Estudo de A Sentinela, Você deseja sinceramente dedicar sua vida a Jeová?, Semana 6 a 12 de maio de 2024, Comentários e respostas.

Estudo de A Sentinela, Você deseja sinceramente dedicar sua vida a Jeová?, 6 a 12 de maio de 2024, Comentários e respostas.

“Como vou retribuir a Jeová todo o bem que ele me fez?” (Sl 116:12).

1, 2. O que precisa ser feito antes de ser batizado?

O primeiro passo é estudar a sua palavra e quando já se decidiu ser batizado, a dedicação a Jeová é uma conversa direta com o criador.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, todos nós temos que nos dedicar a Jeová e no estudo deste artigo veremos o que é dedicação e por que não devemos ter medo de nos dedicar e ser batizados se já estivermos prontos para isso.

Também poderia acontecer que estivéssemos prontos para ser batizados e tivéssemos medo, por isso este artigo nos explicará que não devemos ter medo porque explica que Jeová está conosco. 

Milhões de pessoas em todo o mundo desejam conhecer a Deus e aproximar-se dele. Para conseguir isso, eles devem aprender a verdade da Bíblia. Mas, quando consideram que estão prontos para o batismo, devem dar um passo anterior: a dedicação a Jeová. Daí a importância deste artigo, pois explica o que é dedicação e por que a pessoa não deve ter medo de se dedicar e ser batizada se já estiver preparada para isso.

Sim, antes de ser batizado, você precisa conhecer as verdades básicas da Bíblia, ter conhecimento exato e assim passar a amar a Jeová e suas belas qualidades, depois dedicar-se a ele de todo o coração, ser batizado e sentir o desejo de fazer a vontade dele.

O QUE É DEDICAÇÃO?

3. Cite algumas pessoas que foram dedicadas a Deus nos tempos bíblicos.

No caso de Arão podemos dizer que ele foi separado para o serviço de Jeová porque era sumo sacerdote e Levítico 8:9 diz que na frente de seu turbante ele usava uma placa escrita feita de ouro que dizia o sinal sagrado de dedicação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ser dedicado significa estar preparado para o serviço de Deus. Embora Israel fosse uma nação dedicada a Jeová. Alguns israelitas foram dedicados de uma forma muito especial. Por exemplo, Arão foi escolhido por Jeová para ser o sumo sacerdote e usava uma placa de ouro brilhante como sinal sagrado de dedicação. Os nazireus também foram designados para um serviço especial a Jeová, de modo que seguiram regras específicas estabelecidas na lei mosaica.

Sim, por exemplo, Arão foi escolhido por Jeová para ser sumo sacerdote e na frente do seu turbante ele tinha uma placa especial de ouro brilhante que ele disse ser o sinal sagrado da dedicação.

Depois teve também os nazireus que foram escolhidos especialmente para um trabalho do qual Jeová os separou e esses nazireus a palavra nazireus é interessante porque vem da raiz nací que significa justamente este dedicado ou separado, e é verdade que a lei dizia que eles tinham que manter certas regras específicas, como vimos em duas torres de vigia antes, os nazarenos não podiam tirar nada do fruto da videira, nem podiam cortar o cabelo ou tocar em qualquer morto, mesmo que fosse familiar direto.

4. a) O que significa para nós dedicar-nos a Jeová?

Pois bem, tomem a decisão de serem discípulos de Jesus e fazerem a vontade de Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Dedicar-nos a Jeová significa tomar a decisão de ser discípulos de Jesus e colocar a vontade de Deus em primeiro lugar na nossa vida.

Para nos dedicarmos a ele precisamos ter muito amor e muita fé para colocar o nome e a vontade de Deus em primeiro lugar em nossas vidas e podemos conseguir isso nos tornando discípulos de Jesus Cristo.

A pergunta feita pelo parágrafo de que se seguirmos as regras de Jeová será um fardo para nós, claro que não, porque aqueles de nós que amam a Jeová e confiam que as suas regras são para o nosso benefício e descobrem que viver de acordo com os seus princípios traz verdadeira felicidade.

4. b) O que significa renunciar a si mesmo? (Veja também o desenho).

Bem, o que significa renunciar a si mesmo é que quando nos dedicamos a Jeová temos de dizer não a tudo que o desagrada, como a imoralidade sexual.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Renunciar a si mesmo envolve dizer não aos nossos próprios desejos se eles estiverem em desacordo com a vontade de Deus, o que inclui rejeitar as obras da carne, como a imoralidade sexual. Para nós, isso não será um fardo se amarmos a Jeová e estivermos convencidos de que os seus padrões são os melhores para nós.

Um exemplo disso é dado pela imagem deste parágrafo. Quem ama a Jeová vê as suas regras como uma cerca protetora que Jeová coloca sobre nós por amor. Suas regras justas seriam como uma cerca que nos protege do leão que quer nos devorar. Você descobriu, quem não ama a Jeová também não percebe o seu amor, e por isso vê suas normas, leis e princípios como algo tão restritivo quanto as grades de uma cela que o mantêm preso.

A expressão grega que foi traduzida “renuncie-se a si mesmo” também pode ser traduzida “negue-se a si mesmo”, ou seja, dizer não a si mesmo, quando nos dedicamos a Jeová colocamos nossas vidas em suas mãos por isso temos que dizer não a tudo que Jeová não gosta porque colocamos nossas vidas nas mãos de Jeová.

ILUSTRAÇÃO

Como podemos ver as regras de Jeová ou vemos isso como algo que nos impede como uma pessoa que está presa em uma prisão que não pode fazer o que quer ou como fica bem na fotografia como uma proteção para nos ajudar, por exemplo, a verdade é que temos eu quero muito acariciar seus bichinhos, mas claro que agora é mesmo uma proteção, o mundo é assim, a verdade é que o mundo realmente dita suas regras e o que queremos é que Jeová nos proteja para que possamos aprecie as regras de Jeová.

A chave é amar a Jeová porque se armarmos a Jeová e estivermos convencidos de que suas regras são as melhores para nós, às vezes podemos ver esses animais que talvez quando éramos crianças tínhamos bichinhos de pelúcia e temos a intenção de tocá-los, tocamos esses animais de carne e osso e aqueles dois segundos que tocamos podem ser emocionantes, mas o que vem a seguir todos nós sabemos as consequências, então percebemos que às vezes conseguir o que quer e não cumprir as regras de Jeová pode ter uma gratificação imediata, mas então o as consequências são terríveis.

Sim, é por isso que Isaías 48:17 e 18 nos diz por que o ensino de Jeová diz que para que tudo lhe corra bem, para que você se beneficie, este é o caminho por onde você deve trilhar, quando fazemos uma comparação com o vida que nós como cristãos carregamos e o que vemos no mundo realmente entendemos que Jeová nos dá essa orientação para que possamos nos beneficiar.

E o que temos que ter claro é que todas essas regras que nos são impostas são para nosso benefício, como alguém pode ver na fotografia, o que disse esse irmão, o irmão Nicolás, temos duas opções: nos vermos limitados, pensando que essas regras são como uma prisão ou ver o que realmente nos beneficia e ver como isso é uma proteção como fica a imagem contra coisas ruins que podem nos acontecer, como, por exemplo, leões.

Você vê as regras de Jeová como as grades de uma cela, que não permitem que você faça o que quiser, ou como as grades de um zoológico, que o protegem do ataque de leões? (Ver parágrafo 4).

5. a) Como alguém se dedica a Jeová?

Pois bem, fazemos isso em particular através de uma oração e nela nos comprometemos a amar a Jeová de todo o coração, alma, mente e força e dizemos a ele que a partir de então seremos apenas a sua vontade e além disso também seremos siga o exemplo e modelo de Jesus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Fazendo-lhe uma oração na qual promete que adorará somente a ele e que o mais importante em sua vida será fazer a sua vontade.

Marcos 12:30 mostra que dedicação é quando a pessoa promete a Jeová que sempre a amará de todo o coração, de toda a alma, de toda a mente e de todas as forças. Por sua vez, Eclesiastes 5:4,5 mostra que o voto de dedicação é uma promessa muito séria. Portanto, quem faz isso deve esforçar-se para cumpri-lo, visto que é isso que Jeová espera que a pessoa faça.

5.  b) Qual é a diferença entre dedicação e batismo? (Veja também imagens).

A diferença entre dedicação e batismo é que a dedicação é feita em particular, é um ato pessoal entre o indivíduo e Jeová, enquanto o batismo é um ato público que mostra aos outros que a pessoa se dedicou a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E que independente das circunstâncias que cada um tenha, como pode ser visto na foto, casos diferentes, idades diferentes, todos nós fazemos a mesma promessa de que vamos amar a Jeová com todo o nosso ser e vamos fazer a vontade dele e assim evitaremos fazer as coisas que Jeová não gosta.

A dedicação é feita de forma privada e é algo entre nós e Jeová, e por outro lado o batismo já é algo público, então quando alguém é batizado as pessoas já sabem que nós nos dedicamos, que fizemos essa promessa a Jeová.

O que se espera é que se cumpra esta dedicação que se fez a Jeová porque, segundo Eclesiastes 5:4 e 5, o que Jeová espera é que se cumpra. Na verdade, é melhor que não se faça o voto e que se cumpra. a pessoa não o cumpre. Na verdade, ele o considera uma pessoa estúpida, por assim dizer, então o que Jeová espera é simplesmente que, quando nos dedicamos, cumpramos aquele voto que fizemos a ele, assim como quando um. cumpre quando, por exemplo, no casamento se faz um voto e o que Jeová espera é que você cumpra, com respeito à dedicação é o mesmo que vivamos nossas vidas em harmonia com esta dedicação.

ILUSTRAÇÃO

Dedicar-se a Jeová significa prometer que adorará somente a ele e que a coisa mais importante na sua vida será fazer a vontade dele. (Ver parágrafo 5).

O QUE MOTIVARÁ VOCÊ A DEDICAR-SE A JEOVÁ?

6. O que motiva alguém a dedicar-se a Jeová?

Se percebermos que esse amor foi cultivado à medida que aprendemos sobre ele estudando a palavra de Deus a Bíblia e assim adquirimos conhecimento espiritual.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A principal motivação para se dedicar a Jeová é o amor. O amor profundo e duradouro que sentimos por Jeová aumenta à medida que adquirimos conhecimento exato e compreensão espiritual por meio do estudo da Bíblia, reforçando nossa convicção de que Jeová é real, que ele inspirou a Bíblia com seu Espírito e que tem uma organização que usa para levar adiante fora sua vontade.

Sim, é verdade, à medida que aprendemos e como Colossenses 1:9 menciona, temos conhecimento exato e compreensão espiritual, nosso amor tem que crescer e isso significa que temos que de alguma forma dobrar os cotovelos para estudar e alcançá-lo.

Aprender informações da Bíblia, mas também meditar nela e converter esse conhecimento em sentimentos.

Há casais no mundo que dizem que o que tivemos foi amor à primeira vista, amor cego, suponho, mas no caso da dedicação a Jeová não é assim. A gente abre a Bíblia e diz eu amo a Jeová, mas aqui. diz compreender, não apenas estudar, mas fazer com que conheçamos as qualidades de Jeová para amá-lo.

7. O que se espera de alguém que se dedica a Jeová?

Pois bem, primeiro ele sente um amor intenso por Jeová e deseja de todo o coração ser agradável e isso é conseguido porque primeiro ele conheceu os ensinamentos de um conhecimento exato de Jeová e é isso que o leva a ter esse amor por Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, espera-se que ele já conheça os ensinamentos básicos da Bíblia e que esteja obedecendo às regras de Deus e conversando com outras pessoas sobre as crenças que está adquirindo e também sinta um amor muito intenso por Jeová e deseje de coração adorar. ele sozinho.

Espera-se que você tenha conhecimento dos ensinamentos bíblicos básicos, siga os padrões divinos e compartilhe suas crenças com outras pessoas com base em suas circunstâncias pessoais. Além disso, espera-se que você tenha um amor profundo e sincero por Jeová e o desejo de adorá-lo exclusivamente.

Espera-se também que a sua decisão de se dedicar e ser batizado seja uma decisão pessoal motivada pelo amor genuíno a Jeová, e não por agradar outras pessoas, como o seu professor de Bíblia, os seus pais ou os seus amigos.

Por assim dizer, quer você esteja realmente agindo como testemunha, quer esteja pregando a outras pessoas, quer esteja obedecendo às regras que Jeová pede a todos nós, em suma, você já está fazendo isso.

Acho interessante que o parágrafo também diga que quem quer ser batizado não vai pensar em se dedicar e se batizar apenas talvez para agradar a pessoa que lhe dá aulas bíblicas e que está motivada pelo amor sincero a Jeová .

Sim, ele não deve ser motivado por querer agradar aos pais ou talvez também porque seus amiguinhos são batizados. 

8. Qual a relação entre gratidão e dedicação? (Salmo 116:12-14).

Bem, elas andam de mãos dadas porque quando sentimos gratidão por Jeová, isso nos leva a cumprir o que lhe prometemos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Gratidão e dedicação estão intimamente relacionadas no Salmo 116:12-14. Quando reconhecemos tudo o que Jeová fez por nós e nos sentimos gratos pelas suas dádivas e pelo seu imenso amor, naturalmente sentimos o desejo de dedicar a nossa vida a ele em gratidão.

A carta de Tiago nos diz que todas as coisas boas vêm de Jeová e, portanto, se alguém meditar em tantas coisas boas quantas recebemos de nosso Deus Jeová, é natural que nasça em nós aquele amor que nos leva a dedicar nossas vidas para ele.

Jeová nos deu a vida, o sacrifício de seu filho Jesus, dons perfeitos, a possibilidade de ter amizade com ele, a esperança da vida eterna, entre muitos outros dons. Tudo isso deve motivar ou motivar uma pessoa a dedicar a vida a Jeová, porque a dedicação é uma forma de expressar gratidão.

E a pergunta feita no Salmo 116:12 é muito boa, como Jeová vai retribuir todo o bem que ele me fez e a verdade é que não podemos devolver a Jeová tudo o que ele nos deu porque é muito e é não está em nosso poder, mas o que podemos dar a ele e o que Jeová apreciará muito é a dedicação de nossas vidas e não nos dedicarmos a objetivos egoístas, mas sim fazer tudo o que pudermos no serviço de Jeová.

Sim, Deuteronômio 16:17 também diz que o presente que cada um de nós traz deve ser proporcional à bênção que Jeová nos deu e ele deu, como vimos, seu próprio filho, então, em resposta, dedicamos nossas próprias vidas para ele.

No vídeo que é mencionado nos parágrafos do livro que gostei, o irmão estava falando sobre um texto de Romanos 12:1 que diz que temos que apresentar nossos corpos como sacrifício vivo e aceitável a Deus e a verdade é que em a nossa vida como mencionado, não tem preço, então o nosso corpo, toda a nossa vida, tudo o que podemos é a melhor maneira, o melhor presente que podemos dar, para oferecê-lo a Jeová.

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA SE DEDICAR E SER BATIZADO?

9. Por que ninguém deve sentir-se pressionado a dedicar-se a Jeová?

Porque cada pessoa tem um ritmo diferente de progresso e também uma maturidade espiritual diferente, por isso é preciso analisar a própria situação, as circunstâncias e não se comparar com os outros, mas ver se está realmente preparado.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ninguém deve se sentir pressionado a se dedicar a Jeová porque cada pessoa tem seu próprio ritmo de crescimento em direção à maturidade espiritual, bem como circunstâncias pessoais que devem ser analisadas de forma centralizada e sem comparação com os outros.

Todos devem levar em conta que Jeová valoriza a sinceridade e o amor genuíno na dedicação, por isso é essencial que seja uma decisão pessoal, sincera e sem pressões externas. Portanto, se necessário, a pessoa deve reservar um tempo para fortalecer sua fé e fazer as mudanças que considerar necessárias em sua vida antes de tomar essa importante decisão.

Sim, um exemplo que me ajuda a entender é que num jardim nem todas as flores crescem ao mesmo tempo, e quando você puxa uma delas, a única coisa que consegue é quebrá-la, e da mesma forma, não todos os alunos crescem ao mesmo tempo, então cada um tem o seu tempo e é bom que o aluno entenda, mas também os professores ou pais.

E que temos que estar atentos às suas necessidades, se tiverem que fazer mudanças, como podemos ajudá-los, se têm que construir a sua fé, como podemos ajudá-los, e ter certeza de que é sincero, não que eles façam isso por Jeová por amor a Jeová.

Sim, também a Bíblia fala claramente em Gálatas 6:4 que diz que cada um examina suas próprias ações e então você terá motivos para se alegrar pelo que ele mesmo fez, e depois em cinco diz porque cada um carregará seu próprio fardo de responsabilidade. Ou seja, é muito pessoal.

E quem realmente sabe se você está pronto ou não em seu coração e relacionamento com Jeová é você mesmo, e embora não tenhamos dúvidas de que as intenções do irmão ou irmã que diz a um aluno que ele deveria ser batizado já são boas, isso nunca será ser o melhor motivo para fazê-lo, porque assim como não podemos acelerar o crescimento de uma planta ou fingir que temos uma rodovia, todos os carros andam na mesma velocidade, a decisão e a corrida de todo cristão é de resistência, não de velocidade. , e isso deve acontecer como vimos naturalmente, fruto da gratidão e do amor que cada pessoa sente por Jeová.

Jeová não obriga ninguém a servi-lo, então nunca devemos pressionar um aluno e dizer: ei, quando você vai ser batizado, por quê? Porque como já foi mencionado, é uma decisão pessoal, temos que ter clareza? as palavras de Gálatas onde cada um é responsável pelo que faz e pelo que não faz, o que é sempre muito importante é fazer algo motivado ou feito por bons princípios ou razões.

10. O que você pode fazer se perceber que não está pronto para se dedicar e ser batizado? (Veja também o quadro “Se seus pais forem Testemunhas de Jeová”).

Se a pessoa sentir que ainda não está pronta para se dedicar e ser batizada, deve continuar a esforçar-se para alcançar esse objetivo. Você também deve pedir ajuda a Jeová para fazer as mudanças necessárias. Por sua vez, 1 João 5:14 nos garante que Jeová ouvirá as nossas orações e as responderá.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No caso daqueles que são filhos de Testemunhas de Jeová e recebem com eles o curso bíblico, algo que vai ajudá-los muito é estudar os três artigos da série “Devo Ser Batizado” da seção: “Os Jovens Perguntam” em jw.org. Você também encontrará mais informações práticas para meditar nestes dois artigos de estudo da Sentinela de março de 2016: “Você está preparado para ser batizado” e “Como você pode se preparar para o batismo?”

Em Filipenses 2:3, Jeová garante que pode enchê-los de energia, dando-lhes tanto desejo como força; portanto, se pedirem fortemente a Jeová, ele certamente os ajudará a progredir.

1 João 5:14 também é muito interessante porque lá diz que continuamos pedindo a Deus qualquer coisa que esteja de acordo com a vontade dele, ele não escuta, então aqui vemos que se quisermos esse objetivo de sermos batizados temos que continuar pedir a Jeová que continue fazendo mudanças para alcançar esse objetivo, mas lembrando que cada pessoa carrega seu próprio fardo de responsabilidade e isso vem tanto de Jeová quanto dele.

Por isso incentivamos todos os alunos que, sim, talvez pensem que ainda não estão prontos, não deveriam deixar isso aí esperando o desejo, mas como diz o parágrafo, devem começar a trabalhar, pedir ajuda a Jeová, e consulte também as informações nas publicações e assim por diante, para que esse desejo cresça.

Bem, sabemos disso como todo mundo quando estudamos a Bíblia, quando ganhamos conhecimento do nosso amor por Jeová, porque ele tem crescido cada vez mais e decidimos nos colocar a seu serviço e nos separar do mundo. mas não é só isso que temos que continuar aí, começa a vida de cristão e devemos continuar avançando com o passar dos anos e acima de tudo a espiritualidade e fortalecendo-a.

Se seus pais são Testemunhas de Jeová

Se seus pais estão lhe ensinando a verdade, será útil ler os três artigos da série “Devo ser batizado?”, na seção “Os Jovens Perguntam” do jw.org.

Você também encontrará mais informações práticas nestes dois artigos de estudo da Sentinela de março de 2016: “Você está pronto para ser batizado?” e “Como você pode se preparar para o batismo?”

Sem dúvida, você se beneficiará se reservar um tempo para analisar todas essas informações e meditar sobre elas.

POR QUE ALGUNS NÃO DECIDEM DAR O PASSO

11. O que Jeová fará para nos ajudar a ser fiéis?

Jeová nos dará tudo o que precisamos, para que nos comportemos de maneira digna dele e lhe agradeçamos em tudo. Por exemplo, Ele nos dará forças para fazer o que é certo e ser fiéis de acordo com Sua vontade. Também podemos confiar que Jeová nos apoiará e nos ajudará a superar qualquer medo de cometer um pecado e acabar desassociados.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Conforme mencionado em 1 Coríntios 10:13, Jeová é fiel e não permitirá que sejamos tentados além do que podemos suportar. Com o seu apoio e orientação, podemos permanecer firmes na nossa fé e ser fiéis a você em todos os momentos. Essa é uma das razões pelas quais relativamente poucas pessoas acabam expulsas.

Pois bem, nossas publicações definem o pecado como uma ação, sentimento ou pensamento que vai contra as regras de Deus, por isso devemos entender que sendo batizados ou não, se sabemos o que temos que fazer e não o fazemos, já estamos pecando. É por isso que devemos fazer um esforço e ter em mente que, enquanto formos fiéis, Jeová será fiel e nos ajudará em qualquer situação.

Isto é o que Jeová nos promete em 1 Coríntios 10:13. Lá ele diz que não seremos tentados mais do que podemos suportar. Jeová estará lá para nos ajudar se tivermos medo de cometer algum pecado. , temos que lembrar que não só vamos nós que vamos lutar contra esse pecado, mas vamos ter a ajuda de Jeová e então seremos capazes de dar o passo com convicção.

Porque, se tantos anos se passaram, certamente todos nós tivemos as nossas vicissitudes, os nossos problemas, mas a evidência é que Jeová nos ajudou a chegar até aqui.

Bem, saber que Jeová não nos deixará sozinhos nos ajudará, pois ele mesmo nos diz em Colossenses 1:10 que nos dará o que precisamos para que possamos nos comportar de maneira digna, para que possamos pode agradá-lo e no parágrafo anterior em primeiro João 5:14 disse que não importa o que pedimos a Jeová, desde que seja de acordo com a vontade dele, ele nos dá, então não há nada melhor do que pedir algo a Jeová assim.

Também primeiro, Coríntios 10:13 é um texto muito bonito porque diz que Jeová não permitirá que sejamos tentados além do que podemos suportar, mas também nos dará uma saída para o que estamos passando. que tudo pode acontecer e se você é batizado e então você falha, mas todos podem falhar, portanto, é o pensamento de que pode acontecer que Jeová perdoe e que não precisamos ter medo de enfrentar uma situação porque ele nos ajudará. .

Ele comenta que esse é um dos motivos pelos quais relativamente poucas pessoas acabam sendo expulsas e que com o apoio de Jeová é possível ser fiel.

12. O que nos ajudará a evitar cometer pecados graves?

Somos todos imperfeitos, mas podemos aprender a controlar o que dizemos e fazemos. Neste sentido, ajudar-nos-á a manter uma comunicação constante com Jeová por meio da oração, de um programa de estudo pessoal, da assistência às reuniões e da pregação. Desta forma fortaleceremos a nossa fé e Jeová estará conosco para nos dar a força necessária para cumprir o nosso voto ou dedicação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Isso nos ajudará a ler e meditar em textos como Gálatas 5:16 onde lemos continuar andando segundo o espírito e assim você não cumprirá nenhum desejo da carne, ou seja, não estamos sozinhos em Jeová. a luta contra a tentação por Fortaleçamos nossa amizade com ele por meio do estudo pessoal e da oração todos os dias.

Bom, ter também estudo pessoal, frequência às reuniões, pregação, tudo isso vai nos ajudar muito.

E algumas pessoas dizem que existem simplesmente impulsos ou emoções que não podem ser controlados, mas aqui aprendemos que a Bíblia e Jeová nos ajudam que existem situações ou emoções que, por mais profundas ou enraizadas que sejam numa pessoa, podemos aprenda a controlar e como reagir a eles.

É verdade que no final o que fazemos ou deixamos de fazer depende de nós, mas se nos prepararmos com antecedência os resultados serão sempre positivos.

No final, o final do parágrafo nos dá o ponto que pode nos ajudar justamente a permanecer firmes e é que temos que ser constantes, temos que lembrar o voto que fizemos, temos que ser constantes na oração em termos pessoais estudar, nunca sair das reuniões congregacionais nem pregar, porque se tivermos essa perseverança e também tivermos a confiança de que Jeová está presente para cuidar de nós e nos proteger, estamos convencidos de que venceremos qualquer circunstância.

Pois bem, o que vimos é que diante de um pecado grave a decisão é nossa, ou seja, cabe a nós cair ou não cair e que também podemos aprender a controlar todos esses desejos.

13. Que bom exemplo José nos deu?

José nos deu um excelente exemplo de integridade e fidelidade. Apesar das repetidas tentações, ele permaneceu firme na sua decisão de não ceder à imoralidade. A sua resposta decisiva à esposa de Potifar mostra a importância de sermos claros sobre os nossos princípios e de estarmos preparados para agir de acordo com eles. Se seguirmos o seu exemplo, será mais fácil dizer não à tentação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, ele nos deu um exemplo de pensar com antecedência o que faremos quando nos depararmos com uma tentação e esse é um exemplo de José, a esposa de Potifar insistia constantemente para que ele dormisse com ela e logicamente ele respondeu que como eu poderia fazer algo tão ruim e fez com que ela pecasse contra Deus, então ela já sabia como José reagiria antes de sofrer a tentação, e então logicamente ela poderia responder-lhe e dizer-lhe o que tinha que fazer para obedecer a Jeová.

Como Joseph disse: “Como pude fazer algo tão ruim e realmente pecar contra Deus?” Ele demonstrou que a sua lealdade a Jeová e a sua consciência moral eram mais fortes do que qualquer tentação passageira. Esta história bíblica ensina-nos que, tal como José, podemos resistir às tentações se estivermos determinados e se considerarmos antecipadamente as consequências das nossas ações.

E esse pensamento de antemão também pode ser aplicado pelos pais com seus filhos ou pelos professores com seus alunos, afinal somos todos seres humanos e enfrentamos as mesmas provas e quem tem mais experiência em idade ou talvez espiritualmente conseguiu ver o resultado desses testes ou o resultado de pessoas que também pensaram de antemão, então essa experiência é vital para os pais ensinarem aos seus filhos e também para os professores ensinarem aos seus alunos.

Na verdade, na história do versículo 10 diz que José nunca concordou em dormir com ela ou ficar com ela, ele já havia decidido de antemão que nem estaria na presença dela e isso o ajudou a se livrar de muitos problemas.

E também como era lindo o modo de pensar que José tinha, não só que aquilo era um pecado, ele tinha medo, ele tinha medo de fazer algo contra Jeová, ele passou a amar tanto a Jeová, assim como nós fazemos quando nós nos dedicamos. Nós o amamos tanto que agora o que não queremos fazer é nada que possa incomodá-lo e foi isso que ele fez primeiro nas coisas que poderiam incomodar a Jeová para que pudéssemos estar preparados e não. faça isso.

14. Como podemos aprender a rejeitar tudo o que Jeová odeia?

Pois quando uma tentação se apresenta a nós, devemos rejeitar rapidamente tudo o que Jeová odeia e sem parar por um segundo para pensar nisso.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Podemos pensar antecipadamente sobre nossas ações e decisões diante de possíveis tentações, aprender a rejeitar imediatamente o que é ruim, seguir conselhos bíblicos como em Salmos 97:10 e 119:165, fortalecer nossa decisão de agir corretamente sem hesitação e nos preparar mentalmente para resolver com firmeza e rapidez quando surgem situações difíceis.

Recentemente, num discurso, fizemos uma comparação: se vivermos numa área onde sabemos que os mosquitos podem nos transmitir uma doença grave, quando um mosquito pousasse sobre nós, não começaríamos a observar e a pensar nele, mas sim pensaríamos nisso instantaneamente. Mataríamos por isso, é isso que temos que fazer com qualquer pensamento ruim que nos venha, eliminá-lo instantaneamente.

E também se imitarmos José como vimos, temos certeza de que queremos ser fiéis a Jeová porque de agora em diante temos que pensar nas diferentes tentações para não cairmos nelas.

Pois bem, sim, também podemos propor um estudo pessoal dedicado a como reagir quando surge uma tentação e a partir de agora estar preparado porque o mundo está muito turbulento.

Como diz o Salmo 119:167, isso tem consequências positivas, diz porque quem ama a lei goza de muita paz e que no mundo em que vivemos hoje, sentir a paz interior é muito agradável, mas ele continua dizendo que nada será um obstáculo para Eles não dizem que você não terá obstáculos, os obstáculos vêm, as provações vêm, mas quem ama, quem teme a Jeová não fará com que esse obstáculo o prejudique.

Sim, finalmente, diz ele, teremos tudo muito claro, ou seja, determinaremos desde o primeiro momento que surgir uma tentação, o que vamos fazer. Não esperaremos para ver se sou a exceção à regra. e isso não acontece comigo, mas teremos isso bem claro desde o primeiro momento.

15. Como você pode demonstrar que é um daqueles que “buscam seriamente” a Jeová? (Hebreus 11:6).

Demonstramos que estamos entre os que buscam sinceramente a Jeová por sondarmos o coração e pedirmos a Jeová que revele quaisquer tendências malignas, como fez o Rei Davi. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Também quando nos esforçamos para alcançar a meta de nos dedicarmos e sermos batizados. O que demonstra nosso desejo sincero de servir a Jeová de todo o coração. Se fizermos estas coisas, garantiremos as bênçãos de Jeová, conforme mencionado em Hebreus 11:6.

Quando nos esforçamos para alcançar o objetivo da ação e do batismo, podemos enfrentar diversas dificuldades que podem ser de vários tipos. Oramos a Jeová pedindo-lhe que nos ajude a nos examinar para ver qual é o problema, mas não deixamos assim. se não o fizermos, nós fornecemos os meios, não é claro que bem, talvez porque não, quero dizer, a demonstração vem quando fazemos algo com esforço, com perseverança e consistência, portanto, se tivermos alguma dificuldade, não apenas a reconhecemos, mas temos que progredir. .

E no texto de Hebreus 11:6 também menciona que ele recompensa com determinação aqueles que o buscam, mas temos que acreditar que Deus existe e que ele o recompensa, ou seja, temos que ter certeza de que Jeová, se o fizermos nossa parte, ele não irá embora. Quero dizer que ele nos abençoará pelo esforço que fizermos para alcançar esse objetivo.

Além disso, no Salmo 139:23 e 24 vemos que o Rei Davi implorou a Jeová que examinasse minuciosamente o seu coração e que examinasse seus pensamentos e o observasse para ver se ele tinha alguma tendência, porque também temos que pedir a Jeová que ele nos ajude. ver onde temos que mudar e poder continuar mantendo nossa dedicação a ele.

CONTINUE ACHEGAR-SE A JEOVÁ

16, 17. Como Jeová traz os filhos das Testemunhas de Jeová para a congregação? (João 6:44).

João 6:44 diz que é Jeová quem atrai as pessoas a si, e isto inclui os filhos das Testemunhas. A Bíblia em Tiago 48 incentiva todos, inclusive os filhos dos seus servos, a se achegarem a Jeová com a promessa de que ele também se achegará. Portanto, embora os pais desempenhem um papel importante no ensino da verdade, cada pessoa, incluindo os filhos de Testemunhas de Jeová, é considerada valiosa por Jeová e é trazida individualmente à congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

As ideias que lemos em Tiago 4:8 e 2 Tessalonicenses 2:13 realçam que, embora os pais forneçam o ensino inicial, cada filho testemunha deve aproximar-se pessoalmente de Jeová e cultivar a sua própria fé, para se tornar parte da valiosa posse de Deus.

Sim, é Jeová quem atrai isso e agora temos que fazer a nossa parte, nós que fomos nossos pais que nos criaram na verdade, podemos pensar bem, estou aqui pelos meus pais, mas Jeová viu algo em nós e agora temos que responder.

Gosto muito do que diz Primeira Crônicas 28:9 quando foi dito a Salomão, se você buscar a Jeová, ele deixará que você o encontre, então a única coisa que Jeová nos pede, mesmo sendo filhos de testemunhas, é que cada um de nós damos um primeiro passo. Ele já faz todo o resto.

Sim, também gosto muito do bilhete que personaliza os filhos pequenos das Testemunhas quando diz a ele que você se aproximou primeiro e ele se aproximará porque Jeová o trouxe, ou seja, não porque seus pais são testemunhas, então é uma nova pessoa para cada filho de uma Testemunha de Jeová que se aproxima de Jeová e quer servi-lo.

Sim, é muito bonito o que o parágrafo 16 diz no final que Jeová viu algo de bom em nós e não é que ele tenha visto apenas algo de bom, mas que ele nos vê como sua propriedade especial e está atento a tudo o que precisamos.

Isso nos encoraja muito porque Jeová viu dentro de nós, viu que queremos servi-lo e não porque nossos pais nos ajudaram ensinando-nos, mas porque cada um de nós é pessoalmente responsável pelo que fazemos para Jeová e é nosso amor por ele que ele o viu em nossos corações.

Em Tiago 4:8 diz aproxime-se de Deus e ele se aproxima de você e em 2 Tessalonicenses 2:13 diz que desde o princípio Deus escolheu você, então vemos que ele escolhe você.

18. O que veremos no próximo artigo? (Salmo 40:8).

Quando alguém se dedica e batiza, está imitando Jesus. Portanto, no artigo a seguir veremos dicas que nos ajudam a continuar servindo fielmente a Jeová após o batismo. Isto nos ajudará a imitar a atitude de Jesus, que depois de ser batizado apresentou-se alegremente diante de seu pai para fazer tudo o que ele pedisse, conforme descrito no Salmo 4:8 e Hebreus 10:7.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, é claro que temos de fazer nossas as palavras do salmista, para que seja um prazer para nós seguir a lei de Jeová e para torná-la tão profunda em nós que, quando formos tomar qualquer decisão, tudo o que temos dentro de nós vem para frente.

Es una profecía mesiánica o sea Jesús la cumplió de hecho en la cita de hebreos 1:7 se ve como Jesús dijo estas palabras, entonces nosotros tenemos que tener el mismo espíritu que Jesús nos hemos dedicado vamos a hacer tu voluntad y lo vamos a hacer toda a vida.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que significa ser dedicado a Jeová?

Ser dedicado a Jeová significa prometer que adoraremos somente a ele e que a coisa mais importante na nossa vida será fazer a vontade dele. Significa também separar-nos para um serviço sagrado a Deus, comprometendo-nos a seguir os seus mandamentos, princípios e ensinamentos em todas as áreas da nossa vida.

Pois bem, para nós, Testemunhas de Jeová significa que tomamos a decisão de ser discípulos de Jesus e que a partir deste momento colocaremos em primeiro lugar a vontade de Deus em nossas vidas.

Qual é a relação entre gratidão e dedicação?

A gratidão e a dedicação estão intimamente relacionadas no contexto de servir a Jeová. Quando reconhecemos tudo o que Deus fez por nós, desde as suas dádivas diárias até ao sacrifício do seu Filho pela nossa salvação, sentimos uma profunda gratidão que naturalmente nos leva a querer dedicar-lhe a nossa vida em resposta ao seu amor imerecido.

Pois bem, quando sentimos ou conhecemos melhor o que Jeová fez ao longo da história, como ele mostrou sua personalidade e como tratou seus servos e como tratou conosco e como enviou seu filho Jesus, isso nos faz sentir profunda gratidão e nós. quero demonstrar isso através da dedicação pessoal a ele.

O que o ajudará a evitar cometer um pecado grave?

Para evitar cometer pecados graves, é importante manter um relacionamento achegado com Jeová por meio de oração diária, estudo bíblico, assistência às reuniões e ministério.

Pois bem, tendo pensado com antecedência como vamos reagir a um pecado grave e fortalecendo a nossa espiritualidade por meio da oração a Jeová, da pregação e do estudo profundo das suas escrituras, tudo isso nos ajudará. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário