Estudo de A Sentinela, Semana 3 a 9 de junho de 2024, Confie que você tem a aprovação de Jeová, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 3 a 9 de junho de 2024, Confie que você tem a aprovação de Jeová, respostas sublinhadas.

 

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: resposta adicional

Azul Claro: Pontos Adicionais

Você tem minha aprovação” (Lucas 3:22).

Azul Claro: Pontos Adicionais

QUE bom saber disso “Jeová está encantado com o seu povo”! (Salmo 149:4).Porém, Às vezes, alguns talvez fiquem desanimados e pensem: “É verdade que Jeová está feliz com os seus servos como grupo, mas será que ele ficará feliz comigo?” Muitos servos de Deus no passado também achavam às vezes difícil acreditar que tinham a aprovação dele.(1 Sam. 1:6-10; Jó 29:2, 4; Sal. 51:11).

2. Quem tem a aprovação de Jeová?

A Bíblia deixa claro que, embora sejamos imperfeitos, podemos receber a aprovação de Jeová. Quedevefazer? Demonstre que temos fé em Jesus Cristo e sejamos batizados (João 3:16). É assim que mostramos publicamente que nos arrependemos dos nossos pecados e que prometemos a Deus fazer a sua vontade (Atos 2:38; 3:19).Jeová fica muito feliz quando tomamos essas medidas para nos tornarmos seus amigos. Se fizermos o nosso melhor para cumprir o nosso voto de dedicação, Jeová nos dará a sua aprovação e amizade (Sal. 25:14).

3. Que perguntas responderemos neste artigo?

3 Agora, Por que alguns talvez pensem às vezes que Jeová não os aprova? De que forma você nos mostra que está feliz conosco? E o que nos ajudará a ter certeza de que temos sua aprovação?

POR QUE ALGUNS ACHAM QUE JEOVÁ NÃO OS APROVA

4, 5. Do que podemos ter certeza mesmo que tenhamos problemas de autoestima?

4 Muitos de nós temos problemas de auto-estima desde a infância (Sl 88:15). um irmão chamado Adriano Explicar: “Sempre pensei que não valho nada. Lembro-me de que, quando era bem pequeno, pedi a Jeová que minha família pudesse morar no Paraíso, mas tinha certeza de que não merecia estar ali.”.TonyEle diz o seguinte sobre como seus pais, que não eram Testemunhas de Jeová, o criaram:“Eles nunca me disseram que estavam orgulhosos de mim ou que me amavam. “Eles me fizeram sentir como se nunca correspondesse ao que esperavam de mim.”

5 Se às vezes lutamos contra sentimentos de inferioridade,Lembremo-nos de que foi Jeová quem nos trouxe ao seu povo (João 6:44). Ele vê as boas qualidades que temos — mesmo que não as vejamos — e sabe como realmente somos.(1 Sam. 16:7; 2 Crô. 6:30).Então, quando ele diz que somos valiosos, podemos acreditar nele (1 João 3:19, 20).

6. Como Paulo se sentiu quando pensou nos seus pecados?

6Alguns de nós ainda podemos nos sentir muito culpados por coisas que fizemos antes de aprendermos a verdade (1 Pedro 4:3). Outros talvez já sirvam fielmente a Jeová há muito tempo, mas continuam a lutar contra tendências malignas.E você? Seu coração o condena? Nesse caso, talvez você se sinta consolado em saber que outros servos fiéis de Jeová também sentiram o mesmo. Por exemplo, o apóstolo Paulo sentiu-se infeliz quando pensou nas suas imperfeições (Romanos 7:24). Embora tivesse se arrependido de seus pecados e sido batizado, ele ainda se considerava “o menor dos apóstolos” e “o pior” dos pecadores (1Co 15:9; 1Tm 1:15).

7. Do que podemos ter certeza se nos arrependermos?

7Nosso Pai celestial promete nos perdoar se nos arrependermos.(Salmo 86:5). Portanto, se lamentamos sinceramente os nossos pecados, não temos razão para duvidar quem guarda a sua palavra: ele certamente nos perdoou (Colossenses 2:13).

8, 9. O que nos ajudará a parar de pensar que nada do que fazemos é suficiente para Jeová?

Todos nós queremos dar a Jeová o melhor de nós. Mas alguns talvez achem que nada do que fazem é suficiente para merecer a aprovação de Deus.Uma irmã chamada Amanda diz: “Tenho tendência a pensar que, para dar o meu melhor a Jeová, tenho de lhe dar cada vez mais. Por isso, muitas vezes exijo de mim mais do que o necessário. Portanto, quando ‘não estou à altura’, presumo que Jeová está tão decepcionado comigo quanto eu.”

9 O que nos ajudará a parar de pensar que nada do que fazemos é suficiente para Jeová? Lembremo-nos de que ele não é exigente, mas razoável, e que nunca nos pede mais do que podemos dar.Se o que fazemos por ele é o melhor que podemos, seja grande ou pequeno, ele valoriza muito. Pensemos também em personagens bíblicos que serviram a Jeová de toda a alma. Por exemplo, Paulo trabalhou incansavelmente durante anos, viajando milhares de quilômetros e fundando muitas congregações. Mas chegou um momento em que suas circunstâncias mudaram e ele não pôde mais pregar tanto quanto antes. Será que Jeová deixou de ser feliz com ele? Claro que não. Paulo continuou a fazer o que podia, e Jeová continuou a abençoá-lo. — Atos 28:30, 31.Da mesma forma, nem sempre poderemos dar o mesmo a Jeová, mas o que conta para ele é por que o fazemos.Abaixo veremos algumas maneiras pelas quais Jeová nos mostra que está feliz conosco.

DE QUE MANEIRA JEOVÁ NOS MOSTRA QUE ESTÁ FELIZ CONOSCO?

10. Como é que Jeová nos “diz” que está feliz connosco? (João 16:27).

10Através da Bíblia. Jeová gosta de mostrar aos seus servos que os ama e os aprova.A Bíblia menciona duas ocasiões em que ele disse a Jesus que era seu Filho amado e que tinha sua aprovação (Mateus 3:17; 17:5). Gostaria que Jeová lhe dissesse que está feliz com você? É verdade que Ele não fala conosco do céu. Mas ele faz isso através das páginas da sua Palavra.Quando lemos as palavras amorosas que Jesus falou aos seus discípulos, sentimos como se Jeová as estivesse falando para nós (Leia João 16:27.) Jesus imitou perfeitamente o modo de ser do seu Pai. Portanto, quando lemos que Jesus disse aos seus discípulos fiéis que os amava apesar das imperfeições deles, podemos imaginar Jeová dizendo a mesma coisa para nós (João 15:9, 15).

ILUSTRAÇÃO

Uma irmã em casa lendo a Bíblia. Jeová nos mostra de muitas maneiras que temos a sua aprovação. (Ver parágrafo 10).

11. Por que não devemos encarar as provações como um sinal de que perdemos a aprovação de Deus? (Tiago 1:12).

11 Através de suas ações. Jeová quer ajudar-nos, por exemplo, dando-nos aquilo de que precisamos em sentido físico. Mas às vezes Ele permite que passemos por dificuldades, como aconteceu no caso de Jó (Jó 1:8-11). Não vejamos as provações como um sinal de que perdemos a aprovação de Deus, mas sim como oportunidades para mostrar-Lhe que O amamos e confiamos profundamente Nele (leia Tiago 1:12). Nesses momentos difíceis veremos como ele nos dá todo o seu apoio e amor para que possamos suportar.

12. O que a experiência de Dimitri nos ensina?

12 Vamos ver o que aconteceu com um irmãoda Ásia chamado Dimitri. Ele Ele perdeu o emprego. Como muitos meses se passaram e eu não consegui encontrar outro,Ele decidiu passar mais horas pregando para mostrar a Jeová que confiava nele.Mas eles continuaramindoomeseseNão consegui encontrar trabalho.Depois,começouterproblemas de saúdeque eles o forçaram a estar semprena cama. Ao final,começouparapensarera ummau pai e um mau marido, e queJeová deve ter ficado desapontado com ele.Mas uma noitesua filhinha imprimiuem umObserve estas palavras de Isaías 30:15: “Sua força dependerá de você permanecer calmo e mostrar confiança”.Aí ele pegou ele e disse: “Papai, quando você estiver triste, lembre-se desse texto”.Dimitri percebeu que, graças a Jeová, sua família ainda tinha roupas, comida e abrigo.Diz:“O que eu tinha que fazer era manter a calma e continuar confiando em meu Deus”.Se você estiver passando por uma situação semelhante, pode ter certeza de que Jeová se preocupa com você e lhe dará forças para perseverar.

ILUSTRAÇÃO

Um irmão doente que está na cama segura um papel em uma das mãos e sua filhinha segura na outra. Jeová nos mostra de muitas maneiras que temos a sua aprovação. (Ver parágrafo 12).

13. De que outra forma pode Jeová expressar-nos a sua aprovação?

13 Através dos irmãos. Jeová pode motivar seus servos a nos dizer palavras de encorajamento justamente quando mais precisamos delas. Foi o que aconteceu com um Irmã da Ásia.Ela seEle perdeu o emprego e ficou gravemente doente. Então o marido dela cometeu um pecado grave e teve de deixar de ser ancião.A situação era tão estressante que a irmã disse:“Eu não entendia por que tudo isso estava acontecendo comigo. “Pensei que talvez tivesse feito algo errado e que não tivesse mais a aprovação de Jeová.”. EntãoEle implorouque lheIrá garantirque asEu continuei querendo, eEle respondeu à oração dela.Como?Ela explica: “Os anciãos conversaram comigo e me ajudaram a ver que eu ainda tinha o amor de Jeová.”Algum tempo depois, ele disse novamente a Jeová que precisava do seu apoio. O que aconteceu? Ela diz: “Naquele mesmo dia recebi uma carta muito afetuosa de vários irmãos da congregação.Quando o li, senti que Jeová tinha me ouvido.”Como vemos, muitas vezes as palavras amáveis de outros refletem a aprovação de Jeová (Sal. 10:17).

ILUSTRAÇÃO

Dois idosos visitam uma irmã na casa dela. Eles têm suas Bíblias abertas enquanto conversam com ela. Jeová nos mostra de muitas maneiras que temos a sua aprovação. (Ver parágrafo 13).

14. De que outra forma Jeová usa os irmãos para expressar sua aprovação a nosso respeito?

14 Jeová também expressa sua aprovação por pedir que nossos irmãos nos aconselhem quando precisarmos.  Por exemplo, no primeiro século, ele usou o apóstolo Paulo para inspirar os cristãos a escrever 14 cartas, que incluíam conselhos firmes, mas amorosos.Por que Jeová pediu que Paulo desse esse conselho? Porque ele é bom e amoroso, e disciplina “como um pai faz com seu filho amado” (Pv 3:11, 12). Portanto, se alguém nos der conselhos bíblicos, não pensemos que perdemos a aprovação de Deus. Pelo contrário, isso é um sinal de que ele continua a nos amar (Hb 12:6).Que outras evidências existem de que temos a aprovação de Jeová?

OUTRAS PROVAS DE QUE JEOVÁ NOS DÁ SUA APROVAÇÃO

15. A quem Jeová dá o seu espírito santo, e de que podemos ter certeza?

quinze Jeová dá seu espírito santo àqueles que têm sua aprovação (Mat. 12:18). Poderíamos nos perguntar: “Demonstro na minha vida as qualidades que o espírito santo produz?”Por exemplo, você é mais paciente agora do que antes de conhecer Jeová?Na verdade, quanto mais você observar que está demonstrando as qualidades do fruto do espírito, mais Você pode ter certeza de que Jeová está feliz com você. (Veja o quadro “O fruto do espírito é…”).

ILUSTRAÇÃO

Um irmão ajuda uma senhora idosa que deixou cair algumas coisas que comprou. Que provas você tem de que tem a aprovação de Jeová? (Ver parágrafo 15).

16. De acordo com 1 Tessalonicenses 2:4, quem Jeová usa para pregar as boas novas? E como isso faz você se sentir?

16Jeová lhes confia a tarefa de anunciar as boas novas às pessoas que ele aprova. — Leia 1 Tessalonicenses 2:4.Vamos ver como uma irmã chamada Jocelyn percebeu isso. Um dia, ela acordou com o ânimo em frangalhos. Ele diz: “Eu me sentia impotente, incapaz de fazer qualquer coisa. Mas eu era pioneiro e naquele dia tive que pregar. Então orei a Jeová e fui embora.” Naquela manhã, Jocelyn conversou com Mary, uma mulher muito gentil que concordou em estudar a Bíblia. Alguns meses depois, Mary contou-lhe que na manhã em que Jocelyn bateu à sua porta, ela estava orando a Deus pedindo ajuda. O que essa experiência ensinou a Jocelyn? Ela diz:“Senti como se Jeová estivesse me dizendo: 'Você tem minha aprovação'”. É claro que nem todos ouvirão a nossa mensagem, mas podemos ter certeza de que Jeová ficará satisfeito quando vir que estamos fazendo todo esforço para transmitir as boas novas a outros.

ILUSTRAÇÃO

Duas irmãs pregam com o carrinho e conversam com uma jovem. Que evidências você tem de que tem a aprovação de Jeová? (Ver parágrafo 16).

17. O que o que Vicky diz lhe ensina sobre resgate? (Salmo 5:12).

17JEhová aplica o valor do resgate àqueles que têm a sua aprovação (1Tm 2:5, 6). Mas e se tivermos dificuldade em aceitar a ideia de que Jeová nos aprova, mesmo que tenhamos fé no resgate e sejamos batizados? Lembremo-nos de que nem sempre podemos confiar no que o nosso coração nos diz, mas sempre podemos confiar em Jeová. Para ele, aqueles que têm fé no resgate são justos, e ele promete abençoá-los (leia Salmos 5:12; Romanos 3:26).Uma irmã chamada Vicky foi muito ajudada ao meditar sobre o resgate. Embora achasse difícil acreditar que Jeová a amava, ela chegou à seguinte conclusão: “Jeová foi muito paciente comigo por muito tempo […]. Mesmo assim, era como se eu lhe estivesse dizendo: 'Seu amor não pode me alcançar. O sacrifício de seu Filho não é suficiente para perdoar meus pecados.'” Assim como Vicky, se meditarmos no resgate, nós também sentiremos o amor de Jeová e ficaremos convencidos de que temos a sua aprovação.

ILUSTRAÇÃO

Um irmão preso pensa em Jesus na estaca de tortura. Que evidências você tem de que tem a aprovação de Jeová? (Ver parágrafo 17).

18. Do que podemos ter certeza se continuarmos a amar nosso Pai celestial?

18 Mesmo que nos esforcemos para colocar em prática tudo o que aprendemos neste artigo, às vezes podemos ficar um pouco desanimados e nos perguntar se temos a aprovação de Jeová. Se isso acontecer com você, lembre-se que ele aprova “aqueles que continuam a amá-lo” (Tiago 1:12).Portanto, continue a se achegar a Jeová e tente ver todas as maneiras pelas quais ele mostra que está feliz com você.E nunca se esqueça que Deus “não está longe de cada um de nós” (Atos 17:27).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que alguns talvez pensem que Deus não os aprova?

Podem pensar que Deus não os aprova, por problemas de baixa autoestima ou falta de autoconfiança saudável, pois talvez tenham tido a educação mais difícil e isso os afeta significativamente na vida adulta.

Alguns também se sentem culpados pelos erros e pecados cometidos no passado, bem como pelas consequências e danos que causaram a si próprios e aos outros.

Além disso, há irmãos que nos fizeram acreditar que não estamos bem, nunca ficaremos bem e que não vale a pena nem tentar.

De que maneiras Jeová nos mostra que nos aprova?

Através da Bíblia. Jeová gosta de mostrar aos seus servos que os ama e os aprova.

Através de suas ações. Jeová quer ajudar-nos, por exemplo, dando-nos aquilo de que precisamos em sentido físico.

Através de bons irmãos. Jeová pode motivar seus cegos a nos dizerem palavras de encorajamento quando precisarmos delas.

Por que podemos ter certeza de que temos a aprovação de Deus?

Porque estamos aqui e agora não é uma coincidência. Jeová enviou seu filho amado como resgate por nós, conforme mencionado em João 3:16. Deus e seu filho não estão brincando para nos salvar, o resgate já foi pago, ou por assim dizer a nossa dívida já foi paga. Se duvidarmos, é como dizer a Jeová que o sacrifício de seu filho não foi suficiente para nós, isso é inapropriado, portanto, com os nossos defeitos Eles nos amam.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário