Estudo de A Sentinela, Semana 17 a 23 de junho de 2024, Fortalecer nossa confiança na organização, Respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 17 a 23 de junho de 2024, Vamos fortalecer nossa confiança na organização, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: resposta adicional

Azul Claro: Pontos Adicionais

“Lembrai-vos daqueles que vos guiam, que vos falaram a palavra de Deus” (Hebreus 13:7).

1. Como foram organizados os servos de Jeová no primeiro século?

SEMPRE que Jeová atribui uma tarefa aos seus servos, ele espera que eles a executem de maneira organizada (1 Cor. 14:33). Por exemplo, ele deseja que as boas novas sejam pregadas em toda a Terra habitada (Mateus 24:14). E ele deu a Jesus a responsabilidade de dirigir esse trabalho. Jesus, por sua vez, garantiu que tudo estivesse bem organizado.  No primeiro século, havia em Jerusalém um grupo formado pelos apóstolos e anciãos daquela cidade que eram responsáveis ​​por tomar decisões e dar instruções às congregações para seguirem (Atos 15:2; 16:4).  Em todas as congregações, foram designados anciãos para orientá-las e transmitir essas instruções aos irmãos (Atos 14:23).  À medida que os irmãos eram obedientes, “as congregações continuavam a firmar-se na fé e a crescer” (Atos 16:5).

2. Como Jeová tem guiado e nutrido seu povo desde 1919?

2 Nos tempos modernos, Jeová continua a organizar o seu povo. Em 1919,  Jesus começou a usar um pequeno grupo de homens ungidos para organizar a pregação e dar alimento espiritual aos seus discípulos (Lucas 12:42).  E é evidente que Jeová está abençoando o trabalho que este grupo faz (Is 60:22; 65:13, 14).

3, 4. a) Explique com um exemplo como é benéfico para nós sermos bem organizados. b) O que veremos neste artigo?

3 Se não estivéssemos organizados, não seríamos capazes de cumprir a missão que Jesus nos deu (Mateus 28:19, 20).  a). Por exemplo, se o território da congregação não fosse organizado, todos poderiam pregar onde quisessem. E então talvez iríamos aos mesmos lugares repetidas vezes, enquanto em outros nunca pregaríamos.  Você consegue pensar em alguma outra vantagem de ser bem organizado?

4 Hoje, Jesus organiza o povo de Deus da mesma forma que organizou os seus discípulos quando estava na Terra.  b).  Neste artigo, examinaremos o exemplo que Jesus deu e veremos como nossa organização segue seus passos. Falaremos também sobre o que podemos fazer para mostrar que confiamos na organização de Jeová.

NOSSA ORGANIZAÇÃO SEGUE O EXEMPLO DE JESUS

5. Como a organização imita o exemplo de Jesus? (João 8:28).

5 Jesus aprendeu com seu Pai celestial o que ele tinha a fazer e a dizer.  Da mesma forma, a organização de Jeová baseia todos os seus conselhos e ensinamentos na Palavra de Deus (Leia João 8:28; 2 Tim. 3:16, 17).  Além disso, muitas vezes somos lembrados de ler a Bíblia e colocar em prática o que aprendemos.  Como seguir esse conselho nos beneficia?

6. Qual é um benefício importante de estudarmos a Bíblia?

6 Estudar a Bíblia com a ajuda de nossas publicações nos beneficia muito.  Por exemplo, permite-nos comparar o que a Bíblia ensina com as instruções que a organização nos dá.  Quando vemos que estas instruções se baseiam nas Escrituras, a nossa confiança na organização de Jeová é fortalecida. — Rom 12:2.

7. Que mensagem pregou Jesus, e como segue a organização de Jeová o seu exemplo?

Jesus pregou “as boas novas do Reino de Deus”  (Lucas 4:43, 44). Além disso, ele ordenou aos seus discípulos que fizessem o mesmo (Lucas 9:1, 2; 10:8, 9).  Hoje, todos na organização de Jeová pregam a mensagem do Reino, independentemente de onde morem ou de quantas responsabilidades tenham.

8. Que privilégio temos?

Levar a verdade do Reino de Deus às pessoas é um imenso privilégio.  Na verdade, nem todos conseguem fazer isso.  Por exemplo, quando Jesus estava na Terra, ele não permitiu que demônios testemunhassem sobre ele (Lucas 4:41).  Nos nossos tempos, para que uma pessoa possa sair e pregar com as Testemunhas de Jeová, primeiro ela tem de cumprir certos requisitos.  Como mostramos que valorizamos o privilégio que temos de pregar? Aproveitando todas as oportunidades para testemunhar.  Tal como Jesus, pretendemos plantar e regar as sementes da verdade nos corações das pessoas (Mateus 13:3, 23; 1 Coríntios 3:6).

9. O que a organização fez para tornar conhecido o nome de Deus?

Jesus tornou conhecido o nome de Deus. Numa oração, ele disse ao seu Pai celestial: “Eu tornei conhecido o teu nome” (João 17:26).  A organização de Jeová imita o exemplo dele por fazer todo o possível para que as pessoas conheçam o nome de Deus.  Uma das principais ferramentas para conseguir isso é a Tradução do Novo Mundo, que está disponível – no todo ou em parte – em mais de 270 idiomas.  Esta tradução da Bíblia devolveu o nome de Deus aos lugares onde apareceu originalmente quando foi escrito.  Os Apêndices A4 e A5 contêm informações detalhadas sobre a restituição do nome de Deus. E o Apêndice C, que se encontra na Bíblia de Estudo, oferece muitas evidências de que o nome de Deus precisa aparecer 237 vezes nas Escrituras Gregas Cristãs.

10. O que nos ensina a experiência de uma mulher de Mianmar?

10  Tal como Jesus, queremos que o maior número possível de pessoas conheça o nome de Deus.  Em Mianmar, uma Testemunha ensinou a uma senhora de 67 anos  que o nome de Deus é Jeová. A mulher ficou tão emocionada que lágrimas vieram aos seus olhos e ela disse:  “Esta é a primeira vez que ouço o nome de Deus. […] Você me ensinou a coisa mais importante que aprendi na minha vida.”  Esta experiência nos mostra que aprender o nome de Deus pode marcar um antes e um depois na vida de pessoas sinceras.

VAMOS CONTINUAR A MOSTRAR QUE CONFIAMOS NA ORGANIZAÇÃO

11. Como podem os anciãos demonstrar a sua confiança na organização de Deus? (Veja também fotos).

11 Como podem os anciãos demonstrar a sua confiança na organização de Deus?  Uma maneira é ler com atenção as instruções que recebem e segui-las da melhor maneira possível.  Por exemplo, eles recebem instruções sobre como as tarefas e orações devem ser feitas na reunião, mas também como devem cuidar das ovelhas de Cristo.  Quando os anciãos seguem todas as instruções que a organização lhes dá, os irmãos sentem que Jeová os ama e cuida deles.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Três anciãos se reúnem num Salão do Reino para discutir o território da congregação. 2. Mais tarde, um dos idosos está na rua com duas irmãs explicando-lhes onde colocar os carrinhos para que seja seguro. Os anciãos ajudam-nos a confiar nas instruções que nos são dadas pela organização de Jeová. (Ver parágrafo 11). 

12. a) Por que devemos seguir as instruções daqueles que nos dirigem? (Hebreus 13:7, 17). b) Por que devemos focar nas coisas boas daqueles que nos lideram?

12  Quando os anciãos nos dão uma instrução, o melhor que podemos fazer é segui-la de bom grado. Desta forma, tornamos mais fácil para eles cumprirem suas responsabilidades.  A Bíblia nos diz para sermos obedientes e submissos àqueles que nos lideram (leia Hebreus 13:7, 17).  Isso nem sempre é fácil, porque os idosos são imperfeitos. Mas lembremo-nos de que, se em vez de nos concentrarmos nas suas coisas boas, ficarmos obcecados com os seus defeitos, estaríamos a fazer exactamente o que os nossos inimigos querem. Por que dizemos isso?  Porque, se pensarmos mal dos idosos, podemos acabar por desconfiar da organização de Deus,  que é precisamente o seu objectivo.  Agora, que coisas concretas podemos fazer para identificar e rejeitar as mentiras dos nossos inimigos?

NÃO DEIXEMOS QUE NINGUÉM NOS FAÇA DESCONFIANÇA

13. Como apresentam os nossos inimigos a organização de Deus?

13  Nossos inimigos apresentam a organização de Deus de tal maneira que suas coisas boas parecem ruins.  Por exemplo, a Bíblia ensina que Jeová quer que seus servos sejam limpos física, moral e espiritualmente.  Também diz que qualquer pessoa que leve uma vida impura e não se arrependa deve ser expulsa da congregação (1Co 5:11-13; 6:9, 10).  Por seguirmos esse comando, os inimigos nos acusam de sermos intolerantes e cruéis e de acreditarmos que somos melhores que os outros.

14. Qual é a origem das histórias falsas contadas sobre a nossa organização?

14 Lembremos qual é a verdadeira origem dos ataques.  Satanás, “o pai da mentira”, está por trás das histórias falsas contadas sobre a nossa organização (João 8:44; Gên. 3:1-5).  Não nos surpreende que ele use certas pessoas para espalhar essas mentiras. Afinal, ele já fez isso no primeiro século.

15. O que os líderes religiosos fizeram a Jesus e aos seus discípulos?

15  Embora Jesus, o Filho de Deus, fosse perfeito e realizasse milagres maravilhosos, Satanás usou certas pessoas para contar todo tipo de mentiras sobre ele.  Por exemplo, os líderes religiosos disseram às pessoas que Jesus expulsava demônios “pelo governante dos demônios” (Marcos 3:22).  Depois,  durante o julgamento de Jesus, os líderes religiosos acusaram-no de blasfémia e convenceram as multidões a exigirem que ele fosse condenado à morte (Mateus 27:20).  Mais tarde, quando os discípulos de Cristo começaram a pregar, os seus inimigos “revoltaram o povo” e “voltaram-no contra” ele para que o perseguissem (Atos 14:2, 19). Falando de Atos 14:2,  A Sentinela de 1.º de dezembro de 1998 explicou que não bastava que os oponentes judeus rejeitassem a mensagem, mas eles “empreenderam uma campanha de difamação” para virar o povo de outras nações contra os judeus cristãos. .

16. Do que devemos lembrar se recebermos histórias falsas?

16  Satanás nunca parou de mentir e hoje continua a “enganar toda a terra habitada” (Apocalipse 12:9).  Portanto, se ouvirmos histórias negativas sobre a organização ou sobre os irmãos que a lideram,  lembremo-nos do que os inimigos de Deus fizeram com Jesus e com os discípulos do primeiro século.  Os inimigos não serão capazes de nos enganar se tivermos muita clareza sobre a origem de suas mentiras e nos protegermos imediatamente.  O que devemos fazer para nos proteger?

17. O que devemos fazer se recebermos histórias falsas? (2 Timóteo 1:13; veja também a barra lateral “Uma história falsa chegou até você? O que você deveria fazer?”)

17  Vamos rejeitar histórias falsas.  O apóstolo Paulo explicou muito claramente o que deveríamos fazer se tais histórias chegassem até nós.  Em 1 Timóteo 1:3, 4 ele deu esta ordem: “Nem preste atenção a histórias falsas.” E a Timóteo ele deu este conselho: “Rejeite histórias falsas e irreverentes” (1 Timóteo 4:7).  Para dar um exemplo: se uma criança pequena encontra um objeto no chão, ela pode agarrá-lo e colocá-lo na boca; mas uma pessoa madura nunca faria isso, porque sabe de onde vem e entende que pode prejudicá-la.  Pela mesma razão,  rejeitamos histórias falsas e apenas ouvimos as “sãs palavras” da verdade (leia 2 Timóteo 1:13).

Você recebeu uma história falsa? A fazer

Esse tipo de história pode chegar até nós de diversas maneiras.  Por exemplo, talvez um irmão compartilhe algo conosco porque acha isso encorajador, mas não verificou se é verdade.  Talvez alguém nos envie por e-mail uma dessas histórias. Ou, enquanto pregamos, um apóstata pode fingir ser alguém que está interessado na Bíblia.

1. Se vier de um amigo bem intencionado:

Poderemos perguntar se o que você nos enviou veio de uma fonte confiável.  Se você não verificou, é melhor apagar a mensagem e não encaminhá-la para ninguém (Pv 14:15).

2. Se recebermos um e-mail não solicitado com histórias extraordinárias sobre as Testemunhas de Jeová:

Às vezes podemos receber mensagens que parecem vir da conta de e-mail de um amigo.  Vamos conversar com ele para ter certeza de que foi ele quem enviou e que verificou se a informação veio de uma fonte confiável.  Se você não enviou ou não conferiu, vamos deletar o e-mail (Pv 27:12).

3. Se conversarmos com alguém que parece estar interessado na Bíblia, mas na verdade é um apóstata:

Se ele começar a fazer comentários cada vez mais negativos sobre a organização ou tentar nos dar informações apóstatas,  vamos respeitosamente encerrar a conversa (2 João 10).

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: Várias formas pelas quais histórias falsas podem chegar até nós. 1. Um homem gravando um podcast. 2. Uma mulher sussurrando. 3. E-mails não solicitados. 4. Panfletos publicitários na caixa de correio física. Uma irmã que recebe esses panfletos em sua caixa de correio os rasga.

18. Como podemos demonstrar a nossa confiança na organização de Jeová?

18 Concluindo, vimos três maneiras pelas quais a organização de Deus imita Jesus, mas não são as únicas.  Ao estudar a Bíblia, você certamente encontrará muito mais.  Certifique-se de ajudar seus irmãos a fortalecer sua confiança na organização. E continue a servir lealmente a Jeová, não permitindo que nada o separe da organização que ele usa para cumprir a vontade dele. — Sal. 37:28.  Não é uma honra servir a Jeová numa organização onde reinam o amor e a lealdade? Valorizemos sempre esse privilégio!

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

De que forma o povo de Deus imita Jesus?

A organização de Jeová segue todos os seus conselhos de ensino. pois muitas vezes somos lembrados de ler a Bíblia e colocar em prática o que aprendemos.

A Organização tem feito todo o possível para que as pessoas saibam como é chamado Deus. Uma das principais ferramentas para conseguir isso é a Tradução do Novo Mundo, que está disponível total ou parcialmente em mais de 270 idiomas.

Como podemos sempre demonstrar a nossa confiança na organização de Jeová?

Uma maneira é ler com atenção as instruções que recebemos e segui-las da melhor maneira possível. 

Devemos sempre ler a Bíblia, saber quais são os princípios bíblicos, os mandamentos de Deus, e não permitir que nada nem ninguém nos faça desobedecer a Jeová. 

O que devemos fazer se recebermos histórias falsas?

Em 1 Timóteo 1:3,4 Ele nos dá a ordem de que não devemos prestar atenção a histórias falsas e Timóteo deu o conselho para rejeitarmos histórias falsas que são irreverentes. Conforme mencionado em 1 Timóteo 4:7 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário