TEXTO DIÁRIO Hoje, quinta-feira, 20 de junho de 2024, sem falta saberão que houve um profeta entre eles (Ezequiel 2:5).

TEXTO DIÁRIO, Hoje quinta-feira, 20 de junho de 2024, Sem falta eles saberão que houve um profeta entre eles (Ezequiel 2:5).

Examinemos as Escrituras todos os dias de 2024.

Quinta-feira, 20 de junho de 2024

Sem falta eles saberão que houve um profeta entre eles (Ezequiel 2:5).

Não nos surpreende que algumas pessoas se oponham à nossa pregação, e é muito provável que esta oposição se intensifique no futuro (Dn 11:44; 2 Timóteo 3:12; Ap 16:21). Mas estamos convencidos de que Jeová nos ajudará. Por que dizemos isso? Porque ele sempre ajudou seus servos a realizar o trabalho que lhes designou, por mais difícil que fosse. Vejamos o profeta Ezequiel, que pregou aos judeus exilados na Babilônia. Quais eram as pessoas a quem Ezequiel teria que pregar? Jeová disse que aqueles judeus eram “rebeldes”, “desafiadores” e “teimosos de coração”. Eles eram tão ruins quanto espinhos e perigosos como escorpiões. Não é de admirar que Jeová tenha dito várias vezes a Ezequiel: “Não tenha medo” (Ezequiel 2:3-6). Ezequiel conseguiu cumprir a sua missão porque 1) foi Jeová quem o enviou, 2) o espírito santo deu-lhe força e 3) ele foi nutrido pelas palavras de Deus. w22.11 2 par. 1, 2.

JEOVÁ ENVIOU EZEQUIEL

Que palavras devem ter encorajado Ezequiel, e como Jeová confirmou o seu apoio?

Jeová disse a Ezequiel: “Eu te envio” (Ezequiel 2:3, 4). Isso deve tê-lo encorajado muito. Ele deve ter se lembrado de que Jeová usou palavras semelhantes quando escolheu Moisés e Isaías para serem seus profetas (Êx 3:10; Is 6:8). Ezequiel também sabia que Jeová ajudara esses profetas a realizar tarefas muito difíceis. Então, quando Deus lhe disse duas vezes: “Eu te envio”, ele sabia que poderia contar com o Seu apoio. Além disso, no livro de Ezequiel encontramos muitas vezes esta afirmação: “Recebi as palavras do Senhor” (Ezequiel 14:2). E repetidamente aparece a frase: “Recebi novamente as palavras do Senhor” (Ezequiel 6:1). Portanto, o profeta não teve dúvidas de que foi Jeová quem o enviou. Além disso, visto que seu pai era sacerdote, ele certamente lhe ensinou que Jeová sempre confirmava aos seus profetas que lhes daria total apoio. Na verdade, Jeová havia dito a Isaque, Jacó e Jeremias: “Eu estou convosco” (Gn 26:24; 28:15; Jr 1:8).

Que palavras consoladoras devem ter encorajado Ezequiel?

Como a maioria dos israelitas reagiria à mensagem? Jeová disse a Ezequiel: “A casa de Israel se recusará a ouvir-te porque não me ouvirá” (Ezequiel 3:7). Ao rejeitarem este profeta, eles estavam rejeitando a Jeová. Estas palavras devem ter tranquilizado Ezequiel porque a rejeição do povo não significava que ele fosse um mau profeta. Além disso, Jeová confirmou-lhe que, quando as suas mensagens de condenação se cumprissem, aqueles judeus saberiam “que havia um profeta entre eles” (Ezequiel 2:5; 33:33). Certamente essas palavras consoladoras deram a Ezequiel o incentivo de que ele precisava para cumprir seu ministério.

Por que Isaías 44:8 nos encoraja?

Também somos encorajados a saber que é Jeová quem nos envia. Ele nos dá a imensa honra de sermos suas testemunhas (Is. 43:10). Assim como Jeová disse a Ezequiel: “Não tenhas medo”, ele nos diz: “Não tenhas medo.” Por que não deveríamos temer nossos oponentes? Porque, assim como no caso de Ezequiel, é Jeová quem nos envia e nos dá todo o seu apoio (leia Isaías 44:8).

Como Jeová confirma seu apoio a nós? E o que nos conforta e encoraja?

Jeová confirma seu apoio a nós. Por exemplo, pouco antes de dizer: “Vocês são minhas testemunhas”, ele declarou: “Quando você cruzar as águas, estarei com você, e quando você cruzar os rios, eles não o cobrirão. Quando passares pelo fogo, não te queimarás e as chamas não te queimarão” (Is 43:2). Às vezes, quando pregamos, encontramos obstáculos que são como rios e enfrentamos provações que são como fogo. Mas, com a ajuda de Jeová, continuamos a pregar (Is 41:13). Acontece conosco a mesma coisa que aconteceu com Ezequiel: a maioria das pessoas rejeita a mensagem. Tenhamos em mente que esta rejeição não significa que sejamos más testemunhas de Deus. Sentimo-nos consolados e encorajados por saber que Jeová ficará satisfeito se continuarmos a proclamar fielmente a mensagem. O apóstolo Paulo disse: “Cada um receberá a sua recompensa segundo a sua obra” (1Co 3:8; 4:1, 2). Uma irmã que já é pioneira há muitos anos diz: “Fico feliz em saber que Jeová recompensa nossos esforços.”

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário