TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 3 a 9 de junho de 2024, Uma canção sobre o casamento de um rei, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 3 a 9 de junho de 2024, Uma canção sobre o casamento de um rei, Discurso Preparado. 

Uma canção sobre o casamento de um rei (10 min.)

O dia do “Casamento” é o acontecimento mais importante para qualquer casamento, é um dia de muita felicidade, e assim é, porque marcará o início de um acontecimento que ficará registado para toda a vida. Da mesma forma acontece com o casamento simbólico de que falaremos hoje na seção Tesouros da Bíblia com o título: “Uma canção sobre o casamento de um rei”. 

Então, queridos irmãos e irmãs, nos reunimos por mais uma semana para continuar refletindo. Nesta ocasião, sobre um acontecimento de profundo significado, o casamento do Rei messiânico. Este evento descrito no Salmo 45 não é apenas um momento de celebração, mas também nos ensina lições valiosas sobre o nosso relacionamento com Deus e o propósito que ele tem para a humanidade. E o Salmo 45 começa com uma declaração de louvor e adoração, diz o versículo 1.

VAMOS LER SALMO 45:1.

«Meu coração transborda de algo bom. E eu digo: “Minha música fala de um rei”. Que minha língua seja como a pena de um copista habilidoso.

Aqui no Salmista expressa sua emoção e devoção ao rei, esta afirmação nos lembra que nossos louvores e orações devem surgir do coração cheio de sinceridade e amor. Quando falamos do Rei messiânico nossas palavras deveriam ser como as de um escritor habilidoso cheio de reverência e admiração pela gloriosa noiva do Rei, no versículo 13 e 14 que vamos ler diz o seguinte: 

VAMOS LER SALMOS 45:13,14.

13 No palácio, a filha do rei brilha em todo o seu esplendor; Suas roupas são adornadas com ouro. 14 Eles a trarão diante do rei em roupas ricamente tecidas. As virgens que a seguem, suas companheiras, serão apresentadas diante de você.

A noiva retratada como a nova Jerusalém em Apocalipse 21:2 é descrita como toda gloriosa. Esta cidade celestial adornada e preparada para o seu marido reflete a glória de Deus. Em Efésios 5:26 e 27, somos informados de que Cristo preparou sua noiva purificando-a com o banho de água por meio de palavras para apresentá-la como santa e irrepreensível.

Esta preparação simboliza a purificação e a santificação de nós como seguidores de Cristo, o que nos impele a buscar a vitória do Rei. Nos versículos 3 e 4 do Salmo 45 o rei é descrito em toda Sua Majestade e poder que diz.

VAMOS LER SALMOS 45:3,4.

Coloque a espada em sua cintura, ó poderoso, com dignidade e esplendor. 4 Em seu esplendor, avance rumo à vitória; cavalgue em busca da verdade, humildade e justiça, e sua mão direita alcançará coisas impressionantes.

Esta imagem do Rei cavalgando rumo à vitória nos enche de esperança e confiança, nos lembra que o rei messiânico Jesus Cristo virá em defesa de seu povo e derrotará seus inimigos, então em Apocalipse 19:11 a 15, é descrito como Jesus acompanhado pelos exércitos do céu, virá para destruir aqueles que se opõem a Deus. Este ato de Justiça divina trará paz e segurança aos fiéis 

A celebração do casamento após a vitória no Armagedom será o casamento do cordeiro. Este evento é descrito em Apocalipse 19:6 a 9, como o evento mais emocionante do livro de Apocalipse. Os cristãos fiéis na Terra, vendo a aniquilação dos inimigos de Deus, não serão capazes de conter a sua alegria. Este casamento simboliza a união eterna entre Cristo e a congregação e será celebrado no céu quando todos os inimigos de Deus forem eliminados. Por fim, no Salmo 46:8 a 11 somos convidados a presenciar as obras maravilhosas de Jeová e ali diz o seguinte: 

VAMOS LER O SALMO 46:8-11.

Venha e testemunhe as atividades de Jeová, que fez coisas incríveis na Terra. 9 Ele acaba com as guerras em toda a terra. Quebre o arco e quebre a lança,

queimar os carros militares* no fogo. 10 “Entregue-se e saiba que eu sou Deus. Serei exaltado entre as nações; Serei exaltado na terra.” 11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é um refúgio seguro para nós.

Como podemos ver, queridos irmãos, esta promessa de paz eterna nos enche de esperança, pois depois da guerra do Armagedom a terra desfrutará de mil anos de paz, e nesse tempo as pessoas que receberem a vida eterna viverão num mundo onde não haverá mais guerras e as armas serão transformadas em ferramentas para a agricultura, conforme descrito em Isaías 24 e Miquéias 4 3 a 4.

Em nosso guia de atividades correspondente desta semana, recebemos a seguinte pergunta: Meu coração transborda de desejo de contar aos outros as boas novas sobre Jesus Cristo, nosso rei? Lembremo-nos das palavras que analisamos no início, onde diz que o nosso coração está transbordando de algo bom, o que nos leva a agir como diz o Salmo 45, que a nossa língua seja como a pena de um hábil copista.

Para esta semana temos duas imagens que estão relacionadas com este tema que é tão importante para nós. Na primeira ilustração podemos ver Jesus e sua noiva simbólica observando a Terra desde o céu de mãos dadas, o que simboliza a unidade que Jesus e sua noiva têm com os 144.000 Ungidos que governarão com ele desde os céus. 

E na segunda ilustração podemos ver o resultado deste casamento, pois nesta imagem podemos ver tanto homens quanto mulheres curtindo o paraíso, pois lá desfrutaremos de um ambiente tranquilo, de comida farta e da companhia de familiares e amigos. irmãos que permaneceram leais para obter a vida eterna que Jeová nos promete.

Portanto, irmãos, uma esperança gloriosa nos espera. O Salmo 45 nos oferece uma visão daquele casamento do Rei messiânico, este evento simboliza a união eterna entre Cristo e a congregação, e nos lembra das maravilhosas bênçãos que nos aguardam. Para isso, devemos nos preparar para este dia, buscando a purificação e a santificação e vivendo com a esperança da paz eterna que Deus prometeu. Que nossos louvores e orações sejam sempre sinceros e cheios de amor, refletindo a devoção que sentimos por nosso Rei e Salvador. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário