TEXTO DIÁRIO, sexta-feira, 26 de julho de 2024, Deus me enviou aqui antes de você para salvar vidas (Gn 45:5).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sexta-feira, 26 de julho de 2024, Deus me enviou aqui antes de você para salvar vidas (Gn 45:5).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Deus me enviou aqui antes de você para salvar vidas (Gn 45:5).

Enquanto José estava na prisão, Jeová fez com que o rei do Egito tivesse dois sonhos perturbadores. Então, quando Faraó soube que José tinha o dom de interpretar sonhos, mandou chamá-lo. Com a ajuda de Jeová, José não só explicou o significado dos sonhos, mas também lhe disse como agir. E isso impressionou muito o Faraó. Percebendo que este jovem tinha o apoio de Jeová, ele o nomeou administrador de alimentos para todo o Egito (Gên. 41:38, 41-44). Anos depois, surgiu um longo período de fome que afetou não apenas o Egito, mas também Canaã, onde morava a família de José. Graças à posição de José, ele poderia agora salvar o seu povo, que se tornaria ancestrais do Messias com o tempo. É claro que foi Jeová quem fez com que José se saísse bem em tudo o que fazia. No final, Jeová transformou o plano maligno dos irmãos de José num meio de realizar a sua vontade. w23.01 16, 17 par. 11, 12.

O QUE JEOVÁ FAZ PARA FAZER BEM PARA NÓS

Será que Jeová intervém em todas as situações que enfrentamos?

A história da vida de José nos ensina algo importante. Será que Jeová intervém em todas as situações que enfrentamos? Tudo o que nos acontece direciona para que algo bom resulte de algo ruim? A Bíblia não apoia essa ideia (Ecl. 8:9; 9:11). Mas há uma coisa de que temos certeza: quando passamos por uma provação, Jeová está bem ciente de tudo e ouve nossos pedidos de ajuda. — Sal 34:15; E não só isso. Ajuda-nos a enfrentar as dificuldades com sucesso. Como se faz?

Como Jeová nos ajuda em tempos difíceis?

Jeová nos dá consolo e encorajamento, muitas vezes na hora certa (2 Cor. 1:3, 4). Eziz, um irmão do Turcomenistão que foi condenado a dois anos de prisão por causa de suas crenças, viu isso com seus próprios olhos. Ele diz: “Na manhã do meu julgamento, um irmão me mostrou Isaías 30:15, que diz: 'Sua força dependerá de permanecer calmo e confiante.' Essas palavras sempre me ajudaram a ter calma e a confiar em Jeová. Pensar nesse versículo me deu forças durante todo o tempo em que estive preso.” Podemos lembrar-nos de uma ocasião na nossa vida em que Jeová nos sustentou, dando-nos consolo e encorajamento quando mais precisávamos?

O que aprendemos com a experiência de Tori?

Muitas vezes não percebemos como Jeová nos ajudou durante uma provação até que ela fique para trás. Uma irmã chamada Tori confirmou que isso era verdade. O filho deles, Mason, faleceu após lutar contra o câncer por seis anos. Naturalmente, Tori ficou arrasada. Ela diz: “Não acho que uma mãe possa passar por algo mais doloroso do que isso”. E acrescenta: “Tenho certeza de que todos os pais concordariam comigo que é pior ver um filho sofrer do que ver a si mesmo sofrer”.

Embora fosse uma situação muito dolorosa, algum tempo depois Tori começou a pensar em tudo o que Jeová tinha feito para ajudá-la. Ele diz: “Quando penso naquela época, vejo que Jeová me sustentou amorosamente durante todo o tempo em que Mason esteve doente. Lembro-me de que, mesmo quando meu filho estava fraco demais para receber visitas, os irmãos viajavam duas horas para chegar ao hospital. Sempre tinha alguém na sala de espera, pronto para nos dar apoio. E eles também nos ajudaram financeiramente. Mesmo nos momentos mais difíceis, sempre tivemos o que precisávamos.” Jeová deu a Tori e Mason o que eles precisavam para suportar (veja a barra lateral “Jeová nos deu exatamente o que precisamos”).

O que nos ajudará a ver e apreciar o apoio que Jeová nos dá quando passamos por uma provação? (Salmo 40:5).

(Leia Salmos 40:5). O objetivo de um montanhista é chegar ao cume. Mas ao longo do caminho existem muitos locais onde pode parar e apreciar a vista. Da mesma forma, devemos parar frequentemente e pensar em como Jeová nos está ajudando a enfrentar com êxito uma provação. No final do dia, perguntemo-nos: “Que bênçãos recebi hoje de Jeová? Mesmo que a prova ainda esteja lá, o que ele está fazendo para me ajudar a aguentar?” Procuremos obter pelo menos uma bênção de Jeová todos os dias.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário