NOSSA VIDA CRISTÃ, Semana 17 a 23 de junho de 2024, O que posso fazer se cometer um erro?, Vídeo: Quando você é adolescente: estou fazendo algo errado... Como faço para consertar?, Análise e Respostas.

NOSSA VIDA CRISTÃ, 17 a 23 de junho de 2024, O que posso fazer se cometer um erro?, Vídeo: Quando você é adolescente: estou fazendo algo errado... Como faço para corrigir isso?, Análise e Respostas.

O que posso fazer se cometer um erro? (15 min.) Análise com o público.

Leia Salmos 51:1, 2, 17. Depois pergunte:

Por que estas palavras de Davi nos motivam a pedir ajuda a Jeová se cometemos um pecado grave?

As palavras de Davi no Salmo 51 motivam-nos a pedir ajuda a Jeová quando cometemos um pecado grave, porque refletem a profundidade do arrependimento e a certeza de que Deus é misericordioso e compassivo. Davi reconhece suas transgressões e busca a purificação divina, confiando no amor leal de Jeová e em Sua capacidade de apagar completamente as ofensas. Este foco na imensa misericórdia de Deus e na possibilidade de sermos lavados e limpos de toda culpa nos ensina que não estamos sozinhos na nossa luta contra o pecado.

Além disso, a declaração de que Jeová não rejeita um coração quebrantado e esmagado assegura-nos que a nossa sinceridade e o nosso arrependimento genuíno são valiosos para ele. Esta compreensão inspira-nos a aproximar-nos de Jeová com confiança, sabendo que o seu amor e a sua misericórdia estão sempre disponíveis para aqueles que procuram o seu perdão com um coração sincero. 

Reproduza o VÍDEO Quando você é adolescente: Estou fazendo algo errado... Como faço para corrigir isso? Então pergunte:

O que levou Thalila e José a fazerem algo ruim?

Thalila começou a se desviar quando se envolveu com um grupo de amigos que não compartilhavam de seus valores. A emoção de fazer novos amigos e aprender a andar de skate a levou a passar cada vez mais tempo com eles. Apesar de perceber que eles faziam coisas ruins, como usar drogas e usar palavrões, ela achava que enquanto não participasse diretamente não haveria problema. Porém, a influência daquele grupo aumentou e para se sentir aceita, ela começou a namorar um rapaz sem que os pais soubessem, mentindo para ele sobre suas atividades e companhia.

No caso de José, ele caiu no caminho errado, devido às más influências do seu meio social. Aos 17 anos começou a namorar pessoas que o apresentaram ao consumo de álcool. A princípio parecia inofensivo, mas aos poucos a bebida tornou-se parte integrante de sua vida. José começou a dar desculpas para as suas ações, minimizando a sua gravidade e convencido de que não estava fazendo nada de errado. Essa atitude o levou a faltar às reuniões e a deixar de lado práticas que eram importantes para ele, como ler a Bíblia todos os dias. 

O que eles fizeram para consertar as coisas?

No caso de José ele estava preso em um ciclo vicioso de más companhias e hábitos destrutivos. Embora tentasse justificar as suas ações, no fundo ele sabia que não estava vivendo de acordo com os princípios de Jeová. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Um dia, ao se deparar com uma situação potencialmente perigosa, José decidiu orar a Jeová, pedindo forças para sair daquela vida. Depois dessa oração, ele estava determinado a abandonar aquelas más companhias. precisava mudar, embora fosse difícil para ele a timidez, falou como um ancião que lhe mostrou Filipenses 4:6 e 7, ajudando-o a entender que se ele realmente mudasse poderia mais uma vez sentir a paz que Jeová oferece, da qual ele se distanciou. seus antigos amigos e começou a se esforçar para se tornar mais espiritual, com o tempo Ele teve o privilégio de ser convidado para trabalhar em uma construção, mas o que foi mais valioso para ele foi recuperar a amizade com Jeová e encontrar amigos verdadeiros. 

E no caso de Thalila, ela decidiu mudar de vida depois de perceber que seus amigos e o comportamento deles estavam afetando negativamente seu relacionamento com Jeová. Ela se sentiu oprimida pela culpa e pela decepção, especialmente quando seus amigos, incluindo o namorado, a decepcionaram. Certo dia, num momento de profunda tristeza, ele orou sinceramente a Jeová pedindo sua ajuda e perdão. Esta oração marcou o início de sua mudança. Ele falou aos anciãos de sua congregação e contou-lhes.

Como agir assim os beneficiou?

Thalila agindo dessa forma proporcionou benefícios emocionais e espirituais. Ao abrir seu coração aos mais velhos e compartilhar seu fardo, ele experimentou uma profunda sensação de alívio, libertando-se do peso que carregava. Esta ação permitiu-lhe compreender melhor o amor e o perdão infinitos de Jeová, conforme demonstrado no Salmo 86:5.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Esse novo entendimento deu a Thalila a certeza de que Jeová a perdoaria e lhe daria paz e segurança. Os mais velhos também a incentivaram a conversar com os pais, o que a princípio foi um desafio, mas acabou sendo um passo crucial na sua cura emocional e espiritual. Essa honestidade e franqueza fortaleceram seu relacionamento familiar e a ajudaram a enfrentar a situação com mais coragem. Como resultado, ela se comprometeu mais seriamente a estudar a Bíblia, o que culminou no seu batismo e na sua dedicação como pioneira regular. Por fim, sua dedicação e fé a levaram a servir em Betel, um privilégio que lhe permitiu ver como Jeová nunca a abandonou, reforçando assim sua confiança e seu senso de propósito na vida. 

Por outro lado, na experiência de José os benefícios da sua mudança de atitude foram significativos. Ler Filipenses 4:6,7 ajudou-o a entender que, se mudasse sinceramente seu comportamento, ele poderia se reconectar com Jeová e desfrutar da paz que ele proporciona. 

Deixando seus velhos amigos e dedicando-se a se tornar mais espiritual, José recebeu o privilégio de ser convidado para trabalhar numa construção. Contudo, o mais valioso foi a profunda amizade que desenvolveu com Jeová e o fato de ter encontrado amigos verdadeiros. que compartilhavam as mesmas crenças.

ANÁLISE DE OUTROS PONTOS ADICIONAIS DO VÍDEO

TALILA

Comecei a fazer muitos amigos na escola e ainda por cima comecei a aprender a andar de skate. Então, toda vez que eu saía para praticar, conhecia muitas pessoas novas.

JOSE

Cometi alguns erros, porque andava com pessoas que não devia, comecei a sair à noite com eles, e no início bebíamos só um pouco. Mas depois bebemos cada vez mais, quase sem perceber que aquilo tinha se tornado a minha vida e eu tinha apenas 17 anos.

TALILA

Eles se tornaram meus melhores amigos, eram tudo para mim e eu confiava muito neles, é verdade que fizeram algumas coisas ruins. Por exemplo, eles usaram drogas ou usaram palavrões, mas eu pensei, só estou com eles enquanto não fizer o que eles estão fazendo, bom, não tem problema.

JOSE

Comecei a dar desculpas dizendo que realmente não era grande coisa e que o que eu estava fazendo não era nada ruim.

TALILA

Minha única rotina espiritual era ir às reuniões, nada mais. 

JOSE

Comecei a faltar a algumas reuniões.

TALILA

Nunca orei nem sequer soube fazer meu estudo pessoal.

JOSE

Ele também não lia a Bíblia todos os dias. 

TALILA

Naquele grupo de amigos tinha um garoto que gostava de mim e me convidou para sair com ele, já que todos os meus amigos estavam namorando alguém eu pensei, por que não, então começamos a namorar, sem meus pais saberem, menti para eles sobre onde Eu iria, com quem eu iria e o que eu iria fazer. A verdade é que era como se eu fosse duas pessoas, era uma pessoa com a minha família e uma pessoa diferente com os meus amigos. 

JOSE

Tentei orar a Jeová mas não consegui, fiquei com vergonha, no fundo eu sabia que Jeová não gostava do que eu estava fazendo. 

TALILA

Me senti mal, minha consciência me incomodava muito, meu namorado e alguns amigos meus me decepcionaram muito, vi que não eram amigos de verdade naquele momento senti como se não tivesse mais ninguém na minha vida. 

JOSE

Uma vez estávamos bebendo e uma garota começou a mandar todo mundo continuar a festa na casa dela. Aí comecei a pensar no que poderia acontecer se eu fosse, sabia que teria álcool, drogas e que poderia até acontecer alguma coisa imoral.

TALILA

Então depois de muito tempo sem orar, fechei os olhos e falei para Jeová, por favor me ajude, estou sozinho, não tenho ninguém naquele momento, senti como se todos tivessem me abandonado. 

JOSE

E ali mesmo fiz uma oração a Jeová dizendo a ele que se ele me ajudasse a dizer não a partir daquele dia eu deixaria aquelas más companhias e o serviria com todas as minhas forças.

TALILA

Muitas vezes pedi perdão a Jeová e disse a ele: Jeová, só tenho você, me ajude, e foi isso que ele fez. 

JOSE

Depois de fazer aquela oração a Jeová, tive forças para ir embora. Comecei a pensar em todas as coisas que tinha feito e em como estava colocando em risco minha vida e também meu relacionamento com Jeová. 

TALILA

E pensei em falar com os mais velhos.

JOSE

Como sou uma pessoa muito tímida, pareceu-me muito difícil ter que confessar os meus erros. 

TALILA

Conversei com eles e contei tudo o que tinha para contar e senti como se um peso tivesse sido tirado dos meus ombros. Percebi que não estava sozinho. Ainda me lembro de um texto que me mostraram o Salmo 86:5. o perdão de Jeová não tem limites, se alguém está realmente arrependido, então pensei: Jeová vai me perdoar. Os mais velhos também me disseram que eu tinha que conversar com meus pais, e isso ia ser muito difícil, mas lembro de pensar que ia ter que fazer isso e foi o que fiz, contei aos meus pais tudo o que tinha acontecido . 

JOSE

Então no final decidi conversar com um presbítero e ele leu para mim Filipenses capítulo 4 versículo 7 que diz que a paz de Deus que está além do que qualquer ser humano pode entender protegerá nossos corações então entendi que se realmente mudasse poderia voltar para orar a Jeová novamente e sentir aquela paz que ele nos dá.

TALILA

E comecei a estudar a Bíblia, mas sério.

JOSE

Parei de sair com aqueles amigos e comecei a me esforçar para ser uma pessoa mais espiritual. 

TALILA

Tive o privilégio de ser batizado e me tornar pioneiro regular e agora sirvo em Betel. 

JOSE

Tive o belo privilégio de ser convidado para trabalhar em obras, mas há algo que é muito mais valioso para mim: ter essa forte amizade com Jeová e também ter encontrado amigos verdadeiros. 

TALILA

Vi que Jeová sempre esteve ao meu lado, mesmo quando eu não queria estar ao lado dele, ele nunca me abandonou. 

Se você está fazendo algo errado, como pode consertar?

Pare de fazer isso e conte o que aconteceu.

Provérbios 28:13

Evite más companhias.

1 Coríntios 15:33

Achegue-se a Jeová.

Tiago 4:8

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário