TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 1 a 7 de julho de 2024, Jeová faz fracassar aqueles que atacam seu povo, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 1 a 7 de julho de 2024, Jeová faz fracassar aqueles que atacam seu povo, Discurso Preparado.

Jeová faz fracassar aqueles que atacam seu povo (10 min.)

Quantas vezes nos perguntamos por que Jeová permite que situações às vezes um pouco delicadas ou mesmo extremamente fortes aconteçam ao seu povo e aos seus servos em particular? 

Isto tem a ver com três razões. Primeiro, demonstrar que Jeová é o soberano, e quem dará a conhecer, e conhecer todo o poder que tem para com aqueles que se opõem à verdade. Segundo, ele tem o que aconteceu ou o que acontece para que a sua vontade, ou o seu propósito, possa ser cumprido. E terceiro, para que a nossa confiança nele aumente consideravelmente.

Vamos analisar esses três pontos no que vamos discutir nesta seção de tesouros da Bíblia, e com o tema: “Jeová faz fracassar aqueles que atacam o seu povo”. E para isso vamos analisar tanto o livro de Salmos 57, como também parte do primeiro de Samuel 24.

A que estamos nos referindo? Se víssemos o título do Salmo 57, ou seja, onde começa este Salmo, diz, ao diretor com a melodia de Não destrua. De Davi. Miktan. Quando, fugindo de Saul, ele entrou na caverna. 

Temos aí, no quadro das circunstâncias, Saul mais uma vez procurava Davi para matá-lo, seu genro, unicamente por ódio. Por não reconhecer que Davi era o futuro governante. Eu queria acabar com ele de uma vez por todas.

Esta cueva a la que se está refiriendo aquí el encabezamiento, probablemente era el lugar de una cueva en el desierto de Engadí, un lugar de difícil acceso, pero que contenía varias de estas cuevas donde normalmente las cabras buscaban refugio en las noches o cuando llovía muito forte.

David se escondeu lá. Quando o perseguiam, encontraram uma dessas cavernas e entraram junto com seus homens. E o rei Saul chegou àquela caverna precisa. Se observarmos 1 Samuel 24:3, ele descreve a situação.

VAMOS LER 1 SAMUEL 24:3.

Então Saulo chegou aos currais de pedra que ficavam perto da estrada. Havia uma caverna ali e ele entrou para se aliviar. E acontece que David e os seus homens estavam sentados no fundo da caverna.

Você consegue ver a terrível situação em que Davi e seus homens se encontravam? Saul vai direto para aquela caverna para se aliviar. Que tensão deve ter existido naquele momento. Se um deles dissesse alguma coisa, espirrasse ou fizesse algum barulho que não deveria, era descoberto e, claro, morto.

Eles não tinham outra saída, estavam no fundo da caverna, não tinha para onde correr. Eles esperaram pacientemente que Saulo se aliviasse e depois saísse. Você já passou por alguma dessas situações na sua vida em que parece não haver saída para o seu problema, e talvez o povo de Jeová pareça ter sido encurralado a ponto de ser exterminado para sempre?

Muitas vezes, sem dúvida, lemos histórias suficientes que demonstram isso. Mas o que mais aconteceu? Voltando ao texto de 1 Samuel capítulo 24 versículos 7 ao 10 diz: 

VAMOS LER 1 SAMUEL 24:7-10. 

Com estas palavras, David deteve* os seus homens e não os deixou atacar Saul. Saulo, por sua vez, saiu da caverna e continuou seu caminho. Então Davi se levantou, saiu da caverna e gritou para Saul: “Meu senhor, o rei!” Quando Saul olhou para trás, David inclinou-se com o rosto em terra e prostrou-se. 9 Davi perguntou a Saul: “Por que você dá ouvidos aos que dizem: ‘Davi quer fazer mal a você’? 10 Hoje você pode ver com seus próprios olhos que Jeová entregou você nas minhas mãos na caverna. Disseram-me para matá-lo, mas tive compaixão de você e disse a mim mesmo: 'Não porei a mão em meu senhor, pois ele é o ungido de Jeová.'

No início, o versículo 10 diz: “Hoje você pode ver com seus próprios olhos que o Senhor te entregou em minhas mãos na caverna”. Como ele poderia ver com os olhos o que havia acontecido? Se observarmos na primeira imagem do guia de atividades Tesouros Bíblicos desta semana, está o Rei Saul no centro com este terno de cor mais viva e você vê que em sua mão ele tem parte de sua roupa. 

Em 1 Samuel 24:4 vemos que quando os homens fracos lhe disseram para matá-lo, ele o fez ali fazer seus negócios e só precisou usar uma espada para acabar com ele, mas ele sempre se lembrava que sua lealdade era primeiramente a Jeová e, claro, ao ungido que Deus escolheu.

Mas voltando à imagem em Nosso Guia de Atividades, Saul estava com parte de sua roupa na mão, pois Davi havia cortado a orla da túnica sem mangas de Saul que diz o versículo 4 de 1 Samuel 24, ele estava tão perto de Saul que conseguiu cortar um pedaço daquela túnica. Como Saulo se sentiu quando ouviu isso? Ele poderia tê-lo matado se quisesse, mas Davi não queria se vingar com as próprias mãos ou buscar a solução com as próprias mãos no Salmo 57:3 que diz.

VAMOS LER SALMO 57:3.

Ele enviará ajuda do céu e me salvará. Isso fará com que aquele que me ataca fracasse. (Selá). Deus enviará seu amor leal e fidelidade.

Lembre-se de que Jeová mantém certas situações para que você veja o quão poderoso ele é e que o que você faz está relacionado ao propósito dele. E assim se cumpriu, nesta ocasião Saul percebeu a situação que estava à beira da morte, em 1 Samuel 24:19 diz.

VAMOS LER 1 SAMUEL 24:19, 20.

Quem encontra o seu inimigo e o deixa ir sem fazer nada com ele? Jeová vai recompensá-lo pelo que você fez por mim hoje.

20 Olha, agora sei muito bem que você será rei e que o reino de Israel permanecerá em suas mãos.

Será que o propósito de Jeová seria cumprido? Nunca percamos isso de vista, Jeová fará todo o possível para que, mesmo que nos encontremos numa situação que pareça não ter saída, Jeová esteja permitindo isso por um motivo muito forte que ele conhece. Então Davi no Salmo 57 6 disse.

VAMOS LER SALMO 57:6.

Prepararam uma rede para apanhar os meus pés; Estou curvado de angústia. Eles cavaram um buraco na minha frente, mas eles próprios caíram nele.

Davi, referindo-se à caverna, onde chegou, percebeu que não tinha escapatória, o rei entrou, mas o rei também saiu de lá. Ele entrou no mesmo buraco ou brecha que poderia significar a morte de Davi. Podemos ter certeza de que muitas vezes os planos dos nossos inimigos têm o efeito oposto. 

Podemos ver novamente em nosso guia de atividades uma fotografia de vários de nossos irmãos que estão com muito calor, e isso porque foram deportados para a Sibéria, um lugar muito frio que segundo os registros você pode alcançar de acordo com os registros que a Sibéria tem para cima para 67,8 graus Celsius.

Por que nossos irmãos foram enviados para lá? Porque os seus adversários, os inimigos de Jeová, os baniram, como se dissessem, vamos ver se sobrevivem. O governo possivelmente pensava que isso acabaria com a vida dessas pessoas, elas morreriam de luto, sem motivo para viver e também era um lugar muito distante. Mas esses irmãos chegaram lá e o que eles fizeram foi pregar para as pessoas daquele lugar que não teriam condições de fazer isso sozinhos, porque era uma viagem de 10.000 km e era uma quantia enorme de dinheiro para poder viajar lá. Assim, o governo cobriu todas as despesas e enviou-os para lá para que pudessem ensinar a verdade às pessoas numa parte tão extrema do país.

Sim, Jeová permite que coisas tão difíceis aconteçam hoje a um servo ou a todo o povo de Deus, com o propósito de mostrar o seu poder, para que o seu propósito seja cumprido ou para que tenhamos mais confiança nele. Portanto, perguntemo-nos: Como posso mostrar que confio em Jeová quando sofro oposição? 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário