ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana 24 a 30 de junho de 2024, Salmos 54 a 56, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 24 a 30 de junho de 2024, Salmos 54 a 56, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

Salmo 55:12, 13. Será que Jeová predestinou Judas para trair Jesus? (it-2 707, 708).

Podemos dizer que Jeová não predestinou ninguém e isso tinha a ver com Judas, embora Judas fosse um dos apóstolos de Jesus e o tivesse escolhido conscientemente, ele não tinha nenhum indício de fazer o mal, mas as profecias já haviam relatado que um dos escolhidos de Jesus o trairia, mas eles não disseram quem ele era. Portanto, podemos dizer que Jeová não predestina ninguém a ser mau ou bom.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É importante lembrar que Judas foi responsável por suas próprias ações e reconheceu seu erro ao afirmar o que está registrado em Mateus 27:4. Pequei ao renunciar ao sangue inocente. E outro ponto importante é que neste caso a presença Divina não implica predestinação, mas sim conhecimento prévio das decisões humanas. Portanto, se Judas cumprisse uma profecia, Jeová não determinou que ela se cumpriria nele.

De acordo com este texto do Salmo 55 12 13 e outros textos bíblicos, eles profetizaram que um dos associados próximos de Jesus o trairia, mas não especificaram quem seria. Isto demonstra a presença de Jeová e de seu filho, mas não implica que Judas Iscariotes estava predestinado a trair Jesus. De acordo com os princípios bíblicos, não se pode dizer que Deus determinou o comportamento de Judas.

O apóstolo Paulo mencionou a importância de selecionar sabiamente aqueles que assumem a liderança e antes de escolher seus apóstolos passou uma noite orando para que seu pai tomasse uma decisão sábia, se Judas estivesse predestinado a trair Jesus, isso teria tornado a decisão inconsequente. Orientação divina. Judas foi escolhido como apóstolo sem nenhum indício de traição em seu coração. Porém, ele mesmo permitiu que seu coração fosse corrompido e aceitou a influência do diabo, o que o levou à traição.

A previsão de Jesus sobre a traição de Judas foi uma leitura do estado corrupto do coração de Judas na época, ressaltando que Judas era responsável por suas próprias ações e não pela predestinação divina.

Ele permitiu que uma raiz venenosa brotasse e o contaminasse e ele se extraviou e aceitou a orientação do diabo em vez de Deus, o que o levou ao roubo e à traição, então quando seu desvio atingiu um certo ponto é quando Jesus viu o que estava em seu coração é quando ele disse que um deles iria traí-lo, ou seja, no começo ele era bom, mas depois se deixou levar pela ganância e fez o que fez.

Em Tiago 1 14 e 15 confirma justamente tudo o que acaba de ser mencionado porque o texto diz diretamente que cada um é seduzido pelo seu próprio desejo, então se não mudou de atitude não lutou para não ser corrompido porque sua atitude levou ele até a morte já traiu Jesus.

Sim, a publicação também nos lembra o princípio encontrado em 1 Timóteo 5:22, onde diz: nunca se precipite em impor as mãos a qualquer homem, nem seja cúmplice dos pecados de outros, seguindo assim este princípio como Jesus pediu a orientação de Jeová se Se assim fosse, seria predestinado porque seria como dizer que Jeová foi cúmplice do que aconteceu e isso não poderia ser de forma alguma.

Vemos como o que Judas fez foi deixar brotar aquela raiz e Jesus então, após a nomeação, percebeu através de diversos fatos que ele era, por assim dizer, aquele que poderia ter essa tendência se não a controlasse, por isso o último ceia Pois bem, perceberam justamente que ele era a pessoa que havia manipulado tudo para trair Jesus, era uma pessoa que se tornou traidor, não estava predestinado a ser traidor.

E isso nos ensina sobre Jeová que quando ele tem o poder de predeterminar as coisas mas quando usa essa capacidade é de forma seletiva e direcionada ao seu propósito, levando em consideração o livre arbítrio e todas as suas qualidades como o amor e a justiça, como Por exemplo, temos acesso à Internet e tem muita informação lá, mas isso não significa que vamos consumir toda a informação que está lá, mas quando precisamos, pesquisamos, fazemos uma busca por a direção da nossa necessidade e temos esse conhecimento, da mesma forma quando Jeová usa o seu poder para predeterminar as coisas de maneira direcionada e sempre de acordo com a sua personalidade perfeita.

Embora seja verdade que Jeová tem a bela qualidade de prever o futuro ou de saber muitas coisas sobre o futuro, mas isso não determinou para que Judas foi predestinado. Por que, porque há um princípio por trás disso, conforme mencionado, nunca imponha a mão precipitadamente. de um homem ou ser participante dos pecados, permanecer casto, então se Jeová sabia sobre Judas e isso já foi permitido que Jesus o tivesse escolhido, então Jeová se tornou participante dos pecados de Judas, então não há dúvida de que ele não iria Foi predestinado, embora seja verdade se houver uma visão completa do futuro, mas não do comportamento de cada pessoa.

Sim, é muito importante cuidar das nossas motivações para servir a Jeová. Judas, como já foi dito, tinha um coração muito bom, por isso Jesus o escolheu como um de seus discípulos, seus apóstolos. as ambições o fizeram alcançar Se assim fosse, também pode acontecer conosco, se não cultivarmos uma fé sólida ou um amor profundo por Jeová, as motivações deixariam de ser corretas e o serviço que prestamos não teria mais valor. 

Sim, também é mencionado que o mesmo ser humano, pela própria traição ao que faz, seu coração se deixa desviar das coisas boas, para que o que o leva a realizar o seu desejo seja o seu desejo de fazer coisas ruins. é onde Satanás se impõe, Satanás nunca vai querer que as pessoas façam coisas boas, ele sempre estará errado, então quando isso se tornar realidade causa a morte, então não queremos passar por esses momentos ruins e servir a Jeová com gratidão e com toda confiança. 

Sim, a informação menciona e a Bíblia também menciona que ninguém consegue ler o coração de uma pessoa, só Jeová tem essa capacidade, porém o desvio de Judas chegou a tal ponto que Jesus conseguiu perceber quais eram as intenções do seu coração, isso ensina nós, Satanás, não podemos ler nossos pensamentos nem os conhecemos, porém ele pode nos ver e observar quais são as intenções do nosso coração, por isso devemos ter muito cuidado com os pensamentos que surgem em nosso coração. mau pensamento, devemos tentar descartá-lo completamente.

E esta passagem também me ensina que o nosso futuro então não está predestinado, não dependemos do destino, o nosso futuro depende das nossas decisões, atitudes e ações que temos agora.

Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?

Salmo 54:2. Neste texto, o salmista não apenas ora, mas pede especificamente a Jeová que preste atenção às palavras que saem da sua boca. Isso indica que devemos ter consciência de que nossas palavras podem ser significativas para Jeová e que ele está interessado no que expressamos, aprendemos também que devemos cultivar uma confiança firme e que Jeová ouve nossas orações, isso significa não apenas pedir a Deus que precisamos, mas também confiar que ele tem o poder e a vontade de responder da maneira que for melhor para nós.

Salmo 54:7. Este texto nos faz ver que, com a ajuda de Jeová, podemos superar qualquer situação que nos ocorra. Embora queiramos que nossos problemas sejam resolvidos imediatamente, confiamos que Jeová saberá exatamente quando e como nos ajudar.

Salmo 54:6. Neste texto podemos ver que temos um Deus tão bom e maravilhoso que ele merece que lhe façamos sacrifícios, pois se quisermos cultivar e manter um relacionamento próximo com Jeová, é importante apoiar o Reino de Deus e fazer tão sinceramente.

Salmo 54:4. David expressou como se sentiu durante os muitos desafios que enfrentou em sua vida. Porém, nesses momentos difíceis, ele nunca deixou de confiar em Jeová, este é um excelente exemplo para nós.

Salmo 54:2. Este texto nos mostra que podemos orar a Jeová e pedir que ele nos ouça, Jeová é tão amoroso que quer que oremos a ele e falemos com ele com sinceridade.

Salmo 54:1. Este texto nos faz ver que os servos de Jeová, embora sejamos pessoas felizes, temos problemas, sofremos perseguições do resto do povo. E às vezes sofremos por fazer o que é certo. Para enfrentar os problemas, precisamos de fé e coragem.

Salmo 54:6,7. Esses versículos me ensinam a expressar gratidão e louvor a Jeová. Uma maneira de aplicar isso na minha vida diária seria gastar tempo louvando e agradecendo a Jeová por sua bondade e fidelidade, seja por meio de oração, canto, contribuições voluntárias ou serviço.

Salmo 54:5. Este versículo me ensina que devo confiar na justiça de Jeová. Uma forma de aplicar isso no meu dia a dia seria, por exemplo, evitar me vingar quando sou ferido ou tratado injustamente. Deixar que Jeová faça justiça no seu tempo e da maneira que ele considerar melhor.

Salmo 54:4. Este versículo me ensina que devo reconhecer a ajuda de Jeová. Uma maneira de aplicar isso na minha vida diária é estar atento às maneiras como Jeová trabalha e como ele me ajuda, seja por meio de circunstâncias, de pessoas ou com seu Espírito Santo.

Salmo 54:1-3. Esses versículos me ensinam que devo confiar sempre em Jeová. Mas principalmente quando ele passou por momentos difíceis. Uma maneira de aplicar isso na minha vida é recorrer a Jeová em oração, para pedir sua ajuda e proteção quando tenho problemas ou estou em perigo.

Salmo 54:4. Este texto me ensina que devo cultivar uma mentalidade de gratidão para com Jeová, pois é ele quem nos sustenta e nos dá forças.

Salmo 54:1. Quando Davi escreveu este texto, ele não se referia ao fato de que o nome de Deus tem poderes místicos e que apenas repetindo o seu nome poderíamos evitar algo ruim, como muitas pessoas fazem neste mundo. Mas ele sabia que Jeová, com o seu poder, tem a capacidade de salvar o seu povo de coisas ruins.

Salmo 54:1. David disse que Jeová o defenderia com o seu poder em nome do seu Nome. Ele tinha confiança de que o nome de Jeová o defenderia. Isto se cumpriu, por exemplo, quando Saul estava prestes a encontrá-lo, uma invasão dos filisteus interrompeu a situação. Nós também precisamos ter confiança em Jeová quando passarmos por momentos difíceis, especialmente durante a grande tribulação.

Salmo 54:6. Ele nos diz que farei sacrifícios de bom grado e louvarei o teu nome, ó Jeová. Vemos que quando o nosso amor é tão grande por Jeová, é mais fácil fazer qualquer sacrifício, porque o amor nos motiva a fazê-lo com prazer para o nosso Deus.

No capítulo 54. Vemos que o salmista fala de Jeová usando vários verbos, ele diz que ouve, presta atenção, ajuda a defender, destrói seus inimigos e o salva, ou seja, que ele tinha conhecimento de como Jeová age, ou seja , ele não fez. Precisamos apenas estar atentos ao que pedimos a Jeová, mas também à forma como ele age, o que às vezes pode ser da maneira menos esperada.

Salmo 54 6. Diz que Davi era um homem sincero e ofereceu sacrifícios de boa vontade a Jeová. Nós também temos bons motivos para fazer sacrifícios para Jeová, visto que ele vê além do que damos ou do que abrimos mão ao fazer esses sacrifícios, também vê os motivos que acompanham um sacrifício, e Jeová é bom e sempre recompensará aqueles que lhe damos sacrifícios. ou fazemos isso com alegria. 

Salmo 54:1. Esta passagem mostra que o nome Divino não tem poderes místicos, mas representa o próprio Deus. Então através dessa súplica Davi reconheceu que Jeová tem poder para salvar o seu povo e isso aconteceu na ocasião em que Saul tentou matá-lo, Jeová usou os filisteus a seu favor, essa é uma das muitas passagens que fortalece a nossa fé e confiança em Jeová.

Salmo 54:4. Diz que o coração de David estava angustiado e que ele foi dominado pelos terrores da morte, que lhe causaram tanta dor. Por um lado, seu filho Absalão havia conspirado para usurpar o trono e isso foi bastante doloroso, mas a situação piorou quando o conselheiro de maior confiança de David Aitofel participou desta conspiração. Este texto nos ensina que aqueles que estão mais próximos de nós podem possivelmente fazer coisas conosco ou dizer coisas sobre nós que podem nos ferir nas profundezas do nosso ser, e isso pode nos fazer cair, mas não devemos permitir que seja qual for a prova, ela afeta nós pagando com Jeová e muito menos deixando a organização de Jeová.

Salmo 54:3. Este versículo reflete a confiança de Davi em Deus como seu protetor e defensor em meio às ameaças e perseguições que enfrenta. Esta é uma expressão de fé de que Jeová intercederá e libertará você de seus inimigos que agem em desrespeito aos princípios Divinos.

Salmo 54:6. Este texto nos motiva a oferecer com alegria e alegria um sacrifício de louvor a Jeová, contando a outros como ele é bom e o que seu nome significa por meio da pregação e também por meio de nossos comentários.

Salmo 54:7. Este texto nos mostra que quando enfrentamos situações que nos desanimam, nos assustam ou nos causam ansiedade, podemos recorrer ao nosso amoroso Deus e podemos ter certeza de que ele nos ouvirá.

Salmo 54:4. Este texto nos ensina a importância de confiar em Deus nos momentos de dificuldade ou necessidade, Deus não só está presente, mas também age em nome de quem nele confia.

Salmo 54:4. Este texto diz: Olha! Deus é quem me ajuda; Jeová está com aqueles que me apoiam. Neste texto vemos que Davi passou por muitos momentos difíceis devido ao ódio de pessoas que não estavam com Jeová, mas também viu como Jeová o ajudou muitas vezes através de seus fiéis seguidores. Por exemplo, esta passagem nos leva a Crônicas 12:18, onde fala de Amasai, líder de um grupo de guerreiros da tribo de Benjamim em Judá e vemos que ele deu a Davi quando disse que somos seus ou Davi e somos contigo, ó filho de Jessé, quando Davi estava sendo perseguido por Saul. Assim vemos que nunca devemos pensar que estamos sozinhos porque na realidade não estamos, Jeová muitas vezes nos ajuda em nome dos nossos irmãos.

Salmo 54:4. Vemos como Davi expressou como se sentiu durante os desafios que teve em sua vida e embora esses momentos tenham sido difíceis, vemos que ele nunca deixou de confiar em Jeová e este é um excelente exemplo para nós e ainda mais nos tempos em que viver, pois não sabemos o que acontecerá no futuro, por isso, como não sabemos o que acontecerá, devemos permanecer ativos a partir de agora, pois com a ajuda de Jeová poderemos superar todas as provas como Davi se saiu muito bem.

Salmo 54:4. Isso me lembra que, em qualquer situação, Deus é quem me ajuda, E também que Jeová está com quem me apoia. Isto significa que Jeová vai usar os seus servos para nos ajudar, por isso devemos considerar a ajuda que os nossos irmãos na fé nos dão, vendo-a como se fosse o próprio Jeová quem nos ajuda.

Salmo 54:7. Este versículo expressa a firme confiança de que Jeová fornecerá proteção contra todas as formas de aflição. Isso nos ensina a confiar em Jeová em momentos difíceis, sabendo que ele é capaz de nos salvar de qualquer situação adversa.

Salmo 54:4. Vemos aqui que Davi pedia ajuda a Jeová, visto que Saul o perseguia. Isso me ensinou que, quando estou passando por um momento difícil, posso orar a Jeová pedindo ajuda e ele me ajudará, como fez com David.

Salmo 54:7. Outra lição que trazemos deste texto é a promessa de olhar triunfante para os inimigos, isso mostra uma visão de futuro baseada na esperança e na confiança e na vitória final sobre as circunstâncias negativas. Isto nos ensina a manter uma atitude positiva e a não desanimar diante das adversidades, confiando que Jeová nos dará forças para superar qualquer obstáculo.

Salmo 55:2. A angústia é uma emoção intensa que pode surgir quando enfrentamos situações opressoras. Este versículo nos mostra que é legítimo expressar nossos sentimentos a Deus e buscar Seu conforto e direção.

Salmo 55:16-17. Neste texto o salmista declara a sua confiança de que Jeová o salvará quando o chamar. Esta confiança nos ensina a colocar as nossas preocupações e necessidades em Jeová, confiando na sua fidelidade e disposição de ouvir as nossas orações e também a importância de recorrer a Jeová em momentos de angústia e confiar no seu poder para nos salvar.

Salmo 55:3-5. O salmista Davi muitas vezes se sentia atormentado. Durante vários anos, o rei Saul o perseguiu para matá-lo. Embora David tenha sobrevivido, houve momentos em que sentiu que seus problemas o estavam afogando. Tal como David, eles pediram ajuda a Deus para lidar com o seu sofrimento e dor, nós também podemos fazê-lo e receber ajuda.

Salmo 55:1-3. Este texto incentiva-nos a lançar os nossos fardos sobre Jeová, porque hoje muitas pessoas se sentem sobrecarregadas com os seus fardos. As dificuldades financeiras, os problemas familiares angustiantes, as doenças, a dor e o sofrimento causados ​​pela opressão e pela tirania, e uma série de outras doenças constituem um fardo pesado que lhes é difícil de suportar. Além dessas pressões externas, algumas pessoas também ficam sobrecarregadas pela sensação de inutilidade e fracasso que experimentam por causa de suas próprias imperfeições. É por isso que é importante pedir a Jeová que nos dê perseverança.

Salmo 55:22. A frase lance seu fardo sobre Jeová sugere uma entrega completa e sem reservas de nossas preocupações, medos e ansiedade a Jeová. Isto significa abandonar a tendência humana de querer resolver tudo sozinho e, em vez disso, confiar na sabedoria e no cuidado de Deus.

Salmo 55:14. Vemos que por trás das fofocas e dos boatos quase sempre há uma má intenção escondida, como quando uma mentira é contada para arruinar a reputação de alguém. Mas mesmo que não tenham essa má intenção, se vierem de um amigo, causa dor, como podemos ver no texto.

Salmo 55:12-14. No texto podemos ver como Davi se sentiu após sofrer uma traição, da mesma forma que podemos nos sentir quando um irmão, um amigo ou um familiar nos trai, mas devemos confiar em Jeová, pois ele sabe como nos sentimos. A lição disto é que devemos rejeitar algo tão deplorável como a traição.

Salmo 55:21. Ensina-nos que as palavras agradáveis, suaves e lisonjeiras de um traidor são mais suaves que a manteiga e são como espadas desembainhadas que escondem a guerra no seu coração. 

Salmo 55:22. Outra lição deste versículo é que ele continua dizendo que Deus nunca permitirá que os justos caiam. Isso indica que Deus é nosso protetor e defensor, embora possamos enfrentar dificuldades e adversidades, Deus garante que aqueles que confiam nele não serão derrubados permanentemente.

Salmo 55:22. O texto diz: Lance o seu fardo sobre Jeová e ele o susterá. Esse lindo texto me ensina que devemos confiar em Jeová e que ele agirá a nosso favor, pois ele guia nossos passos e se formos leais a ele, ele nos segurará pela sua mão poderosa.

No capítulo 55, também podemos ver que Davi estava sob grande estresse emocional, esse mesmo estresse foi causado por seu filho, e uma Torre de Vigia também menciona que algo que também o machucou bastante, foi a traição do próprio filho junto com o situação do conselheiro de maior confiança de David, participando desta Conspiração. Com este texto aprendemos que muitas vezes a perseguição ou oposição ocorre dentro da nossa própria família, mas isso não deve nos desanimar, pois Jeová está ciente disso e se conseguirmos intensamente ele verá uma maneira de nos ajudar.

Salmo 55:22. Podemos ver aqui a confiança que o salmista tinha, porque sabia que, se lançasse o seu fardo ou a sua preocupação sobre Jeová, não ajudaria. Isto nos ensina que devemos abandonar todas as nossas preocupações, medos ou ansiedades, quer tenhamos desafios na vida ou tendências que temos que carregar por muito tempo, devemos lembrar que não estamos completamente sozinhos e que devemos confiar em nossos irmãos pelo Seu próprio escravo fiel e prudente que ele nos oferece, e desta forma demonstraremos que confiamos na sabedoria e no cuidado que Jeová nos dá através de sua organização.

Salmo 55:4. David diz que seu coração estava perturbado por dentro e ele foi dominado pelo medo da morte, em outras palavras, David estava deprimido. Poderíamos dizer então que Davi não era um homem espiritual? Claro que Davi era um homem espiritual, o fato é que esse sentimento pode invadir qualquer um de nós e também pode ser uma doença. Hoje, muitos irmãos na organização de Jeová têm esta doença. Então isso me ajuda a ver esses irmãos que estão passando por essa situação, como o próprio Jeová viu Davi e o ajudou a entender a situação e o encorajou. Devemos fazer o mesmo, quando soubermos do sofrimento de um irmão, não nos tornemos juízes do nosso irmão, mas liguemos para ele e entendamos e demonstremos a ele o mesmo carinho que Jeová tem por nós quando cometemos um erro.

Salmo 55:22. Somos novamente incentivados a lançar nossos fardos sobre Jeová. Como podemos fazer isso? Bem, podemos fazer isso de três maneiras: contando-lhe em oração o que está nos perturbando, recorrendo à sua palavra e à sua organização em busca de orientação e apoio, e fazendo tudo o que for razoavelmente possível para resolver a situação. Veremos assim como Jeová realmente nos apoia e carrega os nossos fardos.

Salmo 55:16. Esse texto é muito bonito, pois se passarmos por alguma doença ou algum problema, devemos invocar a Jeová em oração com a plena certeza de que ele nos salvará, assim como fez com Davi.

Salmo 55:22. Ensina-nos que devemos lançar o nosso fardo sobre Jeová, por exemplo, orando e expressando as nossas preocupações, e depois devemos recorrer à sua palavra e à sua organização em busca de orientação.

Salmo 55:18. O salmista disse: “Ele me dará paz, resgatando-me daqueles que lutam contra mim”. E isso me fez pensar em Quem Fala, por exemplo no relato 4, dos irmãos que estão passando pela difícil situação de estarem presos por defenderem sua fé, e a maioria em comum comenta que sentem a ajuda de Jeová, a paz de Jeová. E também me fez meditar muito, embora estejamos, por assim dizer, em relativa paz, e também pode nos ensinar a nos preparar mentalmente para isso e mesmo que não ultrapassemos essa posição, também enfrentamos outras situações difíceis . Por este motivo, temos de confiar plenamente em Jeová, visto que só ele pode dar-nos a paz que necessitamos para enfrentar a oposição daqueles que estão contra nós.

Salmo 54:6. Vemos que o salmista diz a Jeová que fará um sacrifício de louvor ao seu nome, porque ele é bom. Este texto me ensina que devemos dar graças a Jeová com sacrifícios de lábios e louvor ao seu santo nome, mas devemos fazê-lo com alegria e entusiasmo e com um coração agradecido e acima de tudo, de boa vontade por tantas bênçãos que recebemos dele. .

Salmo capítulo 55. Mostra como Davi se sentia ansioso devido à pressão de seus inimigos, mas apesar de toda a sua angústia e tristeza ele disse no versículo 22: Lança o teu fardo sobre o Senhor. Podemos ver como Davi buscou ajuda e apoio não de qualquer pessoa, mas de Jeová, a única pessoa que poderia lhe dar a verdadeira paz. Portanto, isso me ensina que quando estou com medo devo me aproximar de Jeová, transmitir a ele todas as minhas preocupações e ter certeza de que ele me ajudará, porque Jeová promete que nunca permitirá que os justos vacilem.

Salmo 55:22. Ele nos incentiva a lançar nossos fardos ou preocupações sobre Jeová em oração, visto que ele explicou isso bem em Gálatas 6:5. Por outro lado, diz que cada um tem a sua própria responsabilidade e aí ele fala de responsabilidades como reunir-se e pregar, visto que são responsabilidades muito importantes que todo servo leal de Jeová tem.

Salmo 55:22. Este texto é muito bonito, pois Jeová nos incentiva a lançar sobre ele os nossos fardos. Obviamente isolar-se iria contra nossas orações, pois se pedirmos o espírito de Jeová ele nos dá através da congregação e evidentemente há irmãos e irmãs aqui capazes de também nos compreender sem estarem implícitos ou diretamente envolvidos com o que pode nos afetar emocionalmente.

Salmo 55:6-8. Vemos como Davi se sentiu depois de ser traído, queria fugir para longe, voar como uma pomba. Às vezes podemos pensar assim, mas o versículo 16 diz com segurança que todo aquele que invocar a Jeová o salvará. Não importa quão ruim seja a situação, temos de confiar que Jeová sempre estará cuidando de nós.

Salmo 56:8. Isso nos mostra que Jeová se importa muito conosco. Ele não apenas vê as provações que enfrentamos, mas entende muito bem como elas nos afetam emocionalmente. Por isso, movido pela sua compaixão, ele guarda as nossas lágrimas num odre simbólico. Quão terno é Jeová, nosso pai celestial, e este lindo versículo me faz sentir amado e valioso para Jeová.

Salmo 56:8. Vemos isso quando Davi diz a Jeová. Você está ciente da minha vida errante, você recolhe minhas lágrimas em um odre, vemos duas características de Jeová, primeiro que ele conhece nossa situação como foi no caso de Davi e segundo que ele conhece o efeito emocional que esta situação produz em nós.

Salmo 56:3. Este texto me ensina que, embora este mundo esteja cheio de coisas que nos assustam, devemos ser como Davi e não deixar que o medo nos paralise.

Salmo 56:1-4. Nos versículos lidos observamos que Davi se refugiou em Jeová quando estava passando por uma situação difícil, assim como ele quando passamos por situações angustiantes deixamos tudo nas mãos de Jeová para que ele pudesse cuidar delas.

No capítulo 55. Lá podemos ver como Davi se sentiu em relação à conspiração de Absalão e depois também de seu fiel conselheiro Aitofel. Ele ficou decepcionado e angustiado, e isso lhe causou dor, mas não permitiu que ele desconfiasse de Jeová, mas de tudo. Pelo contrário, a confiança dela nele ficou mais forte. Esta história também nos ensina que quando temos sentimentos de dor e angústia semelhantes aos do salmista, nunca devemos deixar de confiar em Jeová, mas sim prestar atenção ao exemplo de Davi.

Salmo 55:4. Desse mesmo texto podemos extrair outra Pérola muito valiosa, pois neste versículo Davi fala do fundo de seus sentimentos sobre o que estava acontecendo com ele naquele momento, e quando foi traído por seu filho Absalão e também por seu principal conselheiro. Ele sentiu aquele medo, chegou a dizer que tinha medo até da morte. Isso me faz pensar que também podemos estar em situações difíceis. Por exemplo, tem gente que tem doenças ou circunstâncias difíceis, mas devemos lembrar que o mais importante é termos confiança em Jeová que ele nos ouve e para isso temos a oração, que é o mais importante. Então poderemos recorrer a ele e ele nos dará a coragem, a força e a resistência que precisamos para superar qualquer situação difícil. 

Salmo 55:22. Fala de lançar ou lançar nossos fardos sobre Jeová e Jeová é quem se preocupa conosco, e é por isso que ele quer que vamos até ele em busca de ajuda. E Jesus é um exemplo claro, visto que no Pai Nosso ele incluiu pedidos pessoais, também podemos fazer o mesmo, dizendo em oração o que nos diz respeito, recorrendo à sua palavra e organização, como ali estudamos, que o seu conselho se baseia no The. Bíblia, e fazendo o que pudermos razoavelmente para resolver a situação.

Salmo 55:4. Este versículo mostra como Davi se sentiu após ser traído por seu próprio filho, Absalão. Ele tinha todos os motivos para sentir dor, não só pela traição do filho, mas também pela conspiração contra ele. Isso nos mostra que talvez nos sintamos angustiados por dentro, mas lembremo-nos de que Jeová não permitirá que soframos além do que deveríamos e estará sempre conosco quando nos sentirmos assim.

Salmo 55:23. Este versículo me ensina a confiar na justiça de Jeová. Portanto, em vez de me vingar sozinho, devo deixar Jeová julgar e punir aqueles que me injustiçaram. Da mesma forma, quando sofro injustiça, devo evitar o desejo de vingança, confiando que Jeová fará o que é certo no tempo devido. 

Salmo 55:4. David refere-se à traição e a traição de um filho ou de um familiar deve ser uma dor forte. Sem dúvida, a tradição é uma marca terrível dos tempos em que vivemos e por isso não devemos permitir que a dor e o desgosto enfraqueçam a nossa confiança. em Jeová, é por isso que devo continuar a me esforçar para estudar diligentemente a Bíblia, meditar nela e orar, assim me aproximarei de Jeová e aprenderei a confiar nele completamente.

Salmo 55:9-15. Esses versículos também me ensinam que devo estar atento aos sinais de dupla face ou engano, e prestar atenção ao discernimento para me proteger daqueles que, ao demonstrarem falsa amizade, estão na verdade tentando me prejudicar.

Salmo 54:4. Este texto nos ensina a importância de confiar em Deus em momentos de dificuldade ou necessidade. Deus não está apenas presente, mas também age em favor daqueles que nele confiam.

Salmo 55:16,17. Esses versículos me ensinam que quando nos sentimos sobrecarregados por problemas ou ansiedade, devemos reservar um tempo para orar sinceramente, pedindo a Jeová que nos dê a paz e a força de que precisamos.

Salmo 55:1-8. Esses versículos me ensinam a confiar em Jeová em tempos difíceis. Por exemplo, quando enfrentamos situações estressantes ou dolorosas, devemos orar a Jeová, expressando nossas preocupações e confiando que ele nos ouvirá e nos ajudará.

Salmo 55:9-15. Esses versículos me ensinam que devo discernir o mal daqueles que me machucam. Uma forma de fazer isso é ter cuidado e identificá-los, pois às vezes podem ser pessoas próximas a nós que parecem amigáveis.

Salmo 56:12. Este versículo me ensina que, mesmo que estejamos em circunstâncias difíceis, devemos sempre nos lembrar dos votos que fazemos a Jeová e cumprir as nossas promessas com amor por ele, oferecendo gratidão a Jeová não apenas com palavras, mas com ações, apesar das nossas circunstâncias.

Salmo 56:12. Ele fala sobre como Davi quis expressar sua gratidão, com certeza ele deve ter meditado em todas as vezes que confiou em Jeová e lhe deu uma saída. Isso me fez pensar em todas as vezes que, desde que conhecemos Jeová, colocamos nele nossas preocupações e provações. Mesmo nas provações que pensávamos que não conseguiríamos suportar, Ele sempre nos dará uma saída. Pensar nisso nos dá vontade de ser grato e uma das formas de agradecer é dar o melhor de nós e lembrar que fizemos um voto, e temos que cumprir esse voto com a atitude correta de agradecer a Jeová por tudo que ele fez para nós e o que fará no futuro também.

Salmo 56:2. Gostei deste texto, especialmente da parte em que Davi implorou a Jeová que prestasse atenção às suas palavras. Isso me fez pensar porque David estava passando por um momento tão difícil e sua vida estava em risco. Isso me faz pensar na importância de ter aquela atitude humilde que Davi teve, já que ele não confiava em si mesmo, mas quando estava passando por uma situação difícil foi sincero com Jeová e abriu seu coração para ele e contou-lhe o que estava acontecendo a ele. deixar Jeová agir por também fazer a sua parte. O que é um grande exemplo para cada um de nós.

Salmo 56:13. Aqui vemos que o rei Davi já estava em outra situação difícil, seu filho Absalão e seu conselheiro conspiraram contra ele, mas quem ajudou Davi nesta situação. Este texto nos dá a resposta a esta pergunta, pois diz: Porque você me salvou? da morte e você impediu que meus pés tropeçassem, ou seja, Davi estava focado em todas as coisas boas que Jeová havia feito por ele e que o ajudaram a seguir em frente para confiar nele, nós também fazemos o mesmo, se nos concentrarmos em todas as coisas que Jeová fez e como ele respondeu a todas as nossas orações, isso também nos ajudará a vencer provações.

Salmo 56:12,13. Esses versículos me ensinam a louvar a Jeová por sua fidelidade. Uma maneira de fazer isso é ser grato e estar disposto a cumprir nossos votos de dedicação e adoração.

Salmo 56:8,9. Esses versículos me ensinam que Jeová está ciente de nossas lutas, lágrimas e dificuldades, e tem um registro delas. Portanto, quando nos sentimos sozinhos ou incompreendidos, temos de ter certeza de que Jeová pode nos dar consolo e esperança.

Salmo 56:10,11. Esses versículos me ensinam que, em situações difíceis, devo lembrar que Jeová é a nossa força e a nossa proteção. E ter isso em mente fortalece minha fé e confiança nele.

Salmo 56:3,4. Esses versículos me ensinam a confiar em Jeová durante as adversidades. Por exemplo, quando nos sentimos dominados pelo medo ou pela ansiedade, devemos confiar em Jeová e na sua palavra, sabendo que ele está do nosso lado.

Salmo 56:11. Este texto nos ensina que não importa quais obstáculos surjam, nada pode nos impedir de divulgar as boas novas, porque Jeová está do nosso lado.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário