Estudo de A Sentinela, semana de 24 a 30 de junho de 2024, Como aproveitar mais a pregação, respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 24 a 30 de junho de 2024, Como aproveitar mais a pregação, respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: resposta adicional

Azul Claro: Pontos Adicionais

“Servi ao Senhor com alegria” (Salmos 100:2).

1. Que sentimentos alguns têm quando saem para pregar? (Veja também a imagem).

OS SERVOS de Jeová pregam porque amamos nosso Pai celestial e queremos que as pessoas o conheçam. Muitos irmãos adoram pregar, mas outros têm mais dificuldade em apreciá-la. Por que a diferença? Alguns são muito tímidos e não têm muita confiança em si mesmos. Outros nãoem ver pessoas sem serem convidados. Há quem tenha medo de ser rejeitado. E outros foram ensinados a evitar confrontos. Todos amam muito a Jeová, mas acham muito difícil levar as boas novas a estranhos. É claro que, ao compreenderem a importância deste trabalho, participam dele com frequência. Quão feliz Jeová deve estar com eles!

ILUSTRAÇÃO

Duas irmãs pregando de casa em casa. Um deles parece feliz, mas o outro parece desconfortável e nervoso. Você gosta de pregar? (Ver parágrafo 1).

2. Por que você não deveria ficar desanimado se tiver dificuldade em se sentir confortável no ministério?

2 E você? Você acha difícil se sentir confortável no ministério? Se isso acontecer com você às vezes, não desanime. Sua insegurança pode ser um sinal de humildade. Talvez seja porque ele não quer chamar a atenção ou entrar em discussões. Além disso, ninguém gosta de ser rejeitado, principalmente quando tudo o que você quer é ajudar. Seu Pai celestial entende muito bem os desafios que você enfrenta e quer lhe dar uma mão (Is 41:13). Neste artigo analisaremos cinco sugestões para lidar com esses sentimentos e desfrutar mais da pregação.

RECEBA FORÇA DA PALAVRA DE DEUS

3. Onde Jeremias conseguiu forças para pregar?

3 Ao longo dos séculos, a mensagem de Deus fortaleceu seus servos quando eles tinham uma tarefa difícil pela frente. Vejamos o profeta Jeremias. Quando Jeová lhe ordenou que pregasse, ele se sentiu intimidado e disse: “Não sei falar. Sou apenas um menino” (Jeremias 1:6). Como você conseguiu superar suas inseguranças? Ele recebeu força da palavra de Deus. Ele disse: “Suas palavras tornaram-se [...] como um fogo ardente encerrado em meus ossos, e eu estava cansado de contê-las” (Jeremias 20:8, 9). O território de Jeremias não era fácil, mas a mensagem que devia proclamar deu-lhe a força necessária para cumprir a sua missão.

4. O que alcançamos quando lemos a Palavra de Deus e meditamos nela? (Colossenses 1:9, 10).

4 Os cristãos também são fortalecidos pela mensagem da Palavra de Deus. Escrevendo aos cristãos em Colossos, o apóstolo Paulo disse-lhes que o conhecimento exato poderia motivá-los a comportar-se “de maneira digna de Jeová” e a “dar fruto em toda boa obra” (leia Colossenses 1:9, 10). E, sem dúvida, um bom trabalho é pregar as boas novas. Como vemos, quando lemos a Palavra de Deus e meditamos nela, nossa fé em Jeová é fortalecida e entendemos melhor por que é tão importante levar a mensagem do Reino.

5. O que nos ajudará a tirar o máximo proveito da Bíblia?

5 Para aproveitar ao máximo a Palavra de Deus, não podemos ler, estudar e meditar correndo. O que você pode fazer, por exemplo, se encontrar um texto bíblico que não entende? Em vez de desconsiderá-lo, procure uma explicação do versículo no Índice das Publicações da Torre de Vigia ou no Guia de Estudo para as Testemunhas de Jeová. Se você passar bastante tempo estudando, sua confiança na Palavra de Deus aumentará (1 Tes. 5:21). E quanto mais você confia na Bíblia, mais gostará de compartilhar o que aprendeu com outros.

PREPARE-SE BEM PARA A PREGAÇÃO

6. Por que devemos preparar-nos bem para o ministério?

6 Se você se preparar bem para o ministério, provavelmente se sentirá mais confortável conversando com as pessoas. Jesus preparou seus discípulos antes de enviá-los para pregar (Lucas 10:1-11). E ao colocarem em prática o que Jesus lhes havia ensinado , ficaram muito felizes por tudo o que realizaram (Lucas 10:17).

7. Como podemos preparar-nos para a pregação? (Veja também a imagem).

7 Como podemos preparar-nos para a pregação? Vamos pensar em como expressar a mensagem da verdade com nossas próprias palavras. Também seria aconselhável considerar duas ou três reações comuns no território e o que diríamos em cada caso. Dessa forma, quando conversamos, podemos nos concentrar em estar relaxados, sorrir e ser amigáveis.

ILUSTRAÇÃO

A irmã que estava desconfortável e nervosa na imagem anterior está agora em casa lendo o livreto “Fazendo Discípulos: Um Trabalho de Amor”. Prepare-se bem para a pregação. (Ver parágrafo 7).

8. Em que sentido os cristãos são semelhantes aos potes de barro?

8 O apóstolo Paulo usou uma comparação que ilustra o nosso papel na pregação. Ele disse: “Temos este tesouro em vasos de barro” (2Co 4:7). Mas o que é esse tesouro ? É a pregação da mensagem do Reino, uma obra que salva vidas (2 Coríntios 4:1). E o que são potes de barro? Somos os servos de Deus, que trazemos as boas novas. Na época de Paulo, os mercadores transportavam itens valiosos como comida, vinho ou dinheiro em vasos de barro. Hoje, Jeová também nos confiou algo muito valioso: a mensagem de boas novas. Com o seu apoio teremos a força necessária para cumprir fielmente a nossa missão de levar a mensagem.

PEÇA CORAGEM A DEUS

9. Como podemos superar o medo dos homens e o medo da rejeição? (Veja também a imagem).

9 Às vezes podemos sentir medo da rejeição ou medo dos homens. Como podemos superá-lo? Pensemos na oração que os apóstolos fizeram quando foram ordenados a parar de pregar. Em vez de permitirem que o medo os vencesse, pediram a Jeová que os ajudasse a continuar a falar a sua palavra “com grande coragem”. E ele lhes respondeu imediatamente (Atos 4:18, 29, 31). Quando o medo do homem nos invadir, peçamos também ajuda a Jeová. Isso mesmo, peçamos a Ele que nos ajude a vencer o medo do homem com amor ao próximo.

ILUSTRAÇÃO

A mesma irmã está num mercado rezando silenciosamente. Peça coragem a Deus. (Ver parágrafo 9).

10. Que ajuda temos para cumprir a nossa comissão como Testemunhas de Jeová? (Isaías 43:10-12).

10 Jeová nos tornou suas Testemunhas (leia Isaías 43:10-12). E ele promete nos ajudar a ser corajosos. Vamos revisar quatro maneiras pelas quais isso nos ajuda a conseguir isso. Primeiro, Jesus está conosco quando pregamos as boas novas (Mateus 28:18-20). Segundo, Jeová comissionou anjos para nos ajudar (Apocalipse 14:6). Terceiro, Jeová nos dá seu espírito santo, um ajudador que nos lembra o que aprendemos. — João 14:25, 26. E, quarto, Jeová nos dá irmãos e irmãs para nos acompanhar. Com o apoio de Jeová e da nossa amorosa fraternidade, temos tudo o que precisamos para ter sucesso na luta contra o medo.

SEJA ADAPTÁVEL E POSITIVO

11. O que você pode fazer para alcançar mais pessoas com a mensagem? (Veja também a imagem).

11 Você fica desanimado quando há poucas pessoas nas casas? Nesse caso, pergunte-se: “Onde eles estão agora? Eles estão trabalhando ou fazendo compras? (Atos 16:13). Então considere pregar nas ruas. Um irmão chamado Joshua explica: “Para mim tem funcionado procurar oportunidades de pregar enquanto caminhava pelos mercados, shopping centers e estacionamentos públicos.” Ele e sua esposa, Brígida, encontraram mais pessoas nas casas visitando-as à noite e aos domingos depois do meio-dia (Efésios 5:15, 16).

ILUSTRAÇÃO

A mesma irmã está no mercado entregando um cartão de contato do jw.org a um vendedor. Seja adaptável. (Ver parágrafo 11).

12. Como podemos descobrir em que as pessoas acreditam e os temas que lhes interessam?

12 Se as pessoas não demonstram muito interesse na nossa mensagem, vamos tentar descobrir no que acreditam e com o que se preocupam. Joshua e Bridget tomam a pergunta que aparece na capa dos tratados como base para suas introduções. Por exemplo, quando oferecem o tratado O Que a Bíblia Significa para Você?, eles dizem: “Algumas pessoas acreditam que a Bíblia vem de Deus, e outras não. E você, o que acha?” Dessa forma, muitas vezes conseguem iniciar uma conversa.

13. Como é possível pregar com sucesso mesmo que ninguém nos ouça? (Provérbios 27:11).

13 O sucesso na pregação não é medido em resultados. Porque? Porque o que conta é fazer o que Jeová e seu Filho nos pedem: dar testemunho (Atos 10:42). Portanto, não nos preocupemos muito se não conseguirmos falar com ninguém ou se rejeitarem a nossa mensagem. Sempre podemos ter a satisfação de ter agradado ao nosso Pai celestial (leia Provérbios 27:11).

14. Como nos sentimos quando um publicador encontra alguém interessado na verdade, e por quê?

14 Também podemos compartilhar a alegria que outros publicadores sentem quando encontram alguém que aceita a mensagem. A Torre de Vigia comparou o nosso trabalho à busca de uma criança desaparecida. Há muitos que o procuram e cobrem uma seção após a outra. Quando o filho finalmente aparece, não só quem o encontra fica feliz; todo mundo está feliz. Da mesma forma, fazer discípulos é um esforço de equipe. Todos somos necessários para cobrir o território e todos ficamos felizes quando alguém começa a assistir às reuniões.

FOCO NO AMOR

15. O que ajudará a aumentar o nosso entusiasmo? (Mateus 22:37-39; veja também imagem).

15 Nosso entusiasmo pela pregação aumentará à medida que nos concentrarmos no amor a Jeová e ao próximo . (Leia Mateus 22:37-39.) Imagine como Jeová fica feliz em nos ver pregar e como as pessoas ficarão felizes quando começarem a estudar a Bíblia. E não se esqueça que aqueles que aceitarem a mensagem receberão a salvação (João 6:40; 1 Timóteo 4:16).

ILUSTRAÇÃO

Duas irmãs pregando de casa em casa. Um deles é o mesmo das imagens anteriores. Ele tem uma revista nas mãos e fala sobre ela com segurança para uma mulher. O amor a Jeová e ao próximo o ajudará a gostar mais de pregar. (Ver parágrafo 15).

16. Como desfrutaremos o ministério mesmo que não possamos sair de casa? Inclua algum exemplo.

16 E se você não puder sair de casa? Depois, concentre-se em tudo o que você pode fazer para mostrar amor a Jeová e ao próximo. Durante a pandemia da COVID-19, Samuel e Dania ficaram confinados em casa. Durante todo esse período difícil, eles pregaram por telefone, escreveram cartas e ministraram cursos bíblicos no Zoom. Além disso, Samuel prestou depoimento na clínica onde fazia tratamento de câncer. Ele diz: “Os problemas esgotam você física, mental e espiritualmente. Portanto, precisamos da alegria que advém de servir a Jeová.” No meio de tudo isso, Dania sofreu uma queda e teve que ficar de cama por três meses. E então ele teve que usar cadeira de rodas por seis meses. Ela explica: “Tentei fazer tudo o que as circunstâncias me permitiam. Pude pregar para uma enfermeira que me visitou e conversar com os entregadores que vieram à minha casa. Também consegui ter boas conversas telefônicas com um representante de uma empresa médica.” É verdade que Samuel e Dânia estavam limitados pelas circunstâncias; mas, como fizeram tudo o que podiam, sentiram-se muito felizes.

17. Quando as sugestões deste artigo funcionarão melhor?

17 As sugestões deste artigo funcionarão melhor se aplicadas em conjunto. Cada um deles é como o ingrediente de uma receita. Quando todos os ingredientes estão bem combinados, o resultado é delicioso. Se colocarmos todas essas sugestões em prática, seremos capazes de lidar com sentimentos negativos e desfrutar mais de pregar.

COMO ESTAS SUGESTÕES NOS AJUDAM A APROVEITAR MAIS?

Prepare-se bem.

Uma boa preparação é a chave, pois acharemos mais confortável e relaxante conversar com as pessoas, se nos prepararmos bem e se não nos sentirmos suficientemente preparados, podemos pedir ajuda aos nossos irmãos, como Jesus ajudou os discípulos, já que Jesus preparou seus discípulos antes de enviá-los para pregar e como resultado eles voltaram muito felizes com os resultados de sua preparação.

Peça coragem a Deus.

Eles nos ajudam a não nos deixarmos vencer pelo medo do homem, para isso devemos pensar na oração que os apóstolos fizeram quando lhes ordenaram que parassem de pregar. Em vez de permitirem que o medo os vencesse, pediram a Jeová que os ajudasse a continuar a falar a sua palavra com grande coragem. E Jeová lhes respondeu imediatamente. Eles sentiram medo assim como nós, mas não se deixaram vencer por esse medo.

Concentre-se no amor a Jeová e ao próximo.

Isso nos ajudará a desfrutar do nosso ministério e a encontrar mais pessoas interessadas. Mesmo que não estejam interessadas, poderemos dar-lhes um testemunho ou a oportunidade de ouvir a mensagem e esse é o nosso sucesso, e se alguém progredir é um presente. . Alguns mudam e adaptam sua programação e apresentações de acordo com as circunstâncias do território.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário