Estudo da Sentinela, “Moving Toward Maturity”, Semana 10-16 de junho de 2024, Comentários e Respostas.

Estudo da Sentinela, “Moving Toward Maturity”, 10-16 de junho de 2024, Comentários e Respostas.

“Avancemos para a maturidade” (Hebreus 6:1).

1. O que Jeová espera de nós?

Ele espera que todos nos tornemos cristãos maduros. Jeová fica feliz quando progredimos e damos os primeiros passos em sentido espiritual.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No parágrafo há uma comparação: quando somos pais temos o bebê e é lindo ter um filho mas tem que crescer porque senão nos preocuparíamos muito, da mesma forma Jeová fica muito feliz em nos ver dando os primeiros passos em um sentido espiritual, mas ele não quer que sejamos sempre crianças, mas sim adultos espirituais.

É por isso que na carta da primeira aos Coríntios 14:20 é destacado que os irmãos são aconselhados a não se tornarem crianças no entendimento, a serem crianças no que diz respeito ao mal, mas a serem adultos no entendimento, e é isso que Jeová espera de nós.

2. Que perguntas responderemos neste artigo?

Neste artigo vamos responder às seguintes perguntas: O que significa ser um adulto cristão? O que precisamos fazer para alcançar a maturidade cristã? Por que o alimento espiritual sólido é tão importante e por que não deveríamos confiar nele? O que significa ser um cristão adulto? 

O QUE SIGNIFICA SER CRISTÃO ADULTO?

3. O que significa ser um adulto cristão?

A palavra grega traduzida como adulto também pode significar maduro, perfeito e completo. Então, ser um cristão adulto é quando, no sentido espiritual, crescemos e deixamos de ser como crianças.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Não tem nada a ver com idade, é a palavra grega que traduz adulto também pode significar maturidade perfeita e completa, por isso nos tornamos adultos e cristãos maduros quando no sentido espiritual crescemos e deixamos de ser como crianças.

Isso não significa que sejamos muito velhos. Pelo contrário, podemos ser inexperientes no sentido espiritual. Aqui a Bíblia fala de uma espiritualidade que amadurece e podemos conseguir isso na forma como ela nos diz para refletir sobre as coisas que somos. aprendendo, então, desta forma, refletindo, nos educaremos no sentido espiritual, apesar dos anos que temos.

Em Primeira Timóteo 4:15, Paulo estava lhe dizendo que ele deveria refletir ou meditar sobre a conduta e o ensino de seu ministério, para que ele se tornasse um cristão maduro.

É mencionado como uma pessoa inexperiente ou que tem conhecimento e compreensão.

E na nota ele esclarece que nas escrituras hebraicas, embora a palavra maduro ou imaturo não seja usada neste sentido, o conceito aparece porque nos provérbios há um contraste entre o jovem e experiente e aquele que é sábio porque ele tem compreensão.

4. Como são os cristãos maduros?

São aqueles que obedecem às regras de Jeová, embora sejam imperfeitos e cometam erros, mostram pelo seu modo de vida que se esforçam para pensar e agir como Jeová espera dos seus servos. Também adquiriram a nova personalidade e aprenderam a tomar boas decisões, sabem distinguir o mau do bom.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Eles são obedientes às normas de Jeová e não apenas às normas que lhes interessam e como sabemos disso porque através do seu modo de viver eles se esforçam para pensar e agir como Jeová espera dos seus servos, acumulando a sua nova personalidade evidente e parece que todos os dias bem, sim. Eles tentam se esforçar para se tornarem mais semelhantes às qualidades de Jeová.

Eles não precisam ter uma longa lista de regras, mas sim saber como operar de acordo com os princípios bíblicos.

Eles adotam a nova personalidade e fazem todo o possível para harmonizar seu modo de ser e de pensar com o que Jeová pensa.

Efésios 4:22 e 24 O que eles fazem é que essa nova personalidade continue se renovando, ou seja, continuem trabalhando, não é que a adquiram e a mantenham, mas sim que tenham que continuar trabalhando para se parecerem com Jeová.

Então aqui temos que destacar algo importante, que é a obediência, quanto mais perto chegarmos dela, mais perto chegaremos de Jeová, por isso devemos nos esforçar e ser obedientes.

É claro que quando alguém se acostuma a ser obediente às leis e aos princípios de Jeová, trata-se de adaptar-se a eles, de buscar o modo de pensar de Jeová, de modo que não é necessário estabelecer regras ou que lhe digam que isso pode ser feito, isso não pode ser feito. feito, pode-se discerni-lo por causa de tudo o que se aprendeu e porque se está sempre em conexão com Jeová, procurando pensar nele, facilitando a tomada de decisões.

5. O que pode acontecer aos cristãos imaturos? (Efésios 4:14, 15).

Os cristãos imaturos podem ser facilmente enganados, porque se permitem ser enganados de maneiras sutis. Esses irmãos podem ser conflituosos, invejosos e tendem a se ofender facilmente.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Outros, astuciosamente e possivelmente, criaram teorias da conspiração e o que os apóstatas fazem e como acabamos de ler, deixaram-se levar pelo vento de um lado para o outro.

Eles também tendem a ser invejosos e conflituosos, a se ofenderem rapidamente e a caírem facilmente em tentações, como mencionado primeiro em Coríntios 4:33. Dizem que são pessoas carnais de ciúmes e brigas entre si, o que significa que têm esse tipo de ciúme. comportamento problemático.

No parágrafo anterior falamos sobre ser obediente e aqui está a bela consequência quando beijamos a Jeová e ao obedecê-lo pode acontecer conosco o que aquele parágrafo nos ensina: podemos nos deixar levar por mentiras por dizê-lo de certa forma porque acreditamos em tudo e isso pode nos levar a caminhos muito ruins, por isso devemos estar muito atentos, como acabamos de ler no texto bíblico, de caminhar em direção à maturidade mas sempre pedindo a Jeová que nos ajude e assim estaremos sempre preparados para fazer boas decisões.

Mas muitas vezes se diz que as crianças são como esponjas e absorvem tudo o que vêem e outros dizem que por isso outro perigo de sermos cristãos e maduros é talvez nos contagiarmos com atitudes de pessoas que não seguiram os princípios de Jeová e foi isso que foi acabando de acontecer com os cristãos de Corinto, por isso Paulo perguntou-lhes se se comportavam como homens, referindo-se a pessoas que não pertenciam à congregação.

E ele menciona que há ciúmes e brigas não entre eles então isso de ter uma certa imaturidade espiritual pode ser que eles tendem a ser invejosos, conflitantes ou talvez não entenderem bem um ponto e verem isso como algo muito pessoal e como isso é bom para me ou virar para um assunto então não atingir esse ponto de maturidade significa que talvez até alguém possa cair facilmente em tentações ou se ofender rapidamente, então o quanto o estudo implica para que tudo isso também continue, importa quantos anos se foi batizado ou o quanto se sabe, mas procure sempre melhorar e progredir.

Mas o texto fala de pessoas carnais, então quando se pensa em como uma pessoa carnal é uma pessoa que não tem os olhos voltados para as coisas espirituais, então fica claro qual é a diferença, uma pessoa imatura vê as coisas com um olhar carnal, aí ele começa a acreditar em tudo que dizem ele começa a duvidar de algumas verdades fundamentais ele começa a acreditar em alguma teoria ou alguma coisa muito estranha que surgiu na internet, ao contrário da pessoa espiritual a pessoa espiritual vê as coisas como ele as vê Jeová, então você tem uma fé forte e uma fé sólida e você não será facilmente enganado por palavras ou comentários e não cairá no ciúme e na inveja e nas coisas que são deste mundo.

6. Que exemplo nos ajuda a compreender o processo de se tornar um cristão maduro? (Veja também imagens).

Temos o exemplo de uma criança, a princípio a criança não sabe decidir sozinha, por isso precisa da proteção e supervisão de um adulto. Por exemplo, ao atravessar a rua, você pode pegá-lo pela mão, mas à medida que ele cresce, sua mãe pode deixá-lo sozinho, mas continue a lembrá-lo de que ele deve olhar para os dois lados antes de atravessar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É assim que vemos na imagem, uma mãe pega a filhinha pela mão e lembra que antes de atravessar a rua ela deve olhar para os dois lados Aí vemos a filhinha, ela já é adolescente e aparece atravessando a mesma. sozinho na rua, no sentido espiritual, acontece a mesma coisa. Às vezes, precisamos de conselhos de cristãos maduros que possam nos ajudar a tomar boas decisões.

Um cristão maduro tem que aprender a aplicar os princípios bíblicos para poder tomar boas decisões e o exemplo é como o de uma criança que, até se tornar adulto, aprende e aprende até que finalmente pode ir sozinho porque isso acontece com um cristão.

Para recebermos ajuda e compreendermos o processo de nos tornarmos cristãos maduros, precisamos primeiro saber a opinião de Jeová sobre determinado assunto. E como é com Jeová quem falamos, teremos os seus princípios para nos guiar no Nosso caminho espiritual.

Pois bem, aqui ela nos dá o exemplo de uma mãe que ajuda a filha a atravessar e segura sua mão para atravessar a rua, mas com o passar do tempo a menina cresce e, tornando-se adulta, consegue evitar sozinha certos perigos. sozinho e se falarmos no sentido espiritual, essa mesma pessoa, ao crescer espiritualmente, pode superar os problemas ou perigos que este mundo nos oferece. Nós que somos pais sempre lembramos que no início era olhar para os dois lados antes de atravessar a rua. , agora é para evitar conflitos porque este mundo está sempre tentando nos convidar a agir de maneiras perigosas de luta e assim por diante, então nossos próprios filhos, no sentido espiritual, à medida que crescemos, aprendemos a deixar de lado esses problemas para podermos. dar glória a Jeová com nossas ações.

É claro que no início eles são ajudados a ver os perigos espirituais e a evitá-los, mas depois, como mostra a imagem, os pais, quando ela fica mais velha, ajudam-na a aprender a aplicar os princípios bíblicos para pensar como Jeová, então desta forma quando Se os pais não estiverem presentes, esta jovem poderá tomar boas decisões.

Portanto, como mostra o parágrafo no final, se quisermos nos tornar cristãos maduros temos que meditar nos princípios bíblicos, assim saberemos o que Jeová pensa sobre cada assunto e não esperaremos que outros nos digam o que nós. tem que fazer ou fazer porque outros também fazem.

ILUSTRAÇÃO

Na imagem podemos ver uma jovem irmã ouvindo seus pais, ela está com um tablet com um artigo na tela e eles estão com suas Bíblias abertas, depois vemos a mesma jovem fazendo seu estudo pessoal com um tablet bíblico e um caderno.

Série de imagens: 1. Uma jovem irmã ouvindo os pais. Ela tem um tablet com um artigo na tela e eles estão com as Bíblias abertas. 2. A mesma jovem faz seu estudo pessoal com um tablet, a Bíblia e um caderno. Imagens dentro de círculos: 1. Uma mulher pega sua filhinha pela mão e lembra que antes de atravessar a rua ela deve olhar para os dois lados. 2. A filhinha já é adolescente e aparece atravessando sozinha a mesma rua. Os cristãos que ainda não estão maduros têm de aprender a aplicar os princípios bíblicos para tomar boas decisões. (Ver parágrafo 6).

7. Será que os cristãos maduros precisam de ajuda de outros?

É claro que os cristãos maduros às vezes precisam de pedir ajuda, mas, ao contrário de um cristão imaturo, não esperam que outros decidam por eles, porque reconhecem que cada um tem o seu próprio fardo de responsabilidade.

Muito provavelmente, eles precisarão de ajuda em algum momento, mas como ele é um cristão maduro, ele deve tomar a decisão final e nunca esperar que outros decidam por ele. Eles podem até aceitar conselhos de irmãos experientes, mas devem ser responsáveis ​​pelas suas próprias decisões, conforme indicado em Gálatas 6:5, que diz que cada um carregará o seu próprio fardo de responsabilidade.

E sim, todos nós precisamos de ajuda de vez em quando com algum conselho de um bom amigo, às vezes isso pode lhe dar uma visão objetiva de um assunto ou uma abordagem diferente da que temos, mas não significa que a ajuda que os outros dão você do que o cristão maduro é fazer o que os outros lhe dizem, porque ele sabe que, como diz Gálatas 6:5, cada pessoa carrega seu próprio fardo de responsabilidade, então ele tomará sua própria decisão.

Claro, é por isso que a diferença é que um cristão maduro pode esperar que outros decidam por ele ou lhe digam o que fazer, enquanto um cristão maduro diferente aproveita a sabedoria e os conselhos de seus irmãos, mas a pessoa imatura pode até perguntar ou lhe perguntaram o que você faria, então você percebe quando é imaturo quando lhe fazem esse tipo de pergunta, porque isso é decidir que você fará o que a outra pessoa lhe diz.

8. Por que dizemos que nem todos os cristãos maduros são iguais?

Cada cristão é diferente do outro, porque temos personalidades e qualidades diferentes, mas cada um de nós carrega esse dom de louvar a Jeová e fortalecer a fé que temos de ter para nos tornarmos cristãos maduros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, porque na realidade nem todas as pessoas são fisicamente iguais, então uma pessoa espiritual pode destacar-se mais pela sua sabedoria e empatia, outra pela sua generosidade, e isso não significa que sejam mais maduras que as outras, são pessoas maduras com qualidades diferentes e dons diferentes.

E também é curioso o que diz o parágrafo, diz que eles podem chegar a conclusões diferentes em questões de consciência, eh e ambas as conclusões são válidas, claro que se for uma questão de que existe uma lei de Jeová, ambas têm que ter o mesma opinião, mas isso significa que às vezes dizemos que tem que ser assim porque um irmão pode ver de forma diferente e se não há nada escrito e é uma questão de consciência, então tem que se adaptar ao que é correto.

E dizemos que nem todos os cristãos maduros são iguais, porque a maioria deles se esforça para não julgar os outros, mas sim, tenta manter a paz e a unidade dentro da Congregação.

Porque assim como os adultos têm características diferentes, nós, no sentido espiritual, também temos qualidades espirituais e um jeito diferente e sabemos que um se destaca pela sabedoria, outro pela coragem, outro pela personalidade, outro pela empatia, às vezes talvez pelo mesmo ponto. Do ponto de vista bíblico, eles têm duas opiniões diferentes, mas isso não significa que os dois irmãos estejam errados. Pelo contrário, cada um aborda aquela coisa espiritual do seu ponto de vista, desde que não continue a violar nenhum. princípio bíblico, então vemos que as decisões são válidas do ponto de vista bíblico e como Jeová o vê.

Não diz que todos pensam igual, fala sobre estarmos unidos e na mesma forma de pensar e o que significa estar na mesma forma de pensar significa ser guiado por princípios bíblicos e às vezes a nossa mesma forma de pensar pode nos levar tomar uma decisão que é nossa Não irmão, mas maturidade não é só tomar uma decisão, mas também respeitar a dos outros.

O QUE DEVEMOS FAZER PARA SER CRISTÃOS MADUROS?

9. Por que dizemos que ninguém se torna automaticamente um cristão maduro?

Ser um cristão maduro requer tempo e ser maduro no sentido espiritual, o que não se consegue da noite para o dia, requer um aprendizado contínuo. E temos o exemplo dos irmãos de Coríntios, quando aprenderam a verdade foram batizados mas depois de muito tempo permaneceram cristãos imaturos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, continuamos com a comparação de uma criança que não se torna adulta automaticamente, mas é um processo natural como todo processo começa e continua. No caso dos cristãos de Corinto, isso aconteceu com eles nos acontecimentos do capítulo. 18. e você pode ver como eles aceitam a verdade e fazem mudanças, e em 1 Coríntios 3:2 havia o conselho de que eles não deveriam se alimentar apenas com leite, mas com alimentos sólidos porque tinham que ser fortes ou se tornarem cristãos maduros, então É importante atingir esse processo de maturidade e através deste artigo veremos como.

Sim, porque pela mesma razão que uma criança não se torna adulto da noite para o dia, fazemos isso com o tempo e bem, nos tornaremos bons cristãos se Jeová permitir, e também o exemplo dos irmãos de Corinto que aceitaram as boas novas que eles fomos batizados e recebemos o espírito santo e aprendemos muito com o apóstolo Paulo e aprendemos com os irmãos que nos dão o estudo e nós os batizamos.

Sim, é verdade que aprenderam, acreditaram, mas, mesmo assim, a Bíblia diz que se passou um ano e meio e eles ainda eram imaturos no sentido espiritual. 

10. O que temos de fazer para nos tornarmos cristãos maduros? (Judas 20).

Para se tornarem cristãos maduros, a primeira coisa é ter o desejo de amadurecer.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, a primeira coisa que temos que fazer é ter vontade de amadurecer porque como diz o parágrafo, temos que ser responsáveis ​​pelo nosso crescimento espiritual e se percebermos que ainda nos falta, então o que nos diz aqui é que devemos orar a Jeová para nos dar o desejo e a força, como Paulo disse muito bem em Filipenses 2:13.

Também como lemos em Judas, diz que temos que nos educar, por isso temos que estar conscientes de que somos responsáveis ​​pelo nosso crescimento espiritual, a fim de sermos cristãos verdadeiramente maduros.

Para nos tornarmos cristãos maduros, é importante pedir a Jeová o Espírito Santo e, uma vez que o pedimos, devemos agir com um sentimento de pertença e tentar progredir espiritualmente e cumprir as nossas responsabilidades.

Como é sempre interessante este texto de Filipenses 2:13, talvez nos surpreendamos que talvez não tenhamos um desejo tão fervoroso de chegar a essa maturidade, talvez seja difícil para nós estudar, talvez seja difícil para nós sermos persistente, mas lá em Filipenses 2:13 Jeová está nos pedindo Só me peça uma coisa, é como se ele estivesse nos dizendo, peça-me e eu vou te dar até isso, então se estivermos com dificuldade em gerar em nossos corações o desejo de poder amadurecer, peçamos a Jeová e Jeová vai nos dar esse primeiro passo que, como vemos, é fundamental porque se não tivermos o desejo de amadurecer não o faremos.

11. Que ajuda Jeová nos dá para que possamos nos tornar cristãos maduros? (Efésios 4:11-13).

Jeová nos dá pastores e professores que nos ajudam na congregação, podemos usar esses irmãos para nos ajudar para que tenhamos a maturidade de um homem adulto e alcancemos a plena estatura de Cristo. Ele também nos dá o Espírito Santo para termos a mente de Cristo, também temos os evangelhos que nos permitem conhecer a fundo o que Jesus fez quando esteve na terra, se copiarmos minuciosamente o modo de falar e agir de Jesus nos tornaremos cristãos maduros.

Também os quatro evangelhos que nos permitem conhecer Jesus Cristo em profundidade e imitá-lo.

A IMPORTÂNCIA DO ALIMENTO ESPIRITUAL SÓLIDO

12. Quais são os “ensinamentos básicos sobre o Cristo”?

Os ensinamentos básicos sobre Cristo são arrependimento, fé, batismo e ressurreição.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Hebreus 6:1 e 2 menciona que têm a ver com arrependimento, fé, batismo e ressurreição, que são ensinamentos que todos nós que nos tornamos cristãos devemos conhecer e aceitar, mas esses são básicos e justamente para avançarmos para a maturidade temos que sair A partir daí temos que avançar e continuar crescendo em conhecimento, não queremos ficar aí.

Por exemplo, poderia ser o arrependimento, o batismo e outros como a ressurreição. Hebreus 6:1 diz que já que deixamos os ensinamentos básicos para trás, passemos para a maturidade. Antes, por exemplo, tínhamos o livro A Verdade era ensinamentos básicos. , mas depois passamos para outro livro que o amor de Deus já era mais profundo, ele nos ensinou a usar princípios bíblicos, por exemplo, o que ajudou no amadurecimento.

Assim como no caso de um bebê, o primeiro alimento, o leite que contém colostro, ajuda-o a se imunizar, a se preparar para as doenças, por exemplo a combatê-las, então os primeiros alimentos que se deve receber são os ensinamentos básicos, nos prepara para podermos nos imunizar. Mais adiante falaremos sobre o falso ensino deste sistema.

13. O que devemos fazer para aproveitar o sólido alimento espiritual mencionado em Hebreus 5:14? (Veja também imagens).

Para aproveitarmos o alimento espiritual, precisamos estudar a Bíblia, meditar nela e nos esforçar para colocar em prática o que aprendemos.

O que entenderemos não são apenas as leis como regras e nada mais, mas o que está por trás dessas leis, que são os princípios que nos ajudarão a tomar boas decisões.

O que aprendemos é visto no Iluminismo, hoje temos muitas ferramentas para poder fazer isso, o alimento espiritual sólido nos ensina a tomar decisões que realmente agradam a Deus.

ILUSTRAÇÃO

E que interessante porque na imagem as sugestões que lhe aparecem mostram que ele está tendo uma lição porque todos ao seu redor não seriam os corretos, porém, se aparecerem sugestões porque talvez em algum momento eu tenha visto algum conteúdo semelhante a que, então À medida que esse irmão treinava e buscava uma forma de aplicar os princípios bíblicos, ele melhorou na hora de escolher seu entretenimento, então essa é a ideia que copiamos.

Na imagem podemos ver um irmão fazendo um estudo pessoal, e na mesma imagem vemos esse irmão colocando em prática o que leu, já que optou por assistir uma reportagem sobre o mar em sua televisão.

Pois bem, o irmão meditou antecipadamente sobre os princípios bíblicos e depois os coloca em prática na hora de escolher o tipo de entretenimento, ou seja, não apenas lemos, investigamos, estudamos e pensamos, mas essa informação influencia o que fazemos e nossas decisões irão demonstrar se estamos realmente agradando a Jeová.

Muito interessante porque é analisado o caso de Esaú e Jacó. É muito interessante porque um desprezava as coisas espirituais que Esaú era e outro que Jacó apreciava. Isso nos ensina que primeiro temos que dedicar tempo para nos alimentar e fazer um projeto de estudo. que nos dará o alimento sólido que necessitamos para podermos progredir espiritualmente e o que pretendemos ser são homens espirituais.

A ideia é que para aprofundar nosso estudo possamos seguir essas orientações que aparecem neste projeto de estudo como poderíamos falar de qualquer outro personagem e depois seguir as orientações aqui mencionadas, buscar informações sobre o contexto independentemente do que quisermos pesquisar pois Investigue os detalhes pense na lição que tiramos para nós mesmos isso nos ajudará a aprofundar nosso estudo.

Um irmão fazendo seu estudo pessoal. Imagem dentro de um círculo: O mesmo irmão escolhe assistir uma reportagem sobre o mar na sua televisão. O alimento espiritual sólido nos ensina a tomar decisões que agradam a Jeová. (Ver parágrafo 13). 

14. Como Paulo ajudou os coríntios a amadurecer?

Paulo ajudou os coríntios quando explicou que cada pessoa tinha o direito de escolher de acordo com sua própria consciência e que poderia tomar suas próprias decisões com base em princípios bíblicos, portanto, ele os estava ensinando a amadurecer para que pudessem usar suas habilidades de discernimento em vez de dependendo dos outros ou procurando normas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, parece que os cristãos de Corinto pediram a Paulo que estabelecesse uma regra sobre se poderiam comer alimentos que haviam sido oferecidos aos ídolos e, em vez de lhes dizer o que deveriam fazer, Paulo explicou que cada pessoa tem o direito de escolher de acordo com sua vontade. consciência.

Então, no caso de um irmão que talvez ainda não tenha atingido a maturidade, então resta uma decisão muito importante a ser tomada, mas não está escrita, não há nada escrito na Bíblia, mas devemos sempre levar em conta como Paulo os ensinou, ele não disse diretamente o que ele tinha que fazer, ele os fez raciocinar, se você acha que é certo, faça, se você acha que não é certo, faça, mas ele deu uma orientação para que eles pudessem. tome uma boa decisão.

É claro que ele os ensinou a tomar decisões baseadas em princípios em vez de regras extensas, por exemplo, veja você em Primeira Coríntios capítulo 8. Paulo aborda a questão de comer alimentos oferecidos aos ídolos e ensina que cada pessoa tem o direito de escolher de acordo com A sua consciência sempre considerando o bem-estar espiritual dos outros, em vez de estabelecer regras específicas, ajuda-os a discernir e a agir com responsabilidade na sua vida cristã.

E que lindo exemplo o Pablo deixou porque, em vez de dizer o que deviam fazer, explicou-lhes, mencionou princípios e é isso também que uma pessoa madura tem que fazer quando pede ajuda. numa situação semelhante e talvez o que saia é dizer-lhe o que faríamos ou o que pensamos sobre determinada situação, que não seria ser maduro, teríamos que encorajar o irmão e até ajudá-lo a procurar informações para que ele pode tomar uma decisão, mas não dizer a ele o que fazer. Pablo também não o fez. 

15. Como ajudou Paulo os cristãos hebreus a continuarem a crescer espiritualmente?

Paulo queria que eles entendessem a nova maneira de adorar a Jeová, que fossem corajosos e continuassem a pregar apesar dos problemas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque alguns ainda haviam aderido à lei de Moisés e a lei era respeitar essas leis, mas já se passaram mais de 30 anos desde o sacrifício de Cristo e eles ainda pensavam o mesmo, então vemos que eles não mudaram em sua forma de agir. o pensamento em 30 anos não havia mudado, mas Paulo queria ajudá-lo a aceitar as verdades profundas, por isso teve o cuidado de lhe dar esses conselhos práticos sob inspiração com alimentos sólidos para que somente os cristãos pudessem discernir o que era certo ou o que era errado.

Muitos cristãos de origem judaica continuaram a insistir que a lei de Moisés devia ser obedecida, apesar de terem passado 30 anos desde que o sacrifício de Cristo a anulou. É por isso que Paulo queria ajudá-los a aceitar as verdades profundas que ele lhes ensinava naquela carta por inspiração, porque não deveríamos confiar em nós mesmos.

E vemos que esses cristãos já tinham mais de 30 anos para entender o sacrifício de Jesus mas ainda continuavam insistindo em obedecer a lei de Moisés, se apegando à circuncisão e outras coisas, então Paulo teve que ter muita paciência para ajudar novamente para entender que essas verdades profundas através de cartas precisavam dessa nova abordagem.

POR QUE NÃO DEVEMOS CONFIAR

16. Além de atingirmos a maturidade, o que devemos fazer?

Devemos nos esforçar não apenas para alcançar a maturidade, mas também para mantê-la. Portanto, não devemos confiar em nós mesmos, por esta razão, é muito importante que nos examinemos constantemente para garantir que continuamos a progredir no sentido espiritual.

Além de atingir a maturidade temos que mantê-la porque segundo 1 Coríntios 10:12 se cairmos é muito importante examinarmos constantemente a nossa atitude para que continuemos a progredir espiritualmente.

Devemos mantê-lo porque não devemos confiar em nós mesmos, como diz primeiro em Coríntios 10:12, que quem está de pé cuida para não cair, então isso nos incentiva muito aqui para que possamos nos manter na maturidade. 

17. O que nos ensina a Carta aos Colossenses sobre a maturidade cristã?

Esta carta nos ensina que, uma vez alcançado a maturidade, devemos tentar mantê-la e não sermos enganados pelas ideias do mundo. Tanto Paulo como Epafras oraram pelos seus irmãos para que continuassem a ser cristãos maduros.

Ao contrário do que analisamos no parágrafo anterior, aqui ele considerou esses irmãos maduros no sentido espiritual, mas os encorajou a continuar fazendo isso, então isso nos deixa com uma lição que embora já possamos ter alcançado a maturidade espiritual ou; certa maturidade espiritual temos que nos esforçar para continuar assim e também precisamos da ajuda de Jeová.

Pois bem, tanto Paulo como Epafras sabiam muito bem que para manter a maturidade é preciso fazer um esforço e ter a ajuda de Jeová, e ele queria que os colossenses também continuassem a ser cristãos maduros que, apesar das dificuldades que tinham, pudessem continuar a servir a Jeová. de uma forma madura.

18. O que poderia acontecer a um cristão maduro? (Veja também a imagem).

Um cristão maduro poderia acabar perdendo para sempre a aprovação de Deus, e Paulo estava aconselhando os hebreus a não se desviarem da adoração de Jeová, mas Jeová oferece ajuda àqueles que precisam reconstruir a amizade com ele.

Você pode acabar perdendo nada mais e nada menos do que o seu próprio relacionamento com Jeová e isso nos lembra o que mencionamos nos primeiros parágrafos nesta questão de alcançar a maturidade cristã, não há tons cinzentos, não há meio-termo, se alguém não busca maturidade, será automaticamente Estamos fazendo com que esse sistema entre em nossa mente e em nosso coração e talvez nos engane com algumas idéias deste mundo, então é algo que temos que buscar durante toda a nossa vida de serviço fiel para Jeová, caso contrário, começamos a correr esse risco de começar a duvidar ou a cultivar qualidades indesejáveis ​​aos olhos de Jeová e acabamos, por assim dizer, cultivando um relacionamento com Jeová que não é o melhor.

ILUSTRAÇÃO

Um irmão idoso está na casa de outro irmão, encorajando-o com a Bíblia. Jeová oferece ajuda aos que precisam reconstruir a amizade com ele. (Ver parágrafo 18).

19. Qual deve ser o nosso objetivo?

Nosso objetivo deve ser continuar a nutrir-nos com o alimento espiritual sólido que Jeová nos dá e fazer todo o possível para não perdermos a amizade com Deus.

Vimos que é preciso ter o desejo de não ser um cristão maduro e depois de ter esse desejo e alcançá-lo, continuar nutrindo-se com esse profundo alimento espiritual que nos mostrará quais são os princípios que estão na Bíblia que compõem o caminho. de pensar em Jeová, então, à medida que o colocamos em prática em nossas vidas, fazemos todo o possível para mantê-lo e não perder.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que significa ser um cristão adulto ou maduro?

Significa que você sabe agir com sabedoria em qualquer situação e não agir de forma imatura.

E significa que devemos obedecer a todas as regras de Jeová e não apenas àquela que nos convém e também demonstraríamos isso pelas nossas decisões.

O que precisamos fazer para alcançar a maturidade cristã?

Devemos pedir a Jeová Espírito Santo que cumpra as nossas responsabilidades, não queremos dar desculpas para que sempre nos digam o que devemos fazer, mas sim agir com sabedoria.

Vimos num parágrafo anterior que o que tínhamos que ter é a vontade e daí saiu todo o resto, às vezes é difícil a gente estudar, é difícil a gente se preparar mas sabemos que o que temos que fazer é faça todo o esforço necessário porque temos as ferramentas Como vimos no discurso, temos uma vasta gama de materiais para nos treinar e nos preparar para avançar no trabalho que é o mais importante e o mais bonito que podemos ter, seguir em frente e servir a Jeová, por isso o importante é sempre fazer um esforço e sempre tomar cuidado para não cair no que vimos no parágrafo anterior e todas as suas consequências podem acontecer conosco, então faça todo o esforço para seguir em frente avançar porque é isso que Jeová nos pede.

Por que não deveríamos confiar em nós mesmos?

Não devemos confiar que, uma vez cristãos maduros, não precisaremos de mais nada. É importante manter essa espiritualidade e cuidar de nós mesmos porque somos imperfeitos e é importante estar sempre alerta contra pecados que nos separariam de Jeová.

Porque como mostra 1 Coríntios 10:12, quem pensa que está de pé deve ter cuidado para não cair, então temos que fazer de tudo para mantê-lo e para isso temos que nos examinar constantemente e algo que vai nos ajudar é estar atualizado com a organização de Jeová e todas as mudanças.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário