TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 24 a 30 de junho de 2024, Deus está ao seu lado, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 24 a 30 de junho de 2024, Deus está ao seu lado, Discurso Preparado.

Deus está ao seu lado (10 min.)

Você já ouviu a expressão: “Se Deus está do nosso lado, quem poderá estar contra nós?” Embora seja uma frase comum, não há dúvida de que é verdade, Jeová nos entende melhor do que ninguém. Ele sabe o que pensamos e sentimos, quer cuidar de nós e estar ao nosso lado nos momentos difíceis.

Em alguma ocasião de nossas vidas podemos precisar de ajuda, principalmente para enfrentar os problemas que surgem, se eles vierem até nós, não seria incomum que a situação nos levasse a uma desesperança irremediável. Pode muito bem parecer-nos que o fardo é maior do que podemos suportar.

Temos o exemplo de Davi, servo de Deus, que confiou em Jeová quando estava com medo. Certa ocasião, Davi refugiou-se no domínio de Aquis, rei da cidade filisteia de Gate, a mesma cidade onde nasceu Golias. Então os servos do rei o acusaram de ser inimigo da nação. O que Davi fez naquela situação perigosa? Vamos ler o Salmo capítulo 56 versículos 1 ao 4 que diz o seguinte.

VAMOS LER SALMOS 56:1-4.

Conceda-me seu favor, oh Deus, pois o homem mortal está me atacando.  Durante todo o dia eles lutam contra mim e me oprimem. 2 Meus adversários passam o dia me atacando; Com arrogância, muitos lutam contra mim. 3Quando estou com medo, coloco minha confiança em você. 4 Em Deus — louvo a sua palavra — em Deus coloco a minha confiança; Não tenho medo. O que um homem simples pode fazer comigo?

Como observamos na leitura, Davi orou fervorosamente a Jeová. Ele lhe contou como se sentia e que tinha medo de escapar daquela situação. Davi teve que fingir que estava louco, mas sabia que foi Jeová quem o libertou. . Ao abençoar suas ações, a confiança absoluta dela nele mostrou que ele realmente era um homem medroso, que confiava muito em Deus.

Assim como Davi, podemos mostrar que tememos a Deus. De que maneira? confiando na sua promessa de nos ajudar quando passarmos por dificuldades, vamos dar um exemplo se formos diagnosticados com uma doença, talvez no início possamos ficar com medo, mas ter a confiança de que estamos nas mãos de um bom médico certamente ajudará nos sentimos mais calmos, 

Talvez no passado este médico tenha tratado muitos outros pacientes que sofriam da mesma doença, talvez agora nos ouça com muita atenção e notemos que ele realmente entende o que sentimos e talvez nos diga que vai nos dar um tratamento que tem ajudado muito outras pessoas, algo parecido acontece com Jeová, confiaremos mais nele se pensarmos no que ele já fez, no que está fazendo agora e no que fará por nós.

Quando David pediu ajuda a Jeová, ele não ficou sentado de braços cruzados; antes, usou as capacidades físicas e mentais que Jeová lhe tinha dado e enfrentou o problema. Porém, ele sabia que o ser humano não pode depender apenas das próprias forças, e é assim que devemos ver, uma vez que fizemos tudo ao nosso alcance, temos que deixar o resto nas mãos de Jeová, a verdade é que. muitas vezes a única coisa que podemos fazer é confiar nele. É aí que o temor de Deus se torna algo muito mais real para nós, sem dúvida essas palavras sinceras de Davi registradas no Salmo capítulo 25 versículo 14 são muito encorajadoras. Ali, Davi, sob inspiração divina, disse que a amizade íntima com Jeová é para os que o temem, e ele lhes dá a conhecer o seu pacto.

Conforme mostra este Salmo, é importante temer a Jeová; se fizermos isso, poderemos obter uma recompensa maravilhosa, uma amizade íntima com ele. Jeová é o melhor amigo que podemos ter, ele valoriza muito a nossa perseverança e sabe que é difícil, porque Satanás quer que viremos as costas para Deus. Portanto, cada dia que somos leais a Jeová é mais um dia em que contribuímos para responder a estes desafios.

Como seres humanos imperfeitos, às vezes é difícil suportar, especialmente se tivermos problemas de saúde, económicos, emocionais ou outros, cada dia pode tornar-se um teste. Além disso, se nossas expectativas demorarem para serem atendidas, poderemos ficar desanimados. Jeová valoriza muito que, apesar de tudo isso, continuemos a servi-lo com perseverança. Vamos, por favor, ler o Salmo capítulo 56 versículo 8, que diz o seguinte:

VAMOS LER SALMO 56:8.

Você está ciente da minha vida errante. Recolha minhas lágrimas em seu odre. Eles não estão escritos em seu livro?

Observamos que Davi, embora estivesse triste e angustiado, implorou a Deus por sua bondade e compaixão dizendo: “Coloque minhas lágrimas em seu odre. Os odres eram recipientes muito comuns, no tempo de Davi eram feitos de pele de ovelha ou de pele de carneiro”. Cabra e Usados ​​para armazenar água, óleo, vinho ou manteiga, esses recipientes podem conter grandes quantidades de água, dependendo do tamanho do animal, e são conhecidos por sua capacidade de manter o conteúdo fresco mesmo sob o sol escaldante do deserto.

A comovente referência de David aos odres significa muito para todos nós, porque sabemos que Satanás controla o mundo e é comum que pessoas, como David, sofram emocional, mental ou fisicamente, especialmente se estão a tentar agradar a Deus. Podemos confiar que nosso pai celestial não apenas vê as provações que enfrentamos, mas também entende como elas nos afetam emocionalmente.

Jeová entende perfeitamente o nosso sofrimento e, movido pela compaixão, guarda todas as lágrimas que derramamos num frasco simbólico, porque não quer esquecer nenhuma delas. Satanás sabe que valorizamos muito a vida, por isso nos garante que estamos dispostos a sacrificar qualquer coisa, até mesmo a nossa amizade com Jeová, para permanecermos vivos, mas como ele está errado, já que tem os meios para causar a morte, ele se aproveita do nosso medo natural para morrer com a intenção de virarmos as costas para Jeová.

Às vezes, Satanás usa algumas pessoas para nos ameaçar e nos dizer que se não renunciarmos à nossa fé, eles nos matarão ou ele poderá usar uma emergência médica para nos fazer cair e falhar com Jeová, talvez com os médicos ou com os nossos familiares que não são testemunhas. podemos ser pressionados a aceitar uma transfusão de sangue que é contra a lei de Deus, ou alguém pode tentar nos convencer a aceitar um tratamento que viola os princípios bíblicos, mas podemos ter certeza de que Jeová está do nosso lado e não permitirá que soframos nada irreparável. ferir. Foi assim que Davi expressou isso no Salmo capítulo 56, versículos 9 a 13. Ele diz.

VAMOS LER O SALMO 56:9-13.

No dia em que implorei por ajuda, meus inimigos recuarão. Tenho total confiança nisto: Deus está do meu lado. 10 Em Deus louvo a sua palavra, em Jeová louvo a sua palavra, 11 em Deus ponho a minha confiança; Eu não tenho medo. O que um simples ser humano pode fazer comigo?

12 Estou sujeito aos votos que te fiz, ó Deus. Vou oferecer-lhe expressões de gratidão. 13 Pois tu me salvaste da morte e evitaste que meus pés tropeçassem, para que eu andasse diante de Deus na luz dos vivos.

Assim como Davi, devemos meditar no que Deus fará por nós no futuro, porque é verdade que nenhum de nós quer morrer, mas sabemos que, se perdêssemos a vida, Jeová ainda nos amaria. Os amigos de Jeová que morrem permanecem vivos na sua memória, como se ainda existissem, e ele está ansioso para trazê-los de volta à vida. Jeová pagou um preço muito alto para que tivéssemos a vida eterna, sabemos muito bem o quanto ele nos ama e cuida de nós, por isso quando estamos doentes ou ameaçados de morte, não viramos as costas para ele, para pelo contrário, recorremos a ele para nos dar conforto e força.

No nosso guia de atividades desta semana, podemos ver na imagem que esta irmã se sente angustiada, por isso ora a Jeová de coração. Da mesma forma, se estivermos passando por um momento difícil, podemos orar a Deus de todo o coração. É verdade que Jeová não nos prometeu que viveremos agora uma vida sem problemas, mas seja o que for que tenhamos de passar neste sistema, Jeová prometeu que no novo mundo ele eliminará todos os problemas.

Nunca devemos duvidar que Jeová tem poder suficiente para ressuscitar os Marcados e não só isso, também nos curar e eliminar todos os nossos inimigos. Embora este mundo esteja cheio de coisas que nos assustam, devemos imitá-lo e não deixar que o medo nos paralise porque sabemos que Deus está ao nosso lado.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário