Estudo de A Sentinela, Como aproveitar mais a pregação, semana de 24 a 30 de junho de 2024, comentários e respostas.

Estudo de A Sentinela, Como aproveitar mais a pregação, 24 a 30 de junho de 2024, comentários e respostas.

1. Que sentimentos alguns têm quando saem para pregar? (Veja também a imagem).

Muitos irmãos são fascinados pela pregação, mas alguns têm mais dificuldade em apreciá-la, ou seja, amam a Jeová, são boas pessoas, mas talvez sejam tímidos ou não tenham autoconfiança ou não se sintam à vontade para bater nas portas sem serem convidados . Há quem tenha medo de ser rejeitado e outros não gostem de discussões com os moradores, mas são pessoas que amam a Jeová e gostam de servi-lo, mas há certas facetas ou momentos desconfortáveis ​​que fazem com que não gostem de pregar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Apesar desses desafios, eles amam muito a Jeová e entendem a importância da obra de pregação, e é por isso que participam dela com frequência. Por isso, Jeová fica muito feliz com eles pelo seu esforço e dedicação.

Tem outros irmãos que são muito tímidos e têm um pouco de medo de enfrentar outras pessoas que os rejeitam, mas gostei muito do final que apesar de todas as circunstâncias, Jeová vê o esforço que fazemos, por isso ele diz o quanto está feliz por isso. Jeová esteja com eles, ou seja, Jeová, o que quer que façamos, sentimos medo ou medo do homem, mas ele estava cumprindo essa mensagem, essa comissão que Jeová nos deu e nós a levamos com amor para com ele.

ILUSTRAÇÃO

Na imagem podemos ver duas irmãs pregando de casa em casa, uma delas parece feliz pregando, mas a outra irmã não parece tão alegre, mas não é que ela cometeu um pecado ou se você não ama a Jeová, você simplesmente não consigo me acostumar com o que a pregação implica. Por isso, é bom nos perguntarmos: E nós? Gostamos de pregar? E como nos sentimos quando estamos lá? Estas são perguntas muito boas que podemos fazer a nós mesmos.

Vemos o contraste entre o modo como a irmã da esquerda gosta de pregar, por um lado, parece que ela acabou de deixar uma publicação sobre a pessoa que vemos mais atrás, e por outro lado, a irmã da direita, porque ela está um pouco mais angustiada, sobrecarregada pela pregação em si porque ela não gosta tanto quanto a outra irmã, aí vemos o contraste do que estávamos dizendo. Nem todos nós sentimos da mesma forma o que significa pregar, o que pelo menos. no final das contas é algo que não é natural ter o que fazer como seres humanos.

Duas irmãs pregando de casa em casa. Um deles parece feliz, mas o outro parece desconfortável e nervoso. Você gosta de pregar? (Ver parágrafo 1).

2. Por que você não deveria ficar desanimado se tiver dificuldade em se sentir confortável no ministério?

Pois bem, aqui é abordado de uma perspectiva positiva, pois talvez seja um sinal de humildade, porque talvez ele não queira chamar a atenção para si, ou não queira se envolver em discussões e ninguém gosta de ser rejeitado, então em nesse sentido é compreensível.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Outra coisa que nos ajuda a não desanimar é entender que Jeová entende muito bem os desafios que enfrentamos e quer nos ajudar. Se às vezes, e talvez nos perguntemos se, alguém entende o que significam esses momentos desconfortáveis ​​na pregação.

Embora seja verdade, não devemos desanimar, mas se o fizermos, não devemos nos sentir mal, porque nosso pai celestial entende muito bem os desafios que seus servos enfrentam ao pregar. Por outro lado, estas dificuldades são normais e devemos enfrentá-las com uma atitude positiva e com a confiança de que Jeová pode ajudar-nos a superá-las.

Em Isaías 41:13 diz: Eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela mão direita. Sou eu quem te diz: “Não tenha medo, eu vou te ajudar?”, então, se sentimos esse desconforto ou não nos sentimos muito felizes em pregar. Este artigo fornece algumas sugestões práticas que nos ajudarão a dar um novo brilho ao nosso ministério.

Não estamos sozinhos Jeová entende os desafios que enfrentamos e porque quer nos ajudar, como diz o parágrafo, vai nos dar uma mão e a prova de que o faz é que este artigo vai nos dar cinco sugestões para. veja como lidamos com os desafios que temos quando saímos para pregar.

E pensemos também que quando estivermos pregando não devemos ter medo porque Isaías, a quem diz Isaías 41:13, não tenha medo, eu te ajudarei, sabemos que Jeová está sempre do nosso lado e nos dará a força necessária para cumprir a nossa missão.

Se para nós é difícil pregar, talvez não tenhamos vergonha de nos compararmos com outros irmãos mais ativos na pregação, mas o parágrafo diz que não devemos desanimar porque talvez a insegurança que sentimos seja um sinal de humildade ou talvez seja porque não queremos chamar a atenção para nós mesmos nem atrapalhar as pessoas que estão fazendo outras coisas, então nossas razões pelas quais achamos difícil pregar podem ser bons traços de personalidade em si.

RECEBA FORÇA DA PALAVRA DE DEUS

3. Onde Jeremias conseguiu forças para pregar?

Jeremias sentiu-se intimidado e disse que não sei falar porque era menino. Porém, ele conseguiu superar suas inseguranças recebendo força da palavra de Deus, a ponto de suas palavras se tornarem como um fogo ardente preso em seus ossos e ele não poder mais contê-las.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Da mesma forma, aqueles que são tímidos ou se sentem incomodados ou intimidados na hora de pregar poderiam superar esses obstáculos se analisassem o exemplo de Jeremias, a quem a palavra de Deus deu a força necessária para cumprir a sua missão, apesar de o território não ser fácil. de forma alguma.

Sim, ele tinha falta de autoconfiança e comparando esta observação com a ousadia e firmeza que Jeremias demonstrou ao longo do seu ministério profético pode-se deduzir que estas qualidades excepcionais não eram inerentes, mas sim o resultado foi como foi comentado. confiança total em Jeová.

O parágrafo diz que ele recebeu força da mensagem que tinha que proclamar, mas é curioso porque essa mensagem era de violência e destruição. Em outras palavras, é um pouco contraditório pensar que aquela mensagem em si lhe deu força, mas na realidade a. O ponto é que quando ele decidiu Não falar, eu não pude ficar em silêncio, como diz o texto, Suas palavras se tornaram como um fogo ardente preso em meus ossos. É a mesma coisa que aconteceu conosco dizendo: “Sim, nós tentamos. fique quieto, o que sabemos que não conseguiremos fazer”, então nossa força vem da própria mensagem que Jeová nos comissiona.

Se ele disser que sentiu as palavras de Jeová, a mensagem como um fogo que estava dentro dele e ele estava tão cansado de contê-las e ficar calado que até se cansou e por isso começou a falar.

Sim, ele se sentiu intimidado porque, como mostra o versículo 8, diz que eles continuamente o insultavam e zombavam dele.

4. O que alcançamos quando lemos a Palavra de Deus e meditamos nela? (Colossenses 1:9, 10).

Quando lemos a palavra de Deus e meditamos nela, fortalecemos nossa fé em Jeová e entendemos melhor por que é tão importante divulgar a mensagem do Reino por meio da pregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O apóstolo Paulo, em Colossenses, capítulo 1, versículos 9 e 10, indica que o conhecimento exato da palavra de Deus pode motivar os cristãos a se comportarem de maneira digna de Jeová e a darem frutos em toda boa obra, o que inclui a pregação das boas novas. Portanto, quando lemos e meditamos na palavra de Deus, não apenas fortalecemos a nossa fé, mas entendemos mais claramente a importância do nosso trabalho na pregação.

Mas assim como um amigo não pode nos consolar quando estamos desanimados, ler e meditar na palavra de Deus é como se tivéssemos que trazê-la para o nosso lado nos dizendo: não se preocupe, essa é a importância da mensagem e estou estarei ao seu lado, não apenas para fazer isso, mas para você aproveitar e dessa forma ler e meditar na palavra de Jeová nos fará sentir aquele fogo ou aquela vontade de pregar às pessoas assim como Jeremias teve.

Para que eles fossem preenchidos com o conhecimento exato de qual era a vontade e a sabedoria de Jeová e assim pudessem ter todos os tipos de frutos em todos os tipos de boas obras, então, por um lado, há o fruto do espírito, mas também boas obras, tais como pregação isso é o mais importante.

5. O que nos ajudará a tirar o máximo proveito da Bíblia?

Sugerimos que reserve o tempo necessário para aproveitá-lo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Paulo diz aos Tessalonicenses que eles deveriam verificar e o guia de estudo indica que a palavra acrescenta que aqui é traduzida como verificar fala de confirmar a autenticidade dos metais preciosos, naquela época era muito comum sabermos que até o apóstolo Paulo havia escrito outras cartas que Eles não foram inspirados. Havia outros apóstatas contra o Cristianismo que também escreveram, por isso era muito importante verificar e examinar sob provas que esses escritos eram inspirados.

Também para aproveitar melhor o estudo da Bíblia, temos as notas da Bíblia de Estudo que nos dão detalhes adicionais ao que estamos lendo sobre determinados versículos e na página da organização sob os ensinamentos bíblicos há uma seção chamada textos bíblicos explicados onde nós também são fornecidas notas explicativas e referências para melhor compreensão desses textos.

Sim, claro que temos muita informação, diz que no início não podemos ler, estudar e meditar correndo, claro que temos muita facilidade, podemos sublinhar rapidamente mas temos que nos aprofundar nas escrituras para dedicar tempo suficiente ao estudo para que a palavra de Deus chegue até nós e isso é o que nos moverá mais tarde e nos facilitará na hora de pregar. Para aproveitar ao máximo a palavra de Deus, é importante não ler, estudar ou meditar com pressa. Em vez disso, se nos depararmos com um texto bíblico que não entendemos, devemos procurar uma explicação do versículo contido nele. o índice das publicações da Torre de Vigia ou o guia de estudo para as Testemunhas de Jeová, porque ao dedicarmos tempo suficiente ao estudo, a nossa confiança na palavra de Deus, conforme mencionada em 1 Tessalonicenses, capítulo 5, versículo 21, aumentará.

Daí a excelente recomendação de não nos acomodarmos na preparação dos Encontros ou de fazermos o nosso estudo pessoal de forma superficial, pois quanto mais nos aprofundarmos na Bíblia, mais confiaremos nela e mais gostaremos de compartilhar com os outros o que aprendemos. .

PREPARE-SE BEM PARA A PREGAÇÃO

6. Por que devemos preparar-nos bem para o ministério?

Devemos nos preparar bem para o Ministério, porque se o fizermos certamente nos sentiremos mais confortáveis ​​conversando com as pessoas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, se nos prepararmos bem para pregar, ficaremos mais confortáveis ​​conversando com as pessoas e temos o exemplo de Jesus, ele preparou seus discípulos antes de sair para pregar e como eles colocaram em prática o que Jesus lhes havia ensinado, bem, ele diz isso Eles ficaram muito felizes com o que conseguiram, por isso a preparação é muito importante para entrar no ministério.

Jesus nos deu o exemplo. Ele preparou seus discípulos antes de enviá-los para pregar, conforme mencionado em Lucas capítulo 10, versículos 1 a 11, por sua vez, quando os discípulos colocaram em prática o que Jesus lhes havia ensinado, ficaram muito felizes por tudo o que conquistaram. Portanto, a preparação adequada também nos ajudará a sentir-nos mais confortáveis ​​e confiantes quando sairmos para compartilhar a mensagem da Bíblia com outros.

Sim, nesses versículos vemos como Jesus envia os 70, faz os preparativos, envia-os dois a dois, dá-lhes um território e também lhes diz o que têm a dizer e o que devem fazer quando chegarem aos territórios, o que é exatamente o que fazemos. Hoje, também nós, hoje, nos locais de encontro, fazemos arranjos, recebemos um território e graças ao encontro de vida e ministério, somos informados do que podemos dizer às pessoas no território.

E vemos em Lucas 10:17 que foi isso que eles fizeram, não como eles obedeceram. Diz que eles voltaram felizes e disseram: Senhor, até os demônios foram submetidos a nós quando usamos o teu nome. voltaram muito felizes porque as pessoas os ouviram por causa dos resultados que tiveram.

Ainda nos versículos 2 e 3 podemos ver como Jesus lhes explica o que vão encontrar, no versículo 2 vemos que ele lhes fala da necessidade que existe porque há poucos trabalhadores mas há muita colheita e no versículo 3 o que eles vão enfrentar.

E Jesus também lhes disse que nem tudo seria fácil porque havia quem não os ouvisse, mas disse-lhes como deveriam agir. Disse que deveriam sacudir a poeira dos pés e seguir em frente. outras pessoas, por isso também temos que levar isso em conta. Elas nem sempre ouvirão e aceitarão a mensagem que levamos.

7. Como podemos preparar-nos para a pregação? (Veja também a imagem).

Algumas maneiras pelas quais podemos nos preparar para a pregação são pensar em como expressar a mensagem da verdade com nossas próprias palavras e considerar duas ou três reações comuns que geralmente ocorrem no território e o que diríamos em cada caso.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se seguirmos essas sugestões quando sairmos para pregar, poderemos nos concentrar em estar relaxados, sorrir e ser amigáveis, sem nos preocupar em como expressar a mensagem que tornará possível que ela alcance o coração das pessoas e, ao mesmo tempo, desfrute do nosso serviço. .

E vemos ali a irmã que está se preparando para a pregação usando o panfleto manual fazendo discípulos um trabalho de amor que nos permite há diferentes seções como estamos vendo na reunião do meio da semana para iniciar conversas fazer revisitas e também fazer discípulos através de liderança Cursos Bíblicos.

Este tema das objeções é importante porque claro quais são as reações normais, diz ele, habituais no território, não estou interessado, estou ocupado, não quero saber nada sobre as Testemunhas, se não estivermos preparados para pensar em como vamos reagir a essas objeções, podemos ficar tensos, nervosos, o patrão percebe, mas por outro lado, se tivermos mais ou menos em mente algo amigável que possa até certo ponto. Se refutarmos ou anularmos essa objeção, então seremos calmos, sorridentes, amigáveis, e isso também poderá ter um bom efeito sobre o morador.

Bom, como diz o parágrafo aqui, propondo duas ou três reações comuns em nosso território.

ILUSTRAÇÃO

A irmã que estava desconfortável e nervosa na imagem anterior está agora em casa lendo o livreto “Fazendo Discípulos: Um Trabalho de Amor”. Prepare-se bem para a pregação. (Ver parágrafo 7).

8. Em que sentido os cristãos são semelhantes aos potes de barro?

Os cristãos são como vasos de barro no sentido de que carregam um tesouro valioso pregando as Boas Novas do Reino, assim como os mercadores carregavam itens preciosos em vasos de barro no tempo de Paulo, nós como servos de Deus levamos as boas novas e embora sejamos frágeis e limitados, Jeová nos sustenta e nos dá forças para cumprir fielmente nossa missão. Por esta razão, temos de pedir coragem a Jeová e ele nos sustentará e nos dará a força e a coragem de que necessitamos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E pensar nisso pode nos relaxar porque aí não somos os protagonistas, o barro é um material barato, é frágil, também somos frágeis e imperfeitos, mas o mais importante é a mensagem, então se nos concentrarmos mais na mensagem do que sobre o que eles vão pensar de nós e como vão nos tratar, então vamos relaxar e desfrutar mais do nosso ministério.

Sim, e com esse grande apoio teremos a força necessária para cumprir fielmente a nossa missão de levar a mensagem.

Bom, a mensagem é o que está no container e o container serve para transportar essa mensagem.

PEÇA CORAGEM A DEUS

9. Como podemos superar o medo dos homens e o medo da rejeição? (Veja também a imagem).

Para superar o medo do homem e o medo da rejeição, podemos seguir o exemplo dos apóstolos. Em vez de permitir que o medo nos domine, peçamos ajuda a Jeová em oração, assim com o seu apoio poderemos falar com coragem e venceremos o medo do homem com amor ao próximo.

Como vemos em Atos 4:18, vemos a situação pela qual os discípulos passaram, que foi muito difícil, mas eles não desistiram até o momento porque começaram a orar a Jeová e ele lhes deu coragem e força como vimos no versículo 31. Pois bem, Jeová lhe respondeu imediatamente que um exemplo tão lindo que temos podemos imitar hoje também.

A fotografia que vimos antes desta irmã estava se preparando para pregar e ela parecia feliz por estar preparada aqui nesta fotografia você pode ver a irmã que está passando por um momento diferente então ela vê a necessidade de orar a Jeová para continuar pregando então, que bom exemplo para qualquer um de nós, que dependendo da situação que estamos enfrentando naquele momento, não vamos parar de pregar porque temos que continuar pregando, mas temos que orar a Jeová pedindo ajuda.

Se vimos nos versículos anteriores como era importante pregar as boas novas porque vimos que isso salvou vidas, então é mencionado que quando temos medo do homem é importante que este amor ao próximo nos ajude a superar o medo do homem porque sabemos que se pregarmos o resultado pode ser salvar vidas.

Foi uma oração sincera e a resposta de Jeová foi imediata porque quando terminaram a oração ele os encheu do Espírito Santo.

E na aplicação da imagem vemos que aqui a coragem é mais necessária do que antes, aqui a irmã está sozinha, antes ela pregava com a ajuda de outra irmã, aqui tem gente que vai vê-la e ouvi-la, o que são o que as pessoas vão fazer? Das barracas ao redor, antes só havia uma pessoa, ou seja, a situação, digamos, é bem mais evidente, mas depois veremos o bom resultado que aquela oração tem.

ILUSTRAÇÃO

A mesma irmã está num mercado rezando silenciosamente. Peça coragem a Deus. (Ver parágrafo 9).

10. Que ajuda temos para cumprir a nossa comissão como Testemunhas de Jeová? (Isaías 43:10-12).

Jeová fez-nos suas testemunhas e promessas para nos ajudar a ser corajosos. Ele também comissionou os Anjos para nos ajudar e também nos dá o seu Espírito Santo como um ajudante que nos faz lembrar o que aprendemos. Da mesma forma, ele nos dá irmãos e irmãs para nos acompanhar e Jesus para estar conosco na pregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Portanto, temos tudo o que é necessário para cumprir a nossa comissão como Testemunhas de Jeová de sermos adaptáveis ​​e positivos. Jesus também nos ajuda porque quando deu aos seus discípulos a comissão de pregar, ele lhes disse que estarei com vocês até a terminação do sistema de coisas, então ele. está conosco quando pregamos as boas novas.

O segundo. ponto como lemos em Apocalipse 14:6 lemos que há outro anjo que voou no meio do céu e tinha boas novas eternas para anunciar a ele, então podemos ver claramente que Jesus nos comissionou com esta comissão. Anjos responsáveis ​​por nos ajudar e nos ajudar neste trabalho.

E é nesse ponto que gosto do terceiro que diz que o ajudante nos ajudará a lembrar João 14:25 diz que o pai enviará em meu nome e ele lhe ensinará todas as coisas e fará com que você se lembre de tudo o que eu disse você, já vimos antes a irmã estudando se preparando para a pregação e agora ela tem a ajuda do espírito santo que às vezes não só te ajuda a lembrar, mas também te diz como dizer isso para alcançar o coração das pessoas.

Sim, vemos como Jeová está nos dando irmãos e irmãs para nos acompanhar neste caminho que é a pregação e estamos muito felizes por ter esta irmandade global em todos os lugares porque a verdade é um encorajamento para todos.

SEJA ADAPTÁVEL E POSITIVO

11. O que você pode fazer para alcançar mais pessoas com a mensagem? (Veja também a imagem).

Para alcançar mais pessoas com a mensagem é preciso ser adaptável, para isso posso considerar pregar nas ruas procurando oportunidades em mercados, shopping centers e estacionamentos públicos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Josué mencionado no parágrafo tem se saído muito bem com essa estratégia. Além disso, as visitas podem ser feitas à noite ou aos domingos depois do meio-dia, já que é mais viável encontrar pessoas em suas casas.

E também podemos ser adaptáveis ​​em nossos horários, talvez possamos conversar com as pessoas à noite ou aos domingos depois do meio-dia, como fez Bridget.

Pois bem, aqui o apóstolo Paulo pensou onde havia pessoas e eles sabiam onde estavam e foram e falaram eficazmente com as mulheres. Lembremos que Lídia estava entre elas que se tornaram cristãs e cada uma de nós tem o hábito de ir às compras porque. tem gente que vai para o hospital, tem gente, então pense qual pode ser o nosso território habitual e bom e prepare-se para isso.

E vemos no desenho da foto que a irmã se adapta à situação porque oferece a ele um cartão pensando que é um estande de vendas que as pessoas podem vir comprar e para não entreter muito quem está ali porque ela terá contado a ele. Ele terá lhe dado uma pequena mensagem junto com o cartão.

ILUSTRAÇÃO

A mesma irmã está no mercado entregando um cartão de contato do jw.org a um vendedor. Seja adaptável. (Ver parágrafo 11).

12. Como podemos descobrir em que as pessoas acreditam e os temas que lhes interessam?

Para saber o que as pessoas acreditam e os temas que lhes interessam, podemos nos basear em questões relevantes seguindo o exemplo de Josué e Brígida, poderíamos perguntar o que você pensa sobre a Bíblia, você acredita que ela vem de Deus. Desta forma podemos iniciar uma conversa e descobrir suas crenças e preocupações.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A melhor forma de saber é perguntando-lhes, por isso podemos perguntar-lhes o que pensam ou o que acreditam ou o que os preocupa. Temos o exemplo de Josué e Brígida, quando oferecem o tratado independentemente da pergunta que dizem ou. o que as outras pessoas pensam. Eles perguntam o que elas pensam.

Também para determiná-lo, é importante sermos observadores do ambiente em que vamos pregar, estar atentos às últimas notícias, também ao que está acontecendo no mundo a nível nacional e até mesmo à nossa própria página das Testemunhas de Jeová. são muito bem pensados ​​e preparados porque são necessidades atuais e às vezes encontramos sobre a saúde mental dos jovens, as redes sociais ou os problemas dos conflitos armados e são temas quentes.

13. Como é possível pregar com sucesso mesmo que ninguém nos ouça? (Provérbios 27:11).

Mesmo que ninguém nos ouça, podemos ser bem-sucedidos na pregação por cumprirmos o que Jeová e seu filho nos pedem para testemunhar. Por outro lado, a nossa satisfação vem de termos agradado ao nosso pai celestial, independentemente dos resultados visíveis.

Devemos lembrar também o que diz Provérbios, capítulo 27, versículo 11, onde somos incentivados a ser sábios e a alegrar o coração de Jeová. Portanto, embora ninguém nos ouça ou muitos nos rejeitem, estamos tendo sucesso na nossa colaboração com Jeová para responder ao desafio de Satanás, uma vez que permanecemos fiéis, leais, obedientes e felizes porque os nossos esforços não passam despercebidos.

E além disso, não importa o depoimento, talvez ninguém nos atenda, não podemos iniciar conversas como gostaríamos ou como nos preparamos, mas muitas vezes as pessoas que não nos atendem podem nos ver ou um carro que passa e os comerciantes também nos veem, então o testemunho está aí, as pessoas sabem disso o que nós Testemunhas de Jeová passamos, então sendo testemunhas deles já estamos dando esse testemunho.

Claro, e aqui é destacado que não devemos nos preocupar se não conseguirmos conversar com ninguém ou se rejeitarem a mensagem, o importante aqui é sempre agradar ao nosso pai Jeová como diz Provérbio 27:11.

Devemos seguir todos os passos que vimos para nos prepararmos, mas mesmo que ninguém nos atenda ou nos rejeitem, para não desanimarmos, temos que levar em conta o que estamos vendo que Jeová tem prazer em saiba que damos um testemunho completo.

14. Como nos sentimos quando um publicador encontra alguém interessado na verdade, e por quê?

Quando um publicador encontra alguém interessado na verdade, todos ficamos felizes e alegres. Para entender melhor podemos ilustrar com a busca por uma criança desaparecida, muitos participam percorrendo vários trechos e quando a criança finalmente é encontrada todos ficam felizes porque o trabalho em equipe foi bem sucedido e o objetivo foi alcançado.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Além disso, quando um publicador vê que seus estudantes da Bíblia começam a frequentar as Reuniões, todos nós compartilhamos dessa alegria, porque fazer discípulos é um esforço de equipe, onde todos somos necessários, o sucesso desse publicador é o sucesso de toda a congregação.

E a gente também tem que ver que se essa pessoa continuar avançando, além de acompanhar o irmão até a irmã, dar o estudo, ela também vai começar a ir nas reuniões, assistir às reuniões e aí todos nós temos um trabalho com aquela pessoa , isto é, se alguém encontrar alguém no território, todos na congregação terão emprego.

FOCO NO AMOR

15. O que ajudará a aumentar o nosso entusiasmo? (Mateus 22:37-39; veja também imagem).

Para aumentar o nosso entusiasmo na pregação, temos de nos concentrar no amor a Jeová e ao próximo, conforme mencionado em Mateus, capítulo 22, versículos 37 a 39.

Devemos também imaginar como Jeová se sente feliz quando nos vê pregar, e como também se sentirão felizes as pessoas que começarem a estudar a Bíblia. Lembremo-nos também de que aqueles que aceitarem a mensagem receberão a salvação.

Claro que como dizia o texto, primeiro felizes, não Jeová e nós, porque ele nos vê pregando e a profecia lá em Mateus 22 37 a 39 se cumpre, e depois felizes porque se encontramos o nosso próximo, nós o amamos, nós ajudamos ele, para que ele conheça a Jeová, nós também ficamos felizes, então é um trabalho que traz felicidade para Jeová e para nós também.

E como vimos, o segredo é que você tem que lutar contra seus pensamentos, provavelmente por causa de sua timidez e vergonha, mas se você focar na mensagem e que as pessoas precisam ouvir essa mensagem e no seu amor, você será capaz para vencer essa batalha.

E é citado primeiro Timóteo 4:16, não devemos esquecer que aqueles que nos ouvirem e aceitarem a mensagem salvarão suas vidas.

ILUSTRAÇÃO

Bom, nessa imagem você pode ver a mesma irmã que a princípio parecia tímida, depois você pode ver ela pensando e talvez ela esteja fazendo uma oração, agora você pode ver que ela está gostando da pregação porque é ela quem está conversando com a pessoa e ela é Ele a vê feliz e feliz.

E como vimos, o segredo é que você tem que lutar contra seus pensamentos, provavelmente por causa de sua timidez e vergonha, mas se você focar na mensagem e que as pessoas precisam ouvir essa mensagem e no seu amor, você será capaz para vencer essa batalha.

E a Ilustração nos mostra essa irmãzinha que no início estava com a outra colega que estava feliz mas já era tímida. Não é verdade nos primeiros parágrafos e como se estivesse desanimada, mas vemos que depois através do estudo ela se preparou e orou. ela enfrentou o desafio de falar em local público e agora está fazendo isso com outro companheiro mas vemos que ela está preparada e feliz com o resultado porque tudo que ela estudou e orou ela colocou em prática.

Duas irmãs pregando de casa em casa. Um deles é o mesmo das imagens anteriores. Ele tem uma revista nas mãos e fala sobre ela com segurança para uma mulher. O amor a Jeová e ao próximo o ajudará a gostar mais de pregar. (Ver parágrafo 15).

16. Como desfrutaremos o ministério mesmo que não possamos sair de casa? Inclua algum exemplo.

Quando não podemos sair de casa, podemos desfrutar nosso ministério se nos concentrarmos no que podemos fazer para demonstrar amor a Jeová e ao próximo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Um exemplo disso é Samuel e Dania que durante a pandemia de Covid-19 ficaram confinados em casa, mas encontraram formas criativas de pregar e servir. Eles pregaram por telefone, escreveram cartas para amigos e familiares e ministraram cursos bíblicos pelo Zoom.

Esses irmãos continuam a dar exemplos de como aproveitar o ministério, mesmo que não possamos sair de casa por motivos pessoais. Samuel deu depoimento por meio de conversas na clínica, onde estava em tratamento de câncer. Dânia, por sua vez, devido a uma queda, ficou 9 meses sem poder sair de casa, mas pregou para a enfermeira e para os entregadores que foram até sua casa. Isso mostra que, mesmo que estejamos limitados pelas circunstâncias, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance nos dá alegria e nos permite continuar a servir a Jeová.

E a gente vê que apesar das circunstâncias, para manter essa motivação eles traçaram metas, eles poderiam ter pensado, bom, quando eu estiver curado dessa doença ou quando eu sair dessa situação vou começar a pregar bem, eles traçaram metas toda vez que eles encontrei alguém que eu não era testemunha pregando para ele, foi assim que eles tiveram essa motivação.

17. Quando as sugestões deste artigo funcionarão melhor?

As sugestões deste artigo funcionarão melhor quando aplicadas em conjunto. Cada um deles é como um ingrediente de uma receita. Combinando bem todos os ingredientes obteremos um resultado delicioso. Da mesma forma, se colocarmos todas essas sugestões em prática, poderemos lidar com sentimentos negativos e desfrutar mais de pregar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, quando os colocamos em prática todos juntos, como para fazer uma receita, utilizamos todos os ingredientes indicados, porque para que possamos desfrutar da pregação temos que utilizar cada uma das sugestões que vimos.

O canto 53 faz um resumo muito bom desta sugestão, diz o que vai me dar força e motivação, em primeiro lugar, pensamentos positivos, oração, os Anjos que nos acompanham, uma boa preparação, e meus irmãos que me amam de coração.

COMO ESTAS SUGESTÕES NOS AJUDAM A APROVEITAR MAIS?

Prepare-se bem.

Que nos sintamos mais confortáveis.

Porque nos ajudam a nos expressar com nossas próprias palavras e a nos preparar para possíveis reações das pessoas e claro que nos ajudará a estar preparados quando surgir a oportunidade de lidar com elas, o que nos ajudará a estar relaxados, sorrir e mostrar estar amigável.

E se prepararmos a mensagem já a temos sob controle, por assim dizer, então podemos nos concentrar em estar relaxados, sorrir e ser amigáveis.

Peça coragem a Deus.

Assim como no primeiro século, devemos pedir ajuda a Jeová para nos dar coragem para vencer o medo do homem com o amor ao próximo. Lembre-se que Jesus nos apoia, que os Anjos nos ajudam, que Jeová nos dá o seu espírito santo e temos a grande irmandade que nos acompanha no Ministério.

Bom, vimos quatro sugestões para ver que Jesus está conosco quando pregamos, como também temos a ajuda dos Anjos que Jeová nos dá seu Espírito Santo através da oração e também de nossos irmãos e irmãs que não vão sozinhos, estamos com eles.

Concentre-se no amor a Jeová e ao próximo.

Se imaginarmos como Jeová fica feliz em nos ver pregar, isso será uma demonstração do nosso amor por ele. Além da felicidade que podem sentir as pessoas que começam a estudar a Bíblia e têm a oportunidade de receber a salvação graças à nossa ajuda.

Pois bem, por um lado, quando demonstramos amor sincero, isso terá muito poder na pessoa com quem estamos conversando e fará com que aqueles que estão bem dispostos respondam à mensagem, e também amor, porque nos ajudará a preparar ser flexível e falar com as pessoas por causa do que as interessa e preocupa.

E também faremos o povo do nosso território feliz para Jeová porque poderemos até salvar vidas e nós mesmos seremos felizes. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário