TEXTO DIÁRIO, quinta-feira, 11 de julho, Jó não pecou com os lábios (Jó 2:10).

TEXTO DIÁRIO, Hoje quinta-feira, 11 de julho de 2024. Jó não pecou com os lábios (Jó 2:10).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Quinta-feira, 11 de julho de 2024

Jó não pecou com os lábios (Jó 2:10).

Satanás queria que Jó pensasse que ele estava sofrendo porque não tinha mais a aprovação de Jeová. Com essa intenção, ele usou um vento forte para fazer cair a casa onde os 10 filhos de Jó estavam desfrutando de um banquete (Jó 1:18, 19). Ele também fez cair fogo do céu e matar não apenas os rebanhos de Jó, mas também os servos que cuidavam deles (Jó 1:16). É claro que aquele vento e aquele fogo não eram simples fenómenos naturais. Assim, Jó concluiu que Jeová lhes havia ordenado, e isso o levou a pensar que tinha feito algo que desagradou a Jeová. Apesar de tudo, Jó recusou-se a amaldiçoar o seu Pai celestial. Ele reconheceu que, ao longo dos anos, Jeová lhe dera muitas coisas boas e que, assim como ele aceitara as coisas boas, tinha de aceitar as coisas ruins. Foi por isso que ele disse: “Continue a ser louvado o nome de Jeová” (Jó 1:20, 21). w22.06 21 par. 7.

Que outra tática Satanás usou para atacar Jó?

Satanás usou outra tática para atacar Jó. Ele fez três falsos amigos minarem a auto-estima deste homem fiel. Esses indivíduos alegaram que Jó estava sofrendo porque havia feito muitas coisas ruins (Jó 22:5-9). Eles também tentaram convencê-lo de que mesmo que ele não tivesse feito todas aquelas coisas más, ele nunca seria capaz de agradar a Deus, não importa quão bom ele fosse (Jó 4:18; 22:2, 3; 25:4). Na realidade, eles queriam que Jó duvidasse que Deus o amasse, que Ele cuidaria dele e que valeria a pena servi-Lo. As palavras dela talvez o tenham levado a pensar que sua situação não tinha remédio.

Por que Jó conseguiu manter a força e a coragem?

Vamos imaginar a cena. Jó está sentado entre as cinzas e a dor o atormenta noite e dia (Jó 2:8). Seus amigos continuam atacando-o e fazem tudo que podem para destruir sua reputação. Com tantos problemas, Jó se sente sobrecarregado e a dor de ter perdido os filhos rasga seu coração. A princípio ele não diz nada (Jó 2:13-3:1). Se seus amigos pensam que esse silêncio indica que você vai virar as costas ao seu Criador, eles estão muito enganados. A certa altura, Jó — possivelmente olhando para seus amigos — lhes diz: “Até eu morrer, não desistirei da minha integridade!” (Jó 27:5). Por que Jó conseguiu preservar a força e a coragem em meio a tanto sofrimento? Porque mesmo no momento mais crítico ele não perdeu a esperança de que o seu amoroso Deus o alcançaria. Ele sabia que, mesmo que morresse, Jeová o traria de volta à vida. — Jó 14:13-15.

O que a história de Jó nos ensina?

A história de Jó nos ensina que Satanás não pode nos forçar a virar as costas a Jeová e que Jeová está ciente de tudo o que nos acontece. As experiências e o exemplo de Jó também nos ensinam outras lições valiosas. Vejamos agora alguns deles.                              

De que podemos ter certeza se sempre confiarmos em Jeová? (Tiago 4:7).

Jó mostrou que se sempre confiarmos em Jeová, suportaremos qualquer provação e seremos capazes de nos opor a Satanás. E qual será o resultado? A Bíblia nos garante que o Diabo fugirá de nós (leia Tiago 4:7).

Como a esperança da ressurreição fortaleceu Jó?

Devemos nos apegar à esperança da ressurreição. Conforme explicado no artigo anterior, Satanás muitas vezes usa o medo da morte com a intenção de nos fazer desistir da nossa integridade. Pensemos no caso de Jó. Satanás afirmou que Jó faria qualquer coisa para salvar a sua vida, inclusive deixar de servir a Jeová. Mas eu estava muito errado! Mesmo nos momentos mais sombrios, mesmo quando pensou que iria morrer, Jó não deu as costas ao seu Deus. E como ele pôde durar tanto tempo? Porque ele confiava que Jeová é bom e porque esperava firmemente que, com o tempo, seu Criador consertaria as coisas. Ele tinha fé que se não recebesse a ajuda deles enquanto estava vivo, no futuro Deus interviria e o traria de volta à vida. Para Jó, a esperança da ressurreição era uma realidade. Se isso também for verdade para nós, não abriremos mão da nossa integridade, mesmo que sejamos ameaçados de morte.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário