TEXTO DIÁRIO, segunda-feira, 29 de julho de 2024, Ele viu o espírito de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre Jesus (Mateus 3:16).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, segunda-feira, 29 de julho de 2024, Ele viu o espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Jesus (Mateus 3:16).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Ele viu o espírito de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre Jesus (Mateus 3:16).

Já pensamos em como deve ter sido ouvir Jesus quando ele ensinava? Tinha o hábito de citar as Sagradas Escrituras, e sempre de memória. Quando ele foi batizado e ungido com espírito santo, parecia que as lembranças de sua vida no céu antes de vir para a Terra voltaram para ele. Em suas primeiras palavras registradas após seu batismo, bem como em algumas de suas últimas palavras antes de morrer, ele citou as Escrituras (Deut. 8:3; Sal. 31:5; Lucas 4:4; 23:46). E durante os três anos e meio de seu ministério, Jesus frequentemente lia-os, citava-os e explicava-os (Mateus 5:17, 18, 21, 22, 27, 28; Lucas 4:16-20). Mesmo antes de começar seu ministério, ele tinha o hábito de ler a Palavra de Deus e de ouvir os outros enquanto eles liam e falavam sobre ela. Certamente em casa ele ouviu Maria e José citando as Escrituras (Dt 6:6, 7). Além disso, Jesus ia à sinagoga todos os sábados com sua família e prestava muita atenção à leitura das Escrituras (Lucas 4:16). w23.02 8 par. 1, 2.

VAMOS ENTENDER O QUE LEMOS

O que Lucas 10:25-29 nos ensina sobre a leitura da Bíblia?

Queremos entender o que lemos na Bíblia porque, se não o fizermos, não seremos capazes de tirar o máximo proveito dela. Pensemos na conversa que Jesus teve com “um homem perito na Lei” (leia Lucas 10:25-29). O homem queria saber o que deveria fazer para obter a vida eterna, e para lhe responder Jesus o fez pensar na Palavra de Deus. Ele lhe disse: “O que está escrito na Lei? O que você lê nele? O homem deu a resposta correta. Citando as Escrituras, ele disse para amar a Deus e ao próximo (Lev. 19:18; Deuteronômio 6:5). Mas então ele perguntou: “E quem é realmente o meu próximo?” Com estas palavras ele mostrou que não entendia realmente o que havia lido. E por consequência não sabia como colocar isso em prática corretamente.

Por que orar e ler devagar nos ajuda a compreender melhor a mensagem da Bíblia?

Ter bons hábitos de leitura nos ajuda a compreender melhor a Palavra de Deus. Existem várias coisas que podemos fazer. Primeiro, temos que orar antes de começarmos a ler. Não podemos entender a Bíblia sem a ajuda de Jeová, por isso pedimos ao espírito santo que nos ajude a concentrar-nos. Então comecemos a ler, mas não com pressa, mas em um ritmo que nos permita assimilar as informações. Também pode nos ajudar a ler em voz alta ou ouvir a gravação da Bíblia enquanto a lemos. Isso nos ajudará a entrar na história e, assim, a informação ficará gravada em nossas mentes e corações (Josué 1:8). Quando terminarmos de ler, oremos novamente a Jeová para lhe agradecer pela sua Palavra e pedir-lhe que nos ajude a colocar em prática o que lemos.

Quais são as vantagens de fazer perguntas e fazer breves anotações enquanto lê a Bíblia? (Veja também imagens).

O que mais nos ajudará a entender melhor o que lemos na Bíblia? Faça-nos perguntas sobre a história. Por exemplo, quem são os personagens principais. Quem está falando? Quem está sendo abordado e por quê? Essas perguntas nos ajudarão a pensar e focar nas ideias principais. Também podemos fazer pequenas anotações. Colocar algo por escrito nos obriga a organizar nossas ideias. E isso nos ajuda a entender melhor o que lemos e a gravar em nossas mentes. O que poderíamos apontar? As perguntas que nos fizemos, o que pesquisamos, os pontos principais, como podemos utilizar o que lemos ou simplesmente como a história nos fez sentir. Se fizermos este exercício ao ler a Bíblia, sentiremos que Jeová está falando conosco pessoalmente.

De que qualidade precisamos ao ler a Bíblia, e por quê? (Mateus 24:15).

Jesus mencionou uma qualidade essencial para a compreensão da Bíblia: o discernimento (leia Mateus 24:15). O que é discernimento? É a capacidade de ver como as ideias estão relacionadas entre si e a diferença entre elas. Também significa ver além do óbvio. E, assim como Jesus disse, o discernimento nos ajudará a ver que certos acontecimentos cumprem profecias bíblicas. Além disso, essa qualidade é essencial para aproveitarmos ao máximo tudo o que lemos na Bíblia.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário