O Estudo da Sentinela, “Artigo 15”, Semana 17 a 23 de junho de 2024, Vamos fortalecer nossa confiança na organização, Respostas.

A Sentinela de Estudo, “Artigo 15”, 17 a 23 de junho de 2024, Vamos fortalecer nossa confiança na organização, Respostas.

“Lembrai-vos daqueles que vos guiam, que vos falaram a palavra de Deus” (Hebreus 13:7).

1. Como foram organizados os servos de Jeová no primeiro século?

No primeiro século, os servos de Jeová foram organizados de forma estruturada para realizar a obra que ele lhes confiara. Em Mateus capítulo 24 versículo 14, vemos como Jeová deseja que as Boas Novas sejam pregadas em toda a Terra habitada e atribuiu a Jesus a responsabilidade de dirigir esta obra. 

Em Jerusalém, os apóstolos e os anciãos tomavam decisões e davam instruções às congregações. Além disso, foram designados anciãos em cada congregação para liderar e transmitir instruções. Graças à obediência dos irmãos, as congregações foram fortalecidas na fé e cresceram. 

2. Como Jeová tem guiado e nutrido seu povo desde 1919?

Desde 1919, Jeová tem guiado espiritualmente e nutrido seu povo de maneira organizada. Naquele ano, Jesus começou a usar um pequeno grupo de homens ungidos para supervisionar a pregação e fornecer alimento espiritual aos discípulos.

É evidente que Jeová abençoou o trabalho deste grupo, e podemos ver isso quando observamos o crescimento e a prosperidade da organização.

3, 4. a) Explique com um exemplo como é benéfico para nós sermos bem organizados. 

Estarmos bem organizados nos permite cumprir com eficiência a missão que Jesus nos deu de fazer discípulos de todas as nações e que lemos em Mateus capítulo 28 versículos 19 e 20. Por exemplo, se o território da congregação não fosse organizado, cada pessoa poderia pregar onde se desejasse, isto poderia resultar numa cobertura ineficaz, através da repetição de visitas aos mesmos locais, enquanto outros ficariam sem atendimento. 

Um sistema organizado garante que todos os territórios sejam cobertos de forma equitativa e que a mensagem chegue a mais pessoas de forma sistemática e eficaz. 

3, 4. b) O que veremos neste artigo?

Este artigo analisará como Jesus organizou seus discípulos quando estava na terra e como ele organiza seu povo hoje de maneira semelhante. Será explorado o exemplo que Jesus deixou em termos de organização e como a nossa organização segue os seus passos.

Além disso, consideraremos o que cada um de nós pode fazer para demonstrar confiança na organização de Jeová.

NOSSA ORGANIZAÇÃO SEGUE O EXEMPLO DE JESUS

5. Como a organização imita o exemplo de Jesus? (João 8:28).

A organização de Jeová imita o exemplo de Jesus, baseando todos os seus conselhos e ensinamentos na palavra de Deus. O próprio Jesus disse que aprendeu com seu pai o que deveria dizer e fazer. Da mesma forma, a organização se baseia nas escrituras para orientar seus membros.

Além disso, somos continuamente lembrados de ler a Bíblia e aplicar seus ensinamentos em nossa vida diária. Seguir este conselho nos beneficia porque nos fortalece espiritualmente, nos orienta nas nossas decisões e nos ajuda a viver de acordo com a vontade de Jeová.

6. Qual é um benefício importante de estudarmos a Bíblia?

Um benefício importante de estudar a Bíblia é que nos permite comparar os seus ensinamentos com as instruções que a organização nos dá. Visto que estas instruções se baseiam nas escrituras, a nossa confiança na organização é fortalecida. 

Este processo de verificação e confirmação ajuda a consolidar a nossa fé e assegura-nos que estamos seguindo corretamente a orientação divina.

7. Que mensagem pregou Jesus, e como segue a organização de Jeová o seu exemplo?

Jesus pregou as Boas Novas do Reino de Deus e ordenou aos seus discípulos que fizessem o mesmo. 

Seguindo o exemplo de Jesus, a organização de Jeová dedica-se a pregar a mensagem do Reino em todo o mundo, todos os membros da organização, independentemente de onde vivam ou das responsabilidades que tenham, participam ativamente nesta obra de pregação.

8. Que privilégio temos?

Levar a verdade do Reino de Deus às pessoas é um privilégio imenso, nem todos têm essa oportunidade como vemos em Lucas capítulo 4 versículo 41, Jesus não permitiu que demônios testemunhassem sobre ele.

Atualmente, para pregar com as Testemunhas de Jeová, é preciso cumprir certos requisitos. Como Testemunhas de Jeová, valorizamos muito este privilégio e aproveitamos todas as oportunidades para dar testemunho, seguindo o exemplo de Jesus ao plantar e regar as sementes da verdade no coração das pessoas.

9. O que a organização fez para tornar conhecido o nome de Deus?

A organização de Jeová seguiu o exemplo de Jesus ao tornar conhecido o nome de Deus. A organização segue este exemplo através de diversas iniciativas, entre as quais se destaca a tradução do Novo Mundo. Esta tradução restaurou o nome de Deus nos locais onde originalmente estava escrito os manuscritos bíblicos. apareceu. 

Os Apêndices A 4 e A 5 fornecem informações detalhadas sobre este processo de restituição do nome de Deus - enquanto o Apêndice C da Bíblia de Estudo oferece evidências abundantes da presença do nome divino nos textos originais das escrituras gregas cristãs, demonstrando assim, o compromisso da Organização para tornar o nome de Deus conhecido de forma precisa e completa.

10. O que nos ensina a experiência de uma mulher de Mianmar?

Assim como Jesus queria que o nome de Deus fosse conhecido, as Testemunhas de Jeová compartilham esse desejo e se esforçam para divulgar o nome dele. Na experiência vemos como uma irmã ensinou a uma senhora de 67 anos que o nome de Deus é Jeová. A reação da mulher, comovida a ponto de chorar, reflete a importância e o significado que esse conhecimento tem para ela.

A pessoa que expressa que foi a primeira vez que ouviu o nome de Deus e que este foi o ensinamento mais importante da sua vida mostra como o simples ato de aprender o nome Divino pode transformar profundamente a perspectiva e a experiência espiritual de pessoas sinceras. 

VAMOS CONTINUAR A MOSTRAR QUE CONFIAMOS NA ORGANIZAÇÃO

11. Como podem os anciãos demonstrar a sua confiança na organização de Deus? (Veja também fotos).

Os anciãos podem mostrar sua confiança na organização de Deus por lerem atentamente as instruções que recebem e segui-las da melhor maneira possível. Por exemplo, recebem orientações sobre como realizar tarefas e orações nas reuniões, bem como sobre o cuidado pastoral das ovelhas de Cristo. Por seguirem todas essas instruções, os anciãos demonstram sua confiança na organização e garantem aos irmãos que Jeová os ama e cuida deles.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Três anciãos se reúnem num Salão do Reino para discutir o território da congregação. 2. Mais tarde, um dos idosos está na rua com duas irmãs explicando-lhes onde colocar os carrinhos para que seja seguro. Os anciãos ajudam-nos a confiar nas instruções que nos são dadas pela organização de Jeová. (Ver parágrafo 11). 

12. a) Por que devemos seguir as instruções daqueles que nos dirigem? (Hebreus 13:7, 17). 

De acordo com os textos que acabamos de ler, devemos seguir as instruções daqueles que nos lideram, porque a Bíblia nos exorta a sermos obedientes e submissos àqueles que lideram na congregação. Ao fazer isso, facilitamos o seu trabalho e contribuímos para a harmonia e o bem-estar da congregação.

12. b) Por que devemos concentrar-nos nas coisas boas daqueles que nos lideram?

Deveríamos nos concentrar nas coisas boas daqueles que nos lideram, em vez de ficarmos obcecados com suas falhas. Desta forma evitaremos cair na armadilha dos nossos inimigos espirituais, focando nos aspectos positivos, ajuda-nos a manter a confiança na organização de Deus e evita que a negatividade e a desconfiança corroam a nossa fé e unidade.

NÃO DEIXEMOS QUE NINGUÉM NOS FAÇA DESCONFIANÇA

13. Como apresentam os nossos inimigos a organização de Deus?

Os nossos inimigos tentam distorcer a imagem da Organização de Deus, fazendo com que as suas boas acções pareçam más. A Bíblia ensina que Jeová deseja que seus servos permaneçam limpos física, moral e espiritualmente.

Da mesma forma, em 1 Coríntios capítulo 5 versículos 11 a 13, está estipulado que qualquer pessoa que leve uma vida impura e não se arrependa deve ser expulsa da congregação. No entanto, devido à nossa aceitação destes mandamentos bíblicos, os inimigos acusam-nos de sermos cruéis e intolerantes e de acreditarmos que somos superiores aos outros.

14. Qual é a origem das histórias falsas contadas sobre a nossa organização?

A origem das histórias falsas contadas sobre a nossa organização vem de Satanás, desde o início da história humana Satanás tem usado mentiras para enganar e desencaminhar as pessoas, como fez com Eva no Jardim do Éden. Portanto, não é surpreendente que ele continue a usar certas pessoas para espalhar mentiras sobre a organização de Jeová hoje, assim como fez no primeiro século.

15. O que os líderes religiosos fizeram a Jesus e aos seus discípulos?

Os líderes religiosos da época de Jesus lançaram várias acusações falsas contra ele e seus discípulos, apesar dos milagres que ele realizou e de sua vida perfeita. Por exemplo, eles disseram que Jesus expulsou demônios por meio do governante dos demônios. 

Durante o julgamento de Jesus, eles o acusaram de blasfêmia e persuadiram a multidão a pedir sua execução. Após a sua morte, quando os discípulos de Cristo começaram a pregar, os seus inimigos agitaram o povo e viraram-no contra os discípulos, incitando-os a persegui-los.

16. Do que devemos lembrar se recebermos histórias falsas?

Devemos lembrar que Satanás, que engana toda a terra habitada, tem sido mentiroso desde o início. 

Ao ouvirmos estas histórias negativas, devemos reflectir sobre como os inimigos de Deus mentiram sobre Jesus e os seus discípulos no primeiro século. Tal como a Bíblia previu, as Testemunhas de Jeová estão a ser perseguidas. Reconhecer a origem destas mentiras e agir imediatamente para nos proteger irá ajudar-nos a não sermos enganados. 

17. O que devemos fazer se recebermos histórias falsas? (2 Timóteo 1:13; veja também a barra lateral “Uma história falsa chegou até você? O que você deveria fazer?”)

Quando recebemos histórias falsas sobre a organização ou sobre os irmãos que a lideram, devemos rejeitá-las imediatamente. 

O apóstolo Paulo em 1 Timóteo capítulo 4 versículo 7, nos exorta a não darmos atenção às histórias falsas e a rejeitá-las, devemos imitar a atitude madura de uma pessoa que, ao ver um objeto suspeito no chão, não o pega. e leva à boca sabendo que poderia machucá-lo. Em vez disso, devemos apenas ouvir e aceitar as sãs palavras da verdade, conforme mencionadas em 2 Timóteo, capítulo 1, versículo 13.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: Várias formas pelas quais histórias falsas podem chegar até nós. 1. Um homem gravando um podcast. 2. Uma mulher sussurrando. 3. E-mails não solicitados. 4. Panfletos publicitários na caixa de correio física. Uma irmã que recebe esses panfletos em sua caixa de correio os rasga.

18. Como podemos demonstrar a nossa confiança na organização de Jeová?

Para demonstrarmos a nossa confiança na organização de Jeová, podemos continuar a fortalecer a nossa fé e a dos nossos irmãos na organização que Jeová usa. 

Vimos que a organização de Deus imita Jesus de várias maneiras, tais como basear os seus ensinos na Bíblia, pregar a mensagem do Reino e manter a limpeza moral e espiritual. Porém, essas não são as únicas maneiras pelas quais ela imita Jesus, ao estudarmos a Bíblia encontraremos muitas outras maneiras pelas quais a organização segue o exemplo de Cristo. Se fizermos isso, estaremos demonstrando que é uma honra e um privilégio servir a Jeová numa organização onde reinam o amor e a lealdade.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

De que forma o povo de Deus imita Jesus?

O povo de Deus imita Jesus pregando a mensagem do reino, baseando os seus ensinamentos na palavra de Deus e mantendo a limpeza moral e espiritual. 

Como podemos sempre demonstrar a nossa confiança na organização de Jeová?

Podemos demonstrar a nossa confiança na organização por seguirmos as suas instruções, por ajudarmos os nossos irmãos a fortalecer a sua fé e por servirmos lealmente a Jeová, sem permitir que nada nos separe da organização que ele usa.

O que devemos fazer se recebermos histórias falsas?

Devemos rejeitar as histórias falsas, não prestar atenção a elas e apenas ouvir palavras saudáveis ​​de verdade, evitando assim ser enganados por Satanás, que é o pai da mentira.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário