TEXTO DIÁRIO, Hoje segunda-feira, 1º de julho de 2024. Seja exemplo para os fiéis pelo seu modo de falar (1Tm 4:12).

TEXTO DIÁRIO, Hoje segunda-feira, 1º de julho de 2024. Seja exemplo para os fiéis pelo seu modo de falar (1Tm 4:12).

Examinemos as Escrituras todos os dias de 2024.

Segunda-feira, 1º de julho de 2024

Seja um exemplo para os fiéis pela maneira como você fala (1 Timóteo 4:12).

Visto que Jeová nos ama, ele nos deu a capacidade de falar. Mas esse presente foi mal utilizado. Satanás mentiu para Eva e, por causa dessa mentira, os seres humanos são pecadores e imperfeitos (Gn 3:1-4). Adão não usou sua habilidade de falar bem quando culpou Eva e o próprio Jeová pelos seus erros (Gn 3:12). Caim mentiu para Jeová depois de matar seu irmão, Abel (Gên. 4:9). Hoje em dia é quase impossível encontrar um filme que não contenha linguagem chula. E esse é o tipo de linguagem que se usa nas escolas e no trabalho. Se não tomarmos cuidado, podemos ficar tão acostumados a ouvir palavrões que até começaremos a dizê-los nós mesmos. Visto que os cristãos desejam agradar a Jeová, não apenas evitaremos linguagem obscena, mas nos esforçaremos para usar a capacidade de falar da maneira correta: para louvar a Jeová. w22.04 4 par. 1-3.

JEOVÁ SE IMPORTA COM O QUE DIZEMOS

De acordo com Malaquias 3:16, por que Jeová se importa com o que dizemos?

4 (Leia Malaquias 3:16). Por que escreveria Jeová num livro os nomes daqueles que, pela sua fala, demonstram que o temem e que meditam no seu nome? O que dizemos revela o que está em nossos corações. Jesus disse: “A boca fala do que há em abundância no coração” (Mateus 12:34). Assim, nossas conversas mostram o quanto amamos a Jeová. E Jeová quer que aqueles que o amam vivam para sempre no novo mundo.

Que relação existe entre o que dizemos e a nossa adoração a Jeová? y Conforme visto nas imagens, o que devemos evitar para que Jeová fique feliz com o nosso modo de falar?

Jeová considera cuidadosamente o que dizemos para decidir se aceitará ou não nossa adoração. — Tiago 1:26. Ao falar, muitas pessoas que não amam a Jeová são agressivas, rudes e orgulhosas. — 2 Tim. 3:1-5. Por nada no mundo queremos ser como eles. Pelo contrário, queremos que Jeová fique sempre satisfeito com o nosso modo de falar. Mas será que ele ficaria feliz com alguém que era gentil nas reuniões e na pregação, mas que em particular falava de maneira dura e sem amor com sua família? (1 Pedro 3:7).

O que aconteceu graças ao jeito de falar de Kimberly?

Se usarmos nossa habilidade de falar bem, os outros verão a diferença “entre aquele que serve a Deus e aquele que não O serve” (Mal. 3:18). Isto é, ficará claro que servimos a Jeová. Vejamos o que aconteceu com uma irmã chamada Kimberly.b Quando ela e uma colega fizeram uma tarefa juntas, a colega percebeu que Kimberly era diferente. Ele não criticava os outros, era sempre gentil e nunca dizia palavrões. Seu companheiro quis saber por quê e por fim aceitou um curso bíblico. Quão feliz Jeová fica quando outros são atraídos à verdade por causa do nosso modo de falar!

O que você quer fazer com sua capacidade de falar?

Todos nós queremos que nosso modo de falar honre a Jeová e nos ajude a ser amigos de nossos irmãos. Por isso, vejamos algumas sugestões práticas para que continuemos a ser exemplo na forma como falamos.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário