Estudo de A Sentinela, Semana 6 a 12 de maio de 2024, Você deseja sinceramente dedicar sua vida a Jeová?, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 6 a 12 de maio de 2024, Você deseja sinceramente dedicar sua vida a Jeová?, Respostas sublinhadas.


Amarelo: Resposta Direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“Como vou retribuir a Jeová todo o bem que ele me fez?” (Sl 116:12).

1, 2. O que precisa ser feito antes de ser batizado?

NOS últimos cinco anos, mais de um milhão de pessoas foram batizadas como Testemunhas de Jeová. Muitos aprenderam a verdade desde tenra idade, como fez o discípulo Timóteo (2 Timóteo 3:14, 15). Outros conheceram a Jeová já adultos ou até mesmo muito velhos. De fato, há algum tempo, uma senhora que estudava a Bíblia com as Testemunhas foi batizada aos 97 anos.

2 Você está estudando a Bíblia? Ou seus pais são Testemunhas e estão lhe ensinando a verdade? De qualquer forma, você pode estar pensando em se batizar. E isso é muito bom! Mas há uma coisa que você precisa fazer antes de ser batizado: dedicar-se a Jeová. Este artigo explicará o que é dedicação. Também falará sobre por que você não deve ter medo de se dedicar e ser batizado, se estiver pronto para isso.

O QUE É DEDICAÇÃO?

3. Cite algumas pessoas que foram dedicadas a Deus nos tempos bíblicos.

3 Na Bíblia, ser dedicado significa ser separado para algo sagrado, isto é, para o serviço de Deus. Israel era uma nação dedicada a Jeová. Mas alguns israelitas foram dedicados de uma forma muito especial. Por exemplo, Jeová escolheu Arão para ser sumo sacerdote. Portanto, na frente do turbante ele usava uma placa de ouro brilhante, que era “o sinal sagrado da dedicação” (Lv 8:9). Os nazireus também foram dedicados a Jeová de modo muito especial. Na verdade, a palavra nazireu vem do hebraico nazír, que significa “separado” ou “dedicado”. A Lei de Moisés indicava que eles deveriam seguir certas regras específicas (Números 6:2-8).

4. a) O que significa para nós dedicar-nos a Jeová? b) O que significa renunciar a si mesmo? (Veja também o desenho).

4 a ).  Para nós, dedicar-se significa tomar a decisão de ser discípulos de Jesus e colocar a vontade de Deus em primeiro lugar em nossas vidas. E o que isso implica? Jesus disse: “Se alguém quiser ser meu seguidor, renuncie a si mesmo” (Mateus 16:24). A expressão grega que foi traduzida “renuncie-se a si mesmo” também pode ser traduzida “negue-se a si mesmo”, b).  Ou seja, diga não a si mesmo. Ao se dedicar a Jeová, você terá de dizer não a tudo que desagrada a Deus (2 Cor. 5:14, 15). Isso inclui rejeitar “as obras da carne”, como a imoralidade sexual (Gálatas 5:19-21; 1 Coríntios 6:18). Será um fardo fazer isso? É claro que não, desde que você ame a Jeová e esteja convencido de que os padrões dele são os melhores para você (Sal. 119:97; Is. 48:17, 18). Um irmão chamado Nicholas diz: “Você pode ver as regras de Jeová como as grades de uma cela, que não permitem que você faça o que quer, ou como as grades de um zoológico, que o protegem do ataque de leões.”

ILUSTRAÇÃO

Você vê as regras de Jeová como as grades de uma cela, que não permitem que você faça o que quiser, ou como as grades de um zoológico, que o protegem do ataque de leões? (Ver parágrafo 4).

5. a) Como alguém se dedica a Jeová? b) Qual é a diferença entre dedicação e batismo? (Veja também imagens).

5 Como alguém se dedica a Jeová? a).  Fazendo-lhe uma oração na qual promete que adorará somente a ele e que o mais importante em sua vida será fazer a sua vontade. Em outras palavras, você está prometendo a Jeová que sempre o amará de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua mente e de todas as suas forças (Marcos 12:30). b).  A dedicação é feita em privado; É algo entre você e Jeová. Por outro lado, o batismo é algo público; Assim as pessoas saberão que você se dedicou a Jeová. O voto de dedicação é uma promessa muito séria. Você certamente desejará cumpri-la, e é isso que Jeová espera que você faça (Ecl. 5:4, 5).

ILUSTRAÇÃO

Dedicar-se a Jeová significa prometer que adorará somente a ele e que a coisa mais importante na sua vida será fazer a vontade dele. (Ver parágrafo 5).

O QUE MOTIVARÁ VOCÊ A DEDICAR-SE A JEOVÁ?

6. O que motiva alguém a dedicar-se a Jeová?

6 A principal razão pela qual você se dedicará a Jeová é porque você o ama. Este amor não é apenas uma emoção passageira, mas tem crescido pouco a pouco à medida que você aprende sobre Jeová e ganha “conhecimento exato” e “entendimento espiritual” (Col. 1:9). Ao estudar as escrituras, você se convenceu de que 1) Jeová é real, 2) ele inspirou a Bíblia com seu espírito e 3) ele tem uma organização e a usa para realizar sua vontade.

7. O que se espera de alguém que se dedica a Jeová?

7 Se alguém pretende dedicar-se a Jeová, espera-se que ele já conheça os ensinamentos básicos da Bíblia, obedeça aos padrões de Deus e fale com outros sobre as suas crenças, conforme as circunstâncias o permitirem (Mat. 28:19). vinte). Além disso, ele tem um amor intenso por Jeová e deseja de todo o coração adorá-lo somente a ele. Isso pode ser dito sobre você? Se você ama a Jeová com todas as suas forças, não pensará em dedicar-se e ser batizado só para agradar a pessoa que lhe dá aulas bíblicas. E, se você for jovem, não dará esse passo só porque quer agradar seus pais ou porque seus amigos também vão se batizar.

8. Qual a relação entre gratidão e dedicação? (Salmo 116:12-14).

8 Quando você pensa em tudo o que Jeová fez por você, a gratidão naturalmente o motivará a dedicar sua vida a Ele (Leia Salmo 116:12-14.) A Bíblia diz que “toda boa dádiva e toda dádiva perfeita” vêm de Jeová (Tiago 1:17). O presente mais especial que ele nos deu foi o sacrifício de seu Filho, Jesus. Graças a este presente maravilhoso, você tem a possibilidade de ser amigo de Deus e viver para sempre (1 João 4:9, 10, 19). Uma maneira de agradecer a Ele por Seu imenso amor e por tudo que Ele fez por você é dedicar sua vida a Ele (Dt 16:17; 2Co 5:15). Isso é falado no livro Aproveite a Vida, na lição 46, ponto 4, onde também há um vídeo de três minutos intitulado O que podemos dar a Deus.

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA SE DEDICAR E SER BATIZADO?

9. Por que ninguém deve sentir-se pressionado a dedicar-se a Jeová?

9 Você pode achar que não está pronto para se dedicar e ser batizado. Talvez você precise fazer mais mudanças na sua vida para obedecer a Jeová ou precise de mais tempo para fortalecer sua fé (Col. 2:6, 7). Lembre-se de que nem todos os alunos progridem no mesmo ritmo. E nem todos os jovens amadurecem espiritualmente na mesma idade. Portanto, considere a sua própria situação e circunstâncias de forma realista e não se compare a outros. — Gál. 6:4, 5.

10. O que você pode fazer se perceber que não está pronto para se dedicar e ser batizado? (Veja também o quadro “Se seus pais forem Testemunhas de Jeová”).

10 Se você perceber que ainda não está pronto para dedicar sua vida a Jeová, continue a se esforçar para atingir esse objetivo. Peça a Jeová para ajudá-lo a fazer as mudanças necessárias (Filipenses 2:13; 3:16). Você pode ter certeza de que ele ouvirá suas orações e as responderá (1 João 5:14).

Se seus pais são Testemunhas de Jeová

Se seus pais estão lhe ensinando a verdade, será útil ler os três artigos da série “Devo ser batizado?”, na seção “Os Jovens Perguntam” do jw.org.

Você também encontrará mais informações práticas nestes dois artigos de estudo da Sentinela de março de 2016: “Você está pronto para ser batizado?” e “Como você pode se preparar para o batismo?”

Sem dúvida, você se beneficiará se reservar um tempo para analisar todas essas informações e meditar sobre elas.

POR QUE ALGUNS NÃO DECIDEM DAR O PASSO

11. O que Jeová fará para nos ajudar a ser fiéis?

11 Algumas pessoas estão dispostas a dedicar-se e ser batizadas, mas não decidem fazê-lo. Talvez tenham medo de cometer um pecado grave e acabar expulsos. Mas a Bíblia diz que Jeová dará aos seus servos tudo o que eles precisam “para que se comportem de maneira digna” dele “e assim lhe agradem em tudo” (Col. 1:10). Portanto, você pode ter certeza de que Jeová lhe dará a força necessária para fazer o que é certo. Afinal, ele já fez isso com muitos outros (1Co 10:13). Essa é uma das razões pelas quais relativamente poucas pessoas acabam expulsas. Com o apoio de Jeová é possível ser-lhe fiel.

12. O que nos ajudará a evitar cometer pecados graves?

12 Por sermos imperfeitos, todos somos tentados a fazer coisas más (Tiago 1:14). Mas quando uma tentação surge em seu caminho, você não precisa cair nela; O que você faz ou deixa de fazer em sua vida depende, em última análise, de você. Embora algumas pessoas digam que não é possível controlar os nossos impulsos, isso não é verdade. Podemos aprender a controlar o que sentimos e o que fazemos. Há diversas coisas que podem nos ajudar: orar a Jeová todos os dias, ter um bom programa de estudo pessoal, ir às reuniões e pregar. Se formos constantes em todas essas coisas, teremos forças para cumprir nosso voto de dedicação. Não esqueçamos que não estamos sozinhos nesta luta; Jeová está conosco (Gálatas 5:16).

13. Que bom exemplo José nos deu?

13 Será mais fácil permanecermos fiéis a Jeová se pensarmos com antecedência no que faremos quando enfrentarmos tentações. Na Bíblia encontramos exemplos de pessoas que certamente fizeram isso, e também eram imperfeitas como nós. Pensemos em José. A esposa de Potifar insistiu que ele dormisse com ela repetidas vezes. Mas ele foi muito claro sobre como responder. A Bíblia diz que “ele recusou” e disse: “Como pude eu fazer algo tão ruim e realmente pecar contra Deus?” (Gênesis 39:8-10). Tudo indica que José já sabia como reagiria antes mesmo de a esposa de Potifar o tentar. Então, quando chegou a hora, ficou mais fácil para ele dizer não.

14. Como podemos aprender a rejeitar tudo o que Jeová odeia?

14 Como podemos imitar José e estar determinados a ser fiéis? Pensando a partir de agora em como reagir quando a tentação se apresentar. Temos de aprender a rejeitar instantaneamente tudo o que Jeová odeia, sem parar nem por um segundo para pensar nisso. — Sal. 97:10; Isso nos ajudará a não cometer um pecado grave. Quando a tentação chegar, saberemos como reagir; Teremos isso muito claro.

15. Como você pode demonstrar que é um daqueles que “buscam seriamente” a Jeová? (Hebreus 11:6).

15 Talvez você saiba que encontrou a verdade e deseja servir a Jeová de todo o coração. Mas há algo que o impede de dedicar-se e ser batizado? Bem, você pode fazer o que o Rei Davi fez e orar a Jeová: “Sonda-me bem, ó Deus, e conhece meu coração. Olhe para dentro de mim e conheça meus pensamentos angustiantes. Veja se há alguma tendência maligna em mim e guie-me pelo caminho da eternidade” (Sl 139:23, 24). Ao se esforçar para atingir o alvo da dedicação e do batismo, você demonstrará que busca sinceramente a Jeová. E a Bíblia nos garante que ele abençoa aqueles que fazem isso (leia Hebreus 11:6).

CONTINUE ACHEGAR-SE A JEOVÁ

16, 17. Como Jeová traz os filhos das Testemunhas de Jeová para a congregação? (João 6:44).

16 Jesus disse que é Jeová quem traz pessoas ao seu povo (leia João 6:44). Que ideia legal! Você já pensou no que isso significa para você? Jeová vê algo de bom em cada pessoa que ele traz ao seu povo. Para ele, cada um de seus servos é sua “propriedade especial”, ou seu “bem valioso” (Dt 7:6; nota). E isso inclui você.

17 Rapaz, se seus pais lhe ensinam a verdade, você talvez sinta que está na congregação não porque Jeová o trouxe, mas porque seus pais o levaram. Mas veja o que a Bíblia diz: “Aproxime-se de Deus e ele se aproximará de você” (Tiago 4:8; 1 Crônicas 28:9). Isso significa que se você se aproximar dele primeiro, ele se aproximará de você. Jeová não vê você como alguém na multidão. Todas as pessoas que estão na congregação estão lá porque Jeová as trouxe uma por uma. E isso inclui os filhos das Testemunhas. Quando alguém dá o primeiro passo e se aproxima de Jeová, ele faz a sua parte, como diz Tiago 4:8 (compare esta ideia com 2 Tessalonicenses 2:13).

18. O que veremos no próximo artigo? (Salmo 40:8).

18 Quando Jesus foi batizado, ele se apresentou voluntariamente diante de seu Pai para fazer tudo o que lhe pedisse (leia Salmos 40:8; Hebreus 10:7). Ao dedicar sua vida a Jeová e ser batizado, você estará imitando a atitude de Jesus. O artigo a seguir o ajudará a continuar servindo fielmente a Jeová após o batismo.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que significa ser dedicado a Jeová?

Significa tomar a decisão de ser discípulos de Jesus e colocar a vontade de Deus em primeiro lugar na vida.

Significa também que não vivemos mais para a carne, mas para Jeová, rejeitando as obras da carne e fazendo a vontade de Jeová.

Qual é a relação entre gratidão e dedicação?

Um ótimo relacionamento, são muito relacionados, se alguém diz que é grato, mas não demonstra isso com ações, são apenas palavras que são levadas pelo vento.

Uma forma de agradecer a Jeová por seu imenso amor e por tudo que ele fez por você é dedicar sua vida a ele, conforme mencionado em Deuteronômio 16:17 e 2 Coríntios 5:15.

O que o ajudará a evitar cometer um pecado grave?

O que nos ajudará a não cometer um pecado grave é aprender a cultivar o autocontrole e não nos deixar vencer pela primeira tentação.

O que também nos ajudará é entender que somos responsáveis pelos nossos atos, por isso evitamos culpar os outros.

Também podemos aprender a controlar o que sentimos e o que fazemos.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários