Estudo de A Sentinela, Confie que você tem a aprovação de Jeová, Semana 3 a 9 de junho de 2024, Comentários e respostas.
Estudo de A Sentinela, Confie que você tem a aprovação de Jeová, 3 a 9 de junho de 2024, comentários e respostas.
Você tem minha aprovação” (Lucas 3:22).
1. O que alguns servos de Jeová talvez pensem?
O texto com o qual o primeiro parágrafo começa, Salmo 149:4, é lindo, Jeová está encantado com o seu povo, sabemos bem disso, mas alguns chegam a pensar que Jeová está encantado ou feliz com todos os seus servos como um grupo, em geral maneira, mas não é individualmente, com o nosso serviço.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E pode ser difícil acreditarmos que temos a aprovação dele, claro que isso não é novidade, se vemos aqui os textos de 1 Samuel, Jó e o salmo, ali são mencionados servos do passado que também tiveram dificuldade em acreditar que eles tiveram sua aprovação.
Bem, alguns servos de Jeová que tiveram que acreditar que tinham a aprovação de Jeová em seu estado de desânimo, por exemplo Jó, que é um deles encontrado em Jó 29:2, disse em seu momento depressivo: Eu gostaria de poder voltar para os meses que passaram os dias em que Deus cuidava de mim, mas também podemos passar aquela fase em que ficamos desanimados por alguma situação, pensando para ver se teremos a aprovação de Jeová e nunca duvidando do grande amor que ele nos deu, isto é, o que ele tem para nós.
O amor de Jeová é tão grande Imagine que somos imperfeitos E a quem recorreremos se tivermos grandes problemas Ele é a maior ajuda pois também ajudou os dos nossos antepassados e os dos nossos antepassados também sentiram que Jeová os abandonou e nós também? sinto o mesmo, mas para isso temos que nos encher de fé e acreditar que ele não é homem para mentir então temos que seguir em frente.
2. Quem tem a aprovação de Jeová?
Aqueles que tomaram medidas para se tornarem seus amigos, isto é, tiveram de demonstrar fé em Jesus Cristo, arrepender-se dos seus pecados, prometer fazer a vontade dele e ser batizados, fazendo o máximo para cumprir esse voto de dedicação que Jeová dá. nos sua aprovação e amizade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Manifestar fé, conforme mencionado no parágrafo, vai além de simplesmente acreditar em Jeová e nas suas promessas; ela precisa ser demonstrada, pois aqui ele nos dá um caso prático ao nos batizar.
Depois do batismo, temos que nos esforçar ao máximo para cumprir o nosso voto de dedicação.
O parágrafo anterior é bom no texto que veio do Salmo 51:11 Davi disse a ele para não tirar o seu espírito santo, de quem Atos 2:38 diz que se nos arrependermos e formos batizados em nome de Jesus Cristo eles receberão o dom de o Espírito Santo também. Esta é a maneira de Jeová nos dar sua aprovação.
Quão importante é que nos esforcemos para confiar em Jeová e acima de tudo porque o que temos que fazer é cumprir a nossa dedicação que fizemos quando fomos batizados e isso nos dá a aprovação de Jeová e é o que nos ajuda a manter uma boa amizade com Jeová , uma amizade íntima que é algo que aqueles de nós que se esforçam para manter é o que nos ajudará a permanecer fiéis.
3. Que perguntas responderemos neste artigo?
Temos três perguntas: Por que alguns talvez pensem que Jeová não os aprova? Outro, de que forma ele nos mostra que está feliz conosco? E, finalmente, o que nos ajudará a ter a certeza de que temos a sua aprovação? Cada uma dessas perguntas será respondida em cada um dos subtítulos.
POR QUE ALGUNS ACHAM QUE JEOVÁ NÃO OS APROVA
4, 5. Do que podemos ter certeza mesmo que tenhamos problemas de autoestima?
Muitos tiveram problemas de autoestima devido à sua história de vida, mas devemos lembrar que foi Jeová quem nos trouxe ao seu povo, porque ele viu boas qualidades em nós e sabe o que realmente somos e o quanto somos valiosos para ele.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Um bom lembrete aparece no parágrafo 5, no texto de 1 Samuel 16:7 quando Jeová disse a Samuel: “Não repare na sua aparência nem na sua altura”, porque Jeová não percebe isso, ele conhece perfeitamente o nosso coração.
Bom, o que podemos ter certeza é que se estamos no povo de Jeová é porque Jeová nos trouxe até ele. Como disse Jesus, se alguém quiser vir atrás de mim, isto é, tem que ser atraído por meu pai,. tem que ser Jeová quem Ele viu as condições dos nossos corações, mas é verdade que muitas pessoas, devido à sua infância, têm uma autoestima muito baixa, como esse homem que o Tony mencionou aqui, em casa nunca disseram a ele que ele fez as coisas bem, nunca lhe disseram que ele estava à altura da tarefa, então isso o fez se convencer de que não valia nada, mas esse não é o caso de Jeová conosco.
Podemos pensar que não valemos nada, mas por outro lado, Jeová vê o que os homens não veem, como dizem em Samuel 16:7. Às vezes nos sentimos inferiores aos outros, nos comparamos com outras pessoas, e com Jeová, por exemplo. por outro lado, não faz isso. Em outras palavras, ele vê como nos sentimos, vê o que somos no coração.
E se estamos lutando com esse sentimento de auto-estima ou sentimos que somos inferiores ou que é difícil continuarmos, é muito reconfortante o que diz em 1 João 3:19 e 20 que até que nosso coração nos traia, Jeová diz que nosso coração é muito superior a nós. Isso nos tranquiliza.
Uma frase muito bonita que diz em Segunda Crônica 6:30 que Jeová é maior que o nosso coração, então o que às vezes nem nós sabemos sobre nós mesmos porque ele vê como realmente somos porque fazemos as coisas com que intenção Então ele não tem dúvidas o que realmente somos e é nisso que devemos confiar.
Sim, embora a nossa autoestima nos faça pensar que a ponto de acreditarmos verdadeiramente, existe outro texto na mesma linha que está sendo comentado em João 6:44. É muito bonito porque o texto está dizendo que se nós. estamos aqui hoje não é porque O que queríamos é porque Jeová nos trouxe a ele, então isso deveria nos fazer pensar em algo. Se não confiamos em nós mesmos, pelo menos devemos confiar em Jeová.
No texto que lemos primeiro em João 3 no versículo 19, parte B diz que Jeová é maior que o nosso coração e sabe tudo e é verdade que às vezes podemos sentir como seres imperfeitos que não valemos nada, mas se pensarmos bem friamente é como se disséssemos a Jeová, você não sabe como me sinto nem quanto valho, sei mais do que você nesse sentido, se Jeová é nosso criador e nos conhece melhor do que nós mesmos o parágrafo Em no final ele diz que se Jeová diz que somos valiosos, significa que o somos e que a nossa opinião negativa nesse sentido não tem lugar.
Lembrar das palavras de João 6:44 pode nos encorajar muito porque aqui vemos que Jeová é o único que pode nos atrair para o seu povo, então se estamos na verdade é porque Jeová queria que estivéssemos aqui e viu algo de bom em nós e É por isso que estamos aqui e sabemos que Jeová também não está errado.
Jeová tem a capacidade de nos ver como realmente somos em primeiro Samuel 16:7 diz que Jeová não vê as coisas como nós as vemos, vemos a aparência o que está diante dos nossos olhos mas Jeová vê o coração, então ele é o único alguém que realmente sabe como somos ainda melhor do que nós mesmos.
Segundo interessante de Crônicas 6:30 que diz que ele retribuirá a cada pessoa de acordo com seu comportamento, mas então o parágrafo muito bonito diz que Jeová vê as boas qualidades que temos que talvez nós mesmos não conheçamos e como diz o texto dos Salmos, ele vê as qualidades dentro de nós e nos retribuirá de acordo com elas.
E aqui temos dois casos de baixa estima de dois irmãos, por exemplo, Tony diz isso sobre crescer com seus pais que nunca lhe disseram que tinham orgulho dele e também nunca corresponderam ao que esperavam dele.
6. Como Paulo se sentiu quando pensou nos seus pecados?
Pois embora Paulo tivesse se arrependido de seus pecados, ele havia sido batizado e se considerava o menor dos apóstolos e o pior dos pecadores.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É interessante que o modo como ele se sentia estivesse escrito nas cartas, naturalmente sob a orientação de Jeová, para que possamos ver que outros servos de Deus se sentiam culpados pelo que tinham feito antes de conhecerem a verdade. Por eso, él expresó que se sentía desdichado cuando recordaba sus imperfecciones, aunque se había arrepentido de sus pecados y se había bautizado se consideraba el menor de los Apóstoles, y el peor de los pecadores, es posible que algunos de nosotros nos sintamos de esta Maneira.
Ele também se sentiu muito infeliz como diz em Romanos 24 e diz o quão infeliz sou eu quem vai me libertar do corpo que está sofrendo essa morte, então Paulo estava sofrendo as angústias dos tempos passados e ele se sentia ainda menor diante de todos eles.
Sim, Paulo se sentia totalmente infeliz mesmo já tendo se arrependido dos seus pecados, mesmo já tendo se dedicado a Jeová, tinha dedicado toda a sua vida a ele, mas ainda assim quando escreveu aos coríntios em sua primeira carta ele disse que considerava-se o menor dos Apóstolos e até que não merecia ser chamado de apóstolo.
Sim, o que ele fez antes de Jesus falar com ele foi perseguir os cristãos e ver em que coisas ele participava de tal forma que o fazia sentir-se culpado, seu coração estava ferido, e isso apesar do tempo e de todos os privilégios que ele tinha, bem. eu ainda tinha essa sensação.
É por isso que é possível que muitos irmãos se sintam culpados pelas coisas que fizeram antes de conhecer a verdade ou possivelmente irmãos que estão na verdade há muito tempo se tivermos que continuar lutando com os mesmos problemas e isso pode nos fazer sentir ruim porque vemos que não estamos avançando.
O texto de 1 Timóteo 1:15 é muito bonito no sentido de que mesmo sabendo que Jeová havia perdoado seus pecados, mesmo sabendo que tinha a aprovação de Deus, como foi lindo quando ele disse que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores e todos deles eu sou o pior como ele, mesmo sabendo que ele foi perdoado por Jeová, que a dor continuou a atormentá-lo e com certeza o atormentou por toda a vida.
7. Do que podemos ter certeza se nos arrependermos?
Que Jeová nos perdoou é indicado no Salmo 86:5. Jeová é bom e está disposto a perdoar. Portanto, se ainda nos incomodam as lembranças do que fizemos no passado, queremos ter certeza de que Jeová realmente nos perdoou.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O Salmo 86:5 diz isso muito claramente, ele está disposto a perdoar, pois seu amor leal por todos que o amam é imenso, então, graças a este texto, também podemos ter certeza de que Jeová nos perdoará, desde que demonstremos arrependimento sincero e sincero. .
E aquela expressão que diz que ele está disposto a perdoar presta-se a isso porque ele comentou sobre uma Sentinela que significa que Jeová procura ativamente qualquer mudança na nossa maneira de pensar nos nossos corações, a fim de ter uma base para poder estender a misericórdia. para nós e podemos fazer isso, veja em exemplos de reis passados que intencionalmente fizeram tudo o que podiam para ofendê-lo, como Acabe ou Manassés, humilharam-se e Jeová naquele momento estendeu misericórdia a ele, ele estava esperando para mostrar misericórdia como. ele faz conosco hoje.
Colossenses 2:13 transmite uma ideia semelhante à que eles estavam comentando e não termina dizendo que ele nos perdoou com relutância por todas as nossas ofensas, diz que com bondade, bem como a atitude que Jeová tem para com quando fazemos erros, esse detalhe também é muito legal.
Temos que nos arrepender verdadeiramente dos nossos pecados, para não dizer bem, Jeová já entende como eu sou e não posso mudar, não é o caso. Se cometemos alguma falha, temos que nos arrepender muito de ter feito isso, mas devemos. não duvide que se Jeová diz que perdoamos, perdoe-nos.
O Salmo 86:5 é muito bonito e diz que Jeová é bom e que está disposto a perdoar, então existe Jeová, mesmo que erremos, ele nos perdoa se nos arrependermos de coração.
8, 9. O que nos ajudará a parar de pensar que nada do que fazemos é suficiente para Jeová?
Aqui, no parágrafo 8, é apresentado o exemplo da Irmã Amanda, onde ela diz que tinha que dar a Jeová cada vez mais e exigia de si mesma mais do que o necessário, mas quando não estava à altura, ou seja, não alcançava no ponto que ela queria, ela sentiu que Jeová estava decepcionado com ela. Porém, queremos lembrar que Jeová não é exigente, mas sim razoável e que vamos dar-lhe pouco ou muito, dependendo das nossas circunstâncias, não vamos fazer exatamente igual aos outros, mas mesmo assim, ele valoriza nos muito, ele nunca pedirá mais do que podemos lhe dar.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E voltamos ao exemplo do apóstolo Paulo e outros, eles fizeram muito enquanto podiam quando Paulo estava livre, mas quando ele estava na prisão, ele continuou fazendo talvez pouco, mas fez com qualidade, sempre para Jeová, que é por isso que o que conta para Jeová não é a quantia que damos, mas a razão pela qual o fazemos.
Pessoalmente, o exemplo do Pablo me ajuda porque claro que o Pablo estava porque ele estava na prisão e não tinha outro jeito, ele não conseguia fazer tudo o que vinha fazendo, mas é um bom exemplo para nós que tivemos que desacelerar , o que não é fácil porque a pessoa também ama o que faz e vendo que não pode fazer é difícil e você pode até pensar e isso servirá a Jeová o que eu faço, mas que bom exemplo ele nos dá e que gentil que amoroso a Jeová é e sua organização que nos dá exemplos como Paulo para nos encorajar.
E também a ideia que o parágrafo 9 nos dá sobre ser razoável e se vermos o que significa a palavra razoável diz que é suficiente em qualidade ou quantidade e a ideia do parágrafo vai muito claramente nessa direção talvez quando tivemos o possibilidade de termos feito muita quantidade e isso era razoável, mas agora também podemos ser razoáveis porque a qualidade pode ser menor, mas ainda é exatamente tão válido para Jeová e como é bom que Jeová seja muito ou pouco, se fizermos isso de. o coração ele realmente valoriza muito.
O parágrafo comenta esse sentimento de que o que se faz nunca é o suficiente é o que essa irmã Amanda tinha. O problema dela era que ela dizia que não estava à altura. O problema é que o tamanho é determinado por si mesmo, não por Jeová, e então. às vezes até mais. Quando alguém está na verdade, fica mais consciente das imperfeições dos seus fracassos e diríamos que entramos numa espiral de exigir cada vez mais de nós mesmos, mas este é simplesmente um ponto de vista pessoal que Jeová faz. não pense assim.
Sim, ele não se concentrou no que tinha feito e não podia fazer mas sim no que poderia fazer naquele momento e diz aqui, por exemplo, o texto de Atos 28:30 e 31 que ele ficou trancado em uma casa alugada mas pregou a todos que ele veio visitá-lo e também sabemos que ele escreveu cartas e sabemos que Jeová o abençoou por isso.
Isso me faz pensar nos irmãos mais velhos ou cujas circunstâncias mudaram mesmo não sendo mais velhos, eles se esforçam, não precisam desanimar porque para nós, por exemplo, é um exemplo para mim ver irmãos como Maria ou minha mãe ou outros irmãos mais velhos Eles estão irritando você, por assim dizer, para que façam o que podem, então Jeová deve estar orgulhoso deles.
Portanto, devemos começar sendo equilibrados quando se trata de não exigir mais de nós mesmos e ter em mente que, como o apóstolo Paulo, nossas circunstâncias mudam ao longo de nossas vidas e nem sempre seremos capazes de dar o mesmo a Jeová. fazemos o que podemos com toda a nossa alma, podemos ter certeza de que Jeová está feliz conosco porque o que ele leva em conta são os motivos pelos quais fazemos isso.
Pois bem, ele passou dois anos em sua casa e lá fez o que pôde, pois a história também diz que ele recebia gentilmente todos que o visitavam e lhes pregava sobre o Reino de Deus, então dentro de suas circunstâncias ele continuou a fazer o seu melhor .
DE QUE MANEIRA JEOVÁ NOS MOSTRA QUE ESTÁ FELIZ CONOSCO?
10. Como é que Jeová nos “diz” que está feliz connosco? (João 16:27).
A primeira maneira é através de sua palavra na Bíblia. Sabemos que Jesus imita perfeitamente o seu pai, por isso, quando lemos as suas palavras que foram amorosamente dirigidas aos seus servos, é como se Jeová as estivesse dizendo a nós.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E se olharmos o que João 16 27 disse, o próprio pai os ama. Isso é uma demonstração clara de como Jeová nos envia o seu contentamento, e é por isso que nesta imagem onde está esta irmã, esta encenação diz que Jeová nos mostra de muitas maneiras que temos a sua aprovação, e uma delas é lendo a palavra , ali nos conforta saber o que Jeová nos diz pessoalmente.
Bom, temos que ler a Bíblia, aí encontramos as passagens onde Jesus, ao tratar seus discípulos, também lhes disse que Jeová o amava e portanto, ao copiar seu exemplo, ele nos amou. falou aos discípulos mas falou em geral de toda a humanidade, portanto quando lemos a Bíblia sentimos o carinho de Jeová por nós.
Jeová disse pessoalmente a Jesus que o amava, que o amava, que tinha sua aprovação e dessa forma Jesus transmitiu aos seus discípulos o carinho que seu pai havia transmitido a ele, agora Jesus transmitindo aos seus discípulos hoje na radiodifusão podemos ver que irmãos digam sempre, irmãos, nós amamos vocês e essa é a forma de transmitir o carinho que Jeová tem pelos seus servos.
João 15:15 ali vemos Jesus que, apesar das imperfeições dos Apóstolos, diz que os chamava de amigos, ou seja, Jesus os via como amigos, podemos pensar que Jeová nos vê como seus amigos.
Tanto Jeová como pai quanto Jesus também imitando sua semelhança ao cuidar de nós porque vimos no início que havia irmãos que não tinham autoestima porque seus pais nunca tinham dito eu te amo, mas é um grande diferença em Jeová em Jesus e eles nos contam isso através da Bíblia.
E a verdade é que é um bom lembrete, vez após vez, poder ter acesso à Bíblia e poder ler estas palavras, porque em muitos contextos de circunstâncias em que Jesus lhes diz ou mostra o carinho que seus discípulos tinham, nós podemos nos identificar com eles porque não foram os melhores momentos que os discípulos estavam passando e isso nos lembra que mesmo nesses momentos Jeová continua a nos amar.
ILUSTRAÇÃO
Bom, aqui podemos ver uma irmã que está lendo a Bíblia com calma em casa e vemos que ela está gostando e claro que essa irmã pode ter sua própria opinião sobre si mesma, talvez ela tenha coisas que deseja melhorar ou erros do passado que pode desanimar, mas agora lendo a Bíblia e meditando nela pode ver as coisas como Jeová as vê, corrigir seu ponto de vista e isso a faz se sentir calma e pode-se ver em seu rosto que ela está feliz.
Uma irmã em casa lendo a Bíblia. Jeová nos mostra de muitas maneiras que temos a sua aprovação. (Ver parágrafo 10).
11. Por que não devemos encarar as provações como um sinal de que perdemos a aprovação de Deus? (Tiago 1:12).
Bom, não devemos ver as provas como uma demonstração de que perdemos a aprovação de Deus porque não é assim. Jeová às vezes permite que seus servos passem por provas mesmo estando fazendo as coisas bem, pelo contrário o que são é uma oportunidade para continuar demonstrando. para outros Jeová, nós amamos isso, se ficarmos desanimados aí podemos acabar caindo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Neste parágrafo 11 é dado o relato do que aconteceu com seu servo Jó. Portanto, Jeová às vezes permite que passemos por dificuldades, mas em vez de encararmos as provações como desaprovação de Jeová, devemos vê-las como uma oportunidade de mostrar-lhe que o amamos profundamente e que confiamos nele, porque sabemos que ele nos ajudará ou nos ajudará a superar. . da provação que Jeová tira ou ter a energia necessária para suportá-la. É nesses momentos difíceis que percebemos melhor o seu apoio e carinho. Se não tivéssemos provas, perderíamos isso, embora a situação não seja agradável, perderíamos por perceber o amor de Jeová de maneiras diferentes.
Às vezes, ele nos permite passar por dificuldades como fez com Jó, onde Satanás o estava testando e desafiando a Jeová, então o que podemos fazer é ver essas provações e dificuldades como oportunidades para mostrar que amamos a Jeová e como isso é lindo, como vimos. no discurso que Jeová usará nossos nomes para demonstrar que o servimos por amor.
Às vezes vemos as provações como um sinal de que perdemos a aprovação de Deus, mas outro detalhe muito interessante sobre o caso de Jó é que quando Jeová permitiu que Satanás o testasse ele disse que não há ninguém como ele na terra, ele é um homem íntegro e justo. justo que teme a Deus e evita todo o mal, por isso não perdeu a aprovação, pelo contrário Jeová o amava muito.
E essa mesma ideia que é mencionada sobre Jó não está apenas no capítulo 1, mas mais tarde no capítulo 2, quando ele vê que depois de tirar todos os seus bens ele até fica doente e mas primeiro ele repreende a Deus que é a sua vez até os ossos. e há mais dois textos na Bíblia que se harmonizam com este, Provérbios dá uma resposta que desafia zombeteiramente a Jeová e depois Jesus também disse que Satanás exigiu nos peneirar como trigo, então a conclusão é que vemos cada prova como uma oportunidade para dar uma resposta a Satanás de que realmente seremos fiéis a Jeová.
Quão reconfortantes são as palavras de Tiago 1:2 porque a primeira palavra nos diz que podemos ser felizes mesmo passando por esse tipo de provação e pelo simples fato de que Jeová nunca nos deixará sozinhos, assim como não fez com Jó e neste maneira. maneira, isso nos ajudará a superá-los.
12. O que a experiência de Dimitri nos ensina?
Esse irmão perdeu o emprego, muitos meses se passaram e ele não conseguia encontrar outro, então decidiu pregar mais para mostrar a Jeová que confiava nele, até que claro apareceu um emprego. Mas depois de muito tempo ele ainda estava desempregado. Agora veio a complicação, sua saúde o obrigou a ficar de cama, por isso, ele achou que Jeová estava decepcionado com ele, como pai, como marido, mas percebeu o que sua filhinha fez, imprimiu um papel para ele Isaías 30:15, onde Ele diz que sua força dependerá de ele permanecer calmo e mostrar confiança. Jeová usou sua filha para encorajar o pai dela, e é claro que ele percebeu que graças a Jeová, embora sua saúde não fosse boa, nem ele tivesse um emprego, Jeová estava ajudando sua família a ter roupas, comida e um teto.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele entendeu que com aquele texto o que tinha que fazer era manter a calma e continuar confiando no meu Deus, disse ele. E aqui temos uma encenação do que pode ter acontecido com esse irmão, é uma demonstração em muitos aspectos que temos a sua aprovação, com um texto bíblico que uma menina, no caso sua filha, o ajudou a lembrar.
Aqui vemos como ele ajuda as pessoas que são humildes e recorrem a ele que para vencermos e enfrentarmos a prova temos que confiar em Jeová, não vamos ficar nervosos e perder a calma. Jeová é quem nos ajudará a perseverar.
Muitas vezes os irmãos perderam o emprego, aumentaram a atividade espiritual e surgiu um trabalho maravilhoso, mas o mesmo não acontece aqui e às vezes podemos confundir se as coisas acabam bem ou, como acredito, vão bem, eu tenha a bênção de Jeová, se não, não, que lindo o parágrafo e a experiência porque a bênção de Jeová é o que nos dá força para suportar. A resposta pode ou não ser o que esperávamos, mas sempre teremos força para suportar.
Sim, também nos mostra que o fato de servirmos a Jeová não nos torna automaticamente uma barreira protetora contra problemas. Este irmão não só tinha um, tinha muitos, mas onde podemos encontrar a força que recebeu e onde estava o problema. , que talvez ele tenha pensado muito nas suas próprias forças para superar todos aqueles problemas e talvez estivesse esquecendo que Jeová estava no controle da situação, então quando ele pensou que o melhor a fazer era, como disse sua filhinha neste. texto, deixe tudo nas mãos de Jeová, foi aí que ele se sentiu bem .
Talvez pudéssemos pensar em como manter a calma numa situação tão desesperadora. Às vezes é muito difícil se colocar numa situação em que alguém não tem emprego e ainda por cima vem uma saúde totalmente péssima, então são situações em que. até humanamente é difícil mas essa parte onde ele fala o que é o que temos que fazer para confiar, aí ele sabe e vai nos dar forças para aguentar, provavelmente esse irmão não conseguiu o emprego porém Jeová Deus vai dar a ele o força e através dos irmãos receberá a ajuda correspondente.
Aí a gente vê que ele começou a pensar, claro, que não tinha emprego, mas agradeceu a Jeová porque sua família ainda tinha roupa, comida e um teto sobre sua cabeça e disse que o que tinha que fazer era ficar calmo e continuasse confiando em Jeová Deus e ele certamente conseguiria o emprego.
ILUSTRAÇÃO
Um irmão doente que está na cama segura um papel em uma das mãos e sua filhinha segura na outra. Jeová nos mostra de muitas maneiras que temos a sua aprovação. (Ver parágrafo 12). para
13. De que outra forma pode Jeová expressar-nos a sua aprovação?
Bom, muitas vezes ele usa seus irmãos, muitas vezes quando mais precisamos de palavras de encorajamento, o irmão ou irmã chega no momento apropriado para nos encorajar e isso reflete que Jeová se preocupa conosco e que temos sua aprovação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Por meio dos seus servos, nossos irmãos, Jeová poderá usá-los para nos dar palavras de encorajamento justamente quando mais precisarmos delas. E aqui temos o caso de uma irmã que perdeu o emprego, ficou gravemente doente e também o marido cometeu um pecado grave e teve que deixar de ser presbítero. Portanto, seu ânimo devia estar desanimado. Como Jeová usou seus servos para encorajar esta irmã? Os anciãos vieram e a encorajaram a ver que ela ainda tinha o amor de Jeová e, claro, da congregação, e esta irmã, por assim dizer, testou a Jeová dizendo-lhe que queria ver o apoio dele e naquele mesmo dia ela recebeu um abraço muito afetuoso. carta não continha apenas um irmão ou irmã, mas vários irmãos na congregação, e quando ela a leu sentiu que Jeová a tinha ouvido.
E nesta representação que temos, esta imagem indica que Jeová nos mostra de muitas maneiras que temos a sua aprovação, irmãos que nos visitam de um momento para o outro, ou nos enviam uma mensagem de texto, um texto bíblico, um cartão, um nota ou uma simples palavra, mas nos mostra que Jeová está preocupado com a nossa situação.
E visto que esta é uma forma que Jeová usa para encorajar a nós e aos irmãos, então ele também nos incentiva a sermos nós mesmos uma fonte de encorajamento, a sermos observadores, a tentarmos ser encorajadores, e quando vemos talvez um irmão ou irmã que precisa da nossa ajuda, apoio estamos ao seu lado porque assim seremos uma ferramenta nas mãos de Jeová para ajudar os outros.
A qualquer momento qualquer um de nós pode se encontrar numa situação em que podemos até pensar que coisas ruins estão acontecendo conosco porque perdemos o favor de Jeová. Nossa mente pode nos dizer isso e é curioso porque, como José fez muito. bem, tanto os anciãos como o resto da congregação, Jeová os usou para nos encorajar na hora certa, portanto, o fato de passarmos em um teste não significa que perdemos a aprovação de Jeová porque Jeová nos garante que ele nos dará o força para suportar aquelas situações que às vezes não conseguimos compreender.
Que lindo quando ele diz que muitas vezes as palavras gentis de outros refletem a aprovação de Jeová de quão valiosos somos para Jeová, como dizem no Salmos 10:17, que diz que aquele que ouve o barulho dos mansos fortalecerá nossos corações e estará atento a nós, Que bom ter um pai, um Deus tão amoroso.
ILUSTRAÇÃO
Vemos na fotografia que Jeová agora está usando os anciãos para incentivar a irmã a recuperar a alegria, para que ela possa ter certeza de que tem a aprovação de Jeová.
Dois idosos visitam uma irmã na casa dela. Eles têm suas Bíblias abertas enquanto conversam com ela. Jeová nos mostra de muitas maneiras que temos a sua aprovação. (Ver parágrafo 13).
14. De que outra forma Jeová usa os irmãos para expressar sua aprovação a nosso respeito?
Jeová os usa para nos aconselhar quando precisamos, por exemplo ele usou o apóstolo Paulo para escrever 14 cartas aos cristãos do primeiro século por inspiração, ele o usou porque era bom, amoroso e disciplinado como um pai faz com um filho ele amou. É isso que Jeová faz, hoje ele usa um irmão ou até uma irmã quando nos aconselha com a Bíblia e isso é um sinal de que Jeová continua nos amando, e que claro que ele está usando esse servo para nos corrigir, porque ele ama nós, porque ele não quer que tenhamos problemas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim Hebreus 12:6 diz que Jeová disciplina aqueles que ele ama Então precisamente Jeová quer nos polir, ele quer nos refinar, ele quer nos tornar pessoas melhores porque ele nos ama e é por isso que às vezes eles usam nossos irmãos na congregação para polir-nos para nos disciplinar, dar-nos conselhos, corrigir-nos e assim sermos melhores.
Por isso é bom que quando alguém nos dá um conselho não pensemos que talvez a pessoa esteja nos dando um conselho, se for um bom conselho temos que pensar que vem de Jeová.
Além disso, às vezes, quando recebemos conselhos baseados na Bíblia, às vezes podemos não gostar ou podemos pensar que perdemos a aprovação de Jeová, mas isso não é de forma alguma um sinal do seu grande amor.
E aqui ele menciona o parágrafo que Jeová usou o apóstolo Paulo para escrever 14 cartas aos cristãos que eram cristãos ungidos. Mas estas cartas incluíam conselhos firmes para corrigir o proceder dos cristãos, para que pudessem agradar mais a Jeová e servir de mais encorajamento para ele. a congregação.
OUTRAS PROVAS DE QUE JEOVÁ NOS DÁ SUA APROVAÇÃO
15. A quem Jeová dá o seu espírito santo, e de que podemos ter certeza?
Jeová dá o seu espírito santo aos que têm a sua aprovação e como sabemos que temos o seu espírito santo? porque refletimos as qualidades do fruto do espírito e isso é uma demonstração de que Jeová está feliz conosco.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, como diz Mateus 12:18, Jeová dá seu espírito santo àqueles que têm sua aprovação, de modo que podemos estar plenamente convencidos de que Jeová fica muito feliz conosco se observarmos que demonstramos as qualidades do fruto do espírito.
Se demonstrarmos na nossa vida diária as qualidades desse fruto do espírito, se Jeová está nos dando o espírito e temos de demonstrá-lo, então, sendo amorosos, tendo paciência, tendo autodomínio, então deixemos que essas qualidades do fruto refletir-se em nós, em nossa vida diária, na forma como tratamos os outros.
Temos aqui esta representação das provas de que Jeová nos aprova. Como este irmão mostra seu amor e bondade para com esta pessoa idosa que teve um acidente que os frutos vão cair, e ele está ajudando amorosamente, isso é um reflexo fiel de que possuímos o Espírito Santo de Jeová.
E temos aqui este quadro onde está indicado sobre o espírito ou fruto do espírito, e algumas características são citadas ali segundo certas revistas das Torres de Vigia, que se quisermos nos aprofundar no assunto, podemos analisar essas nove qualidades do fruto do espírito, lembremos que não existem nove frutos do espírito, são qualidades ou características e é um único fruto.
RESPOSTAS BASEADAS NA CAIXA: “O fruto do espírito é…”
Bom projeto, claro, todos, gostei muito no quesito de bondade justamente relacionado à fotografia. A matéria do dia 19 de março dizia que essa qualidade, lembrando o que faz um pintor, um pintor quando está desenhando um quadro ele não. só faz isso Com duas pinceladas, mas com muitas pinceladas minúsculas ele pode criar um trabalho espetacular, com pequenos atos bons que fazemos aos outros podemos criar uma imagem completa do bem.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Gostei muito do artigo que fala sobre autocontrole, que é uma qualidade que custa muito cultivar e que pode ser perdida com muita facilidade, mas como Jeová está sempre nos ajudando e por isso ele diz que é bom pedirmos Jeová em oração e Evite qualquer coisa que enfraqueça nossa capacidade de mostrar esse autocontrole.
Gostei muito daquele sobre muita paciência, ele disse que ser paciente significa mais do que se resignar a uma situação difícil, é aguentar sem perder a esperança e mencionou que um dos melhores exemplos foi Jeová porque ele sempre foi muito paciente e ele mencionou quando Abraão questionou sua decisão de destruir sua domesticação que primeiro ele não o interrompeu, mas ouviu pacientemente enquanto Abraão expressava suas dúvidas e então mostrou-lhe que o tinha ouvido, repetindo suas preocupações e assegurando-lhe que não iria destruir. Sodoma, como podemos imitar este exemplo nas diferentes áreas da vida, a Torre de Vigia mencionou situações que podem nos fazer perder a paciência e como lidar com elas.
Por exemplo, o do amor é muito bonito porque é complicado quem se atreve a definir o que é o amor, porém através das manifestações ou traços do amor identifica-se este precioso traço do fruto do espírito.
Sim, no que diz respeito à fé nos fortalece, eu estava falando sobre como é a nossa atitude ao estudar a Bíblia, ao estudar todas as coisas que de alguma forma podem nos ajudar a ver que nossas circunstâncias ou coisas no futuro próximo serão uma realidade , uma atitude positiva é a chave que nos abre para Jeová.
Também discuto a ideia de fé porque gostei porque às vezes quando a gente pensa em fé eu tenho fé, mas não é só uma palavra dita e pronto eu acredito, ter fé é acreditar porque é muito bom o que diz que mesmo em Santiago que até os demônios também acreditam, então a pergunta que devo me fazer é se eu acredito e os demônios acreditam, deve haver algo mais na fé que devo mostrar que os demônios não acreditam.
Analizando precisamente esta imagen pues busqué qué cualidad podría estar desarrollando el hermano y entonces pues es la benignidad que significa también amabilidad y la amabilidad no es solo ser educado y cortés sino que va más allá es la amabilidad motivada por el amor y la empatía hacer cosas pelos demais.
ILUSTRAÇÃO
Pois bem, você vê um irmão que talvez venha de uma assembleia, está bem vestido e arrumado e agora viu que uma avó deixou cair coisas e fez um ato de bondade movido pelo Espírito Santo para ajudá-la.
Sim, a fotografia mostra um ato de bondade deste irmão para com a senhora idosa. Então quando alguém demonstra essas qualidades, as qualidades do fruto do espírito, ele está demonstrando que está recebendo, portanto é uma garantia para nós disso. Jeová está nos dando exatamente esse espírito.
Um irmão ajuda uma senhora idosa que deixou cair algumas coisas que comprou. Que provas você tem de que tem a aprovação de Jeová? (Ver parágrafo 15).
16. De acordo com 1 Tessalonicenses 2:4, quem Jeová usa para pregar as boas novas? E como isso faz você se sentir?
Pois bem, Jeová usa aqueles que ele aprova e confia para anunciar as boas novas. E aqui temos o caso desta irmã chamada Jocelyn, quando acordou naquela manhã ela diz que se sentia, sem forças, incapaz de fazer qualquer coisa. Então ele orou a Jeová e saiu naquela manhã, e encontrou uma mulher na pregação que estava disposta a estudar chamada Mary. Meses depois, quando, sem dúvida, havia mais confiança, esta mulher disse a ele que naquela manhã Joceyn ligou para At. na porta dela ela estava orando a Deus pedindo ajuda e Jocelyn chegou, embora ela não tivesse vontade de sair naquele dia para a atividade, ela saiu, então ela diz que senti que Jeová estava me dizendo que você tem minha aprovação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Portanto, Jeová fica feliz quando nos vê fazendo todo esforço para transmitir as boas novas a outros. E aqui temos um cenário onde nossas irmãs estão na atividade do ministério e é uma forma de Jeová estar demonstrando sua aprovação, permitindo que elas, usando-as, tragam essas boas novas.
Bem, esta irmã que era pioneira, mas tinha que pregar, mas não estava com muito espírito, mas decidiu sair e encontrou uma mulher que concordou em estudar a Bíblia e então lhe disse que estava orando a Deus para ajudá-la. minha irmã lembra é que isso lhe mostrou que Jeová a estava ajudando.
Sei que Jeová atrai pessoas assim como atraiu cada um de nós para a verdade e continua a fazer isso e nos usa para alcançar essas pessoas.
Poder demonstrar o amor que sentimos por Jeová pregando o seu reino nos dá felicidade e vemos que quando vamos pregar, vemos como vale a pena dar tudo por Jeová, ele não esquece o que fazemos por ele e isso dá nós felicidade.
Imagino que quando Jesus estava com Jeová e como ele menciona em Gênesis ele diz vamos fazer o homem à nossa imagem, como Jesus sentiria que seu pai o incluísse em algo tão grande quanto a criação pela qual ele mais tarde derramou sua vida, no da mesma forma que somos colaboradores de Jeová, devemos entender isso para que Jeová esteja permitindo que sejamos usados para uma obra onde vidas estão envolvidas.
ILUSTRAÇÃO
Ele nos confiou as boas novas das boas novas daqueles a quem ele aprova, por isso é um privilégio que temos em qualquer faceta da pregação, como a pregação pública.
Duas irmãs pregam com o carrinho e conversam com uma jovem. Que evidências você tem de que tem a aprovação de Jeová? (Ver parágrafo 16).
17. O que o que Vicky diz lhe ensina sobre resgate? (Salmo 5:12).
Ela teve dificuldade em acreditar que Jeová a amava, mas então chegou à seguinte conclusão: Jeová tinha sido muito paciente com ela, durante muito tempo com tudo, era como se ele estivesse dizendo a ela, o seu amor não pode me alcançar , o sacrifício do Teu filho não é suficiente para perdoar meus pecados, mas Vicky pensou no resgate.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E, como diz o Salmo 5:12, ela sentiu que Jeová a estava enchendo de aprovação, usando-a para resgatá-la. Para esta ocasião e aqui temos este cenário com a seguinte pergunta: Que prova você tem de que tem a aprovação de Jeová? Aqui vemos como um irmão pode estar se lembrando do sacrifício de Jesus que ele fez por cada um de seus servos que lhe obedecem e o servem lealmente.
Os sentimentos que ela teria eram muito tristes e angustiantes porque ela não sentia que Jeová a amava. Ela até disse que é como se estivesse afirmando que o sacrifício de Jeová e de seu filho não foi suficiente para perdoar seus erros porque foram. maior do que o amor que Jeová tinha por isso, então isso a ajudou a meditar no fato de que realmente não era assim e no grande amor que Jeová deu a ela.
Sim, se tivermos dificuldade em acreditar que Jeová nos ama ou que temos aprovação, é como se duvidássemos do significado do sacrifício do seu filho, é como se disséssemos a Jeová que não basta que ele tenha dado criou seu filho e que passou por tudo isso para perdoar nossos pecados que está fora de lugar, então não confiemos sempre em nosso coração ou no que ele nos diz porque é traiçoeiro, mas sim confiemos em Jeová que é quem nos diz isso em seus olhos somos justos graças a este resgate.
Salmo 5:12 | A ideia de que ele nos cobre com sua aprovação é como se ele nos protegesse com esse arranjo, nosso ponto de vista é muito limitado como vimos no caso da irmã mas os pensamentos de Jeová estão muito acima do nosso raciocínio e dos nossos pensamentos, portanto meditamos. no resgate nos ajuda a ver as coisas como Jeová as vê.
ILUSTRAÇÃO
Sí a pesar de que está encarcelado él no se siente como que Jehová abandonado que no le da su aprobación sino que está pensando y podemos ver su rostro un rostro que no está triste ni está preocupado en demasía sino que está pensando en que lo quiere tanto que incluso el rescate de Jesús es el que realmente lo va a librar estas cosas y él sigue adelante porque tiene fe en ese rescate, entonces para nosotros es exactamente igual si el hermano está aguantando ahí está predicando con su ejemplo y no está poniendo el ejemplo Aos demais
Portanto, a fotografia mostra que apesar das dificuldades este irmão não tem uma situação muito agradável, mas ele está meditando no sacrifício de Jesus e isso o está convencendo de que Jeová o está ajudando a conseguir suportar esta provação.
Um irmão preso pensa em Jesus na estaca de tortura. Que evidências você tem de que tem a aprovação de Jeová? (Ver parágrafo 17).
18. Do que podemos ter certeza se continuarmos a amar nosso Pai celestial?
Embora possamos ficar um pouco desanimados e continuar pensando, se tivermos a aprovação de Jeová. Devemos lembrar que ele aprova aqueles que continuam a amá-lo. Portanto, temos de continuar a achegar-nos a Jeová e tentar ver todas as maneiras pelas quais ele nos mostra que está feliz connosco e com o serviço fiel que lhe prestamos, segundo as nossas circunstâncias.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Às vezes podemos ficar desanimados de fazer as coisas bem e de nos esforçar continuamente, mas devemos sempre lembrar-nos de que Jeová está muito perto de nós, mais do que pensamos, como ele diz em Atos 17:27.
Portanto, temos que estar sempre perto de Jeová e ver todas as maneiras pelas quais ele nos mostra que está feliz conosco, como vimos agora neste artigo.
Devemos nos esforçar para nos aproximar de Jeová, ler sua palavra e meditar em como ele nos mostra seu amor todos os dias e como está feliz conosco.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que alguns talvez pensem que Deus não os aprova?
Os motivos são vários, pode ser por problemas de autoestima, alguns foram afetados pelo ambiente em que foram criados e não receberam amor, outros podem se sentir culpados pelas coisas que fizeram antes de saber a verdade e acreditar que eles ainda são responsabilizados por Deus, e alguns outros acreditam que o que fazem não é suficiente para obter a aprovação de Jeová.
Bem, talvez eles se sintam culpados pelas coisas que fizeram no passado, embora saibam que se arrependeram de que Jeová os perdoou, mas isso continua na mente e no coração da pessoa ou também que talvez não tenham feito o suficiente para ter a aprovação de Deus.
De que maneiras Jeová nos mostra que nos aprova?
Uma forma é através da sua palavra a Bíblia, o que lemos quando lemos aquelas palavras que Jesus dirigiu de forma amorosa aos seus discípulos, é como se Jeová as dissesse para nós e isso é lindo. Outra maneira é quando sentimos apoio e amor para suportar provações e também usamos nossos irmãos para nos lembrar que temos a aprovação de Jeová. Às vezes também para nos aconselhar porque não querem que nos desviemos deste caminho que leva à vida eterna.
Ele também usa os irmãos para nos disciplinar se necessário através da Bíblia, portanto não devemos ver que se eles nos disciplinarem é uma desaprovação que temos diante de Jeová mas sim como uma ajuda.
Por que podemos ter certeza de que temos a aprovação de Deus?
Porque temos o seu Espírito Santo e isso se reflete no nosso comportamento, nas suas qualidades. Também podemos participar na obra de anunciar as boas novas, e Jeová não permite isso a qualquer pessoa. E o valor do resgate recai sobre aqueles que têm a aprovação de Jeová.
Pois Jeová nos mostra que nos aprova por nos dar seu espírito santo, confiar-nos a obra de pregar as novas e aplicar o valor do resgate àqueles que têm a sua aprovação.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário