NOSSA VIDA CRISTÃ, Semana 8 a 14 de julho de 2024, Vídeo: Baston Nyirenda: Nada pode “nos separar do amor de Deus”, Análise e Respostas.

NOSSA VIDA CRISTÃ, 8-14 de julho de 2024, Vídeo: Baston Nyirenda: Nada pode “nos separar do amor de Deus”, Análise e Respostas.


Nada pode “nos separar do amor de Deus” (10 min.) Análise com o público.

Reproduza o VÍDEO. Então pergunte:

O que Jeová fez para cuidar do irmão Nyirenda em tempos de perseguição?

Em diversas ocasiões é mencionado como Jeová ajudou o irmão Nyirenda a escapar de situações de risco de vida, por exemplo, depois de ter sido severamente espancado e deixado amarrado, um guarda, por compaixão, desamarrou-o e permitiu-lhe escapar, sugerindo um acto de intervenção divina ao tocar o coração do guarda.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O irmão Nyirenda encontrou refúgio e cuidado nas casas de outros irmãos que o acolheram e cuidaram dele em momentos críticos. Isto mostra como Jeová usou a fraternidade cristã para lhe dar apoio e proteção física.

Apesar das circunstâncias adversas e do perigo constante, o irmão encontrou conforto e força nas escrituras e em seu relacionamento com Deus citou especificamente Romanos 8:38 a 39, passagem que expressa a convicção de que nada pode nos separar do amor de Deus, indicando como a fé lhe proporcionou paz e ajuda emocional e espiritual.

Durante o tempo que passou no campo de refugiados e mais tarde na prisão, o irmão Nyirenda teve a capacidade de lembrar e recitar as escrituras, o que proporcionou força e conforto a ele e a outros, esta memorização de textos bíblicos e canções espirituais parece ter sido uma grande ajuda porque preparou você para enfrentar desafios no futuro.

Mais tarde, em Nyirenda, foi libertado, embora enfrentasse a ameaça de novas perseguições no Malawi. Jeová ajudou-o a encontrar refúgio em Moçambique, onde poderia praticar a sua fé com alguma liberdade, durante o seu tempo no campo de refugiados os textos e canções do Reino que. ele havia memorizado e preparado para testes futuros. Esta preparação espiritual foi crucial quando ele teve que retornar ao Malaui e mais uma vez enfrentar perseguição e prisão. Durante todo esse tempo, Jeová esteve presente, fornecendo um meio de fuga, paz de espírito e força espiritual. 

Ele também o protegeu e lhe deu paz, o irmão lembrou das palavras de Romanos capítulo 8 versículos 38 e 39, onde menciona que nada pode nos separar do amor de Jeová, ele valoriza tudo o que fez para servi-lo em aqueles momentos difíceis e o ajudou a não se render. Jeová também cuidou dele através de sua palavra a Bíblia, renovou suas forças lembrando dos textos bíblicos, deu-lhe a sabedoria que precisava para permanecer fiel diante das provações. 

Esta experiência ensina-nos que, diferentemente do amor dos seres humanos, que pode mudar ou desaparecer, o amor que Deus sente por quem nele confia é inalterável e eterno. Sem dúvida, ter sempre isso em mente nos motivará a ser sempre fiéis a ele e a demonstrar-lhe o nosso amor. 

ANÁLISE DE OUTROS PONTOS ADICIONAIS DO VÍDEO.

Em meados dos anos 60, quando eu era pioneiro, era difícil para os irmãos permanecerem neutros, porque a situação política no Malawi começou a mudar rapidamente, os irmãos foram espancados e as suas Bíblias e publicações queimadas por se recusarem a comprar o cartão do partido, onde eu morava, queimaram as casas dos irmãos e o Salão do Reino.

Uma vez me prenderam por não ter o cartão do jogo, amarraram minhas mãos e me bateram muito. Quando foram jantar, um deles ficou me observando, tive muita pena dele e ele me disse quando voltaram. vai te matar, então ele me disse: "Se você acha que pode rastejar, vou desamarrar suas mãos e deixar você ir." um irmão que foi muito bom comigo e me ajudou.

Jeová me deu uma saída para que eu pudesse suportar, no final foi anunciado oficialmente que a obra das Testemunhas de Jeová estava proibida. Para evitar sermos descobertos, tínhamos que realizar reuniões das 9 da noite à 1 da manhã, mais ou menos.

Não podíamos cantar nos Encontros e também não podíamos aplaudir, porque senão nos descobririam. Então, quando queríamos expressar nossa gratidão ou quando gostávamos muito de algo, esfregávamos as mãos. 

No meu trabalho descobriram que eu era Testemunha de Jeová e depois a polícia prendeu-me, levaram-me para a prisão de Chichiri e depois para a prisão de Somba, que era onde colocavam os condenados à morte, a minha cela ficava ao lado da sala de execução. . Achei que eles iam me matar também.

Jeová me deu Paz, não conseguia parar de pensar em Romanos 8:38 e 39, estava convencido de que nem a morte poderia me separar do amor de Deus, quando me libertaram fiquei muito feliz por estar de volta com minha esposa e meus filhos, mas como ficar no Malawi e foi muito perigoso, tivemos que fugir para Moçambique, passamos três anos no campo de refugiados De Blanquemi, lá nos deixaram ter Bíblias, cancioneiros e outras publicações.

Quando pensamos nas coisas que aconteceram no campo, percebemos que Jeová estava nos preparando para o que estava por vir. Tivemos que aprender textos e cânticos do Reino, um desses textos foi Habacuque 3:17 e 18, que era o. texto do ano de 1974, versículo 18 diz mesmo assim serei muito feliz, graças a Jeová serei feliz, graças ao Deus da minha salvação, nem imaginávamos o quanto aquele texto iria nos ajudar mais tarde. 

En 1975 tuvimos que regresar a Malawi por la guerra civil de Mozambique, me arrestaron y me llevaron a la prisión de Chaleca, teníamos que trabajar desde la mañana hasta la noche sin comer ni descansar, las celdas estaban repletas y la mayoría teníamos que dormir en o chão.

Naquela altura, o que aprendemos no campo de refugiados em Moçambique foi-nos muito útil. Todos os textos e músicas que memorizamos nos fortaleceram muito e foi nesse momento que aquele texto do ano que recebemos em Moçambique nos ajudou tanto, um irmão disse habacuque e outro disse o capítulo 3 versículos 17 e 18, depois todos mais disse aqueles versículos de memória, que fortaleceram grandemente a nossa fé.

As publicações foram distribuídas clandestinamente no país graças a irmãos que viajavam centenas de quilômetros de bicicleta. As revistas eram impressas em papel bíblico, que é muito mais leve que o papel normal, e assim os irmãos podiam carregar o dobro de publicações na bicicleta. Recebemos também mini-revistas que podiam ser dobradas e guardadas facilmente no bolso.

Uma vez conseguiram nos dar um exemplar do anuário, que incluía os textos diários do ano inteiro. Então o que fizemos foi copiar todos os textos diários em papel higiênico, depois enviamos alguns desses textos para nossas irmãs que estavam em outra parte da prisão. Todas essas coisas foram dádivas maravilhosas de Jeová que nos ajudaram muito a permanecer fortes espiritualmente. 

Em 2002, fui novamente enviado para a prisão de Somba, mas desta vez não como prisioneiro, mas como superintendente distrital para assistir a uma mini-assembleia de circuito. Quando entrei lá minha mente voltou 33 anos, quando estava naquela mesma prisão ao lado das salas de execução. Sem dúvida vi que as palavras de Isaías 54:17 são verdadeiras, o que diz, nenhuma arma que façam contra você funcionará. 

Minha esposa e eu sofremos perseguições governamentais muitas vezes, vivemos sem abrigo e comida, em campos de refugiados, prisões, sofremos espancamentos e a morte de entes queridos e às vezes até pensamos que íamos morrer. Mesmo assim, sempre vimos que Jeová cuidou de nós com amor. Durante todas essas provações estávamos convencidos e continuamos totalmente convencidos de que não há nada que possa nos separar do amor de Deus. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário