Estudo de A Sentinela, Semana 20-26 de maio de 2024, Não deixe que as decepções o afastem de Jeová, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 20 a 26 de maio de 2024, Não deixe que as decepções o afastem de Jeová, respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“Tu perseveraste por amor do meu nome” (Apocalipse 2:3).

1. Quais são algumas das bênçãos de fazer parte da organização de Jeová?

QUE coisa maravilhosa é fazer parte da organização de Jeová! Embora a vida tenha ido de mal a pior nestes últimos dias, graças a Jeová temos uma família espiritual unida (Sal. 133:1) A orientação que Deus nos dá nos ajuda a ter famílias felizes (Efésios 5:33-6:1). E ele também nos dá a sabedoria que precisamos para combater sentimentos negativos e ser felizes.

2. O que devemos fazer e por quê?

2 Mesmo assim, para não desistirmos de servir a Jeová, às vezes temos de fazer grandes esforços. Porque? Porque as coisas que os outros fazem e dizem podem nos ofender. Também podemos ficar desanimados quando cometemos erros, especialmente se cometemos os mesmos erros repetidamente. Este artigo nos ajudará a continuar servindo a Jeová nestas situações: 1) quando um irmão nos ofende, 2) quando nosso marido ou esposa nos decepciona e 3) quando nos sentimos decepcionados conosco mesmos. Em cada caso veremos o que podemos aprender com um personagem bíblico.

QUANDO UM IRMÃO NOS OFENDE

3. Que problema enfrentam os servos de Jeová?

3 O problema. Realisticamente, existem irmãos que farão coisas que nos deixarão loucos. Outros podem nos decepcionar ou nos tratar sem consideração. Às vezes, os idosos também cometem erros. Tudo isso pode fazer com que alguns duvidem de que esta seja a organização de Deus. Em vez de continuarem a servir a Jeová “ombro a ombro” ao lado dos irmãos, talvez decidam parar de falar com aqueles que os ofenderam ou até mesmo parar de assistir às reuniões. — Sof. 3:9. Essa é uma boa decisão? Vejamos o que podemos aprender com um personagem bíblico que passou por situações semelhantes.

4. Que problemas enfrentou o apóstolo Paulo?

4 O personagem bíblico. O apóstolo Paulo sabia que seus irmãos eram imperfeitos. Por exemplo, quando ele começou a frequentar a congregação de Jerusalém , muitos ali desconfiaram dele e tiveram medo dele (Atos 9:26). Mais tarde, alguns falaram mal dele pelas costas (2Co 10:10). Paulo então viu um irmão maduro tomar uma decisão errada que poderia ter levado outros cristãos a tropeçar (Gl 2:11, 12). Ele também ficou muito desapontado com Marcos, um de seus principais companheiros (Atos 15:37, 38). Paulo talvez pensasse que tinha todos os motivos para parar de se associar com os irmãos que o ofenderam. Mas, em vez de permitir que tudo isso o distanciasse de Jeová, ele manteve uma atitude positiva para com eles e continuou a servi-lo fielmente. O que ajudou você?

5. O que ajudou Paulo a não se distanciar dos irmãos? (Colossenses 3:13, 14; veja também o desenho.)

5 Paulo amava tanto seus irmãos que não se concentrava nas imperfeições deles, mas nas belas qualidades deles. O amor também o ajudou a perdoar, conforme recomendado em Colossenses 3:13, 14 (leia). Por exemplo, você consertou as coisas com o Marcos? Pois sim. Embora Marcos o tenha abandonado durante sua primeira viagem missionária, Paulo não ficou zangado com ele. Mais tarde, ele escreveu uma carta amorosa à congregação em Colossos, na qual chamou Marcos de valioso e “fonte de grande conforto” (Colossenses 4:10, 11). Além disso, enquanto estava preso em Roma, ele pediu a Marcos que fosse ajudá-lo (2 Timóteo 4:11). É claro que Paulo não desistiu dos seus irmãos. O que seu exemplo nos ensina?

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Paulo chama Marcos enquanto ele se afasta dele. 2. Algum tempo depois, Pablo conversa com carinho com Marcos. Quando Paulo teve um desentendimento com Barnabé e Marcos, ele não se ressentiu deles, mas mais tarde colaborou alegremente com Marcos. (Ver parágrafo 5).

6, 7. O que nos ajudará a continuar a mostrar amor aos nossos irmãos, apesar das imperfeições deles? (1 João 4:7).

6 A lição. Jeová quer que continuemos a mostrar amor aos nossos irmãos e irmãs (Leia 1 João 4:7.) Se alguém na congregação nos tratou de maneira não cristã, podemos dar-lhe o benefício da dúvida. Pensemos que ele fez isso sem más intenções e que está se esforçando para fazer o que é certo (Pv 12:18). Apesar das nossas imperfeições, Jeová nos ama muito. Ele não nos vira as costas quando cometemos erros ou permanecemos ressentidos (Sl 103:9). É muito importante que imitemos o nosso Pai e perdoemos os outros (Efésios 4:32-5:1).

7 Além disso, não devemos esquecer que, visto que o fim está tão próximo, devemos permanecer muito próximos dos nossos irmãos. Esperamos que enfrentemos mais perseguições e possamos até acabar na prisão. Nesses tempos, precisaremos de nossos irmãos mais do que nunca (Pv 17:17). Algo assim aconteceu com um velho espanhol chamado Josep. a Devido à sua neutralidade, ele foi preso junto com outros irmãos. Ele diz: “Como não tínhamos privacidade, era muito fácil ficar irritado com os irmãos. Portanto, tivemos que suportar um ao outro e perdoar-nos generosamente. Isso nos ajudou a permanecer unidos e a proteger uns aos outros de prisioneiros que não eram Testemunhas de Jeová. Lembro-me de uma vez que machuquei meu braço e ele estava enfaixado e imobilizado. Como eu não conseguia cuidar de mim mesmo, um irmão lavou minhas roupas e me ajudou de outras maneiras práticas. “Eu vi o que era o amor verdadeiro quando mais precisei.” Quão importante é resolvermos agora qualquer problema com nossos irmãos!

QUANDO NOSSO MARIDO OU ESPOSA NOS DECEPCIONA

8. Que problemas enfrentam os casamentos?

8 O problema. Todos os casamentos “terão dificuldades na vida”, como a Bíblia indica francamente (1 Coríntios 7:28). Porque? Porque tanto o marido como a esposa são imperfeitos . Além disso, eles têm personalidades e gostos diferentes. Podem vir de outras culturas ou ter origens muito diferentes . E, com o tempo, certas falhas que passaram despercebidas durante o namoro podem vir à tona. Tudo isso pode tornar o relacionamento tenso. Em vez de reconhecer que ambos estão errados e trabalhar em equipe para resolver os problemas, vocês podem culpar um ao outro ou até pensar que a solução é separar-se ou divorciar-se. Mas será isso o melhor? b Vejamos um personagem bíblico que não desistiu apesar de ter muitas dificuldades no casamento.

9. Que situação Abigaíl enfrentou?

9 O personagem bíblico. Abigail era casada com Nabal, um homem que, segundo a Bíblia, era duro e fazia coisas más (1Sm 25:3). Com certeza foi difícil conviver com alguém assim. Um dia, Abigail teve a oportunidade de escapar facilmente de seu casamento. Acontece que Davi, o futuro rei de Israel, queria matar Nabal por insultá-lo e a seus homens (1Sm 25:9-13). Abigail poderia ter fugido e deixado Davi executar seu plano. Mas em vez disso ele convenceu Davi a poupar a vida de Nabal (1Sm 25:23-27). O que motivou você?

10. O que poderia motivar Abigail a não desistir apesar de ter muitas dificuldades no casamento?

10 Abigail amava a Jeová, e o que ele pensava sobre o casamento era muito importante para ela. Ele certamente sabia o que Jeová disse quando uniu Adão e Eva em casamento (Gên. 2:24). Abigail deixou bem claro que aos olhos de Deus o casamento é uma união sagrada. Sem dúvida, seu desejo de agradar a Deus a motivou a salvar seu marido e todos os moradores de sua casa. Para evitar que Davi matasse Nabal, ela agiu rapidamente e se dispôs a pedir desculpas por uma ofensa que não havia cometido. Certamente Jeová amava muito esta mulher corajosa e abnegada. O que tanto as esposas quanto os maridos podem aprender com Abigail? Vamos ver.

11. a) O que Jeová quer que os casados ​​façam? (Efésios 5:33). b) O que você aprendeu com o exemplo de Carmen? (Veja também imagens).

A lição. a). Jeová quer que os casados ​​respeitem o casamento, mesmo que o marido ou a esposa tenham uma personalidade difícil. Deus certamente fica muito feliz quando vê que os casais fazem o possível para resolver os problemas e se tratam com muito amor e respeito (leia Efésios 5:33). Vejamos o exemplo de Carmem. Ela estava casada há cerca de seis anos quando começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová e foi batizada. Ela diz: “Meu marido não gostou nada da minha decisão. Ele ficou com ciúmes de Jeová, me insultou e ameaçou sair de casa.” Mesmo assim, Carmen não desistiu. Durante 50 anos ela fez tudo o que pôde para tratar o marido com amor e respeito. Ela acrescenta: “Com o passar dos anos, aprendi a compreender melhor meu marido e a falar com ele com carinho. Ele sabia que o casamento é sagrado para Jeová. Então fiz tudo o que pude para salvá-lo. “Meu amor por Jeová me ajudou a nunca desistir.” b). Se surgirem dificuldades no seu casamento, pode ter certeza de que Jeová o apoiará e o ajudará a perseverar.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Abigail leva um cobertor para Nabal, que está dormindo em uma cadeira. 2. Uma irmã e seu marido que não é Testemunha de Jeová estão sentados num sofá. Ela fala com ele afetuosamente; Ele tem um jornal em uma mão e uma bebida alcoólica na outra. Abigail fez tudo o que pôde para salvar os que estavam em sua casa. O que você aprende com ela? (Ver parágrafo 11).

QUANDO SENTIMOS DESAPONTADOS COM NÓS MESMOS

12. Como nos sentiremos se cometermos um pecado grave?

12 O problema. Podemos nos ver como uma causa perdida se cometermos um pecado grave. A Bíblia reconhece que nossos pecados podem nos deixar com “um coração quebrantado e esmagado” (Salmo 51:17). Foi o que aconteceu com Robert, um irmão que trabalhou durante anos para se tornar servo ministerial. Ele cometeu um pecado grave e sabia que havia traído a Jeová. Ele diz: “Senti-me terrivelmente culpado, como se um milhão de tijolos tivessem caído sobre mim. Então meu estômago revirou, comecei a chorar e orei a Jeová. Lembro-me de pensar que Deus nunca mais me ouviria. “No final das contas, eu o decepcionei.” Se cometermos um pecado grave, nossos corações quebrantados poderão nos levar a acreditar que Jeová nos abandonou e que não vale mais a pena servi-lo. — Sal. Você já se sentiu assim? Nesse caso, você será ajudado pelo exemplo de um servo fiel de Jeová que não se afastou dele apesar de ter cometido um pecado grave.

13. Que pecado grave cometeu Pedro, e que erros o levaram a esse ponto?

13 O personagem bíblico. Na noite anterior à execução de Jesus, o apóstolo Pedro cometeu uma série de erros que o levaram ao momento mais sombrio de sua vida. Primeiro, ele afirmou com excesso de confiança que permaneceria fiel mesmo se os outros apóstolos abandonassem Jesus (Marcos 14:27-29). Mais tarde, no jardim do Getsêmani, ele adormeceu repetidas vezes (Marcos 14:32, 37-41). Então, quando Jesus foi preso, ele o abandonou (Marcos 14:50). Finalmente, Pedro negou conhecê-lo três vezes, mesmo com juramento (Marcos 14:66-71). Como você reagiu quando percebeu que havia cometido um pecado grave? Esmagado pela culpa, ele desabou e chorou (Marcos 14:72). Você pode imaginar como ele se sentiu quando, poucas horas depois, viu seu amigo Jesus na estaca? Ele deve ter sentido que era o pior dos piores.

14. O que ajudou Pedro a não se afastar de Jeová? (Veja o desenho).

14 Pedro perseverou e não se afastou de Jeová. O que ajudou você? Ele não se isolou, mas buscou a companhia dos irmãos, que certamente o consolaram (Lucas 24:33). Além disso, uma vez ressuscitado, Jesus apareceu a Pedro, provavelmente para encorajá-lo (Lucas 24:34; 1 Coríntios 15:5). Então, em vez de culpar Pedro pelo que ele tinha feito, Jesus disse ao seu amigo que ele receberia responsabilidades maiores (João 21:15-17). Pedro sabia que havia cometido um pecado grave, mas não jogou a toalha. Porque? Porque estava convencido de que Jesus não o tinha dado por perdido e contava com o apoio dos seus irmãos. Vamos ver o que aprendemos com seu exemplo.

ILUSTRAÇÃO

Jesus conversando com Pedro ao lado de algumas brasas onde estão cozinhando peixes. Outros apóstolos ouvem a conversa com interesse. João 21:15-17 mostra que Jesus não desistiu de Pedro, e isso lhe deu forças para seguir em frente. (Ver parágrafo 14).

15. Que certeza Jeová quer que tenhamos? (Salmo 86:5; Romanos 8:38, 39; veja também a imagem.)

15 A lição. Jeová quer que tenhamos certeza de que ele nos ama e está disposto a nos perdoar . (Leia Salmo 86:5; Romanos 8:38, 39.) Claro, é normal e normal sentir-se culpado quando pecamos. Mas nunca devemos pensar que Jeová deixou de nos amar e que nunca nos perdoará. Em vez disso, devemos procurar ajuda imediatamente. Robert, de quem falamos no parágrafo 12, explica: “O que me levou ao pecado foi acreditar que seria capaz de resistir à tentação sem a ajuda de ninguém ” . Ele viu que precisava conversar com os mais velhos . Robert diz: “Quando dei esse passo, eles me ajudaram a ver que Jeová ainda me amava. Os mais velhos não desistiram de mim. Pelo contrário, mostraram-me que Jeová não me abandonou.” Assim como Robert, podemos ter certeza de que Jeová nos ama muito e nos perdoa se nos arrependermos dos nossos pecados, procurarmos ajuda e nos esforçarmos para não cometer o mesmo erro . (1 João 1:8, 9) Pensar que Jeová ainda nos ama nos ajudará a não desistir se tropeçarmos ou cairmos.

ILUSTRAÇÃO

Dois anciãos fazem uma visita pastoral a um irmão. Como nos sentimos quando vemos que os idosos se esforçam tanto para nos ajudar? (Ver parágrafo 15).

16. Por que você quer continuar servindo a Jeová sem desistir?

16 Jeová valoriza tudo o que fazemos para servi-lo nestes últimos dias difíceis. Ajudar-nos-á a não desistir e a não nos distanciarmos dele apesar das desilusões. Podemos cultivar o amor pelos nossos irmãos e perdoá-los quando nos ofenderem. Podemos mostrar a Jeová que o amamos muito e que respeitamos o casamento por fazermos o nosso melhor para resolver quaisquer problemas que surjam com o nosso marido ou esposa. E se cometermos um pecado grave, podemos procurar a ajuda de Jeová, aceitar o seu amor e perdão e continuar a servi-lo. “Portanto, não deixemos de fazer o que é certo”, porque sabemos que Jeová nos abençoará grandemente (Gl 6:9).

O QUE NOS AJUDARÁ A CONTINUAR A SERVIR A JEOVÁ NESTAS SITUAÇÕES?

Quando um irmão nos ofende.

Quando um irmão nos ofende, o que nos ajudará a avaliar o problema é o amor e a tentativa de não ficar com raiva ou resistir porque somos todos imperfeitos.

Quando nosso marido ou esposa nos decepciona.

Temos que tentar resolver o assunto e não tentar encontrar culpados e resolver o assunto com muito amor e respeito, desta forma os princípios bíblicos serão colocados em prática e veremos o casamento como algo sagrado. 

Quando nos sentimos decepcionados conosco mesmos.

Temos de estar cientes de que Jeová quer que estejamos convencidos de que ele nos ama e que está disposto a perdoar-nos. Portanto, devemos sentir-nos à vontade para pedir ajuda e orientação a Jeová e não tentar cair no mesmo erro. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDAT.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário