TEXTO DIÁRIO, quarta-feira, 17 de julho de 2024. Não deixe de fazer o bem àqueles que você deve fazer o bem se estiver ao seu alcance ajudá-los (Pv 3:27).

TEXTO DIÁRIO, Hoje, quarta-feira, 17 de julho de 2024. Não deixe de fazer o bem àqueles que você deve fazer o bem se estiver ao seu alcance ajudá-los (Pv 3:27).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Não pare de fazer o bem àqueles a quem você deveria fazer o bem, se estiver ao seu alcance ajudá-los (Pv 3:27).

Você sabia que Jeová pode usá-lo para responder à oração de um irmão? Não importa se somos anciãos, servos ministeriais, pioneiros, publicadores, jovens, idosos, homens ou mulheres. Quando alguém que ama a Jeová pede ajuda, nosso Deus muitas vezes usa os anciãos e outros servos para serem “uma fonte de grande consolo” para essa pessoa. — Col. É uma grande honra servir a Jeová e aos nossos irmãos desta forma. Podemos fazê-lo quando surgem surtos epidémicos, em situações de emergência ou face a perseguições. Agora, podemos ter todo o desejo de ajudar os outros, mas a nossa própria família está sofrendo. Mesmo assim, queremos ajudar nossos irmãos, e Jeová fica feliz em ver que fazemos tudo ao nosso alcance (Pro. 19:17). w22.12 22 par. 1, 2.

O que nos ensina o exemplo dos anciãos da congregação Desi? (Jeremias 23:4).

O que os idosos podem fazer. Se você é ancião congregacional, conheça bem as ovelhas (leia Jeremias 23:4). Desi, mencionado no artigo anterior, diz: “Os presbíteros do meu grupo de pregação já tinham o hábito de pregar comigo e com os outros irmãos, e fizeram coisas conosco.”b Graças ao que fizeram, esses pastores foram feitos foi mais fácil ajudar Desi quando a pandemia de COVID-19 eclodiu e ela perdeu alguns membros da família devido ao vírus.

Por que os anciãos conseguiram ajudar Desi, e qual é a lição?

Desi explica: “Os idosos já eram meus amigos, por isso não foi difícil para mim contar-lhes o que sentia e o que me preocupava”. Qual é a lição para os idosos? Pastoreie as ovelhas e seja seu amigo antes de tempos de crise. Se devido a um surto epidêmico você não puder visitá-los em suas casas, encontre outras formas de entrar em contato com eles. Desi lembra: “Às vezes, vários anciãos me ligavam ou mandavam mensagens no mesmo dia. Os textos que compartilharam comigo tocaram meu coração, embora eu já os conhecesse bem”.

Como podem os anciãos saber quais são as necessidades dos irmãos e como podem ajudá-los?

Uma maneira pela qual os presbíteros podem saber quais são as necessidades de seus irmãos é fazendo-lhes perguntas ponderadas (Pv 20:5). Suas necessidades básicas, como alimentos ou remédios, são atendidas? Eles poderiam perder o emprego ou a casa? Eles precisam de nós para ajudá-los a pedir ajuda ao Governo? No caso de Desi, alguns irmãos a ajudaram materialmente. Mas o que mais a ajudou foi o apoio emocional e espiritual que os mais velhos lhe deram. Ele diz: “Os anciãos oraram comigo. Não me lembro das palavras específicas que disseram, mas lembro-me de como me senti. Era como se Jeová estivesse me dizendo: 'Você não está sozinho'” (Is 41:10, 13).

Como podemos ajudar uns aos outros na congregação? (Ver fotos).

O que a congregação pode fazer. Sabemos que os idosos são os primeiros a atender às necessidades dos irmãos. Mas Jeová pede a todos nós que encorajemos e ajudemos outros. — Gál 6:10. Mesmo um pequeno detalhe que demonstre o nosso amor pode significar muito para alguém que está doente. As crianças poderiam fazer um cartão ou um desenho para encorajar um irmão. Os jovens poderiam oferecer-se para fazer alguma coisa ou fazer compras para uma irmã. Outros podem preparar uma refeição para uma pessoa doente e deixá-la em casa. Naturalmente, quando uma doença se espalha, todos na congregação precisam de encorajamento. Por isso pode ser bom ficarmos um pouco mais depois da reunião para conversar com os irmãos, seja pessoalmente ou por videoconferência. E os idosos também precisam de incentivo. Alguns irmãos fazem bilhetes de agradecimento aos idosos, que geralmente ficam mais ocupados do que nunca durante um surto. Como é bom que todos nós nos esforcemos para seguir este conselho bíblico: “Continuem a encorajar-se e a edificar-se uns aos outros” (1 Tes. 5:11).

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário