TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 29 de julho a 4 de agosto de 2024, Salmo 69 previu acontecimentos na vida de Jesus, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 29 de julho, 4 de agosto de 2024, Salmo 69 previu eventos na vida de Jesus, Discurso Preparado.

O Salmo 69 previu eventos na vida de Jesus (10 minutos)

Hoje os homens fazem suas previsões com base em pesquisas científicas, análises de tendências e até mesmo em poderes sobrenaturais. Então eles geralmente ficam sentados e esperam para ver o que acontece ao contrário dos homens, Jeová conhece todos os fatos, Ele entende completamente a natureza dos seres humanos e suas inclinações.

Então, quando quiser, você pode prever como as pessoas ou nações irão agir. Mas Deus pode fazer outra coisa, pode controlar e mudar os fatores para obter o resultado desejado. Portanto, algumas das previsões de Deus são anúncios do que ele próprio fará no futuro, e ele garante que todas elas se concretizem.

E justamente um desses acontecimentos de que falaremos nesta seção dos tesouros da Bíblia, com o título: “O Salmo 69 previu acontecimentos na vida de Jesus”. E este Salmo 69, escrito pelo Rei Davi, contém algumas expressões proféticas que se cumpriram detalhadamente. Vamos revisar três deles. Encontramos o primeiro no Salmo 69 versículo 4. Se você encontrou, por favor me acompanhe com a leitura, diz assim.

VAMOS LER SALMO 69:4.

Aqueles que me odeiam sem motivo são mais do que os cabelos da minha cabeça. Aqueles que gostariam de me destruir, meus inimigos traiçoeiros, são agora muitos. Eles me forçaram a entregar o que eu não havia roubado.

Nesta profecia foi dito que o Messias seria odiado sem motivo, e estas palavras se cumpriram quando ele expressou algo semelhante no registro que aparece no relato de João capítulo 15 versículos 24 e 25. O apóstolo João destacou as palavras de Salmo 69 Vamos ler como é dito aqui.

VAMOS LER JOÃO 15:24,25.

Se eu não tivesse feito diante deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado; mas agora eles me viram e me odiaram e a meu Pai também. 25 Mas isso aconteceu para que se cumprissem as palavras escritas na Lei deles: 'Eles me odiaram sem motivo'.

Estas palavras, que fizeram parte de uma conversa final com os seus discípulos, destacaram o que o Salmo 69 continha. Claramente, Jesus estava demonstrando, e todos sabiam disso, que ele tinha muitos inimigos, principalmente falsos líderes religiosos.

Algo que se destaca aqui é a expressão que aparece no versículo 25, quando ele mencionou, que as palavras escritas na Lei poderiam ser cumpridas. E quando ele se refere à palavra lei ela está em maiúscula. 

Embora se possa pensar que se refere à lei mosaica, aos primeiros livros da Bíblia. No entanto, tudo o que estava incluído nas escrituras hebraicas que existiam naquela época também era chamado de lei.

Portanto, quando ele se refere a esse aspecto, ele está mencionando o que havia sido escrito do Rei Davi. O primeiro ponto que vemos aqui então é que a profecia sobre aqueles que odiavam Jesus se cumpriu, vejamos outra agora no Salmo 69 versículo 9 onde. diz.

VAMOS LER O SALMO 69:9.

Porque a devoção* que sinto pela tua casa queimou dentro de mim e os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim.

O texto indica a devoção que ele sentia pela sua casa, pela casa de Deus, que ardia dentro dele. A que nos leva esta expressão? O que aconteceu e está registrado no evangelho de João capítulo 2 versículos 13 ao 17. Diz o seguinte.

VAMOS LER JOÃO 2:13-17.

13 Quase antes da Páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém. 14 No templo encontrou sentados nos seus assentos os que vendiam gado, ovelhas e pombas, e os que trocavam dinheiro. 15 Então, depois de fazer para si um chicote de cordas, expulsou todos do templo, junto com as ovelhas e o gado, e espalhou as moedas dos que trocavam dinheiro e derrubavam as suas mesas. 16 E os que vendiam pombos disseram: eles: “Tire tudo isso daqui! Pare de transformar a casa do meu Pai em mercado! 17 Seus discípulos lembraram-se de que está escrito: “A devoção que sinto pela tua casa arderá dentro de mim”.

Estas palavras foram cumpridas logo após seu batismo e início de sua atividade como o Cristo. É interessante que no versículo 15 seja dito que Jesus fez um chicote de cordas para expulsar essas pessoas do templo.

No entanto, no livro de insights no volume dois, na página 190, ele está explicando que não usava o chicote para as pessoas, mas como vimos, havia animais lá, como gado, ovelhas, etc.

Parece que ao bater nesses animais e fazê-los sair daquele local, é lógico que seus donos também fossem atrás de seus animais para resgatá-los. Jesus nunca abusou de seres humanos, era algo impossível pensar que isso aconteceria. 

O que acontece no versículo 16 é diferente, ele disse aos que vendiam pombas para levarem tudo isso embora. E claro que votou também nos locais onde tinham dinheiro acumulado para se aposentarem. 

Temos uma ideia gráfica aqui na imagem que aparece no nosso guia de atividades, aqui Jesus não é presenteado com chicote, ele não precisava porque não ia tocar nas pessoas com ele, mas ia exigir que elas sair daí, o pior de tudo é que essas pessoas, se virmos, estavam ao redor do templo, algumas delas dentro dos pátios, e só podiam fazê-lo com a permissão e consentimento dos levitas, os sacerdotes.

Isso significa que, sem dúvida, dividiram os lucros com essas pessoas. O culto a Jeová havia sido corrompido, havia pessoas que preferiam o dinheiro a manter a santidade daquele lugar, e por isso no Salmo 69 dizia que o ardor, o Zelo de Jesus não ia permitir a casa de seu pai ser um mercado comum, desrespeitando o Deus Todo-Poderoso. Vejamos outra profecia no Salmo 69 versículos 20 e 21. Ela diz assim.

VAMOS LER O SALMO 69:20,21.

A desonra quebrou meu coração; a ferida é incurável. Eu esperava compaixão, mas não a recebi; Eu esperava que alguém me consolasse, mas não encontrei ninguém. 21 Antes, deram-me veneno como alimento e, para matar a minha sede, deram-me vinagre para beber.

Estas palavras foram cumpridas quando Jesus estava morrendo no madeiro. Em Mateus 27:34 diz que deram a Jesus vinho misturado com fel. Mas quando ele experimentou, recusou-se a beber, estava com sede, mas quando sentiu o que lhe davam para acalmar sua dor, evitou fazê-lo porque queria permanecer consciente de sua lealdade a Jeová.

Jesus também disse de acordo com a profecia do Salmo 69, ele também disse que seu coração estava partido. Em Lucas 22:44, diz ainda que sua agonia foi tão grande que ele continuou a orar ainda mais intensamente e seu suor tornou-se como gotas de sangue caindo no chão. Foi muito forte, a situação tensa que ele estava passando, que deu essa impressão e em João 19:34, em El Madero isso surgiu

VAMOS LER JOÃO 19:34. 

Mas um dos soldados enfiou-lhe uma lança no flanco e imediatamente saiu sangue e água.

Parece que de alguma forma, por causa de algum golpe ou por ter sido pendurado na árvore, houve um rasgo no coração ou o rompimento de um vaso sanguíneo, que ao ser perfurado com uma lança esses fluidos saíram, e as pessoas que viram isso descreveram dessa forma como sangue e água.

Detalhes nos mínimos detalhes que se cumpriram nas profecias relacionadas a Jesus. No nosso guia de atividades temos uma sugestão: Por que Jeová decidiu incluir profecias sobre o Messias nas escrituras hebraicas? Um ponto para meditar como estudo pessoal e se aprofundar e ter mais confiança no Deus que cumpre suas profecias.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário