ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana 12 a 18 de agosto de 2024, Salmos 73 a 74, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 12 a 18 de agosto de 2024, Salmos 73 a 74, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

Sal 74:13, 14. Neste caso, a que se deve referir a expressão “Leviatã”? (it-2 213).

Quando pensamos no Leviatã, vem à mente o crocodilo mencionado em Jó. Dependendo do contexto, Leviatã pode ter significados diferentes. Levando em conta o que dizem os versículos 13 e 14, parece que neste caso se refere à salvação que Deus concedeu a Israel do Faraó quando eles saíram do Egito. Portanto, a expressão “Leviatã” poderia referir-se à derrota sofrida pelo Faraó e seu exército na época do Êxodo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em Isaías 27:1, a Septuaginta traduz “Leviatã” como símbolo de um império ou organização de âmbito internacional. Assim, neste caso, como foi mencionado, poderia referir-se à Babilônia ou também ao Egito. Portanto, quando o Leviatã é mencionado neste contexto, provavelmente se refere a uma organização ou império internacional que se opõe a Jeová e aos seus adoradores.

O insight do livro esclarece isso de uma forma muito compreensível a esse respeito quando diz que também se refere a um monstro marinho. A expressão em uma inscrição diz que é usada como uma expressão paralela ao leviatã e a quebra da cabeça do leviatã pode muito bem aludir. à derrota esmagadora infligida ao Faraó e aos seus exércitos na época do Êxodo, então isto dá-nos uma compreensão precisa do que governa toda uma extensão de terra como governante do mundo.

No contexto do Salmo 74:13,14. A expressão Leviatã é usada simbolicamente para se referir a um poderoso império ou força que se opõe a Jeová e seu povo. O termo não se refere literalmente a um monstro marinho, mas sim simboliza um grande adversário como Faraó e seu exército no Egito que foi derrotado de forma decisiva por Deus, assim o Leviatã representa as potências internacionais que se opõem a Deus e sua adoração como também mencionado em outras profecias de Isaías 27.1.

Sim, o leviatã descreve precisamente uma criatura poderosa como o Faraó e seu exército no passado que foram derrotados por Jeová também em Isaías 27:1 isso simboliza um império uma organização internacional e no passado os inimigos visíveis de Israel eram a Assíria Egito Babilônia, mas sabemos qual foi o seu fim, hoje o povo de Jeová também enfrenta nações poderosas e astutas do ponto de vista humano, mas sabemos qual será o seu fim muito em breve

Comparamos com Apocalipse 12:9, lá é chamada de organização dominada por um personagem que é uma serpente e um dragão e aqui esse monstro é chamado de leviatã, que deveria se referir neste contexto a uma organização ou império internacional que se opõe a Jeová e. para sua organização.

Além disso, os Targuns aramaicos confirmam esta interpretação, pois em vez de “as cabeças do Leviatã” mencionam “os fortes do Faraó”. Isto pode ser comparado a Ezequiel 29:3-5, onde o Faraó também é comparado a um grande monstro marinho.

Quando lemos no versículo 14, onde é mencionado que ele quebrará a cabeça deles, possivelmente se refere à derrota esmagadora que Faraó e seu exército sofreram quando Jeová libertou os israelitas do cativeiro.

E é curioso que este versículo, que parece muito fácil de entender quando consultamos as informações do insight, nos impressione porque dá uma série de nuances muito interessantes, por exemplo o fato de que quando fala dos fortes do Faraó também foi traduzido como as cabeças do Leviatã significa ligá-lo ao Egito, mas depois na parte final, como foi mencionado, liga-o a situações que têm a ver com a Babilônia, a Assíria e o Egito e, finalmente, a uma organização que é antagônica ao povo de Deus.

Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?

Salmo 73:2,3. Neste Salmo diz que no meu caso os meus pés quase se desviaram, estavam a ponto de escorregar, porque fiquei com inveja dos arrogantes quando vi a paz dos ímpios. Portanto, a lição aqui é que ter inveja do sucesso dos arrogantes pode fazer com que nos percamos. Portanto, este é um aviso sobre como a comparação com os outros pode distorcer o nosso pensamento e os nossos valores. Daí a importância de permanecer fiel aos princípios bíblicos mesmo quando outros parecem prosperar sem aplicar esses mesmos princípios.

Salmo 73:12. Diz: “Assim são os ímpios para quem tudo é fácil”. O fato de muitas pessoas, irmãos, acharem fácil viver bem e ter sucesso em tudo que fazem é porque quase sempre estão prejudicando outras pessoas, não têm Deus. em seus corações eles vivem despreocupados, eles têm tudo em suas vidas, então não deveria me incomodar ter a sensação de que ele ou ela tem e eu não, porque eu tenho meu Deus Jeová e se eu o tenho. , eu tenho tudo lá.

Salmo 73:7. Algo é mencionado sobre aquelas pessoas que estavam prosperando: seus olhos estavam esbugalhados de tanta gordura, esse texto me chamou a atenção porque diz que seus olhos estavam esbugalhados, obviamente era um exagero, mas como é que podemos ver essas situações dessa forma? Pessoas que são tão exageradas é que não lhes falta nada, é que são muito felizes, realmente não é verdade, ele estava tão focado em ver a prosperidade deles que viu até esse detalhe, foi assim que ele viu e ele não' Não percebi porque ele estava tão focado nas coisas que poderia ter, até que mais tarde com a ajuda de Jeová ele raciocina, mas ele me ensina que devo prestar muita atenção ao que tenho, que é o que eles fazem. não tenho.

Salmo Capítulo 73:28. Isso me lembrou da importância de meditar nas coisas boas que Jeová faz por nós todos os dias e não só isso, mas também de aproveitar qualquer oportunidade que temos para compartilhar com as pessoas aquelas coisas lindas que Jeová está fazendo agora e aquelas que serão. no futuro.

Salmo 73:23,24. Diz agora estou com você sempre você segura minha mão direita você me guia com seus conselhos e então você me levará para a glória este texto nos faz ou me fez meditar sobre como é que justamente fora do povo de Jeová eles não têm isso riqueza que os servos de Jeová tem uma amizade íntima com Jeová, porque ele diz que está sempre conosco e não só que tem um prêmio para o futuro e esse prêmio diz que ele nos levará à glória no novo mundo sendo seu servos, mas enquanto continuarmos apegados a Jeová e avançando com ele, porque na realidade estar com ele é um grande tesouro que temos.

Salmo 73:14. É mencionado como ele permaneceu nervoso e estressado o tempo todo, porém não devemos nos desesperar. Asafe foi capaz de enfrentar com sucesso a iniqüidade de seu tempo e igualmente podemos alcançá-lo, mas para isso devemos nos aproximar de Jeová e ver a Jeová como nosso refúgio.

Salmo 74:23. Isso me lembra que devo me esforçar para refutar os ataques daqueles que não mostram amor a Jeová. 

A conclusão do Salmo 73 é que não devemos invejar a aparente boa vida dos ímpios, uma vez que a sua felicidade é superficial e não durará. Temos de ouvir o conselho de Jeová, estar perto daqueles que o servem com alegria, e assim seremos verdadeiramente felizes. Assim seguiremos o caminho que nos leva à vida que esperamos, a vida que é verdadeiramente vida.

Salmo 73:9. Como neste texto ele fala de pessoas que são arrogantes e que não respeitam ninguém e não respeitam a Jeová, então esse é o tipo de pessoas das quais não devemos ter inveja e com quem não devemos nos associar.

Salmo 73:17. A partir daí, não só muda a sua forma de pensar e de ver os outros, isso me ensina o quanto é importante não só estar presente nas reuniões, mas também meditar no que Jeová está me ensinando para ter a forma correta de pensar, que é de Jeová e ter a perspectiva correta se eu estiver escorregando.

Salmo 73. O salmista diz: “Meus pés quase se desviaram, estavam prestes a escorregar”. Podemos visualizar isso facilmente quando caminhamos por um caminho de montanha; Se chegarmos muito perto do aterro, é fácil pisar no cascalho e cair. A mesma coisa acontece neste mundo: se somos testemunhas, mas queremos caminhar no limite do que é certo e do que não é, podemos pisar no cascalho e acabar cometendo algum pecado.

Salmo 73:12-14. O salmista expressa sua frustração ao observar a prosperidade dos ímpios, chegando a sentir que não valeu a pena permanecer puro e justo. Isso é algo que pode acontecer conosco também. A lição que podemos tirar é que a aparente felicidade dos ímpios pode levar-nos a questionar o valor da nossa integridade. Portanto, é muito importante permanecer fiel aos princípios bíblicos e lembrar que a felicidade dos ímpios é superficial e não leva a nenhum fim bom.

Salmo 73:28. Destaca a importância de nos aproximarmos de Deus, os benefícios pessoais que isso nos traz e o porto seguro que nos proporciona. Este versículo também nos incentiva a procurar uma ligação espiritual com Jeová, lembrando-nos que ele deve ser uma fonte de força e bem-estar. Além disso, esta conexão nos ajudará a compartilhar nossas experiências positivas com nossos irmãos e na pregação, beneficiando outros espiritualmente.

Salmo 73:1. Gostei muito da expressão coração puro e no guia de estudo é mencionado que coração puro é aquele que quer dar devoção exclusiva a Jeová.

Salmo Capítulo 73. Asaf nos conta que passa por condições que o limitam de fazer as coisas e apesar de tudo que não diz nada, fica em silêncio para não prejudicar seus companheiros, mas o importante é que ele não se distancia. de Deus, então eles também me ensinam isso para não nos distanciarmos de Deus como diz Provérbios 18:1, aceitar a ajuda de Deus estando com a família espiritual bem como reuniões e pregações e desta forma Jeová nos sustenta.

Salmo 73:28. Lá o salmista disse que me aproximar de Deus me faz bem e quando se continua lendo vê-se as vantagens de se aproximar de Jeová, isso me faz perguntar como está meu estudo pessoal, tenho que melhorar porque só assim podemos nos aproximar para Deus é que Jeová está estudando sua palavra, a Bíblia, e usando a oração.

Salmo Capítulo 73. Ensina-nos que não devemos invejar a aparente boa vida dos ímpios, visto que sua felicidade é superficial e não durará. Temos de ouvir o conselho de Jeová, estar perto daqueles que o servem com alegria, e assim seremos verdadeiramente felizes. Assim seguiremos o caminho que nos leva à vida que esperamos, a vida que é verdadeiramente vida.

Salmo 73:1. Vimos que Jeová é muito bom com o seu povo e que é completamente puro de coração, mas sempre queremos lembrar disso principalmente quando estamos passando por coisas ruins, talvez possamos chegar a pensar que a culpa vem de Jeová . e isso é errado, não queremos pensar que nosso amoroso pai está nos julgando ou nos testando, se não quisermos lembrar justamente que ele é bom e que é amoroso e mesmo que estejamos passando por problemas e situações ele estará conosco para nos ajudar.

Salmo 73:28. Destaca a importância de nos aproximarmos de Deus, os benefícios pessoais que isso nos traz e o porto seguro que nos proporciona. Este versículo também nos incentiva a procurar uma ligação espiritual com Jeová, lembrando-nos que ele deve ser uma fonte de força e bem-estar. Além disso, esta conexão nos ajudará a compartilhar nossas experiências positivas com nossos irmãos e na pregação, beneficiando outros espiritualmente.

Salmo 73:26. Ele diz: «O meu corpo e o meu coração podem falhar, mas Jeová é a nossa rocha e bem, a verdade é que podemos falhar a Jeová, mas não a Jeová. Se alguém continuar a se sustentar lutando pelo que nos pede e se tivermos alguma fraqueza peçamos em oração para que possamos melhorar, ele nunca falhará apesar de toda a imperfeição que tem.

Salmo 73:12-14. O salmista expressa sua frustração ao observar a prosperidade dos ímpios, chegando a sentir que não valeu a pena permanecer puro e justo. Isso é algo que pode acontecer conosco também. A lição que podemos tirar é que a aparente felicidade dos ímpios pode levar-nos a questionar o valor da nossa integridade. Portanto, é muito importante permanecer fiel aos princípios bíblicos e lembrar que a felicidade dos ímpios é superficial e não leva a nenhum fim bom.

Salmo 73:25. Asafe diz algumas palavras lindas e profundas que ele menciona, quem senão você eu tenho nos céus e na terra além de você eu não desejo nada, então Jeová é quem nos conhece perfeitamente bem só Jeová é nosso refúgio seguro nosso verdadeiro conforto e nossa verdadeira esperança, então também fazemos essas palavras do salmo de nós mesmos.

Salmo 73:22. Diz: “Fui irracional, não entendi nada na sua frente, fui como um animal irracional” e quando alguém está com o coração partido, deprimido, desanimado, pode ficar cego de tal forma que não vê as bênçãos que Jeová nos traz. Porém, se como Asafe temos aqueles pensamentos que são errados, mas que não nos permitem ver além do nosso nariz, podemos fazer como Asafe buscar o conselho de Jeová e assim que virmos um grão de areia ao nosso lado veremos o imensas bênçãos e ajuda de Jeová.

Salmo 73:24. Ele diz: "Você me guia com seus conselhos e então me levará à glória." Em que sentido Jeová leva seu servo à glória? No sentido de que o abençoa ao permitir-lhe conhecer a sua vontade. Além disso, se ouvirmos a sua palavra e obedecermos, ele nos honra com a sua amizade e nos confia o cuidado dos seus filhos, um tesouro valioso que é o ministério cristão.

Salmo 73:27. Isso nos ajuda a eliminá-lo. Este versículo nos lembra que aqueles que se afastarem de Jeová morrerão e que ele porá fim a todos aqueles que se afastarem dele infielmente. Estas palavras devem fazer-nos ver que a única boa maneira é estar achegado a Jeová.

Salmo 73:25. Vemos como Asafe se apoiou em Jeová. Em vez de cobiçar as riquezas terrenas, deveríamos servir a Deus e acumular tesouros no céu, que nem a traça nem os ladrões possam roubar. Portanto, se tivermos a aprovação de Jeová, esta é a maior alegria que podemos ter.

Salmo 73:1. Diz que Jeová está com os puros de coração, então quer estejamos passando por uma situação adversa ou qualquer outra situação, falemos bem de Jeová porque ele não se esquece disso e no devido tempo nos recompensará.

Salmo 73:26. O salmista fala sobre o que acontece se confiarmos em nós mesmos, meu corpo e meu coração podem falhar, mas depois ele diz o que acontece se confiarmos em Jeová. Deus é a rocha do meu coração e minha parte para sempre, e alguém ilustrou isso com um. pedra Assim como uma pedra pode impedir que o vento leve embora uma folha de papel, Jeová pode dar estabilidade ao coração e na vida teremos situações que vão nos afetar, então ele vai tentar fazer. voaremos para longe, mas confiar em Jeová e fazer de Jeová aquele em quem confiamos e aquele que dirige nossas ações nesses momentos nos dará estabilidade.

Salmo 73:13-16. Ele fala sobre pensamentos negativos Ainda em 13 o salmista chega a dizer que tinha claro que não tinha valido a pena manter um coração puro, mas em 17 ele muda um pensamento positivo quando fala do santuário de Jeová, então. quando temos pensamentos negativos, podemos mudar esse ciclo de negatividade com um pensamento positivo, porque certamente, se fizermos isso, desfrutaremos mais de servir a Jeová.

Salmo 73:26. Diz: “Meu corpo e meu coração podem falhar, mas Deus é a rocha do meu coração e minha parte para sempre”. Este versículo me ensina que neste sistema muitas coisas difíceis e dolorosas podem acontecer conosco, mas são momentâneas, mas Deus é a nossa rocha que nos dá força e estabilidade, a parte que nos corresponde não momentaneamente, mas para sempre.

Salmo 73:1. Diz: “Deus é realmente bom para Israel com aqueles que têm um coração puro. Isto mostra que Jeová foi bom para o povo de Israel, assim como agora ele é bom para nós, que somos seu povo, e se tivermos um coração puro, Jeová o fará.” veja isso e será bom para nós. 

Salmo 73:28. Neste texto onde é destacada a importância de nos aproximarmos de Deus, portanto, aproximar-nos de Deus traz benefícios pessoais e nos proporciona um refúgio seguro, este versículo nos incentiva a buscar essa conexão espiritual com Jeová e essa conexão deve ser uma fonte de força para o bem-estar que nos ajuda a compartilhar nossas experiências positivas com nossos irmãos ou também na pregação para o benefício espiritual de outras pessoas.

Salmo 73:26. Diz na parte B que Deus é a rocha do meu coração, o que me faz ver essas palavras, essas palavras me fazem reconhecer que devo depender de Jeová em todos os momentos da minha vida, mas como ele pode ser a rocha do meu coração, por exemplo como assim como Uma pedra pode impedir que o vento leve embora uma folha de papel Jeová pode dar estabilidade à minha vida, pois todos os dias há situações que testam nosso desafio, mas se eu decidir agradar a Jeová, ele será minha rocha segura que guia meu caminho. 

Salmo 73:4,5. Neste texto ele diz porque sem sofrer dor seu corpo é saudável, não vivem sobrecarregados como os outros humanos nem sofrem como os outros homens. Portanto, este texto nos ensina que a aparência de uma vida livre de problemas entre os ímpios pode ser enganosa. Este versículo nos lembra que as aparências podem ser superficiais e que o verdadeiro bem-estar inclui paz mental e espiritual, não apenas prosperidade física.

Asafe reconheceu que Jeová era bom para a nação de Israel conforme mencionado no Salmo 73:1, ele era bom para os puros de coração visto que eles queriam servir a Deus com devoção exclusiva e contribuir para santificar seu nome sagrado, isso me ensina que se eu mantenha essa atitude exalte o nome de Jeová falando bem dele mesmo que ele passe por grande tentação por causa dos iníquos ou por causa de qualquer outra situação.

Salmo 73:12-14. Este texto reflete o sentimento de frustração de alguém, neste caso o salmista que observa a prosperidade dos ímpios e sente que seu esforço para permanecer puro e justo não valeu a pena. Portanto, a lição é que a aparente facilidade com que os ímpios prosperam pode levar-nos a questionar o valor da nossa integridade. Porém, esse sentimento nos convida a refletir sobre o que realmente valorizamos e a buscar recompensas mais duradouras e significativas do que as riquezas materiais.

No Salmo 73:15. Asafe era discreto e não permitia que seus pensamentos negativos influenciassem outros; Em vez disso, ele desabafou com Jeová.

Salmo 73:26. Esse texto desse texto porque aprendo que ter a aprovação de Jeová deve ser nossa maior alegria, nosso maior, nosso maior privilégio, não. Mesmo que meu corpo e meu coração morram, ele nos fortalecerá e nos firmará em nossos corações para que as adversidades. não nos afetará.

Salmo 73:2. Embora Asafe soubesse que Jeová era bom, seus pés quase se desviaram do caminho da justiça. Isto nos ensina que mesmo que alguém conheça a Bíblia e a organização, isso não significa necessariamente que esteja espiritualmente bem. Portanto, devemos cuidar do nosso coração espiritual para não cair.

Salmo 73:21-24. Vemos que Davi se sentia um ser irracional, o que pode nos lembrar como, quando somos pequenos, às vezes não entendemos por que existe um Deus ou por que acreditamos Nele. Porém, à medida que crescemos, entendemos melhor as coisas e nós. venhamos a fazer o que o versículo 24 menciona: deixemo-nos guiar pelos seus conselhos.

Salmo 73:26. Lemos: “Meu corpo e meu coração podem falhar, mas Deus é a rocha do meu coração e minha porção para sempre”. Isto nos ensina que não podemos confiar em nossos corações, porque eles são traiçoeiros. Portanto, devemos sempre ser guiados pelas ordens de Jeová, pela sua palavra, pela Bíblia e por toda a sua organização para não falharmos.

Salmo 74:9. Asafe ficou perturbado ao ver a prosperidade dos iníquos, que pareciam desfrutar de bem-estar apesar da sua conduta errada. Este versículo nos lembra da importância de sempre confiarmos em Jeová, que tudo vê e agirá com justiça no devido tempo, visto que seu propósito é eterno.

Salmo 73:28. O versículo 28 menciona que “aproximar-me de Deus é bom para mim”. Devemos meditar no que a Bíblia explica sobre como Jeová tratou os fiéis no passado, porque aprenderemos muito sobre como é Jeová, o que nos ajudará a nos aproximarmos mais Dele e a alcançarmos a verdadeira paz interior e felicidade.

Salmos 73:28. Ele nos conta sobre o rei Asafe que viveu em uma época muito difícil onde o mal floresceu. Não foi fácil para ele ver tanta injustiça. Hoje, mesmo onde sempre vamos, nossa honestidade é testada tanto no trabalho quanto em nosso centro de estudos. o mundo moralmente corrupto testa a nossa integridade, mas o mais importante é nos esforçarmos para viver de acordo com os princípios de Jeová e isso nos ajudará a manter a integridade e, acima de tudo, a fortalecer a nossa amizade com ele.

Salmo 73:21,22. Este texto expressa a profunda amargura e dor interna que o salmista sentia, reconhecendo sua falta de compreensão e seu comportamento irracional diante de Deus, comparando-se a um animal irracional, portanto este texto nos deixa como lição para reconhecermos nossos momentos de amargura ou irracionalidade. É um passo em direção à maturidade emocional e espiritual. Admitir nossas falhas e limitações não nos permite crescer espiritualmente em vez de permanecermos na amargura.

Salmo 73:23,24. Mostra que Jeová segura a nossa mão direita e que nos guia com os seus conselhos, este texto ensina-me que devemos permitir que o conselho de Jeová nos guie com plena confiança para com ele Jeová nos dará a sua mão direita e nos apoiará, também como dizem na última parte do texto Jeová nos levará à glória, ou seja, teremos um relacionamento próximo com ele, se tivermos pensamentos errados mas buscarmos o conselho de Jeová como Asafe fez, Deus nos levará pela mão para nos apoiar e guiar Somente se aplicarmos seu conselho seremos levados a um futuro feliz, mesmo que sejamos temporariamente humilhados, Jeová reverterá a situação e nos levará à glória para uma posição de honra.

Salmo 73:23,24. Este texto expressa: “Mas agora estou sempre com você, você segura minha mão direita, me guia com seus conselhos e então me levará à glória”. Portanto, a lição aqui é que quando estamos perto de Deus, ele nos fornece orientação e apoio constantes. Este versículo destaca a importância de confiar num guia espiritual, neste caso Jeová, para nos ajudar a superar as dificuldades e nos conduzir a uma vida plena e significativa.

Salmo 73:27. Este texto fala sobre o fato de que aqueles que ficarem longe de você, neste caso longe de Jeová, morrerão, e depois diz que você acabará com todos aqueles que o abandonam infielmente. Portanto, afastar-se de Deus leva à destruição em termos, este termo significa afastar-se de nossos valores e princípios espirituais que aprendemos. Na Bíblia eles podem ter consequências graves e desestabilizar as nossas vidas. Portanto, permanecer fiel aos nossos princípios é crucial para uma vida de satisfação.

Salmo 73:28. Ele diz: “Mas, no meu caso, aproximar-me de Deus é bom para mim. Fiz do soberano Senhor Jeová o meu refúgio.” Gosto desse texto porque Asafe chega à conclusão depois de ter tido pensamentos errados sobre os ímpios que tiveram prosperidade, então isso também pode acontecer conosco, podemos ter no lugar onde moramos pessoas que tem uma suposta prosperidade, aqueles que moram fora da lei que têm atividades ilícitas, então essas coisas podem nos fazer ter pensamentos errados como Asafe, mas sabemos que Jeová em sua palavra nos diz que tudo o que alguém semear ele colherá, de modo que a suposta prosperidade não é indefinida e, portanto, esta conclusão ele alcança me faz pensar que podemos ter injustamente más ideias sobre a justiça de Jeová, mas o mais importante é ter a sua aprovação.

Salmo 73:18-24. Asafe, ao se comparar com os ímpios, chega à conclusão que eles têm um fim terrível e que estão andando em terreno instável, mas pelo contrário ele teve o favor de Jeová, então isso também me ajuda muito porque se eu fizer isso e medite sobre Como Jeová me sustentou até agora, isso me ajudará a continuar servindo-o de todo o coração e a ter certeza de que não há vida melhor.

Salmo 73:28. Este texto destaca a importância de nos aproximarmos de Deus, portanto, aproximar-nos de Deus traz benefícios pessoais e nos proporciona um refúgio seguro. Este versículo nos incentiva a buscar essa conexão espiritual com Jeová e essa conexão deve ser fonte de força e bem-estar, o que nos ajuda a compartilhar nossas experiências positivas com nossos irmãos ou também na pregação para o benefício espiritual de outras pessoas.

Salmo 74:10,11. Neste texto, o salmista clama pela intervenção divina, uma intervenção de Jeová pedindo que Deus aja com justiça e acabe com a opressão. Assim, vemos que a lição deste texto é que a impaciência e o desejo por justiça são naturais quando enfrentamos a injustiça. Este versículo nos ensina a ser pacientes e a confiar que a justiça acabará por prevalecer, embora nem sempre no momento que desejamos.

Salmo 74:12,14. Neste texto ficará a ideia de que Deus é o rei eterno que exerce poder e salvação tendo derrotado forças intransponíveis e proporcionando cuidado e sustento ao seu povo. Portanto, lembrar os atos poderosos do passado, os momentos em que experimentamos a força de Jeová, a força da nossa fé em tempos difíceis, nos ensina a olhar para trás, para os momentos difíceis dos quais saímos e a lembrar os momentos em que superamos desafios. , usando essas experiências como fonte de força e esperança.

Salmos 74:16. Me ensina que Jeová nosso Deus é o dono de todo dia e noite da luz do Sol e isso me dá a segurança de que ele poderá me ajudar a qualquer momento e que em breve julgará todos aqueles que hoje nos prejudicam, sabendo isso Me faz viver com mais tranquilidade apesar das injustiças que podem acontecer neste mundo.

Salmo Capítulo 73. Menciona sobre a arrogância e que a arrogância pode levar à presunção. Esses seres humanos são muito vaidosos. Como é bom que Asafe perceba essa situação e mude sua maneira de ver as coisas. mais modesto e isso me ensina que atualmente o corpo governante nos mostra que temos que ser humildes, temos que nos deixar confiar em Jeová e nos deixar guiar para onde ele realmente quer que falemos do Reino.

Salmo 73:15. Diz: “Mas se eu tivesse dito tudo isso teria traído o seu povo”, A Sentinela diz que às vezes podemos passar por momentos difíceis e talvez nossos pensamentos sejam negativos, mas não devemos falar com todos sobre este assunto, a Torre de Vigia disse que contar uma história como essa só nos desanimaria, por isso somos encorajados a meditar com calma sobre o que nos preocupa e a tentar confiar na congregação.

Salmo 73:21. O salmista disse: "Mas meu coração estava amargo e no fundo de mim senti uma dor aguda. O coração de uma pessoa pode ficar ressentido se ela meditar na prosperidade material dos ímpios e no sofrimento dos justos. Asafe sentiu grande dor devido a isso." a inquietação que essa situação criou nele, mas mesmo assim ele estava constantemente com Jeová, Jeová o pegou pela mão direita, se nós também tivermos pensamentos errados, mas buscarmos o conselho de Jeová como Asafe fez, Deus nos levará pela mão, nos guiará nós e nos conforta quando temos problemas. 

Salmo 73:15. Depois de ter dito o mesmo raciocínio como ele se sentia como ele invejava e tinha tudo isso no coração, mas aí ele diz mas se eu tivesse dito tudo isso teria traído o seu povo Ele foi fiel a Jeová porque sentiu que se infectasse. outros com Sua atitude negativa em relação às coisas de inveja que ele sentia pelos outros seria uma traição aos olhos de Jeová, daí se aprende a importância ou no meu caso a importância de cuidar do que falo com outras pessoas.

Salmo 73:16. Me ajuda a não pensar demais nos porquês porque o risco é eu ter crises de ansiedade e de qualquer forma ele não entenderá tudo e eu ficarei mais angustiado.

Salmo Capítulo 73. É pensar como Asafe que o melhor e mais bom é estar perto de Jeová e não confiar em um emprego bem remunerado ou em riqueza material porque, como já analisado, isso é temporário, mas estar no refúgio faz de Jeová nosso refúgio é para a vida eterna.

Salmo 73:3-6. Lá podemos aprender a não mandar a vida boa que os ímpios parecem levar, sabemos que a felicidade deles é superficial e não durará, pois não viverão para sempre e invejá-los será como abrir a porta ao desânimo e isso pode colocar em perigo nossas vidas.

Salmo 73;17. Mencione até que entrei no magnífico santuário de Deus e percebi o futuro que os esperava, isso nos ensina irmão que Asafe não entendeu muitas coisas até que entendeu e entendeu o futuro que os esperava e é bem verdade porque o Deus deles é o dinheiro , coisas materiais, mas não têm um Deus que os ame como Jeová nos ama muito, por isso estamos aqui na cidade dele.

Salmo 73:21. Fala de um coração amargo e que às vezes circunstâncias difíceis podem fazer com que nosso coração comece a ficar tão amargo que comece a esfriar ou que comecemos a ter pensamentos negativos, porém aqui o conselho que Asafe nos deu é que vamos nos aproximar de Jeová e deixe que ele nos apoie e nos guie. Quando deixamos a orientação de Jeová fazer sentido em nossas vidas, aplicamos esse conselho, nosso coração se sentirá feliz e em vez de vermos as situações difíceis como um castigo, poderemos vê-las como oportunidades para nos aproximarmos de Jeová. e alegrar o nosso coração e, assim, também dar glória a Jeová.

Salmo 74:17. Isso me faz pensar em como ele diz ali que estabeleceu todos os limites da terra e me faz pensar, por exemplo, como a água não é jogada para o outro lado porque vai parar do outro lado, mas sim está sempre dentro seus limites mesmo que saia muita água e caia por toda a terra ele ainda está no seu limite.

Salmo 74:17. Vemos que Jeová sabe que não poderíamos entender tudo o que seu poder implica, por isso ele usa exemplos para nos ajudar a entender que ele tem o direito de governar e que também é o único que tem o título de criador e por meditar em tudo que Jeová criou em todo o seu poder, mais respeito e admiração tenho por ele e sinto-me compelido a falar dele e do seu propósito a toda a humanidade.

Salmo 74:12. Ensina-me a seguir com alegria e perseverança o meu Deus da salvação, que sempre serve, com um coração sincero, porque ele conhece os meus pensamentos e como ele é o meu Deus justo, sempre fará justiça às pessoas que querem me prejudicar.

Salmo 74:2. Diz lembre-se do povo que você adquiriu há muito tempo, da tribo que você resgatou para ser sua herança, essas palavras da Bíblia me lembram que devo orar a Jeová constantemente, sempre pedir sua misericórdia para nos dar forças não só para eu, mas por todos os meus irmãos mais novos.

Salmo 74:12-17. Fala do poder de Jeová dos seus atos de salvação e da sua criação, meditar nisso me faz ter mais confiança e fé nele, embora as provas pareçam monstros, temos a vantagem de ter o nosso altíssimo e todo poderoso Deus Jeová como um amigo, então temos que deixar tudo nas mãos dele e no devido tempo ele nos dará a vitória.

Gostei do Salmo 74:1, porque lá fala sobre como Jeová rejeitou seu povo porque seu povo foi desobediente e fez coisas más que eram ruins aos seus olhos. Isso me ensina o quanto é importante valorizar o privilégio que temos hoje de fazer parte. do povo de Jeová, como é importante nos esforçarmos todos os dias para obedecer ao seu princípio, obedecer ao que ele nos ensina para continuarmos a ter a aprovação de Jeová e poder agradá-lo e ter esperança no futuro.

Salmo 74:10-11. O salmista faz perguntas como: “Até quando o adversário continuará com os seus insultos?” e "Por que você segura sua mão direita?" Poderíamos encontrar-nos numa situação semelhante de injustiça e perguntar-nos algo semelhante. Contudo, algo que ajudou o salmista, e que também pode nos ajudar, foi refletir, como ele fez nos versículos 16 e 17, sobre o poder e a sabedoria da criação de Jeová. Isto nos dará maior confiança no poder de Jeová para cuidar e proteger seus servos. 

Salmo Capítulo 74. Vemos como os israelitas clamam a Jeová para libertá-los do Egito. No versículo 9, eles expressam como se sentem: “Não há sinais que vejamos, não há mais profeta, e nenhum de nós sabe quanto tempo isso vai durar”. Se nos encontrarmos numa situação semelhante à dos israelitas, sem saber quanto tempo durará este sistema de coisas, sabemos que a única maneira de nos salvarmos, como eles, é confiar em Jeová e demonstrá-lo com as nossas ações.

Salmo 74:10. Aí o texto nos diz quanto tempo o adversário continuará com seus insultos, o inimigo sempre tratará o seu nome com falta de respeito e aí as informações já estudadas nos dão uma ideia muito boa e é que às vezes muitas vezes podemos nos cansar de sendo Eles nos insultam por nossas crenças ou nos rejeitam também, mas na realidade eles não têm nada pessoal contra nós, mas sim contra Jeová, então algo que podemos fazer é nos aprofundar em como podemos defendê-lo e também orar a Jeová para nos dar coragem para fazê-lo .

Salmo 74:10,11. Isso nos faz pensar na impaciência e no nosso desejo natural de justiça quando queremos que as coisas sejam resolvidas agora e quando quisermos, mas ainda devemos nos esforçar para manter a calma e confiar na justiça que eventualmente o bem prevalecerá, embora nem sempre no momento que queremos. 

Salmo 74:11. Já foi mencionado em parte que parece que o salmista está impaciente para que Jeová aja contra os inimigos, mas logo no versículo 12 ele diz que Jeová é meu rei há muito tempo, aquele que realiza um ato de salvação na terra e faz menção de alguns atos da parte de Jeová como aquele que vimos como ele agiu contra Faraó, então lembrar daqueles tempos de coisas o fez confiar mais em Jeová e no nosso caso deveríamos fazer o mesmo, se nos sentirmos um pouco impacientes para continuar confiando em Jeová, temos certeza de que Ele nos salvará.

Salmo 73:24. Ele diz: "Você me guia com seus conselhos e então me levará à glória." Em que sentido Jeová leva seu servo à glória? No sentido de que o abençoa ao permitir-lhe conhecer a sua vontade. Além disso, se ouvirmos a sua palavra e obedecermos, ele nos honra com a sua amizade e nos confia o cuidado dos seus filhos, um tesouro valioso que é o ministério cristão.

Salmo 73:25. Vemos como Asafe se apoiou em Jeová. Em vez de cobiçar as riquezas terrenas, deveríamos servir a Deus e acumular tesouros no céu, que nem a traça nem os ladrões possam roubar. Portanto, se tivermos a aprovação de Jeová, esta é a maior alegria que podemos ter.

Se em algum momento sentimos inveja, como o salmista menciona a respeito dos ímpios, o Salmo 73:27 nos ajuda a eliminá-la. Este versículo nos lembra que aqueles que se afastarem de Jeová morrerão e que ele porá fim a todos aqueles que se afastarem dele infielmente. Estas palavras devem fazer-nos ver que a única boa maneira é estar achegado a Jeová.

Salmo Capítulo 74. Vemos como os israelitas clamam a Jeová para libertá-los do Egito. No versículo 9, eles expressam como se sentem: “Não há sinais que vejamos, não há mais profeta, e nenhum de nós sabe quanto tempo isso vai durar”. Se nos encontrarmos numa situação semelhante à dos israelitas, sem saber quanto tempo durará este sistema de coisas, sabemos que a única maneira de nos salvarmos, como eles, é confiar em Jeová e demonstrá-lo com as nossas ações.

Salmo 74:23. Isso nos ajuda para que possamos continuar a pensar que Jeová continua a ver os oponentes de todos aqueles que estão se tornando contra ele aqueles que prendem seus ministros continuamente, ele está vendo, então isso nos faz ver que mesmo quando estamos sendo perseguidos, Jeová nos dará a força de que precisamos.

Salmo 74:16. Ele menciona que Jeová fez a luz e o sol e isso me faz pensar no quão poderoso Jeová é e refletir se ele é tão poderoso, talvez ele não use esse poder para nos ajudar a lidar com os problemas do dia a dia.

Salmo 74:10. A partir de então, Asafe pergunta: “Até quando o adversário continuará a insultar ou a desrespeitar o nome de Jeová? Por que você segura sua mão direita? Às vezes também nos perguntamos por que Jeová ainda não agiu. Contudo, refletimos então que Jeová é o nosso Rei, que abriu fontes, dividiu o mar e realizou grandes milagres no Egito. Ele tem um poder imenso e agirá no devido tempo e no seu tempo.

Salmo 74:10-11. O salmista faz perguntas como: “Até quando o adversário continuará com os seus insultos?” e "Por que você segura sua mão direita?" Poderíamos encontrar-nos numa situação semelhante de injustiça e perguntar-nos algo semelhante. Contudo, algo que ajudou o salmista, e que também pode nos ajudar, foi refletir, como ele fez nos versículos 16 e 17, sobre o poder e a sabedoria da criação de Jeová. Isto nos dará maior confiança no poder de Jeová para cuidar e proteger seus servos.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário