TEXTO DIÁRIO Hoje domingo, 16 de junho de 2024 ,A menos que sejam circuncidados segundo o costume de Moisés, não poderão ser salvos (Atos 15:1).

TEXTO DIÁRIO, Hoje domingo, 16 de junho de 2024, A menos que você seja circuncidado segundo o costume de Moisés, você não pode ser salvo (Atos 15:1).

Examinemos as Escrituras todos os dias de 2024.

Domingo, 16 de junho de 2024

A menos que sejam circuncidados de acordo com o costume de Moisés, não poderão ser salvos (Atos 15:1).

Na congregação do primeiro século havia aqueles que insistiam que os homens não-judeus que se tornassem cristãos deveriam ser circuncidados, talvez para que as pessoas não os criticassem (Gálatas 6:12). Embora o apóstolo Paulo não concordasse de forma alguma com esta forma de pensar, ele não quis impor a sua opinião, mas humildemente apresentou o assunto aos apóstolos e anciãos de Jerusalém (Atos 15:2). Ao lidar com a situação, ele ajudou a manter a paz e a felicidade da congregação. — Atos 15:30, 31. Se surgir um desentendimento sério, podemos promover a paz por procurar a orientação dos irmãos que Jeová designou para cuidar da congregação. Geralmente encontraremos orientação baseada na Bíblia em nossas publicações e diretrizes organizacionais. Se nos concentrarmos em seguir essas instruções em vez de promovermos as nossas opiniões pessoais, contribuiremos para a paz na congregação. w22.08 22 par. 8, 9.

A menos que sejam circuncidados de acordo com o costume de Moisés, não poderão ser salvos (Atos 15:1).

Paulo promoveu a paz de outra maneira. Em vez de destacar os defeitos dos irmãos, concentrou-se nas suas boas qualidades. Por exemplo, antes de terminar a sua Carta aos Romanos, ele mencionou muitos homens e mulheres cristãos e, na maioria dos casos, acrescentou um comentário positivo ou algum detalhe pessoal sobre eles. Como podemos imitar o exemplo deles? Falar abertamente sobre as boas qualidades que vemos nos outros. Dessa forma, ajudamos os irmãos a se amarem mais e a se tornarem melhores amigos.

Como podemos recuperar a paz quando surgem divergências?

Às vezes, até mesmo cristãos maduros podem ter desentendimentos ou até mesmo discussões com outros. Isso aconteceu com Paulo e Barnabé, que eram bons amigos. O motivo do desacordo era se deveriam ou não levar Marcos em sua próxima viagem missionária. Como terminou a discussão? A Bíblia diz: “Isso causou grande indignação, e cada um seguiu seu caminho” (Atos 15:37-39). Mas Paulo, Barnabé e Marcos acertaram as coisas. Mostraram assim que para eles a paz e a união da congregação eram muito importantes. Mais tarde, Paulo falou bem de Barnabé e Marcos (1Co 9:6; Colossenses 4:10). Devemos também resolver quaisquer diferenças que tenhamos com outros irmãos na congregação e concentrar-nos nas suas boas qualidades. Desta forma, promoveremos a paz e a unidade (Efésios 4:3).

Quais são algumas das dificuldades que nossos irmãos enfrentam?

12 Também edificamos nossos irmãos quando fortalecemos sua fé em Jeová. Alguns têm de suportar o ridículo de parentes que não são Testemunhas de Jeová ou de colegas de trabalho ou de escola. Outros estão muito doentes ou lidando com sentimentos feridos. E outros talvez já tenham sido batizados há muitos anos e ainda estejam esperando o fim chegar. Todas estas situações podem testar a fé de um cristão. Os membros da congregação do primeiro século passaram por dificuldades semelhantes. O que Paulo fez para fortalecê-los?

Como Paulo ajudou aqueles que eram ridicularizados por serem cristãos?

Paulo usou as Escrituras para edificar a fé de seus irmãos. Por exemplo, os cristãos judeus podem não saber como responder quando os seus familiares lhes disseram que o judaísmo estava acima do cristianismo. A carta que Paulo escreveu aos hebreus certamente os fortaleceu grandemente (Hb 1:5, 6; 2:2, 3; 9:24, 25). Esses cristãos poderiam usar o poderoso raciocínio de Paulo para deixar sem argumentos aqueles que os criticavam. E nós? Como podemos ajudar os irmãos que sofrem com o ridículo dos outros? Ensinando-os a usar bem nossas publicações para defender suas crenças. Por exemplo, com os panfletos A Vida é a Obra de um Criador? e A Origem da Vida. Com cinco questões dignas de análise, podemos ajudar os jovens a encontrar argumentos para explicar porque acreditam que a vida foi criada.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário