TEXTO DIÁRIO, quinta-feira, 18 de julho de 2024. Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei (João 15:12).

TEXTO DIÁRIO, Hoje quinta-feira, 18 de julho de 2024. Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei (João 15:12).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Este é o meu mandamento: que vocês amem uns aos outros assim como eu os amei (João 15:12).

O amor é a base da confiança. Jesus disse que os dois mandamentos mais importantes são amar a Jeová e amar o próximo (Mateus 22:37-39). Porque amamos a Jeová, queremos ser como ele, que é a pessoa mais confiável que existe. Por exemplo, o amor pelos nossos irmãos nos leva a não revelar os seus assuntos pessoais. Nunca revelemos nada que possa magoá-los ou envergonhá-los. A humildade também nos ajudará a ser confiáveis. O cristão humilde não tentará impressionar os outros sendo o primeiro a dar as notícias (Filipenses 2:3). Nem agirá de forma importante, insinuando que sabe coisas que não pode contar. Por outro lado, se formos humildes, não sairemos por aí pregando as nossas ideias pessoais sobre assuntos que não são mencionados na Bíblia ou nas nossas publicações. w22.09 12 par. 12, 13.

Como o discernimento nos ajuda a ser confiáveis?

O discernimento ajudará o cristão a saber quando é “hora de calar” e quando é “hora de falar” (Ecl. 3:7). Em alguns lugares existe o ditado “A palavra é prata e o silêncio é ouro”. O que isto significa é que há momentos em que é melhor ficar calado do que falar. Não é de admirar que Provérbios 11:12 diga: “Aquele que tem verdadeiro discernimento permanece calado”. Vejamos o exemplo de um ancião experiente que é frequentemente solicitado a ajudar outras congregações a lidar com questões difíceis. Outro ancião disse o seguinte sobre ele: “Ele é sempre muito cuidadoso e não compartilha informações confidenciais sobre outras congregações.” Graças ao seu discernimento, este ancião experiente conquistou o respeito dos anciãos da sua congregação, porque eles sabem que ele não divulgará assuntos confidenciais.

Explique com um exemplo como a honestidade nos ajuda a conquistar a confiança dos outros.

A honestidade é outra qualidade que nos ajuda a ser confiáveis. Como as pessoas honestas sempre dizem a verdade, é fácil confiar nelas (Efésios 4:25; Hebreus 13:18). Por exemplo, imaginemos que um irmão queira melhorar sua maneira de fazer discursos. Então você pede a um amigo para ouvi-lo e dizer onde você pode melhorar. Para quem eu iria? Alguém que lhe dirá o que você quer ouvir ou alguém que seja honesto e gentilmente lhe dirá a verdade? A resposta é clara. A Bíblia diz: “A correção expressa é melhor do que o amor oculto. As feridas causadas por um amigo são fiéis” (Pv 27:5, 6). As observações honestas de um amigo podem ser difíceis de aceitar no início, mas no longo prazo elas nos farão muito bem.

Como mostra Provérbios 10:19 que o autodomínio é muito importante?

O autocontrole é muito importante se quisermos ganhar a confiança dos outros. Essa qualidade nos ajuda a segurar a língua quando somos tentados a divulgar uma confidência (leia Provérbios 10:19). Algo que pode testar nosso autocontrole são as redes sociais. Se não tomarmos cuidado, poderemos revelar inadvertidamente informações confidenciais a muitas, muitas pessoas. E uma vez enviadas essas informações, não podemos controlar como elas serão utilizadas ou desfazer os danos que possam causar. O autocontrole também nos ajuda a ficar calados quando nossos inimigos tentam nos induzir a contar-lhes coisas que poderiam colocar nossos irmãos em perigo. Isto poderá acontecer se formos interrogados pela polícia num país onde o nosso trabalho é proibido ou restrito. Nesta e em outras situações pode nos ajudar a colocar em prática este princípio: “Manterei a minha boca coberta com focinheira” (Sl 39:1). Devemos ser confiáveis com a nossa família, com os nossos amigos, com os nossos irmãos e com qualquer outra pessoa. E para isso é fundamental que tenhamos autocontrole.

O que todos nós podemos fazer para criar uma atmosfera de confiança na congregação?

Somos muito gratos por Jeová nos ter convidado a fazer parte de uma família de irmãos que se amam e confiam uns nos outros. Conquistar a confiança dos nossos irmãos é responsabilidade de todos e um processo constante. Se cada um se esforçar para mostrar amor, humildade, discernimento, honestidade e autodomínio, fará a sua parte para criar uma atmosfera de confiança na congregação. Imitemos o exemplo do nosso Deus, Jeová, e continuemos a demonstrar que somos dignos de confiança.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário