TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sábado, 11 de maio de 2024, Honre seu pai e sua mãe, assim como Jeová, seu Deus, lhe ordenou, para que você viva muito e tudo lhe corra bem (Deuteronômio 5:16).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sábado, 11 de maio de 2024,  Honre seu pai e sua mãe, assim como Jeová, seu Deus, lhe ordenou, para que você viva muito e tudo lhe corra bem (Deuteronômio 5:16).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024

Sábado, 11 de maio de 2024

Honre seu pai e sua mãe, assim como o Senhor seu Deus lhe ordenou, para que você viva muito e tudo lhe corra bem (Dt 5:16).

Todos os membros da família devem manter certos assuntos domésticos em sigilo. Por exemplo, um marido pode achar que o costume de sua esposa é um pouco engraçado. Você não falaria sobre isso com outras pessoas? Claro que não. Porque ele a ama, ele nunca quer fazer nada que possa envergonhá-la ou ferir seus sentimentos (Efésios 5:33). Os pais devem lembrar que os adolescentes gostam de ser tratados com respeito. É por isso que eles não os humilhariam contando a outras pessoas sobre seus erros (Colossenses 3:21). E as crianças têm que aprender a ser discretas, a não dizer coisas que possam constranger alguém da família. Se todos fizerem o possível para manter os assuntos domésticos privados, a família ficará mais unida. w22.09 10 par. 9.

Como um verdadeiro amigo se comporta? (Provérbios 17:17).

Com os amigos. Quase todo mundo precisa desabafar com um bom amigo em algum momento da vida. Às vezes isso é difícil. Talvez não estejamos habituados a falar com ninguém sobre os nossos sentimentos mais profundos. E, se ousarmos fazer isso e depois descobrirmos que nosso amigo contou aos outros o que lhe contamos, nos sentimos muito mal. Por outro lado, o quanto apreciamos ter alguém que sabe guardar confidências. Ele é um “amigo verdadeiro”! (Leia Provérbios 17:17).

Como os anciãos e suas esposas mostram que são confiáveis? E o que aprendemos com um idoso que trata de um assunto confidencial e depois fica com sua família? (Veja a foto).

Na congregação. Os presbíteros que sabem guardar um segredo são “como um abrigo contra o vento” para seus irmãos (Is 32:2). Sabemos que podemos falar com eles sobre qualquer coisa com a certeza de que não dirão o que nós lhes dissermos. Não os pressionamos para nos dizerem coisas que deveriam manter privadas. Além disso, valorizamos muito as esposas dos idosos porque elas não tentam extrair deles informações confidenciais. Na verdade, é uma bênção que os anciãos não discutam os assuntos pessoais dos irmãos com as esposas. A esposa de um presbítero disse: “Sou grata porque meu marido não me conta nada sobre os irmãos a quem ele ministra nas visitas pastorais ou sobre aqueles que precisam de ajuda espiritual. Ele nem me diz seus nomes. Agradeço que você não me sobrecarregue com questões sobre as quais não posso fazer nada. Assim posso tratar todos os irmãos com naturalidade. E sei que quando conto a ele sobre um problema ou como me sinto, ele não contará a ninguém.” Naturalmente, todos nós queremos ter a reputação de sermos confiáveis. Vejamos cinco qualidades que nos ajudarão a conseguir isso.

Explique por que o amor é a base da confiança.

O amor é a base da confiança. Jesus disse que os dois mandamentos mais importantes são amar a Jeová e amar o próximo (Mateus 22:37-39). Porque amamos a Jeová, queremos ser como ele, que é a pessoa mais confiável que existe. Por exemplo, o amor pelos nossos irmãos nos leva a não revelar os seus assuntos pessoais. Nunca revelemos nada que possa magoá-los ou envergonhá-los (João 15:12).

Como a humildade nos ajuda a ser confiáveis?

A humildade nos ajudará a ser confiáveis. O cristão humilde não tentará impressionar os outros sendo o primeiro a dar as notícias (Filipenses 2:3). Nem agirá de forma importante, insinuando que sabe coisas que não pode contar. Por outro lado, se formos humildes, não sairemos por aí pregando as nossas ideias pessoais sobre assuntos que não são mencionados na Bíblia ou nas nossas publicações.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário