Estudo de A Sentinela, Semana 1 a 7 de julho de 2024, Nunca abandonemos o paraíso espiritual, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 1 a 7 de junho de 2024, Nunca abandonemos o paraíso espiritual, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: resposta adicional

Azul Claro: Pontos Adicionais

“Alegrem-se e sejam felizes para sempre por causa daquilo que vou criar” (IS. 65:18).

1. O que é o paraíso espiritual, e o que devemos estar decididos a fazer?

HOJE existe um paraíso na Terra cheio de vida e atividade. Ali vivem milhões de pessoas que desfrutam da verdadeira paz e estão decididas a não abandoná-la por nada no mundo. Além disso, desejam que o maior número possível de pessoas os acompanhe. De que estamos falando? Do maravilhoso paraíso espiritual!

O paraíso espiritual é o ambiente em que adoramos a Jeová. Nesse paraíso simbólico temos amizade com Jeová e com as pessoas que o servem.

2. Por que é tão surpreendente que exista um paraíso espiritual?

2 Por mais surpreendente que possa parecer, Jeová criou este ambiente espiritual pacífico no meio de um mundo cheio de ódio, maldade e perigo (1 João 5:19; Rev. 12:12). Ele conhece todos os danos que o sistema de Satanás pode nos causar. Porque Ele nos ama tanto, Ele nos leva a um ambiente seguro onde podemos florescer espiritualmente. O paraíso espiritual é descrito em Sua Palavra como um lugar de “refúgio” e “um jardim bem regado” (Is. 4:6; 58:11). Com a bênção de Jeová, os que vivem nesse paraíso sentem-se felizes e seguros mesmo nestes últimos dias difíceis (Isa. 54:14; 2 Tim. 3:1).

3. Qual foi o primeiro cumprimento das palavras de Isaías, capítulo 65?

3 No capítulo 65 de Isaías, Jeová descreveu como seria a vida no paraíso espiritual. Essas palavras inspiradas do profeta tiveram seu primeiro cumprimento em 537 AC. Naquela época, os judeus que se arrependeram foram libertados da Babilônia e retornaram à sua terra. Com a bênção e a ajuda de Jeová,  reconstruíram Jerusalém, que estava em ruínas, e transformaram-na novamente numa bela cidade. Além disso, eles restauraram o templo para mais uma vez ser o centro da adoração pura em Israel (Is 51:11; Zac. 8:3).

4. Como se cumpriram as palavras de Isaías, capítulo 65, nos tempos modernos?

4 O segundo cumprimento das palavras de Isaías ocorre nos tempos modernos. Tudo começou em 1919, quando os servos de Jeová foram libertados de Babilônia, a Grande. A partir daí, o paraíso espiritual se espalhou por toda a Terra. Cheios de entusiasmo, os proclamadores do Reino formaram um grande número de congregações. Muitos homens e mulheres que foram violentos e imorais progrediram espiritualmente e assumiram “a nova personalidade que foi criada segundo a vontade de Deus” (Efésios 4:24). É claro que muitas das bênçãos mencionadas em Isaías terão cumprimento literal no novo mundo. Mas mesmo agora estamos usufruindo bênçãos maravilhosas. Vamos ver como o paraíso espiritual nos beneficia e por que nunca devemos abandoná-lo.

AS BÊNÇÃOS DO PARAÍSO ESPIRITUAL

5. De acordo com Isaías 65:13, que bênçãos desfrutamos no paraíso espiritual?

5 Sentimo-nos saudáveis e renovados. De uma forma muito marcante, Isaías mostra como a vida é diferente dentro e fora do paraíso espiritual (leia Isaías 65:13). Para os servos de Jeová, ele supre todas as suas necessidades espirituais. Temos o seu espírito santo, a sua Palavra e bastante alimento espiritual para que possamos comer, beber e nos divertir (compare Apocalipse 22:17). Muito pelo contrário acontece com aqueles que vivem fora do paraíso espiritual. Eles experimentam “fome”, “sede” e “vergonha”. Suas necessidades espirituais não são atendidas (Amós 8:11).

6. Que alimentos são mencionados em Joel 2:21-24, o que representam e como nos beneficiam?

6 Numa das suas profecias, Joel mencionou que Jeová forneceria generosamente ao seu povo alimentos considerados de necessidade básica, como cereais, vinho e azeite (Joel 2:21-24). Na realidade, o que ele queria dizer era que Jeová supriria todas as necessidades do seu povo, inclusive o alimento espiritual. Como você faz isso hoje? Dando-nos a Bíblia, nossas publicações, nosso site, reuniões e assembléias. Assim podemos nos nutrir todos os dias e nos sentir cada vez mais saudáveis e renovados.

7. Por que nosso coração se sente tão bem? (Isaías 65:14).

7 Nos sentimos felizes e satisfeitos. Os cristãos sentem-se sinceramente gratos a Deus e é por isso que gritam de alegria (leia Isaías 65:14). Por que seu coração “se sente” tão bem? Porque encontram na Palavra de Deus verdades e promessas que os encorajam muito. Além disso, eles têm uma esperança sólida, que se baseia no sacrifício de Jesus. Quão felizes ficam quando falam sobre todas essas coisas com seus irmãos! (Sl. 34:8; 133:1-3).

8. Quais são as duas principais características do paraíso espiritual?

8 Duas das principais características do paraíso espiritual são a união e o amor usufruídos pelo povo de Jeová. Este amor, que é como “um vínculo de união”, ajuda-nos a ver como será a vida no novo mundo. Lá, experimentaremos um amor e uma unidade muito maiores do que hoje (Colossenses 3:14). Uma irmã conta a impressão que teve ao conhecer as Testemunhas de Jeová: “Eu não sabia como ser feliz, nem mesmo com minha família. “A primeira vez que vi o amor em ação foi entre as Testemunhas.” Quem quiser viver feliz e satisfeito tem que entrar no paraíso espiritual. Independentemente do que este mundo diga sobre nós, aos olhos de Jeová e da sua família universal temos um bom nome, uma reputação honrosa (Is 65:15).

9. O que acontecerá com as coisas que nos causam dor? (Isaías 65:16, 17).

9 Sentimo-nos calmos e relaxados. Isaías 65:14 diz que aqueles que escolherem permanecer fora do paraíso espiritual “clamarão pela dor do seu coração e chorarão porque o seu espírito está quebrantado”. E o que pode ser dito sobre os servos de Deus? O que acontecerá com as coisas que lhe causaram dor? Jeová promete: “As dificuldades do passado serão esquecidas; Eles estarão escondidos dos meus olhos” (leia Isaías 65:16, 17). Ele fará com que os problemas desapareçam e com o tempo a dor dessas lembranças será completamente apagada.

10. Por que você diria que é uma bênção estar com os irmãos? (Veja também foto).

10 Mesmo agora nos sentimos calmos e relaxados nas reuniões cristãs. Quando estamos neles, deixamos de lado as preocupações deste mundo maligno. Como podemos contribuir para manter tal atmosfera pacífica no paraíso espiritual? Demonstrar as qualidades do fruto do espírito, incluindo amor, felicidade, paz, bondade e mansidão (Gálatas 5:22, 23). Que bênção fazer parte da organização de Deus! Se não abandonarmos o paraíso espiritual, poderemos ver como Deus cumpre até ao último detalhe a sua promessa de “criar novos céus e uma nova terra”.

ILUSTRAÇÃO

Muitos irmãos e irmãs conversando antes da reunião. Há um que está sentado sozinho olhando para o telefone. É uma bênção fazer parte da família de Deus e estar no paraíso espiritual. (Ver parágrafo 10). 

11. Como devemos nos sentir por vivermos no paraíso espiritual? (Isaías 65:18, 19).

11 Sentimo-nos gratos e cheios de entusiasmo. Isaías continua explicando por que nós, servos de Deus, temos todos os motivos para nos alegrarmos e sermos felizes. O paraíso espiritual em que vivemos é uma criação de Jeová (Leia Isaías 65:18, 19.) Não é de admirar que Deus nos use para incentivar as pessoas a abandonar as organizações espiritualmente desérticas deste velho mundo e a entrar no oásis da congregação cristã. Quão felizes somos de estar na verdade! E é por isso que queremos falar sobre essas bênçãos com outras pessoas (Jr 31:12).

12. Como você se sente ao ler as promessas de Isaías 65:20-24, e por quê?

12 Nós que vivemos no paraíso espiritual estamos muito gratos e entusiasmados com a nossa esperança. Imagine tudo o que você pode ver e fazer no novo mundo! A Bíblia promete: “ Não haverá mais bebês que vivam apenas alguns dias, nem idosos que não completem os dias da sua velhice .” E acrescenta que o ser humano “ construirá casas e nelas viverá; Plantarão vinhas e comerão os seus frutos.” Além disso, “não se esforçarão em vão” porque Jeová os terá abençoado. Deus lhes promete que suas vidas serão significativas, seguras e gratificantes. “Mesmo antes de eles chamarem”, Deus saberá o que eles precisam e satisfará “o desejo de todo ser vivente” (Is 65:20-24; Sl 145:16).

13. Como são descritas em Isaías 65:25 as mudanças que precisam ser feitas para servir a Jeová?

13 Experimentamos paz e segurança. Com a ajuda do espírito santo, muitas pessoas que antes se comportavam como animais selvagens fizeram mudanças extraordinárias nas suas vidas (leia Isaías 65:25). Por assim dizer, eles domesticaram seu caráter (Romanos 12:2; Efésios 4:22-24). É claro que os servos de Deus ainda são imperfeitos, e é por isso que cometeremos erros. Mesmo assim, Jeová realizou um verdadeiro milagre ao reunir “todo tipo de pessoas” e viver em amor e paz. — Tito 2:11. Somente o Deus Todo-Poderoso poderia conseguir algo assim!

14. Como se cumpriu Isaías 65:25 no caso de um irmão?

14 Mas você pode realmente mudar sua personalidade? O exemplo a seguir mostra que sim. Um homem de 20 anos, com comportamento muito violento e imoral, já esteve várias vezes na prisão por vários crimes graves, como roubo de carros e outras coisas. Além disso, ele estava sempre em busca de briga. Quando ouviu pela primeira vez o que a Bíblia realmente ensina e começou a frequentar as reuniões das Testemunhas de Jeová , ele se convenceu de que havia encontrado algo pelo qual valia a pena viver: o paraíso espiritual. Depois de ser batizado, ele pensava muitas vezes em como Isaías 65:25 havia se cumprido no seu caso. Ele deixou de ser feroz como um leão para ser gentil como um cordeiro.

15. Por que queremos ajudar outros a entrar no paraíso espiritual, e como conseguimos isso?

15 Isaías 65:13 começa com estas palavras: “Assim diz o Soberano Senhor Jeová.” E o versículo 25 termina assim: “Diz o Senhor .” Suas promessas são sempre cumpridas (Is 55:10, 11). O paraíso espiritual é uma realidade; O que Jeová profetizou sobre ele se cumpriu. Ele criou uma irmandade única que é como um oásis onde nos sentimos seguros e em paz apesar de vivermos num mundo violento (Sl 72:7). Por todas estas razões, queremos ajudar o maior número possível de pessoas a fazerem parte da nossa irmandade. Como podemos conseguir isso ? Concentrar-se em fazer discípulos (Mateus 28:19, 20).

COMO PODEMOS ATRAIR PESSOAS PARA O PARAÍSO ESPIRITUAL

16. O que atrai as pessoas ao paraíso espiritual?

16 Todos nós podemos fazer a nossa parte e fazer do paraíso espiritual um ambiente onde mais pessoas queiram entrar. Como? Imitando a Jeová. Ele não arrasta as pessoas contra a sua vontade, mas atrai-as para Ele com bondade (Jeremias 31:3; João 6:44). Aqueles que aprendem sobre Jeová e têm um bom coração não podem deixar de se sentir atraídos pela sua bela personalidade. Que coisas concretas podemos fazer para que a nossa personalidade também atraia as pessoas ao paraíso espiritual?

17. O que podemos fazer para atrair pessoas ao paraíso espiritual?

17 Uma maneira de atrair pessoas ao paraíso espiritual é tratar os irmãos com amor e bondade. Queremos que as pessoas que vêm às nossas reuniões digam a mesma coisa que os incrédulos que provavelmente foram às reuniões na antiga Corinto: “Deus verdadeiramente está entre vós” (1 Coríntios 14:24, 25; Zacarias 8:23). É por isso que é tão importante seguirmos o conselho: “Tende paz uns com os outros” (1 Tes. 5:13).

18. O que pode atrair pessoas para a nossa organização?

18 Devemos também nos esforçar para sempre ver nossos irmãos assim como Jeová os vê . É por isso que nos concentramos nas suas belas qualidades e não nos seus defeitos, que desaparecerão no futuro. O amor nos ajudará a resolver qualquer mal-entendido se sempre aplicarmos este conselho: “Sejam gentis uns com os outros, tratem-se uns aos outros com ternura e compaixão e perdoem-se generosamente” (Efésios 4:32). Todos os que desejarem receber tal tratamento serão atraídos para o paraíso espiritual. 

VAMOS FICAR NO PARAÍSO ESPIRITUAL

19. a) O que disseram alguns que retornaram ao paraíso espiritual? (Veja o quadro “Eles foram embora, mas voltaram”.) b) Qual deve ser a nossa determinação? (Veja também a imagem).

19 Que alegria estar no paraíso espiritual! Agora está mais bonito do que nunca e nunca teve tantos servos de Jeová. Sejamos sempre gratos pelo paraíso que Deus criou para nós. Todo aquele que quiser se sentir renovado, feliz, calmo e seguro deve entrar e nunca sair. Mas tenhamos muito cuidado, porque Satanás está determinado a nos enganar e a nos distanciar deste ambiente maravilhoso (1Pe 5:8; Ap 12:9). Não vamos deixá-lo escapar impune. Lutemos com todas as nossas forças para proteger a beleza, a pureza e a paz do paraíso espiritual.

ILUSTRAÇÃO

Os mesmos irmãos, menos aquele que preferia ficar sentado sozinho, desfrutando de uma refeição no Paraíso. Uma criança dá comida a um urso. Aqueles que permanecerem no paraíso espiritual poderão desfrutar de um paraíso literal no futuro. (Ver parágrafo 19).

Eles foram embora, mas voltaram

June é uma irmã que parou de ir às reuniões e ficou inativa, mas acabou retornando ao paraíso espiritual. Ela diz: “Foi maravilhoso estar novamente entre o povo de Jeová! […] Aprendi que não devo me isolar e que preciso da ajuda dos irmãos. “Estou feliz em saber que voltei antes que fosse tarde demais.”

Kimberly, que passou quase 40 anos expulsa, diz: “Eu não tinha amigos que servissem a Jeová nem alimento espiritual. “Eu me senti muito sozinho e triste.” Ela se arrependeu e foi readmitida em 2021. Ela diz: “Agora sei que Jeová ouve e responde às minhas orações. E novamente estou cercado por pessoas em quem posso confiar.” Graças ao Espírito Santo e à leitura regular da Bíblia, ele se sente mais feliz e mais próximo de Jeová.

John, que foi expulso por mais de 20 anos antes de retornar ao paraíso espiritual, explica: “Eu havia impedido minha mente de pensar na verdade e nos benefícios de estar com o povo de Deus.” Agora que está mais uma vez desfrutando da companhia dos irmãos e comendo da mesa de Jeová, ele diz: “Na vida, não há nada melhor do que fazer parte da família de Jeová e estar no paraíso espiritual.”

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que é o paraíso espiritual?

O paraíso espiritual é o ambiente em que adoramos a Jeová. Nesse paraíso simbólico temos amizade com Jeová e com as pessoas que o servem.

Quais são as bênçãos de estar no paraíso espiritual?

Sentimo-nos saudáveis, renovados, felizes, satisfeitos, calmos, relaxados, gratos e cheios de entusiasmo, porque é o único lugar onde podemos experimentar a verdadeira paz e segurança.

Como podemos atrair pessoas para o paraíso espiritual?

Sem dúvida a forma como tratamos os nossos irmãos é algo evidente, é uma forma de pregar, não com palavras, mas com exemplo ou comportamento. Por isso não devemos nos cansar de fazer o bem aos nossos irmãos, amá-los, tratá-los bem, evitar fazer distinções por raça ou posição social. Jeová percebe isso e muitas vezes as pessoas também. uns aos outros.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário