Estudo de Livro de Congregação, Semana de 1º a 7 de julho de 2024, Capítulo 12, parágrafos 11 a 19, Respostas.

Estudo do Livro da congregação, 1 a 7 de julho de 2024, Capítulo 12, parágrafos de 11 a 19, Respostas.

Estudo bíblico de congregação (30 minutos) bt cap. 12 parágrafos. 1-6 e caixa na pág. 96.

Baseado em Atos 14:1-28

1, 2. O que aconteceu com Paulo e Barnabé em Listra?

Em Listra, Paulo e Barnabé realizaram um milagre ao curar um homem que havia nascido com os pés aleijados. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Este acontecimento causou grande alvoroço na cidade, pois a multidão impressionada com o milagre começou a aclamar Paulo e Barnabé como deuses, o povo pensava que os deuses gregos haviam descido em forma humana, Até o sacerdote de Zeus carregava guirlandas e preparava touros para sacrifício em homenagem a eles. Paulo e Barnabé tiveram que gritar para pedir à multidão que parasse e rasgaram as suas roupas, um sinal de profunda rejeição e angústia enquanto protestavam e imploravam para que o povo não os adorasse.

Ao mesmo tempo, chegaram à cidade alguns judeus de Icônio e Antioquia da Pisídia que eram contra a mensagem pregada por Paulo e Barnabé. Esses oponentes começaram a espalhar mentiras sobre Paulo e Barnabé e conseguiram convencer a multidão a rejeitá-las. 

As mesmas pessoas que os adoravam minutos antes voltaram-se contra eles com ódio. Os habitantes da cidade, instigados por mentiras, cercaram Pablo e apedrejaram-no até que ficasse inconsciente, acreditando que estava morto, arrastaram-no para fora da cidade. Este facto mostra a volatilidade da multidão e a feroz oposição que Paulo e Barnabé enfrentaram na sua missão de pregação.

3. Que perguntas responderemos neste capítulo?

Neste capítulo responderemos às seguintes perguntas: 

Como chegou a esse ponto terrível? Esta questão procura explorar os eventos e circunstâncias que levaram à reação dramática e violenta da multidão de Listra.

O que aprendemos do que aconteceu com Paulo Barnabé e a multidão caprichosa de Listra? As lições que podemos tirar da experiência de Paulo e Barnabé serão discutidas aqui.

Como podem os anciãos congregacionais imitar a perseverança destes dois homens fiéis que pregaram com coragem por meio da autoridade de Jeová? Veremos como os anciãos congregacionais hoje podem seguir o exemplo de perseverança e coragem de Paulo e Barnabé.

“Muitos judeus e gregos tornaram-se crentes” (Atos 14:1-7)

4, 5. Por que Paulo e Barnabé foram para Icônio, e o que aconteceu ali?

Paulo e Barnabé foram para Iconium após serem expulsos de Antioquia da Pisídia. Apesar dessa expulsão, não desanimaram, seguindo o conselho de Jesus em Mateus capítulo 10 versículo 14, sacudiram a poeira dos pés em sinal de não assumirem a responsabilidade. .da decisão daqueles que rejeitaram a mensagem e continuaram a sua missão noutros lugares. Com alegria e perseverança caminharam para sudeste até chegarem a Icônio, uma cidade localizada em um planalto fértil entre as montanhas Taurus e as montanhas do Sultão.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em Icônio Paulo e Barnabé encontraram um lugar estratégico para continuarem a sua pregação. A cidade conhecida pela sua cultura grega e pela sua prosperidade devido ao comércio e à agricultura tinha uma população de judeus e prosélitos. Seguindo seu costume, Paulo e Barnabé iniciaram seu ministério na sinagoga local, ali sua pregação teve grande impacto, falavam de tal forma que muitos judeus e gregos se tornaram crentes.

A resposta positiva em iconium mostra a eficácia do seu método de pregar primeiro nas sinagogas, onde encontraram tanto judeus como gentios interessados ​​na mensagem do Reino de Deus. Apesar dos desafios e da oposição que enfrentaram noutros lugares, Paulo e Barnabé perseveraram na sua missão, expandindo a mensagem do Reino e atraindo muitos novos crentes. 

RESPOSTAS BASEADAS NA CAIXA: ICONIO, CIDADE DE FRIGIOS.

Icônio era uma importante rota comercial que ligava a Síria, Roma, Grécia e a província romana da Ásia, a cidade conhecida por adorar Cibele, a deusa frígia da fertilidade. Ele manteve certos costumes de seu domínio grego e posteriormente romano. 

Apesar da influência grega e romana, Icônio manteve uma população judaica significativa e, de acordo com os escritos de Cícero e Estrabão, fazia parte da Licaônia do ponto de vista geográfico.  

No entanto, as inscrições descobertas em 1910 indicavam que dois séculos após a visita de Paulo e Barnabé, a língua frígia ainda era falada, diferenciando-a de outras cidades da Licaônia onde se falava a língua licaônica, esta diversidade cultural e linguística refletia a complexidade do região e destacou a capacidade de Paulo e Barnabé de se adaptarem e pregarem em diferentes contextos.

6. Por que Paulo e Barnabé foram instrutores tão bons, e como podemos imitá-los?

Paulo e Barnabé destacaram-se como professores devido a diversas qualidades e abordagens que os tornaram particularmente eficazes no seu trabalho. Pablo tenía un amplio conocimiento de las escrituras Hebreas, sabía cómo conectar relatos históricos, citas de la ley y profecías para demostrar que Jesús era el Mesías, prometido Bernabé, también era un conocedor de la Biblia, pero se destacaba especialmente por su interés genuino en as pessoas. Ele era muito hábil em encorajar e confortar os outros. 

Ambos os apóstolos falaram através da autoridade de Jeová, baseando os seus ensinamentos e discursos na palavra de Deus e não nas suas próprias opiniões. Esta base sólida deu-lhes credibilidade e poder no seu ensino. Hoje, ao aplicarmos estes princípios, podemos imitar Paulo e Barnabé e ser instrutores eficazes, ajudando outros a compreender e apreciar as boas novas do Reino de Deus.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário