TEXTO DIÁRIO, segunda-feira, 8 de julho de 2024. Tu, ó Jeová, és bom e estás disposto a perdoar (Sal. 86:5).

TEXTO DIÁRIO, Hoje, segunda-feira, 8 de julho de 2024. Tu, ó Jeová, és bom e estás disposto a perdoar (Sal. 86:5).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Segunda-feira, 8 de julho de 2024

Você, ó Jeová, é bom e está disposto a perdoar (Salmo 86:5).

Visto que Jeová é nosso Criador, ele sabe tudo sobre nós. Não é impressionante pensar que você conhece detalhadamente cada pessoa que vive neste planeta? (Sl. 139:15-17). Assim você pode ver todas as imperfeições que herdamos de nossos pais. E isso não é tudo. Ele está ciente de cada uma das experiências que influenciaram nosso modo de ser. O que Jeová faz com todas essas informações? Conhecer-nos tão profundamente leva-o a mostrar-nos misericórdia (Sl 78:39; 103:13, 14). Jeová mostrou que quer nos perdoar. Ele entende muito bem que por causa do que o primeiro homem, Adão, fez, a maldição do pecado e da morte caiu sobre todos nós (Romanos 5:12). E não havia nada que pudéssemos fazer para libertar a nós mesmos ou a qualquer outra pessoa desta maldição (Sl 49:7-9). Mas Deus sentiu compaixão e fez algo para nos libertar. Conforme explicado em João 3:16, por amor, Jeová enviou seu Filho unigênito para morrer por nós (Mateus 20:28; Romanos 5:19). w22.06 3 par. 5, 6.

Cite algumas figuras bíblicas a quem Jeová perdoou generosamente.

A Bíblia fala de muitas pessoas a quem Jeová perdoou generosamente. — Efé 4:32. Você se lembra de algum caso? Você pode estar pensando no rei Manassés. Ele era muito mau e cometeu pecados muito graves contra Jeová. Ele promoveu a adoração de falsos deuses e queimou seus próprios filhos no fogo como sacrifício a esses deuses. E ele ainda teve a coragem de colocar um ídolo no templo de Jeová, um lugar santo. A Bíblia diz sobre ele: “Ele fez em grande escala o que era mau aos olhos do Senhor, para provocá-lo” (2 Crônicas 33:2-7). Mas quando Manassés mostrou que estava realmente arrependido, Jeová o perdoou generosamente e até permitiu que ele se tornasse rei novamente (2 Crô. 33:12, 13). Outro caso que pode vir à mente é o do rei Davi, que cometeu pecados graves, como adultério e assassinato. Mas quando Davi reconheceu seus erros e se arrependeu de coração, Jeová também o perdoou (2 Sam. 12:9, 10, 13, 14). Assim, podemos ter certeza de que Jeová realmente deseja perdoar. E, como veremos a seguir, o perdão de Jeová é muito diferente daquele dos seres humanos.

Por que é Jeová o melhor juiz de todos, e como isso influencia o seu perdão?

Jeová é “o Juiz de toda a terra” (Gn 18:25). Um bom juiz precisa conhecer bem as leis. E Jeová cumpre esse requisito porque ele não é apenas nosso Juiz, mas também nosso Legislador (Is 33:22). Ninguém sabe distinguir melhor o que é certo do que é errado como Jeová. Que outros requisitos um bom juiz deve cumprir? Antes de julgar, você deve ser capaz de levar em consideração todos os fatores importantes de um caso. Neste sentido, não há ninguém tão qualificado para ser juiz como Jeová.

Que informações Jeová tem ao decidir se deve ou não perdoar alguém?

Jeová não é como os juízes humanos. Ele sempre conhece perfeitamente todos os fatores que influenciam os casos que lhe são apresentados (Gn 18:20, 21; Sl 90:8). Ele não julga com base apenas no que os seres humanos veem e ouvem. Ele entende muito bem como as ações de uma pessoa são influenciadas por seu DNA, sua educação, seu ambiente e seu estado mental e emocional. Além disso, Jeová lê os corações, ou seja, entende as nossas motivações, intenções e desejos. Nenhum detalhe é esquecido; tudo está exposto aos seus olhos (Hb 4:13). Portanto, o perdão de Jeová baseia-se numa compreensão profunda de cada situação.

Por que podemos dizer que as decisões de Jeová são sempre justas? (Deuteronômio 32:4).

As decisões de Jeová são sempre justas. Ele é completamente imparcial. Seu perdão nunca depende da aparência, situação financeira, posição social ou habilidades de uma pessoa (1 Sam. 16:7; Tiago 2:1-4). Jeová não pode ser pressionado ou subornado (2 Crônicas 19:7). E ele não cede à frustração ou aos sentimentos (Êxodo 34:7). Sem dúvida, Jeová é o melhor Juiz que existe porque ele entende de nós e de nossas circunstâncias é perfeito (leia Deuteronômio 32:4).

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário