossos irmãos mais novos, precursores, tudo isso é para agradecer. Eles deveriam ter agradecido a Jeová, mas como também ouvimos no primeiro discurso, eles se esqueceram de Jeová, então nunca queremos esquecer onde estão todos. vem a ajuda, é de Jeová e da sua organização que temos que valorizar muito. 

Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?

Salmo 78:3. Neste texto, os israelitas ficaram presos entre o mar e o exército egípcio num momento de desespero. Jeová mostrou-lhes que podem confiar nele, mesmo quando não há saída aparente. Isto ensina-nos a confiar em Jeová, especialmente nos momentos mais difíceis. de nossas vidas.

Salmo 78:2. Ele diz que um provérbio teria que apresentar muitos enigmas, o que então nos mostra que a nossa pregação realmente tem que ser diferente, tem que ser com ilustrações assim como Jesus fez com as coisas simples, não com as coisas complexas, para que então a pessoa entenda e entender o significado do que estamos falando.

Salmo 78:4. Fale um pouco sobre contar para a próxima geração as coisas que Jeová fez e hoje posso comparar isso a pregar uma tarefa importante que nos mandaram fazer, como seria bom chegar o fim e dizer a Jeová que fiz de tudo para que seu mensagem de nome conhecido, então alguém pode se perguntar que ajuste posso fazer para estar mais na atividade.

Salmo 78:34-38. Isso me faz ver como alguns israelitas abusaram da misericórdia de Jeová e depois que Ele os perdoou, eles continuaram a desobedecê-Lo. Isso me faz refletir que, porque Jeová é misericordioso, não vou abusar e falhar com Ele quantas vezes eu quiser. , devo retribuir-lhe o perdão, esforçando-me para nunca mais cometer um erro que o deixe triste pela minha desobediência.

Salmo 78:3,4. Menciona que não vamos esconder dos nossos filhos as coisas que ouvimos e sabemos sobre Jeová e é bom porque se falarmos repetidamente com os nossos filhos desde pequenos sobre como Jeová sempre nos ajudou, iremos ter bons frutos, mas me ocorreu que não é só dizer aos nossos filhos que Jeová quer que você faça isso, ah, Jeová não quer que você faça isso, temos que contar a eles os detalhes porque Jeová nos ajudou com detalhes e em assim poderemos contar essas coisas aos nossos filhos. Eles ganharão vida e o resultado será o versículo 7 diz que então eles colocarão sua confiança em Deus, nas obras de Deus, eles não esquecerão, mas obedecerão aos seus mandamentos, quão importante. cabe aos nossos filhos saber quantas vezes Jeová nos abençoou e nos ajudou.

Salmo 78:1,2. Jeová nos diz para prestarmos atenção a tudo o que ele nos diz nas reuniões, justamente onde Jeová fala com todos nós para preparar nossos corações e assim podermos enfrentar todo tipo de situação porque no versículo 2 ele nos diz que abrirá sua boca. diga provérbios e nos mostre tudo o que ele fez anteriormente para estabelecermos neste tempo, então isso me ensina que prestar atenção na reunião me dá força, mas principalmente espiritualidade para suportar qualquer situação que surgir hoje.

Salmo 78:11,12. Da mesma forma, ele me ensina a importância de lembrarmos das obras de Jeová e o salmista também nos lembra que é fácil esquecer as coisas que Jeová faz por nós, mas também nos lembra da importância de não perdermos a fé e a gratidão para não esqueçamos as coisas que Jeová nos deu. 

Salmo 78:22. Ele diz que porque eles não depositaram sua fé em Deus, não confiaram naquele que era capaz de salvá-los, isso me ensina como os israelitas, embora vissem as obras maravilhosas que ele havia feito justamente por eles, lhes faltou fé e então isso me ensina que hoje também vemos as coisas boas que Jeová faz por nós e devemos ter fé, fé que tudo o que ele prometeu se cumprirá no futuro. 

Salmo 78:8. Aprendo a importância de cuidar do meu coração, o texto não nos incentiva a preparar o nosso coração para não sermos teimosos ou rebeldes, e uma forma de preparar o nosso coração é meditar no que Jeová fez por nós, para meditar sobre outras razões pelas quais servimos a Deus Jeová, se pensarmos nas nossas razões para servir a Jeová, nos ajudará a ver se realmente o fazemos com um coração sincero ou apenas por formalidade ou para ter certas amizades. 

Salmo 78:40,41. Pude aprender como Jeová tem um carinho intenso por seus servos e que ele não é rápido em nos dar por perdidos. Saber disso é realmente reconfortante para nós, mas também vimos que Jeová é sensível e que nosso comportamento pode afetar. seus sentimentos, algo muito importante que podemos dar a Jeová um presente maior é obedecer com precisão aos seus princípios e isso deixará Jeová feliz. 

Salmo 78:2. Segundo Mateus 13:34 e 35. Isso foi cumprido por Jesus que sempre falava aos seus discípulos usando comparações ou ilustrações, foi isso que Jeová profetizou através do seu profeta, ele nos ensina que o nosso Deus valoriza muito que continuemos a usar isso. estilo de ensino.

Salmo 78:37. Ele diz que o coração deles não estava firme para servi-lo e eles não foram fiéis à sua aliança, não estava firme porque às vezes eles diziam que você é nosso Deus Todo-Poderoso e nós vamos te servir e outras vezes não quando não era conveniente para eles ou não tinham o que queriam. É isso que aprendo também que não devo confiar em mim mesmo porque se descuido da espiritualidade que às vezes sinto o desejo de servir pode entrar em colapso e então mostrar algum ato de infidelidade como eles. 

Salmo 78:22. Este versículo nos incentiva a confiar que Jeová tem o poder de nos salvar seja qual for a nossa situação, isso me ensina que não devemos limitar Deus em nossa mente, mas reconhecer que ele é todo-poderoso e é capaz de fazer mais do que podemos imaginar.

Salmo 78:42. Isso me faz lembrar que à medida que as provações avançam e as provações podem se tornar mais complicadas para cada um de nós e se não cuidarmos de nós mesmos, poderemos ser como os israelitas que não se lembraram de todo o bem que Jeová havia feito por eles no passado e então poderemos começar a inclinar-nos para o desejo maligno de confiar em nós mesmos e culpar a Jeová pelas consequências dos nossos erros.

Salmo Capítulo 78 . Vemos a atitude que os israelitas tiveram, não talvez como rejeitaram a Jeová, como pecaram, como fizeram coisas a Jeová que o próprio salmo menciona e que o entristeceram, mas quão bom é o salmo 38 quando diz que ele foi misericordioso, perdoou seus erros e não os exterminou, então isso nos faz pensar em nós mesmos, talvez nós também às vezes sejamos vítimas de talvez alguém nos faça algo ruim, somos vítimas de uma injustiça, talvez um irmão nos faça algo que nos ofende ou nós. tem problemas, talvez com a família, então como é bom que tenhamos o mesmo ponto de vista de Jeová e sejamos misericordiosos e perdoadores dos erros, porque se os israelitas fizeram tantas coisas a ele e Jeová ainda os perdoou, nós também tem que perdoar.

Salmo 78:7. É para os filhos confiarem em Jeová e obedecerem aos seus mandamentos que o exemplo dos pais é fundamental porque os filhos têm que ver que confiaram e continuam a confiar em Jeová, que ele cuidou deles nos momentos da sua vida e que eles obedecer aos mandamentos os protegeu, então isso ajudará os filhos a ver que Jeová é como um amigo em quem sempre podem confiar.

Sim, embora os israelitas tenham pecado repetidas vezes, Jeová lhes mostrou misericórdia, os perdoou porque, como diz o Salmo 78:39 , porque lembrou que eram humanos simples, um vento que passa e volta, Jeová leva em conta as nossas limitações , sabe como somos formados e que erramos por causa da nossa imperfeição, por isso está pronto a perdoar desde que nos arrependamos de coração.

Salmo 78:11-13. Ele está mencionando que os israelitas não reclamavam constantemente e não tinham em mente cruzar o que era a terra prometida, o que Jeová havia prometido a eles, então isso nos faz pensar, estamos de olho nas promessas de Jeová que realmente vão acontecer? ser cumprida?

Salmo 78:7. Diz que eles não se esqueceram das obras de Jeová, por isso temos que nos lembrar de quantas vezes Jeová nos ajuda e nos conforta para reforçar a nossa esperança de que ele em breve acabará com todo o nosso sofrimento e nos ajudará. 

Salmo 78:7. Ele fala de pessoas que tinham, principalmente, ele fala dos efraimitas, um coração mutável e um espírito infiel, ele diz que essa tribo também tinha arcos mas na hora de lutar eles recuam, isso poderia acontecer conosco se não o fizermos cuide de nossos corações e de nosso espírito a luz do que as escrituras ensinam e nós a aplicamos.

Salmo 78:18. Ele diz que desafiou apesar de tudo o que Jeová lhe havia fornecido, eles desafiaram a Deus em seus corações por terem o alimento que desejavam, mas por quê? Porque eles não depositaram sua fé em Deus e não confiaram que ele seria capaz de salvá-los. Tenhamos cuidado para que também façamos o mesmo em algumas circunstâncias.

Salmo 78:70,71. Vimos que o treinamento que Davi obteve no cuidado das ovelhas de seu pai o preparou para um papel mais importante, pastoreando Jacó e sua herança sobre Israel. Antes de assumir o poder do reino, Davi era músico na corte de Saul e tocava com sucesso. a harpa, ele amava a Jeová, por isso elevou suas composições muito acima do mero entretenimento e as transformou em obras-primas clássicas dedicadas à adoração e ao louvor de Jeová.

Salmo 78:.8. Ele fala sobre os israelitas serem uma geração teimosa e rebelde, uma geração com um coração em mudança e um espírito infiel, e isto é muito interessante porque quando ele fala sobre uma geração em mudança ele literalmente se refere a uma geração que não preparou o seu coração para servir. Jeová como merece e que ele viu como Jeová agiu a favor deles, por isso o versículo termina dizendo que eles foram infiéis em espírito a Jeová, isso nos ensina que para prevalecer contra este sistema de coisas devemos ser fiéis, preparando nossos corações com todas as ferramentas espirituais que Jeová coloca à nossa disposição e nunca esquecer tudo o que Jeová faz por nós.

Salmo 78:2. Estas palavras mostram que o profeta Asafe, inspirado pelo espírito santo, compôs este salmo séculos antes de Jesus nascer, isso significa que com centenas de anos de antecedência Jeová já determinou que o Messias ensinaria pelo exemplo, por isso o nosso Deus Jeová deve valorizar muito este método de ensino.

Salmos 78:70, 71,72. Ele menciona que Davi, sendo pastor, foi tirado de lá e transformado em pastor de Jacó ou de Israel. Isso me faz ver que Jeová usa pessoas humildes e todas essas pessoas quando oferece, mas quem faz isso as molda para. use-os e é isso que vemos também na congregação, irmãos que são moldados para poder pastorear a congregação.

Salmo 78:53. Diz-nos que o povo de Israel não teve medo quando Jeová os conduziu ao deserto, mas eles estavam no deserto e sabiam que o Egito estava vindo atrás deles, então como estamos diante do que está por vir diante de nós, será que temos algum tipo de medo ou Confiamos que Jeová saberá como liderar por meio de sua organização.

Salmo 78:34. Ele fala sobre como quando Jeová repreendeu os israelitas eles imediatamente procuraram por Jeová e isso indicou a atitude um tanto hipócrita de que quando algo acontecia eles procuravam por Jeová e isso é semelhante ao que também estava acontecendo hoje, as pessoas procuram por Jeová por interesse e tem um comportamento hipócrita atitude depois.

Salmo 78:3,4. Fala sobre nós contarmos as coisas que ouvimos e que sabemos e é especialmente útil falarmos com os jovens sobre essas coisas porque as experiências da vida real são muito importantes para eles, são modelos muito bons para imitar lições valiosas que podem ser aprendidas para exemplo das biografias que o escravo publica e estas podem incentivá-lo a servir a Jeová por tempo integral. 

Salmo 78:19. Mostra-nos que a incredulidade dos israelitas os impediu de ver e experimentar plenamente as bênçãos de Jeová. Isto ensina-me o perigo de permitir que a dúvida e a falta de fé me distanciem da confiança em Jeová.

Salmo 78:53. Também nos lembra que o mundo de hoje é um lugar perigoso para os cristãos, Satanás tem os dias contados e está decidido a querer nos devorar, por isso devemos sempre nos refugiar aqui na organização de Jeová porque aqui estamos seguros e encontramos a proteção que precisamos. 

Salmo 78:52. Ali vemos como Jeová, depois de tirar seu povo, os guiou como um rebanho no deserto, os conduziu com segurança e não sentiu nenhum medo. Isso me ajuda hoje a confiar plenamente em Jeová porque sempre sentiremos segurança com ele e nós. não terá nenhum medo.

Salmo 78:7. Este texto está nos ensinando a importância de depositarmos a nossa confiança em Jeová, implica saber que dependemos dele em todas as circunstâncias da vida, reconhecendo que Jeová é a nossa fonte de ajuda e proteção. 

No capítulo 78. Vemos como se reflete essa qualidade de Jeová, que é muita paciência, vez após vez ele deu oportunidades aos israelitas quando eles se arrependeram depois de terem tomado decisões erradas, hoje com alguns novos entendimentos que saíram na transmissão e no The A Torre de Vigia mais uma vez vê como Jeová continua a refletir esta qualidade porque hoje não podemos ser categóricos ao dizer que Jeová não pode ressuscitar aqueles que ele eliminou na época e talvez essas pessoas no novo mundo tenham a possibilidade de fazer as coisas bem e isso se deve uma vez novamente graças à grande paciência de Jeová.

Capítulo 78. Começa forte, diz, meu povo, ouça a minha lei, preste atenção nas palavras da minha boca, aqui vemos como Jeová nos faz um convite e isso nos faz refletir, fazemos um favor a Jeová ouvindo ele seguindo seus comandos, não, porque no final ele não precisa de nós, mas nós, ao contrário de nós, precisamos dele, é por isso que a referência nos provérbios diz que o homem sábio ouve e recebe mais instruções, então se formos sábios vamos ouvir os ensinamentos de Jeová, não é um favor, é sim um presente dele.

Salmo 78:8. Lá diz que eles não seriam como seus antepassados, uma geração teimosa e rebelde, uma geração com o coração mutável, isso aqui nos ensina que devemos ter cuidado com a teimosia já que aqui na Bíblia vemos claramente como ela está associada à rebelião e com o coração ruim por isso, como cristãos e servos de Jeová, devemos evitar isso a todo custo.

Salmo 7813. Este versículo também enfatiza a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas. Deus havia prometido libertar os israelitas da escravidão no Egito e durante toda a sua jornada todas as promessas, incluindo trazê-los em segurança através do Mar Vermelho.

Salmo 78:14. A Nuvem não serviu apenas como guia, mas também como proteção contra o calor escaldante do deserto, o fogo por outro lado proporcionou luz e segurança durante a escuridão da noite. Isto nos ensina como Jeová se preocupa com todas as necessidades do seu povo, garantindo o seu bem-estar físico e espiritual.


Salmo 78:14. E vemos como os israelitas dependiam totalmente da orientação de Jeová para saber quando e para onde deveriam se mudar. Do mesmo modo, temos também de aprender a confiar na orientação de Jeová na nossa vida, procurando a sua orientação em cada decisão que tomamos.

Salmo 78:19. Embora os israelitas hesitassem, Jeová demonstrou subitamente que podia fazer provisões nas situações mais difíceis. Isso nos ensina que Jeová tem o poder de cuidar de nós, mesmo nos desertos das nossas vidas, ou seja, nos momentos mais difíceis dos nossos dias, seja nos momentos de dificuldade emocional, espiritual ou física.

Sim, falando sobre o grande poder que Jeová tem e do que o Salmo 78:71 é capaz, diz que ele pegou Davi, um menino pastor que se dedicava simplesmente a cuidar de ovelhas e cordeiros, e fez dele um rei líder para os seus. povo que também foi quem trouxe muitas bênçãos ao povo de Jeová.

Salmo 78:21. O versículo começa dizendo quando o Senhor os ouviu. Isto mostra que Jeová está sempre atento ao que fazemos e dizemos. Quando o povo de Israel pecou repetidas vezes, Deus os ouviu e respondeu de acordo. Podemos aprender com isso como Jeová é um Deus justo, que não tolera a desobediência sem consequências. A fúria e o fogo mencionados neste versículo representam sua justa indignação contra o pecado. Isto nos ensina a importância de viver em harmonia com os princípios Divinos.

Salmo 78:4. Ali é dito que quando os pais ensinam aos filhos as leis e os mandamentos de Jeová, eles estão espalhando e aumentando os louvores a Jeová, mas é claro que nós, filhos, também temos que dar a conhecer o seu nome a outros, por isso devemos estar vigilantes no nosso comportamento. tanto na escola em casa quanto na congregação, pois fazendo isso magnificaríamos a glória de Jeová, hoje eles estão fazendo os jovens pararem de servir a Deus, mas devemos lembrar que Jeová foi quem nos providenciou e forneceu e ele deu nos esse grande privilégio de louvá-lo, então devemos aproveitar isso.

Salmo 78:2. Falou-se que uma pessoa iria falar sobre Provérbios e muitos enigmas, Mateus percebeu que era o próprio Jesus que estava sendo falado neste salmo, que nos ensina isso, que além do fato de a profecia ter se cumprido com Jesus , nós Ensina que Jeová valoriza muito essa qualidade de usar ilustrações. A pergunta que seria: Será que as usamos também em nosso modo de ensinar, seja na tribuna ou em nossa pregação? certamente estará imitando o grande professor. 

Salmo 78:21. O versículo começa dizendo quando o Senhor os ouviu. Isto mostra que Jeová está sempre atento ao que fazemos e dizemos. Quando o povo de Israel pecou repetidas vezes, Deus os ouviu e respondeu de acordo. Podemos aprender com isso como Jeová é um Deus justo, que não tolera a desobediência sem consequências. A fúria e o fogo mencionados neste versículo representam sua justa indignação contra o pecado. Isto nos ensina a importância de viver em harmonia com os princípios Divinos.

Salmo 78:14. E vemos como os israelitas dependiam totalmente da orientação de Jeová para saber quando e para onde deveriam se mudar. Do mesmo modo, temos também de aprender a confiar na orientação de Jeová na nossa vida, procurando a sua orientação em cada decisão que tomamos.

Salmo 78:22. Vemos como eles não confiaram, não tiveram fé em Jeová Deus e não confiaram que ele poderia salvá-los, porque isso pode ser aplicado a nós hoje, que talvez possamos nos ver encurralados de tal maneira por nossos inimigos que não confiamos em Jeová. Ele pode nos salvar e sucumbir naquele momento e cair na grande armadilha de sermos destruídos não pelo inimigo, mas pelo próprio Jeová.

Salmo 78:7. Diz que falarei dos atos de amor leal de Jeová, dos atos louváveis ​​de Jeová, temos o privilégio de proclamar as boas novas que o reino trará graças à bondade amorosa de Jeová, ele proporcionou a salvação através do sacrifício de seu filho a maior demonstração de amor que temos que agradecer muito e como fazemos isso compartilhando essa boa notícia.

Salmo 78:22. Ele fala sobre servos do passado que não depositaram sua fé em Deus e não confiaram que ele seria capaz de salvá-los. Isso me ensina que não devemos duvidar nem por um momento que Jeová cumprirá sua promessa de um mundo maravilhoso para os seus. servos leais.

Salmo 78:2. Aqui diz vou abrir a boca e dizer um provérbio, na época em que Jesus existiu eles perceberam que ele estava se referindo a esta profecia ele e o profeta falado aqui é o escritor deste salmo ele foi inspirado pelo espírito santo para compor este salmo e séculos antes de Jesus nascer, isso significa que, com centenas de anos de antecedência, Jeová já havia determinado que o Messias ensinaria pelo exemplo.

Salmo 78:14. Mostra-nos que a nuvem não só serviu de guia, mas também de proteção contra o calor escaldante do deserto e o fogo, por outro lado, forneceu luz segura durante a escuridão da noite, isto nos ensina que, como Jeová cuida de cada necessidade de nós, especialmente do seu povo, garantindo o bem-estar físico e espiritual. 

Salmo 78:40,41. Eles falam de Jeová que o que eles fizeram o machucou e o deixou triste e quando pensamos em algo que nos machuca ou nos deixa triste é porque amamos aquela pessoa, valorizamos aquela pessoa e o que ela faz nos machuca, como é bom saber que Jeová nos ama, nos valoriza e que o que fazemos pode afetar seu coração feliz ou talvez entristece-lo. Pensar nisso pode nos ajudar a ver isso como muito real e evitar mau comportamento.

Salmo 78:8. Diz uma mudança de coração ou, como diz a nota, literalmente não preparado, então como os israelitas tinham o coração assim, vimos as consequências disso para que isso não aconteça conosco, temos que preparar nossos corações agora para que numa tentação futura algo ruim não nos aconteça e podemos fazer isso pensando nas consequências e buscando a sabedoria de Jeová.

Salmo 78:22. Vemos que diz que os israelitas não acreditaram que Jeová era capaz de salvá-los, isso também pode acontecer conosco porque podemos acreditar que Jeová não vai nos salvar, ele não vai nos dar o que queremos, então o que vai acontecer e começarmos a procurar Queremos nos salvar, em vez de confiar em Jeová.

Salmos 78:38, 39. Fala sobre como ele foi misericordioso e perdoou seus erros e não os exterminou e que se conteve para não destruí-los, então Jeová faz o mesmo conosco, ele tem misericórdia porque às vezes a verdade é que falhamos, somos imperfeitos, dizemos coisas que não deveríamos ou pensamos coisas que não deveríamos porque pensamos porque isso acontece porque, mas ele é muito misericordioso, antes temos que refletir que ele é o único. Deus, não podemos falar ou pensar coisas que não estão em sua vontade.

Salmo 78:4,5. Eles enfatizam a importância de ensinar, colocando a mente de Jeová nos pequenos para que possam ver como Jeová pensa e assim, quando estão juntos com os pais ou sozinhos, o comportamento deles reflete as normas divinas e uma maneira de fazer isso pode ser por incentivando-os a decorar um texto da Bíblia e também entre todos nós podemos compartilhar com as crianças nossos textos favoritos e como eles também nos ajudaram. 

Salmo 78:1. Diz que prestar atenção aos atos de Jeová tem valor que ganhamos algo fazendo sim porque obedecer significa a aprovação de Jeová agora uma vida livre de problemas desnecessários e a vida futura com a aprovação de Jeová. 

Salmo 78:36. Ali é mencionado como é que, embora Jeová tivesse feito muitas coisas pelos israelitas, mas eles tentassem enganá-lo com a boca e mentissem para ele com a língua, isso me ensina pessoalmente que Jeová Deus é um Deus tão amoroso que ele é como um pai amoroso que está sempre nos lembrando, às vezes cometemos erros, podemos fazê-lo, mas Jeová lembra que somos seres humanos simples e que podemos falhar com ele, mas também servi-lo de todo o coração.

Salmo 78:13. Sublinha a fidelidade de Jeová em cumprir as suas promessas, uma vez que prometeu libertar os israelitas da escravidão no Egipto e ao longo da sua viagem cumpriu todas as promessas, incluindo levá-los em segurança através do Mar Vermelho.

Salmo 78:18. Diz que eles desafiaram a Deus em seu coração exigindo o alimento que desejavam ansiosamente. Gosto deste texto porque aqui menciona o desejo do coração e diz que eles desafiaram, ou seja, provocaram a Deus em sua atitude, os israelitas porque. eles exigiram e o desejo de ansiosamente diz que é um desejo forte e anormal que uma pessoa ou um grupo de pessoas faz ao desejar algo ou uma atividade, neste caso eles queriam algo natural que é comida e Jeová os fornece, mas mesmo assim eles queriam algo que eles ansiavam no passado, mesmo tendo a promessa de Deus de levá-los para uma terra promissora, isso também me faz pensar que o que podemos pensar se uma situação semelhante à deles acontecer conosco, talvez possamos ter uma situação catastrófica de um acidente ou um desastre natural, uma seca esses tipos de eventos, então como está a nossa atitude para com Jeová e eles se comportaram de maneira desrespeitosa, falando mal, agindo de maneira arrogante e irreverente sem pensar em tudo que Jeová havia prometido a eles e que poderia. também acontecem conosco porque esperamos uma maravilhosa esperança futura. 

Salmo 78:41. Mostra que os israelitas testaram a Jeová e que isso os entristeceu. Este salmo mostra como Jeová reagiu a certos atos dos antigos israelitas. Isso me ensina que a pessoa que quer fazer coisas erradas ou decepcionar fere seus sentimentos, o que significa que Jeová se importa. sobre o que fazemos e que ele tem sentimentos e que Jeová tem um afeto intenso por seus servos e que ele não se apressa em desistir deles como perdidos, sabendo que isso é realmente reconfortante e também que Jeová é sensível e que nosso comportamento pode afetar seu sentimentos.

Salmo 78:56. E mais vários versículos mostram que Jeová tem sentimentos porque diz que Israel lhe causou dor e o irritou, então bem isso me faz pensar na minha atitude em relação ao que Jeová está me pedindo para obedecê-lo, então como faço isso sempre me examinando e vendo que se eu tiver que melhorar algo bom, mude para ter a aprovação de Jeová.

Salmo 78:57. É mostrado que os israelitas dizem que Jeová disse que eles eram tão pouco confiáveis ​​quanto um arco fraco, e é algo muito essencial na amizade com Jeová ou com outros ser uma pessoa confiável porque não se pode confiar em alguém que lhe conta mentiras. quero ser amigo de alguém que te conta a verdade, então como posso me tornar uma pessoa confiável. Bom, primeiro, não divulgue coisas que alguém nos conta em sigilo, nem revele coisas que possam magoar ou constranger alguém, e claro? , não espalhe mentiras sobre outra pessoa.

Salmo 78:4. Mostra o pensamento de Jeová de que ele queria que seu povo falasse à sua geração sobre as coisas que Jeová fez por eles e que fortaleceram a fé de seus filhos. Ensina-me como é importante que eu também faça o mesmo, que sempre possa falar. tanto para mim mesma, filha, quanto para outras coisas que Jeová fez comigo, como ensinar-me a verdade de seu propósito e me dar esperança.

Salmo 78:13-16. Gostei porque me ajudaram a meditar no poder extraordinário que Jeová tem para fazer coisas que a gente não imagina, meditar nisso e em todas as vezes que Jeová também me ajudou de maneiras que a gente não imagina, vai me ajudar num futuro confiar em todas as suas promessas que também são extraordinárias. 

Salmo 78:12. Diz que eles fizeram coisas maravilhosas, e o dia 17 diz, mas eles continuaram a pecar. Esse texto do dia 12 em especial me faz pensar em tudo o que Jeová fez pelos israelitas e na atitude que eles tiveram, e me faz pensar em como vejo hoje a mão de Jeová como vejo o que ele nos promete como vejo o que é acontecendo atualmente, como posso ver suas promessas se as vejo como maravilhosas ou se realmente as vejo como algo que as tenho e elas perdem valor, então realmente quão importante é vê-las como o que é maravilhoso poder ter e evitar completamente a atitude que os israelitas tiveram.

Salmo Capítulo 78. Também disse, entre outras coisas, que você vê depois de um tempo os israelitas colocaram Jeová à prova e quando se arrependeram, Jeová os perdoou, mas sempre a mesma coisa, e aqui em Tiago 4:8 diz aproxime-se a Deus e ele se aproximará de você e como abordamos isso de forma justa estudando a palavra de Jeová todos os dias, é claro que é um esforço, mas temos que ser obedientes. 

Salmo 78:7. Me ensina que devo sempre confiar em meu pai Deus Jeová e que nunca devo esquecer suas obras maravilhosas, sempre servindo-o com lealdade e obediência.

Salmo 78:5. É mencionado que além de meditar no que Jeová fez, devemos também incutir isso em outras gerações, é por isso que o versículo 7 diz que se contarmos isso aos nossos filhos, eles confiarão em Jeová e nunca se esquecerão dos seus mandamentos que nos ensinam que também devemos incutir nos nossos filhos desde tenra idade para que não se desviem do caminho de servir a Jeová.

Salmo 78:38. Fala-nos da misericórdia de Jeová, esta qualidade está relacionada com a sua compaixão, a sua paciência e, acima de tudo, o seu amor, mas também tem limites. O capítulo menciona que os israelitas continuaram a desafiar a Deus, continuaram a rebelar-se contra ele, e. finalmente, Jeová os abandonou, dando-lhes um castigo Qual é a lição de que não aproveitamos a misericórdia de Jeová, não devemos ser tolos como os israelitas, pelo contrário, todos os dias devemos nos lembrar das coisas que Jeová faz por nós e mostrar gratidão. com ações.

Salmo 78:37. Me ensina que um coração firme é crucial para manter um relacionamento com Jeová. Aprendo também que não basta fazer promessas, devemos viver de acordo com elas, mantendo a integridade e integridade em nossas ações e decisões. 

Salmos 78:40-41. Eles nos contam sobre a atitude desrespeitosa que os israelitas tiveram, deixaram Jeová cheio de tristeza, então o que aprendo é que ao invés de escolher o caminho errado e causar dor ao nosso pai Jeová, devo me comportar corretamente e fazer alegrar o seu coração porque isso é o que nos é dito em Provérbios 27:11.

Salmo 78:11. Fala sobre como esses israelitas haviam esquecido o que Jeová havia feito por eles e havia muitas coisas maravilhosas que Jeová fez por eles, mas eles eram ingratos, também poderíamos dar como certo tudo o que Jeová faz por nós ou algum privilégio e infelizmente fazemos não quero ser ingrato aos olhos de Jeová, por isso é bom lembrar de tudo o que Jeová fez por nós durante o nosso serviço e o que ele continua fazendo até agora. 

Salmo 78:2. Diz que Jeová, como diz a profecia, abrirei a boca usando comparações e esta profecia foi cumprida há centenas de anos. Jeová determinou que Jesus ensinaria com exemplos e quando Jesus esteve na terra ele usou exemplos para chamar a atenção dos. gente, isso Sem dúvida, Jeová valoriza muito esse método de ensino, por isso continuarei a me esforçar para seguir o exemplo de Jesus, ensinando verdades bíblicas aos alunos com exemplos simples. 

Salmo 7813. Este versículo também enfatiza a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas. Deus havia prometido libertar os israelitas da escravidão no Egito e durante toda a sua jornada todas as promessas, incluindo trazê-los em segurança através do Mar Vermelho.

Salmo 78:4. Isso me faz perceber como Jeová se preocupa com as famílias, por isso ele deu esse mandato aos chefes, primeiro eles tinham que amar a Jeová depois, como o texto menciona, eles tinham que passar isso para seus filhos dessa forma Jeová demonstrou seu amor por sua criação e Lá, os pais cristãos cumprem esse mandato ensinando seus filhos desde pequenos a amar a Jeová. É por isso que agradeço a Jeová por nos dar pais que cumprem esse mandato desde que eu era pequeno.

Salmo 78:67. É um lembrete do que Jeová já havia dito ao seu povo Israel, dirigindo-se aos pais, incumbindo-os de ensinar aos seus filhos tudo o que Jeová fez por eles e assim eles confiariam nele. Não há herança melhor que um pai ou uma mãe possa deixar aos filhos do que uma herança espiritual.

Salmo 7814. A Nuvem não serviu apenas de guia, mas também de proteção contra o calor escaldante do deserto, o fogo por outro lado proporcionou luz e segurança durante a escuridão da noite. Isto nos ensina como Jeová se preocupa com todas as necessidades do seu povo, garantindo o seu bem-estar físico e espiritual.

Sim, quando os israelitas atravessaram o deserto após a sua saída do Egito, Jeová satisfez as suas necessidades e isto porque o Salmo 78:15 diz isso e isto dá-me confiança, por isso devo perguntar-me, devo fazer-me esta pergunta, as minhas ações mostram que confio em Jeová Quando penso no futuro, duvido que Jeová consiga satisfazer as minhas necessidades e as da minha família. Esses registros me fazem ter plena confiança de que, se Jeová fez isso no passado, ele fez isso. também fará isso agora no presente. 

Salmo 78:14. E vemos como os israelitas dependiam totalmente da orientação de Jeová para saber quando e para onde deveriam se mudar. Do mesmo modo, temos também de aprender a confiar na orientação de Jeová na nossa vida, procurando a sua orientação em cada decisão que tomamos.

Salmos 78:12. Esse salmo na verdade mostra que Jeová faz ou fez coisas surpreendentes ao povo de Israel, tanto que acabou tirando-os do Egito, isso me ensina e me dá confiança acima de tudo que Jeová fará coisas surpreendentes para seus servos.

Salmo 78:41. A parte final menciona e entristece o salto de Israel, 42 começa dizendo que não se lembravam do seu poder, esse texto me ensina que não devo copiar as atitudes dos israelitas do passado que com minhas ações posso entristecer o coração de Jeová e Mesmo sendo ingrato, pelo contrário devo ser humilde e reconhecer que tudo o que tenho, inclusive a vida, vem de Jeová e me esforçar para alegrar o coração de Jeová. 

Salmos 78:3. Neste texto os israelitas ficaram presos entre o mar e o exército egípcio num momento de desespero, Jeová mostrou que eles podem confiar nele mesmo quando não há saída aparente, isso nos ensina a confiar em Jeová principalmente nos momentos mais difíceis da nossa vida. vidas.

Salmo 78:19. Embora os israelitas hesitassem, Jeová demonstrou subitamente que podia fazer provisões nas situações mais difíceis. Isso nos ensina que Jeová tem o poder de cuidar de nós, mesmo nos desertos das nossas vidas, ou seja, nos momentos mais difíceis dos nossos dias, seja nos momentos de dificuldade emocional, espiritual ou física. 

Salmo 78:21. O versículo começa dizendo quando o Senhor os ouviu. Isto mostra que Jeová está sempre atento ao que fazemos e dizemos. Quando o povo de Israel pecou repetidas vezes, Deus os ouviu e respondeu de acordo. Podemos aprender com isso como Jeová é um Deus justo, que não tolera a desobediência sem consequências. A fúria e o fogo mencionados neste versículo representam sua justa indignação contra o pecado. Isto nos ensina a importância de viver em harmonia com os princípios Divinos.

Salmo 78:21. Esta história serve de aviso para nós, lembrando-nos de que não devemos encarar levianamente os padrões de Jeová. Embora Ele seja amoroso e paciente, Ele também espera que vivamos de acordo com a Sua vontade. 

Salmo 78:24. O Maná descrito como grão do céu foi uma provisão milagrosa de Jeová para satisfazer as necessidades físicas do seu povo. Isso nos lembra que Jeová se preocupa com as nossas necessidades E é capaz de suprir o que precisamos, mesmo de maneiras inesperadas.

Salmo 7824. O grão do céu também pode simbolizar o alimento espiritual que Jeová nos fornece por meio de sua palavra. Assim como Maná sustentou os israelitas, o ensino e a orientação espiritual de Jeová são essenciais para a nossa vida diária.

Salmo 7837. Este versículo nos ensina que um coração firme é crucial para manter um relacionamento estável e constante com Jeová, também podemos aprender que não basta fazer promessas, devemos viver de acordo com elas, mantendo a integridade em nossas ações e acima de tudo, sermos retos para com Jeová.

Salmo 78:14. Diz que Jeová os guiou com uma nuvem e a noite toda com a luz de um fogo, então os israelitas dependiam completamente da vida de Jeová para saber quando e para onde se mover da mesma forma também devemos aprender a confiar na orientação de Jeová em nossos vive buscando sua direção em cada decisão que tomamos.

Salmo 78:3,4. Eles dizem que contariam à próxima geração sobre as ações de Jeová dignas de louvor e há uma semana na reunião havia uma tarefa que falava sobre contar à próxima geração sobre o poder de Jeová, e no artigo dava ideias para aqueles irmãos com mais experimentar como podem transmitir a sua sabedoria, já que mencionou, por exemplo, convidar os irmãos mais novos para casa para desfrutar da companhia ou pedir-lhes que o acompanhem ao ministério para dar uma troca de encorajamento, porque se fizermos assim não importa se somos jovens ou velhos, pois todos estaremos encorajando uns aos outros e também dando continuidade ao nosso legado espiritual.

Salmo 78:1. Diz que os israelitas tinham que ouvir a lei e prestar atenção e isso poderia ser um pouco difícil porque eles não podiam tomar notas, não podiam ler a Bíblia, mas o que podiam fazer era concentrar-se e meditar para que pudessem ensiná-la. para outras pessoas e é isso que também podemos fazer, temos muito mais avanços tecnológicos do que eles então temos que usar as ferramentas que a organização nos dá para prestar atenção ao que Jeová nos diz.

Salmo Capítulo 78. Podemos aprender duas coisas, por um lado, que Jeová tem um carinho intenso pelos seus servos, ele nunca desiste deles, o que é reconfortante para nós, e por outro lado, também podemos aprender como Jeová é sensível, que podemos ferir os sentimentos dele, façamos o que fizermos. Isso pode afetar você e é por isso que nos encoraja no que é certo.

E também podemos usar este salmo, por exemplo, Salmo 78:42,43, para mostrar às pessoas que pensam que não podem acreditar a menos que vejam certas coisas que a fé não depende de alguém ver milagres porque os israelitas viram muitas coisas que Jeová fez isso por eles, mas eles não se lembraram e desobedeceram constantemente.

Salmo 70,72. A gente vê que Jeová escolhe pessoas humildes para diferentes atribuições, ele não se importa com a nossa origem, com a nossa posição econômica, ele diz que a vida começou como pastor de ovelhas para acabar sendo quem liderou o povo de Deus, então isso me ensina o fato de que o bom desempenho em uma designação depende apenas de qualidades como a humildade e de nos deixarmos guiar por Jeová, que é quem nos guia e também quem nos capacita para que possamos cumprir as designações.

Salmo 78:5. Lemos como desde os tempos antigos foram estabelecidas regras ou lembretes para não nos desviarmos da lei de Jeová, tão úteis nos tempos antigos que também são úteis para nós hoje e é que a palavra lembrete vem da raiz que significa repetir e como muitas vezes nós As coisas são repetidas e somos lembrados de que muitas vezes nos dizem coisas, então tenhamos isso em mente para não tomá-las como certas e assim não nos desviarmos da lei de Jeová.

Salmo 78:52,53. Diz que Jeová conduziu o povo de Israel como um rebanho, ele os seguiu como um rebanho, ele os conduziu com segurança e o que Jeová fez bem, por um lado, ele os guiou, ele os tirou em ordem de batalha e? é claro que isso era importante não porque um, um, um. Mais de 3 milhões de pessoas em ordem de batalha significavam que isso lhes dava segurança e, por outro lado, Jeová com a nuvem estava presente o dia todo e à noite também. 

Salmo 78:7. O versículo destaca a importância de obedecer aos mandamentos de Jeová. A obediência não é apenas uma demonstração da nossa fé, mas também uma forma de demonstrar o nosso amor e gratidão para com Jeová e Jesus. 

Uma das razões pelas quais muitos perderam a vida foi a falta de fé, Salmo 78:22. Isso mostra que eles não tinham fé que ele poderia salvá-los. O curioso é que dois textos acima, por exemplo, Jeová lhes mostrou que ele poderia salvá-los quando fez jorrar águas e riachos das rochas, então é um exemplo. para nós o que temos Devemos nos esforçar para cultivar a fé e perceber como Jeová nos ajuda, porque nossa vida depende disso.

Salmo 78:38. Ensina-me que Jeová nos ama apesar dos nossos erros e se preocupa muito conosco e é verdade que nunca o vimos ou ouvimos, mas sabemos que ele fala conosco através da sua palavra, nos guia e quer que sejamos protegidos porque somos o seu povo e ele também quer que o conheçamos e estejamos ao seu lado.

Salmo Capítulo 78. Destaca a falta de apreço pela gratidão dos israelitas, poderíamos pedir esta coisa importante para sermos gratos porque todos sabemos que a gratidão é tão importante que nos deixa felizes, quer a dêmos ou recebamos. 

Salmo 78:61. Mostra que por causa da infidelidade dos israelitas, diz que Jeová permitiu que o símbolo de sua força e esplendor caísse nas mãos do inimigo. Aqui ele está se referindo à ocasião em que os filisteus tomaram a arca da aliança e se pensarmos nisso. com cuidado, a arca representava A presença de Jeová tinha que ser tratada com o máximo respeito e por causa da infidelidade dos monarquistas ele passou sete meses mudando de uma cidade filisteia para outra. Isso me faz pensar que nunca deveria permitir qualquer ato de. minha conduta não mancha nem um pouquinho a santidade do nome de Jeová.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário