ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana 8 a 14 de julho de 2024, Salmos 60 a 62, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 8 a 14 de julho de 2024, Salmos 60 a 62, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

Salmos 62:11. Por que podemos dizer que “a força pertence a Deus”? (w06 1/6 11 parágrafo 6).

Como o texto lido menciona claramente, Deus não precisa depender de nenhuma fonte externa de energia, ele é a Fonte do poder, a força lhe pertence.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ao contrário dos seres humanos, devido à sua natureza limitada, devem depender do poder de Deus. Isto nos ensina que em momentos de fraqueza ou necessidade, Seus servos podem confiar no poder e na força de Deus para sustentá-los e ajudá-los.

Podemos dizer que a força vem de Deus, pois ele é a fonte de todo poder e energia, diferente de qualquer outra entidade, Deus não precisa depender de outras fontes para obter força, toda a força pertence a ele, o que significa que Seu poder é inato e absoluto.

O Salmo 62:11 nos ensina que Jeová não tem poder, mas ele mesmo é poder. Sua energia dinâmica e seu poder são infinitos, pois sua fonte é inesgotável e não depende de nada externo. Por isso ele é chamado de todo-poderoso, porque a força lhe pertence.

Isto nos lembra que Jeová é o forte e assim como ele deu força aos seus servos no passado, ele também nos dará força nestes tempos difíceis de administrar.

Este texto enfatiza a soberania e o poder absoluto de Deus, podemos dizer que a força vem de Deus, pois nas escrituras Deus é constantemente descrito como o onipotente, criador e sustentador de tudo o que existe. Desde a criação do mundo até a direção da história humana, tudo está sob o controle e autoridade de Deus. A repetição de Deus falou, uma vez duas vezes eu ouvi. Isto sublinha a certeza e a importância desta mensagem. Não é simplesmente uma observação casual, mas uma verdade fundamental que deve ser profundamente compreendida.

Jeová tem força moral e espiritual, é Ele quem estabelece a ordem, a justiça e o propósito no universo. A força de Deus manifesta-se na sua capacidade de salvar, proteger e sustentar aqueles que confiam nele em momentos de fraqueza ou adversidade. Podemos encontrar conforto e segurança sabendo que Deus tem o poder supremo e que nada está fora do seu controle.

Nos nossos dias, a declaração de que a força pertence a Deus lembra-nos que, apesar das mudanças nas circunstâncias e dos desafios que enfrentamos, podemos confiar no poder e na soberania de Deus. Portanto, somos encorajados a depender de Deus e não de nossas próprias forças ou soluções humanas.

Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?

Salmo 60:1. Este texto nos mostra que quando cometemos um pecado, podemos receber disciplina, mas podemos ter certeza de que Jeová pode nos perdoar porque a sua própria palavra nos confirma que ele está do nosso lado e está disposto a nos perdoar porque é um homem misericordioso. Deus.

Salmo 61:8. Vemos como Davi prometeu a Jeová que cantaria louvores a ele para sempre e, ao cumprir sua promessa dia após dia, podemos seguir o exemplo de Davi quando diariamente nos esforçamos para cumprir nossas promessas e dar o melhor a Jeová e talvez algumas dessas promessas que temos Fizemos isso porque precisamos de tempo para consegui-los, mas através da oração podemos mostrar-lhes que os temos em mente e, assim como faríamos com um amigo, podemos expressar como nos sentimos.

Salmo 60:11. Ele diz que a salvação daqueles que vem dos humanos é inútil, isso confirma que temos que confiar plenamente em Jeová e que a única esperança que temos de um futuro melhor vem de Jeová porque o que os humanos trazem agora é para algo momentâneo e vai não nos ajuda a ter uma vida melhor.

Salmo 60:1. Ensina-nos que quando cometemos um pecado podemos receber disciplina, mas temos de ter a certeza de que Jeová pode perdoar-nos porque ele diz isso e confirma que está do nosso lado e disposto a perdoar-nos porque é um Deus misericordioso.

Salmo 61:8. Este versículo nos ensina a importância de sermos gratos pela ajuda que recebemos de Jeová, expressando nossa gratidão por meio de atos de louvor e cumprindo nossos compromissos com Ele. Ele nos inspira a manter uma atitude de adoração e honra contínua a Deus. em todas as nossas ações.

Salmo 61:2. Esta passagem nos lembra que, não importa onde estejamos ou quão difícil seja a nossa situação, podemos estar na prisão ou longe dos nossos irmãos. Jeová sempre pode nos ajudar e vir em nosso auxílio, oferecendo-nos proteção e força além das capacidades humanas.

Salmo 61:8. A promessa de cantar salmos “para sempre” indica o compromisso do salmista de ser consistente no serviço a Jeová. Isto nos inspira a manter uma atitude de louvor contínuo, cumprindo os votos de dedicação que fizemos a Jeová quando fomos batizados e não apenas em momentos específicos, mas durante toda a nossa vida.

Salmo 60:1. O salmista reconhece que Deus permitiu que o seu povo sofresse por causa da sua desobediência. Portanto, este salmo ensina a nós, servos de Jeová, a refletir sobre nossas ações e a buscar o perdão e a orientação de Deus caso tenhamos cometido um pecado grave, pois não há nada melhor do que ter um relacionamento sincero com Jeová e desfrutar de sua aprovação.

Salmos 60:11. Lembra-nos que as capacidades humanas são insuficientes face a certos desafios. Portanto, pensar que o que este mundo nos oferece como boa posição econômica como remédio para nos livrarmos das dificuldades é algo vão, devemos reconhecer que o único que pode nos dar o verdadeiro alívio das dificuldades é Jeová.

Salmos 60:11. O versículo nos ensina a ser humildes e a recorrer à oração, pedindo a intervenção de Deus na hora de tomar decisões e a não pensar que a nossa sabedoria é melhor que a de Jeová porque, como diz o texto, a salvação que vem do ser humano não serve para nada.

Salmo 60:5. Este texto ensina-nos que Jeová salva os seus servos e que devemos confiar que ele providenciará a saída e nos ajudará a perseverar enquanto a encontrarmos.

Salmo 60:4. Davi reconhece que Deus deu um sinal aos que o temem, proporcionando um meio de fuga e proteção contra o perigo. Este sinal pode ser interpretado como direção ou orientação divina em tempos de crise, garantindo a segurança de seus seguidores. Hoje este versículo nos lembra que Deus fornece orientação e proteção àqueles que O temem e respeitam. Em tempos de crise ou incerteza podemos confiar que Deus nos dará sinais e orientações para evitar o perigo. Incentiva-nos a manter um relacionamento reverente com Deus e a prestar atenção aos seus sinais.

Salmo 60:1,2. Aqui é mostrado como Davi inicia o Salmo expressando sua angústia e clamando a Deus. Às vezes, também enfrentamos momentos difíceis e nos sentimos angustiados. O ensinamento aqui é que devemos ir a Jeová em oração e não parar de orar mesmo que pareça em vão, porque Jeová tem muitas maneiras de responder às nossas orações, só que às vezes não conseguimos perceber isso.

Salmo 60:11. Neste versículo Davi reconhece que a ajuda humana é insuficiente para garantir a verdadeira salvação e vitória, ele pede a Deus que intervenha contra seus inimigos afirmando que somente a ajuda divina pode trazer o verdadeiro resgate e sucesso. Aplicando-o aos nossos dias, este versículo destaca a importância de depender de Deus em vez de confiar exclusivamente em soluções humanas. Enfrentamos muitas situações na vida onde a ajuda e os recursos humanos não são suficientes para resolver os nossos problemas, este versículo nos lembra de buscar a ajuda de Deus e confiar no Seu poder para superar os desafios. 

Salmo 60:6. Isso nos lembra que Jeová é um Deus santo e espera que seus servos também sejam santos, isto é, limpos no sentido moral, físico e espiritual.

Salmo 60:5. Este texto nos lembra as palavras de Jesus Cristo para que oremos em todos os momentos, para sermos considerados dignos de escapar das coisas que estão por vir. 

Salmo 60:12. Saber que Jeová está ao nosso lado e nos fortalece nos dá uma sensação de segurança e paz mental, mesmo em tempos de crise. Reconhecer que a nossa força vem de Jeová nos ensina a ser humildes e gratos.

Salmo 60:1,2. Este versículo expressa o desespero e o profundo desejo de Davi pela ajuda divina. A partir de uma posição de vulnerabilidade, Davi clama a Deus para que o leve a uma posição segura e elevada representada pela rocha mais alta. Esta Rocha simboliza a força, proteção e segurança que só Deus pode proporcionar. Na vida moderna, este versículo nos lembra que em tempos de angústia e fraqueza devemos clamar a Deus e buscar Sua proteção. A rocha mais alta representa um lugar de segurança e refúgio que está acima das nossas circunstâncias adversas e nos encoraja a recorrer a Deus em busca de força e estabilidade quando enfrentamos situações avassaladoras.

Salmo 60:11. Este mesmo texto nos ensina que a verdadeira salvação da alma vem de Jeová, e não de outro líder humano. Muitas pessoas depositam sua esperança em seus líderes humanos que se destacaram em diferentes áreas. Tal procedimento é enganoso, pois Deus é a fonte. da vida. .

Salmo 60:8. Essa expressão poderia ter indicado algo ruim para Edom, já que no mesmo texto Moabe é chamado: “O vaso em que me lavo”. Atualmente no Oriente Médio, jogar a sandália é um gesto de desprezo.

Salmo 61:4. Este versículo expressa o desejo de Davi de permanecer na presença de Deus para sempre. A tenda simboliza o lugar da presença divina e o abrigo das suas asas sugere uma proteção terna e próxima semelhante à de um pássaro que protege os seus filhotes sob as asas. Atualmente este versículo nos convida a buscar um relacionamento contínuo e próximo com Deus, nos lembra da importância de viver na presença de Deus e encontrar refúgio em sua proteção amorosa buscando permanecer sob o abrigo de suas asas cultivamos um relacionamento íntimo com Deus onde encontramos conforto, segurança e paz. 

Salmo 60:2. Aqui Davi clama de coração pela proteção de Jeová. Isso me ensina que somente Jeová pode nos dar a confiança interior necessária para enfrentar situações difíceis, o que é inatingível pela nossa própria força.

Salmo 62:5,6. David repete a sua declaração de confiança, sublinhando que a sua alma espera em silêncio apenas em Deus. Aqui a palavra esperança é acrescentada indicando que não apenas a sua salvação, mas também a sua expectativa futura e confiança estão em Deus. A repetição enfatiza a firmeza da sua fé e confiança em Deus como única fonte de segurança e estabilidade. Na vida moderna este versículo nos incentiva a colocar nossa esperança e expectativas em Deus, nos lembra que embora o mundo possa ser incerto, podemos esperar pacientemente e com confiança em Deus, repetindo nossa confiança em Jeová, fortalecemos nossa fé e nos preparamos melhor para enfrentar os desafios da vida.

Salmo 60:1. Aqui Davi começa clamando a Deus em sua angústia. Quando enfrentamos dificuldades, devemos também recorrer a Deus em oração. A aplicação prática é confiar que Jeová está perto e ouvirá as nossas súplicas.

Salmo 60:9. Neste versículo Davi pergunta quem o guiará até Edom, a cidade sitiada. Isto me ensina que, assim como Davi, devemos buscar a orientação de Jeová nas nossas decisões diárias. A aplicação prática é orar e pedir sabedoria antes de tomar decisões importantes em nossas vidas.

Salmo 60:6-7. Aqui Davi menciona que Deus distribuirá terras e fortalezas. Isto me ensina que Jeová tem controle absoluto sobre todas as circunstâncias. Portanto, na nossa vida diária, temos de reconhecer que Jeová é o dono de tudo e confiar absolutamente no seu propósito, mesmo quando as coisas parecem incertas ou não entendemos por que ele permite que elas aconteçam.

Salmo 60:1. Esse versículo mostra que às vezes podemos enfrentar momentos e situações difíceis que nos fazem sentir que Jeová está zangado conosco. O ensinamento aqui é que mesmo que nos sintamos abandonados, devemos recorrer a Jeová em oração, confiando que ele está perto e ouvirá as nossas súplicas.

Salmo 60:11. Embora a ajuda de outras pessoas possa ser valiosa e necessária, este versículo destaca que, em última análise, a salvação e o verdadeiro alívio vêm de Deus. O que nos lembra que não devemos depositar confiança absoluta no ser humano, pois ele também tem suas limitações.

Salmo 60:11-12. Nestes versículos Davi declara que com Deus eles realizarão feitos poderosos e derrotarão seus inimigos. Isto me ensina que, nas nossas lutas e desafios pessoais, devemos confiar que Jeová está conosco. Esta convicção nos ajudará, porque protegerá a nossa fé e nos tornará fortes e perseverantes.

Salmo 60:11. Este versículo nos mostra que toda esperança de um futuro verdadeiramente melhor depende de Jeová. A paz e a tranquilidade permanentes virão à Terra somente através do Reino de Deus sob o governo de seu filho Jesus Cristo.

Salmo 60:12. Assim como Jeová deu a Davi a força que ele precisava para superar grandes obstáculos, hoje Jeová faz o mesmo com cada um de nós. É por isso que devemos ter fé que Deus pode nos fortalecer e nos salvar.

Salmos 61:1, 2. Este texto nos ensina que orar é muito importante, quando passamos por situações angustiantes podemos clamar a Deus por ajuda. Embora possa parecer em vão, Jeová nos dá sua orientação e proteção e sua sabedoria,. se recorrermos a ele em todos os momentos.

Salmo 61:3-4. Aqui David descreve Jeová como o seu refúgio e a sua Torre forte e mostra-nos que nos nossos momentos de fraqueza devemos procurar refúgio nele, confiando que ele nos protegerá e nos dará segurança.

Salmo 61: 3,4. Muitas vezes passamos por situações difíceis, tanto que às vezes imploramos a Jeová que nos livrasse de uma provação, apesar do problema não ter desaparecido ou até piorado, talvez chegássemos a pensar que havíamos perdido a aprovação de Jeová. Mas deixe-nos lembrá-lo de que Deus responde às nossas orações. Embora ele possa não resolver o problema, por meio de seu espírito ele nos dará forças para perseverar. Talvez sejamos derrubados, mas Jeová não nos abandonará.

Salmo 61:3. Neste texto ele nos mostra que não temos nada a temer, pois temos um Deus maravilhoso que cuida de nós e nos protege quando passamos por situações difíceis.

Salmo 61:8. As palavras de Davi neste versículo mostram que ele sabia que fazer um voto era totalmente voluntário, mas também entendia que, se o fizesse, teria a obrigação de cumpri-lo. Assim, ele louvou a Jeová pela oportunidade que teve de cumprir seus votos dia após dia, dando assim um exemplo para todos os servos de Jeová hoje.

Salmo 61:3. Davi estava falando sobre Jeová como um refúgio e como uma torre que o protegia do inimigo. Sabemos que as torres nos tempos antigos foram feitas para defender pontos estratégicos. Sabemos que Jeová é como aquela torre que está disposta a nos defender de um mundo. isso está sob o poder do maligno, mas o que acontece é que temos que entrar naquela torre, não podemos ficar do lado de fora esperando que isso aconteça. Somente se nos colocarmos sob o refúgio de Jeová dentro de sua torre estaremos protegidos. de todo mal.

Salmo 61:5-8. Aqui Davi reconhece que Jeová ouviu seus votos e lhe deu uma herança. Em resposta, David promete cantar seu nome e cumprir suas promessas. A aplicação prática é sermos gratos e fiéis na nossa adoração e nos votos que fazemos a Jeová.

Salmo 61:8. Neste mesmo versículo, ele mostra que as palavras de Davi não são apenas uma oração, mas também um lembrete de suas promessas ou votos a Jeová. Portanto, ensina-me que orar a Jeová sobre o que prometi fortalece a minha decisão de cumprir as minhas promessas.

Salmo 61:4. Nos tempos bíblicos, uma tenda feita de pano oferecia descanso e proteção contra as intempéries. E, quando um hóspede entrava numa loja, podia ter certeza de que seria tratado com hospitalidade. Bem, entramos na tenda de Jeová quando dedicamos a nossa vida a ele. Ali usufruímos bastante comida e a companhia de outros convidados de Jeová.

Salmo 61:5,8. Estes textos mostram-nos que quando nos dedicamos a Jeová, dissemos-lhe que ansiamos servi-lo. Também prometemos a Ele que caminharíamos em Seus caminhos dia após dia, por toda a vida, por isso priorizamos nossos serviços sagrados, que incluem estudar a Bíblia, orar, frequentar as reuniões cristãs e participar do Ministério.

Salmo 61:2. Nos ensina que há momentos em que nos sentimos desesperados e fracos. Em tais situações é importante nos apegarmos a Jeová, em vez de nos afastarmos dele.

Salmo 61:8. Isso nos ajuda a ver que Davi queria louvar a Jeová no Antigo Israel enquanto estava vivo. E ele nos mostra de forma realista o que fará no novo mundo. Em outras palavras, o Rei Davi queria viver neste mundo imperfeito ou no novo mundo para louvar o Deus verdadeiro.

Salmo 61:8. Isso nos ajuda a ver que Davi queria louvar a Jeová no Antigo Israel enquanto estava vivo. E ele nos mostra de forma realista o que fará no novo mundo. 

Salmo 61:1. Este salmo nos faz pensar em como é importante expressar em oração a nossa confiança de que Jeová ouve as nossas orações.

Salmo 61:8. David sabia que fazer um voto era uma questão completamente voluntária. Mas ele também entendeu que se o fizesse, tinha a obrigação de cumpri-lo. Por isso, ele elogiou a Jeová pela oportunidade que teve de cumprir seus votos dia após dia. Quando nos dedicamos a Jeová, fizemos voluntariamente o voto de cumprir a sua vontade. Renunciamos a nós mesmos e colocamos o serviço de Jeová em primeiro lugar na vida. Portanto, também temos que pagar o nosso voto dia após dia. A declaração pública que fizemos quando fomos batizados em água deve refletir-se em todo o nosso modo de vida, inclusive na pregação das boas novas.

Salmo 61:8. Deste mesmo texto podemos extrair outra Pérola muito valiosa, pois este texto nos incentiva a levar a sério nossas promessas, orando frequentemente sobre elas, talvez todos os dias, isso indicaria ao nosso pai celestial que somos sinceros, e ao mesmo tempo. serviria como um lembrete constante.

Salmo 62:1. Neste mesmo texto podemos encontrar outra lição muito valiosa, pois esperar em silêncio também pode simbolizar uma paz interna que advém da confiança em Jeová. Quando confiamos plenamente Nele, podemos encontrar paz e tranquilidade em meio às dificuldades e adversidades.

Salmos 62:6,7. Vemos que Jeová é estável como uma rocha enorme, uma montanha. Jeová é firme, sua personalidade e seu propósito nunca mudam. Isso significa que não importa o que aconteça ou o que os outros façam, ele nunca mudará seu modo de ser, seu propósito. ou seus padrões, sabendo de tudo isso nos faz confiar que ele sempre nos ajudará quando sofrermos adversidades e que cumprirá tudo o que nos prometeu.

Salmo 61:1,2. Davi ora ali a Jeová e implora para que ele ouça seu clamor de oração quando seu coração ficar fraco, Davi passou a se sentir fraco e fraco, por isso ele implora a Jeová para ouvi-lo, hoje muitos servos de Jeová também podem se sentir assim. e é o que faz com que nos sintamos fracos nesses momentos e como se nossas forças estivessem nos abandonando, então a oração pode ser um meio para superarmos essa situação fatal que pode nos acontecer, até mesmo o ministério e as reuniões regulares de leitura dos irmãos da família. aqui na congregação que possa nos ajudar a sair desse estado depressivo e que não hesitemos em procurar ajuda porque Jeová não nos deixa sozinhos nesse momento. 

Salmo 61:8. Este texto também nos ensina que lembrar do nosso voto de dedicação a Jeová pode nos ajudar todos os dias, especialmente quando chegarem dias difíceis, dias de desânimo, de decepção. Em vez de ficarmos zangados com Jeová, permaneceremos fiéis a ele em todos os momentos.

Salmo 62:6-9. Esta leitura nos mostra que os servos de Deus, pelo contrário, temos um refúgio confiável para nos refugiarmos nesta grande rocha, devemos nos apegar a Jeová quando seguimos fielmente a sua palavra, embora isso muitas vezes vá contra a sabedoria do homem.

Salmo 62:1. Esperar em silêncio pode ser visto como um ato de fé. Em vez de nos preocuparmos ou reclamarmos, concentramo-nos na certeza de que Jeová nos salvará. Este silêncio não é passividade, mas uma expressão de profunda confiança na soberania e no poder de Jeová.

Salmo 62:8. Ele diz que confiem nele o tempo todo, abram seu coração diante do Deus do refúgio, isso não mostra que quando oramos a Jeová devemos fazê-lo como se estivéssemos falando com um pai que nos ama em vez de ler orações de um livro ou recitando de memória temos que falar com Deus com respeito e de coração.

Salmo 62:9. Lá ele compara os filhos dos homens com um suspiro ou com uma falsa ilusão e falando de forma simbólica indica que quando colocados juntos em uma balança para pensar menos que um simples suspiro, o que significa porque antigamente se usavam escalas acima tudo para medir o peso, principalmente o peso dos alimentos, e como vemos neste caso, falando da moeda em geral, ela pesa muito menos que o ar e isso significa que não devemos confiar nas organizações humanas ou nas reflexões políticas, pois elas não podem oferecer não temos nada seguro, mas o único em quem podemos confiar é Jeová, que é quem nos dará segurança.

Salmo 62:1. Vemos que Davi, tendo se submetido à vontade de Jeová, sentiu-se seguro e silenciosamente teve confiança em Deus, por isso temos essa mesma confiança, sabemos que ele guardará nossos corações e nossas faculdades mentais enquanto esperamos o fim chegar .

Salmo 61:8. Em que Davi lembrou com alegria como queria cumprir seus votos, uma vez que se lembrou de que isso havia sido feito a Jeová, bem, nós também podemos fazer isso, podemos refletir sobre nossos votos e qual a melhor forma de acompanhar as informações deste versículo. , fazê-lo pregando as boas novas com entusiasmo alcançará em nós, para que a nossa fé se fortaleça a cada dia, para que possamos também espalhar esse entusiasmo aos nossos próximos e assim dedicar o nosso voto no bom sentido.

Salmo 62:10. Lembra-nos que não devemos entregar o coração às riquezas e este conselho é muito útil para nós porque nos ajuda a ser equilibrados na forma como vemos o dinheiro ou os bens materiais, e porque podemos dizer que é um bom conselho. Uma ideia melhor de acumular bens materiais poderia ser atraente, porque este mundo é o que nos incute que a única segurança que podemos ter é acumular cada vez mais. Porém, Jeová nos alerta para ter cuidado com esse modo de pensar porque não são essas coisas que vão nos garantir a vida eterna, o único que pode fazer isso é ele, então se quisermos receber as bênçãos que Jeová nos promete, então nós devemos nos esforçar para investir todo o nosso tempo e energia nos interesses do reino e não permitir que nada nos distraia das nossas atividades espirituais.

Salmo 61:5. Diz porque tu, ó Deus, ouviste os meus votos, deste-me a herança daqueles que temem o teu nome, fizemos um voto quando nos dedicamos e fomos batizados, estamos cumprindo os nossos votos vindicando o santo nome de Jeová através de pregações, reuniões, e somos muito gratos por fazer parte do seu povo e desfrutar de um paraíso espiritual. 

Salmo 62:1-5. Nestes versículos, Davi nos ensina a confiar em Jeová. Isto é essencial porque às vezes enfrentamos situações difíceis e muitas ansiedades, mas se tivermos confiança absoluta em Jeová, veremos nele como nossa salvação e refúgio seguro.

Salmo 62:8. A confiança em Jeová e a comunicação aberta com ele ajudam-nos a desenvolver resiliência espiritual. Eles nos ensinam a enfrentar os desafios da vida com uma perspectiva baseada na fé e na esperança em Jeová.

Salmo 62:10. Aqui somos exortados a não nos iludirmos pensando que o grupo pode trazer benefícios genuínos ou duradouros. Embora possa parecer uma solução rápida para a riqueza, na verdade leva a consequências negativas e ao desagrado de Jeová.

Salmo 62:9. Este texto nos incentiva a reconhecer que somos apenas um sopro, pois isso nos ensina a importância da humildade, que nos ajuda a evitar o orgulho e a buscar a Jeová e a confiar nele em vez de confiar em nossas próprias forças e conquistas. Isso nos motiva a considerar a diferença entre o temporal e o eterno. As coisas do mundo podem parecer importantes, mas no grande esquema das coisas, é o nosso relacionamento com Jeová e os valores espirituais que realmente contam.

Salmo 62:10. Este versículo nos alerta sobre a tentação de obter lucros desonestamente ou injustamente. A extorsão envolve a obtenção de algo através de ameaças, o que vai contra os princípios da honestidade e da justiça.

Salmo 62:5. Este versículo diz: “Espero em Deus em silêncio porque dele vem a minha esperança”. Isso me ensina que todos nós que confiamos em Jeová e ao mesmo tempo suportamos provações com paciência podemos ter certeza de que ele nos ajudará no momento certo.

Salmo 62:3. Existem numerosos exemplos históricos de governos que tentaram exterminar as Testemunhas de Jeová, apenas para verem os seus esforços falharem. Desde o banimento e perseguição em vários países, a organização tem se mostrado resiliente, com a ajuda de Jeová e desses governos que pareciam fortes, mas como diz o texto, são como um muro inclinado que mais cedo ou mais tarde cai.

Salmo 62:8. Este versículo diz: abra seu coração diante dele, referindo-se a Jeová. Portanto, posso usar este texto no Ministério para ensinar às pessoas que em vez de ler orações de um livro, de um cartão ou de um catecismo e recitá-las de cor, o melhor é falar com Deus com respeito e de coração.

Salmo 62:10. O salmista também nos alerta contra a ilusão que a riqueza material pode criar. Ensina-nos que a riqueza, embora possa aumentar, não deve tornar-se a base da nossa segurança e confiança e lembra-nos que a nossa prioridade deve ser espiritual e não material. As riquezas terrenas são temporárias e não devem substituir a confiança em Jeová. Esta abordagem ajuda-nos a manter uma perspectiva equilibrada sobre o verdadeiro valor dos bens materiais.

Salmo 62:8. Esta passagem nos ensina a confiar em Jeová em todos os momentos, demonstrando que a nossa dependência Dele não deve variar de acordo com as circunstâncias da vida. Em todos os momentos, bons ou ruins, devemos abrir nossos corações diante de Deus, sabendo que Ele é nosso refúgio e lugar seguro.

Salmo 62:10. Este versículo me ensina que embora os bens materiais possam parecer seguros, eles não o são. Portanto, não devemos confiar neles. Em vez disso, temos de confiar em Jeová como a nossa verdadeira fonte de segurança.

Salmo 62:3. Este versículo compara os inimigos de Deus a um muro inclinado ou a uma cerca arruinada, ressaltando que seus esforços para causar danos estão fadados ao fracasso. Ensina-nos que qualquer ataque contra a organização de Jeová está condenado a cair, como uma estrutura fraca que não consegue resistir.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário