Estudo de A Sentinela, Semana 22 a 28 de julho de 2024, Vamos continuar pregando por amor Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 22 a 28 de julho de 2024, Continuemos pregando por amor (MAR. 13:10)., Respostas sublinhadas.



Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: resposta adicional

Azul Claro: Pontos Adicionais

“Primeiro as boas novas devem ser pregadas a todas as nações” (Mar. 13:10).

1. O que aprendemos na reunião anual de 2023?

Quão emocionante foi a reunião anual de 2023 ! Nele foram feitos alguns esclarecimentos de crenças e alguns anúncios relacionados à pregação . Por exemplo, explicou-nos que algumas pessoas talvez tenham a oportunidade de ficar do lado de Jeová mesmo depois da destruição de Babilônia, a Grande. Também nos disseram que, a partir de novembro de 2023, não teríamos mais que relatar todas as nossas atividades de pregação. Será que estas mudanças significam que a pregação já não é tão importante ou urgente como antes? Claro que não!

2. Por que a pregação se torna mais urgente a cada dia que passa? (Marcos 13:10).

2 A cada dia que passa, a pregação torna-se mais urgente. Porque? Porque o tempo está acabando. Vamos pensar no que Jesus predisse sobre a pregação nos últimos dias, segundo Marcos 13:10 (leia). No relato paralelo de Mateus, Jesus disse que as boas novas seriam pregadas em toda a Terra habitada antes que chegasse “o fim” (Mateus 24:14). Esta expressão refere-se ao fim definitivo do sistema maligno de Satanás. Jeová decidiu “o dia e a hora” em que acontecerão as coisas que ele predisse (Mateus 24:36; 25:13; Atos 1:7). E a cada dia que passa há um dia a menos (Romanos 13:11). Até que chegue o fim, temos que continuar pregando.

3. Por que pregamos?

3 Há algo muito importante que todos devemos perguntar-nos: por que pregamos as boas novas? Em suma, por amor. Quando pregamos, mostramos que amamos as boas novas, que amamos as pessoas e, acima de tudo, que amamos a Jeová e ao seu nome. Vamos analisar esses pontos um por um.

PREGAMOS PORQUE AMAMOS BOAS NOVAS

4. O que costumamos fazer quando recebemos boas notícias?

4 Tente pensar na última vez que alguém lhe deu boas notícias. Talvez lhe tenham dito que um membro da família tinha um filho ou lhe ofereceram um emprego que procurava há muito tempo. Como você se sentiu? Tenho certeza de que ele ficou tão feliz que queria muito contar para seus parentes e amigos. Não aconteceu algo semelhante com você quando ouviu a melhor notícia que alguém pode ouvir: as boas novas do Reino de Deus?

5. Como você se sentiu ao estudar a Bíblia? (Veja também imagens).

5 Pense também em como você se sentiu ao estudar a Bíblia. Entre outras coisas, ele aprendeu que Jeová o ama, que deseja que ele faça parte de sua família de adoradores, que prometeu acabar com a dor e o sofrimento e que no novo mundo ele ressuscitará seus entes queridos que já morreram ( Março 10:29, 30; João 5:28, 29; Todas essas verdades tocaram seu coração (Lucas 24:32). Ele passou a amar os ensinamentos valiosos que estava aprendendo e estava ansioso para contá-los a todos (compare Jeremias 20:9).

ILUSTRAÇÃO

Um irmão usa o livro Aproveite a Vida Para Sempre num curso bíblico. Imagens do aluno conversando com outras pessoas sobre o que estão aprendendo. 1. Com um colega de trabalho. 2. Com a família. 3. Com um amigo. Quando aprendemos as verdades da Bíblia, ficamos tão entusiasmados que quisemos contá-las a todos. (Ver parágrafo 5).

6. O que a experiência de Ernest e Rose lhe ensina?

6 Vejamos o caso de um irmão chamado Ernest . Ele conta que, quando tinha 10 anos, seu pai faleceu . E acrescenta: “Eu me perguntava: 'Ele foi para o céu ou deixou de existir para sempre?' “Eu invejava as crianças que ainda tinham os pais vivos.” Ele ia ao cemitério quase diariamente, ajoelhava-se diante do túmulo de seu pai e orava: “Por favor, Deus, preciso saber onde papai está”. Quando ele tinha cerca de 27 anos, foi-lhe oferecido um estudo bíblico e ele aceitou imediatamente. Ele ficou animado ao descobrir que os mortos estão inconscientes, como se estivessem dormindo profundamente, e que a Bíblia promete que haverá uma ressurreição (Ecl. 9:5, 10; Atos 24:15). Ele finalmente encontrou a resposta para as perguntas que o atormentaram por tanto tempo! Ele estava muito feliz com as verdades bíblicas que estava aprendendo. Sua esposa, Rose, começou a estudar com ele e também ficou encantada com o que aprendia. Algum tempo depois, em 1978, os dois foram batizados. Cheios de entusiasmo, eles falaram sobre suas crenças aos parentes, aos amigos e a qualquer pessoa que quisesse ouvir . Ao longo dos anos, Ernest e Rose ajudaram mais de 70 pessoas a conhecer a Jeová e a serem batizadas.

7. O que acontecerá se o nosso coração transbordar de amor pelos ensinamentos da Bíblia? (Lucas 6:45).

7 Certamente, se nossos corações transbordarem de amor pelos ensinamentos da Bíblia, nossas bocas desejarão falar sobre eles (leia Lucas 6:45). Sentimo-nos como os discípulos do primeiro século que disseram: “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (Atos 4:20). Passamos a amar tanto a verdade que queremos contá-la ao maior número de pessoas possível.

PREGAMOS PORQUE AMAMOS AS PESSOAS

8. O que nos leva a levar boas notícias às pessoas? (Veja a barra lateral “Fazendo Discípulos: Um Trabalho de Amor”; veja também a imagem.)

8 Assim como Jeová e Jesus, amamos as pessoas (Pro. 8:31; João 3:16). Simpatizamos com aqueles que estão sem esperança e “sem Deus” (Efésios 2:12). Por assim dizer, eles estão se afogando nos problemas da vida e nós temos a tábua de salvação de que necessitam: as boas novas do Reino de Deus. O amor e a compaixão nos levam a fazer tudo ao nosso alcance para que a mensagem seja ouvida. É um tesouro que pode enchê-lo de esperança, ajudá-lo a ser feliz mesmo agora e dar-lhe a oportunidade de ter “a vida que realmente é vida”, a vida eterna no novo mundo (1 Timóteo 6:19).

ILUSTRAÇÃO

Uma irmã usa um folheto para testemunhar a uma mulher num café. O amor e a compaixão nos levam a fazer tudo o que pudermos para que as pessoas ouçam a mensagem. (Ver parágrafo 8).

Fazendo Discípulos: Um Trabalho de Amor

Este novo livreto destaca 12 qualidades que todos precisamos para demonstrar amor na pregação e para fazer discípulos. Cada lição nos ajuda a focar no que as pessoas estão interessadas, e não tanto no que queremos dizer a elas. Pergunte a si mesmo: “Com que coisas eles estão preocupados? Que necessitam?". Conforme explicado na introdução, o amor “é muito mais importante do que qualquer técnica ou método” e “ajudará você a alcançar seu objetivo: fazer discípulos”.

9. Sobre o que alertamos as pessoas e por quê? (Ezequiel 33:7, 8).

9 O amor também nos incentiva a alertar as pessoas de que o fim deste mundo mau está próximo. (Leia Ezequiel 33:7, 8.) Entristece-nos ver que as pessoas do território e os nossos parentes que não são Testemunhas de Jeová vivem as suas vidas sem perceber o que está por vir. Mateus 24:21 diz que “haverá grande tribulação” e que, “desde o princípio do mundo até agora, nunca houve tal tribulação e nunca mais haverá”. Queremos que você saiba o que acontecerá durante esse período de julgamento: primeiro todas as religiões falsas desaparecerão e então, no Armagedom, todo este sistema maligno será destruído (Ap 16:14, 16; 17:16, 17; 19: 11, 19, 20). Pedimos a Jeová que o maior número possível de pessoas nos escute e concorde em servi-lo conosco agora. Mas o que acontecerá com aqueles que neste momento não dão ouvidos aos nossos avisos, entre eles os nossos queridos familiares?

10. Por que é urgente continuarmos a alertar as pessoas?

10 Como vimos no artigo anterior, Jeová talvez decida salvar aqueles que mudarem de ideia depois de verem a destruição de Babilônia, a Grande. Esta possibilidade ajuda-nos a compreender melhor a urgência de continuarmos a alertar as pessoas. Porque? Vamos pensar sobre isto: o que lhes dissermos agora será o que eles poderão lembrar no futuro (compare Ezequiel 33:33). Nossos avisos talvez voltem à sua mente e eles decidirão servir a Jeová conosco antes que seja tarde demais. Assim como o carcereiro de Filipos só aceitou a verdade quando houve um grande terremoto, pode haver pessoas que não a aceitarão agora, mas aceitarão quando o “terremoto” da destruição de Babilônia, a Grande, abalar o mundo (Atos 16:25) -3.

PREGAMOS PORQUE AMAMOS A JEOVÁ E SEU NOME

11. Como damos a Jeová “glória, honra e poder”? (Apocalipse 4:11; veja também imagens).

11 A razão mais importante pela qual pregamos as boas novas é o nosso amor a Jeová e ao seu santo nome. Vemos a pregação como uma forma de louvar ao Deus que amamos. Concordamos plenamente que Jeová merece “glória, honra e poder”. — Leia Revelação 4:11. Como podemos dar-Lhe glória e honra? Explicar às pessoas a evidência convincente de que Jeová criou todas as coisas e nos deu vida. E como lhe damos poder, isto é, o nosso poder ? Usar o nosso tempo, energias e recursos para participar na obra de pregação tanto quanto as nossas circunstâncias o permitirem (Mateus 6:33; Lucas 13:24; Colossenses 3:23). Simplificando, adoramos falar sobre o Deus que amamos. Mas também queremos falar sobre o nome dele e o que significa. Porque?

ILUSTRAÇÃO

Imagens de maneiras de pregar às pessoas. 1. Em África, um casal prega a uma mulher e aos seus filhos à porta da sua casa. 2. Uma irmã prega para uma mulher no ponto de ônibus. 3. Durante as férias, um irmão conversa com um homem sentado ao lado dele. Damos nosso poder a Jeová quando usamos nosso tempo, energia e recursos para participar na obra de pregação tanto quanto nossas circunstâncias permitem. (Ver parágrafo 11).

12. Como santificamos o nome de Jeová ao pregar?

12 Porque amamos a Jeová, queremos santificar o seu nome (Mat. 6:9). Dito de outra forma: queremos participar na limpeza do seu nome de todas as mentiras que Satanás lançou contra ele (Gn 3:1-5; Jó 2:4; João 8:44). Portanto, ao pregarmos, estamos ansiosos para defender a Jeová e contar a verdade sobre ele a todos os que quiserem ouvir. Queremos que todos saibam que Sua principal qualidade é o amor, que Ele é um governante justo e que Seu Reino em breve acabará com o sofrimento e trará paz e felicidade à humanidade (Sl. 37:10, 11, 29; 1 João 4:8). ). Quando fazemos todas essas coisas, santificamos o nome de Jeová. Por outro lado, temos a satisfação de saber que estamos cumprindo o nosso papel como vossas testemunhas. Por que dizemos isso?

13. Por que temos orgulho de nos chamarmos Testemunhas de Jeová? (Isaías 43:10-12).

13 Jeová nos escolheu para sermos suas testemunhas (leia Isaías 43:10-12). Há alguns anos, o Corpo Governante disse numa carta: “Não há honra maior do que ser chamada de Testemunha de Jeová.” Vejamos um exemplo. Suponhamos que estamos num tribunal porque alguém nos acusou de fazer algo errado e precisamos de alguém para testemunhar em nosso nome. Certamente escolheríamos uma pessoa que conhecemos bem, que seja confiável e que tenha boa reputação para que seu testemunho tenha peso. Bem, Jeová nos escolheu para dar testemunho de que ele é o único Deus verdadeiro porque nos conhece bem e confia em nós. É uma honra e um orgulho tão grande para nós sermos suas Testemunhas que aproveitamos todas as oportunidades para tornar seu nome conhecido e negar as falsas acusações que foram feitas sobre ele. É assim que cumprimos o nosso papel: sermos testemunhas de Jeová (Sl. 83:18; Rom. 10:13-15).

CONTINUAMOS PREGANDO ATÉ O FIM

14. Que tempos emocionantes nos aguardam?

14 Tempos muito emocionantes pela frente! Esperamos que, com a bênção de Jeová, ainda haja muitas pessoas que aceitem a verdade antes do início da grande tribulação. Mas também estamos entusiasmados com a possibilidade de que mesmo durante a Grande Tribulação — o período mais sombrio da história humana — haverá pessoas que deixarão o velho mundo de Satanás e louvarão a Jeová conosco. — Atos 13:48.

15, 16. O que continuaremos a fazer, e até quando?

15 Enquanto isso, temos um trabalho a fazer. Temos o privilégio de participar de uma obra única na história, a de pregar as boas novas do Reino de Deus em toda a Terra. E, ao mesmo tempo, temos de continuar a alertar as pessoas de que o fim deste sistema maligno se aproxima rapidamente. Quando chegar a hora do julgamento, eles perceberão que a mensagem que lhes pregamos veio de Jeová (Ezequiel 38:23).

16 Então, o que estamos determinados a fazer? Visto que temos tanto amor pelas boas novas, pelas pessoas e, acima de tudo, por Jeová e pelo seu nome, continuaremos a pregar com urgência e entusiasmo até que Jeová diga: “Basta!”

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que isso nos leva a pregar o amor às boas novas?

Impulsiona-nos a pregar o amor às Boas Novas, porque assim como quando recebemos boas notícias pessoais, queremos partilhar com todos as melhores notícias sobre o reino de Deus. 

Por que isso nos leva a pregar o amor às pessoas?

O amor pelas pessoas nos leva a pregar, porque temos pena daqueles que não têm esperança e estão sem Deus. Por esta razão queremos oferecer-lhe a mensagem salvadora do Reino de Jeová. 

Por que isso nos leva a pregar o amor a Jeová e ao seu nome?

O amor a Jeová e ao seu nome leva-nos a pregar, porque queremos santificar o seu nome, purificando-o das mentiras de Satanás, e porque queremos dar-lhe a glória, a honra e o poder que merece. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário