TEXTO DIÁRIO, Hoje, domingo, 23 de junho de 2024, o mestre de José o agarrou e o colocou na prisão onde estavam mantidos os prisioneiros do rei (Gn 39:20).

TEXTO DIÁRIO, Hoje, domingo, 23 de junho de 2024, o mestre de José o agarrou e o colocou na prisão onde estavam mantidos os prisioneiros do rei (Gn 39:20).

Examinemos as Escrituras todos os dias de 2024.

Domingo, 23 de junho de 2024

O mestre de José o agarrou e o colocou na prisão onde os prisioneiros do rei eram mantidos (Gn 39:20).

A Bíblia indica que por um tempo os pés de José foram algemados e ele foi acorrentado pelo pescoço (Sl 105:17, 18). Sua situação foi de mal a pior: ele passou de escravo de confiança a prisioneiro comum. Já tivemos que passar por uma situação angustiante que estava piorando apesar de orarmos muito? Isso é algo que pode acontecer. Jeová não nos impede de passar por provações no mundo controlado por Satanás (1 João 5:19). Agora podemos ter certeza de que nosso Pai está bem ciente de tudo o que acontece conosco e se preocupa conosco (Mateus 10:29-31; 1 Pedro 5:6, 7). Além disso, Ele nos prometeu: “Nunca te deixarei e nunca te abandonarei” (Hb 13:5). Com a ajuda de Jeová podemos suportar situações que parecem não ter solução. w23.01 15, 16 par. 7, 8.

O que mostra que Jeová esteve com José durante os anos que ele esteve na prisão? (Gênesis 39:21-23).

(Leia Gênesis 39:21-23). Jeová fez com que José fosse bem-sucedido mesmo naquele período sombrio da sua vida. O que aconteceu? Assim como havia feito com Potifar, José conquistou a confiança e o respeito do chefe da prisão, que logo o encarregou de todos os presos. Na verdade, a Bíblia diz que “o chefe da prisão não se importou nada com o que havia colocado aos cuidados de José”. Graças a isso, José agora estava com a mente ocupada com algo produtivo. Não é surpreendente que atribuam tanta autoridade a um homem acusado de tentar violar a esposa de um funcionário judicial? Só existe uma explicação possível. Como diz Gênesis 39:23: “Jeová estava com José e Jeová certificou-se de que tudo o que ele fez desse certo”.

Por que é provável que José não sentisse que tudo estava indo bem para ele?

Vamos nos colocar novamente no lugar de José. Pensemos: ele sentiu que tudo estava indo bem para ele enquanto estava na prisão por causa de uma falsa acusação? O que José mais queria era gostar do chefe da prisão? Certamente o que ele queria era ser absolvido e libertado. Na verdade, ele pediu a um prisioneiro que estava prestes a ser libertado que contasse a Faraó sobre ele para que ele pudesse ser libertado daquela prisão horrível (Gn 40:14). Contudo, como o homem demorou muito para falar com Faraó, José teve que passar mais dois anos na prisão (Gn 40:23; 41:1, 14). Mas, graças à ajuda de Jeová, José continuou bem. Como isso é possível?

Que presente Jeová deu a José, e como isso ajudou a cumprir o propósito de Jeová?

Enquanto José estava na prisão, Jeová fez com que o rei do Egito tivesse dois sonhos perturbadores. O faraó estava ansioso para saber o seu significado. Então, quando descobriu que José tinha o dom de interpretar sonhos, mandou chamá-lo. Com a ajuda de Jeová, José não só explicou o significado dos sonhos, mas também lhe disse como agir. E isso impressionou muito o Faraó. Percebendo que este jovem tinha o apoio de Jeová, ele o nomeou administrador de alimentos para todo o Egito (Gên. 41:38, 41-44). Anos depois, surgiu um longo período de fome que afetou não apenas o Egito, mas também Canaã, onde morava a família de José. Graças à posição de José, ele poderia agora salvar o seu povo, que se tornaria ancestrais do Messias com o tempo.

O que Jeová fez para ajudar José a ter um bom desempenho?

Vamos pensar nas reviravoltas que a vida de José deu. Quem fez Potifar notá-lo, quando ele não passava de um escravo? Quem fez o chefe da prisão colocá-lo acima dos outros presos? Quem causou os sonhos perturbadores do Faraó e deu a José o dom de interpretá-los? Quem esteve por trás da sua nomeação como administrador alimentar do Egipto? (Gênesis 45:5). É claro que foi Jeová quem fez com que José se saísse bem em tudo o que fazia. No final, Jeová transformou o plano maligno dos irmãos de José num meio de realizar a sua vontade.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário