Estudo de A Sentinela, Semana 13 a 19 de maio de 2024, “Seguir Constantemente” Jesus após o Batismo, Respostas Sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 13 a 19 de maio de 2024, “Seguir Constantemente” Jesus após o Batismo, Respostas Sublinhadas.


Amarelo: Resposta Direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“Se alguém quiser ser meu seguidor, renuncie a si mesmo e assuma sua estaca de tortura dia após dia e siga-me constantemente” (Lucas 9:23).

1, 2. Como a vida de uma pessoa melhora quando ela é batizada?

 QUANDO alguém é batizado, passa a fazer parte da família de Jeová. Que alegria! Aqueles que desfrutam deste relacionamento especial com Jeová certamente concordam com estas palavras do salmista Davi: “Feliz o homem que tu [Jeová] escolhes e trazes contigo para viver nos teus átrios” (Sal. 65:4).

2 Agora Jeová não permite que ninguém entre nos seus tribunais. Como vimos no artigo anterior, ele decidiu estender a mão para aqueles que mostram que querem ser seus amigos (Tiago 4:8). Quando você se dedica a Jeová e é batizado, você cria um relacionamento especial com ele. Jeová lhes promete: “Vereis que eu… derramarei bênçãos sobre vós até que nada vos falte” (Mal. 3:10; Jer. 17:7, 8).

3. Que séria responsabilidade têm todos os cristãos dedicados e batizados? (Eclesiastes 5:4, 5).

3 É claro que o batismo é apenas o começo. Todos os cristãos querem viver à altura da nossa dedicação , mesmo quando enfrentamos tentações e testes de fé (leia Eclesiastes 5:4, 5). Devemos também seguir fielmente o exemplo e os mandamentos de Jesus (Mateus 28:19, 20; 1 Pedro 2:21). Este artigo nos ajudará a conseguir isso.

“SEGUIR CONSTANTEMENTE” A JESUS, APESAR DOS PROBLEMAS E TENTAÇÕES

4. Em que sentido nós, discípulos de Jesus, carregamos uma “estaca de tortura”? (Lucas 9:23).

4 Não pense que, depois de ser batizado, sua vida será um mar de rosas. Na verdade, Jesus disse que cada um de seus discípulos teria que carregar sua própria “estaca de tortura, dia após dia” (leia Lucas 9:23). Jesus estava dizendo que seus seguidores estariam sempre sofrendo? Nem muito menos. O que ele quis dizer é que, além das bênçãos que receberiam, enfrentariam dificuldades, algumas delas dolorosas (2 Timóteo 3:12).

5. Que bênçãos Jesus prometeu àqueles que fizessem sacrifícios pelo Reino?

5 Talvez você já tenha enfrentado oposição familiar ou feito algum sacrifício material para colocar o Reino em primeiro lugar (Mateus 6:33). Se este for o seu caso, pode ter certeza de que Jeová sabe tudo o que fez por você. — Heb. Você provavelmente já viu quão verdadeiras são estas palavras de Jesus: “Não há ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por mim e pela boa notícia que não recebe agora, neste tempo , 100 vezes mais — casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, embora com perseguições — e, no sistema vindouro, vida eterna” (Marcos 10:29, 30). As bênçãos que você recebeu certamente superam em muito os sacrifícios que você teve que fazer (Sl 37:4).

6. Por que você terá que continuar lutando contra “a concupiscência da carne” depois de ser batizado?

6 Depois de ser batizado, você terá que continuar lutando contra “a concupiscência da carne” (1 João 2:16). No final das contas, ainda será imperfeito . Às vezes você pode se sentir como o apóstolo Paulo, que disse: “O homem que sou por dentro realmente gosta da lei de Deus, mas em meu corpo vejo outra lei que luta contra a lei da minha mente e me torna um prisioneiro. “da lei do pecado que está no meu corpo” (Romanos 7:22, 23). Você pode se sentir frustrado por ter que lutar contra desejos ruins. Mas pensar na promessa que você fez a Jeová quando dedicou sua vida a ele lhe dará forças para resistir às tentações. A verdade é que o voto de dedicação facilitará sua vida quando a tentação se apresentar. Por que dizemos isso?

7. Como a dedicação a Jeová nos ajudará a ser leais?

7 Quando uma pessoa dedica a sua vida a Jeová, ela renuncia a si mesma. Isto significa que ele diz não aos desejos e ambições pessoais que desagradam a Jeová. — Mat. 16:24. Assim, quando enfrentarmos uma prova, não teremos que pensar no que vamos fazer. Para nós, só haverá uma opção possível: ser leais a Jeová. Estaremos totalmente determinados a agradá-lo. Quando dedicamos a nossa vida a Jeová, dissemos não a todas as outras opções. Seremos como Jó que, embora tenha passado por terríveis dificuldades, afirmou com absoluta convicção: “Não abrirei mão da minha integridade” (Jó 27:5).

8. Por que meditar no nosso voto de dedicação nos ajudará a resistir às tentações?

8 Meditar no fato de que prometemos fazer a vontade de Jeová nos dará forças para resistir a qualquer tentação. Por exemplo, vamos flertar com alguém casado? Claro que não! Ao nos dedicarmos a Jeová, já fechamos a porta para essa opção. Como desde o início não permitimos que os maus desejos se enraízem em nossos corações, não teremos que passar por momentos difíceis de lutar para arrancá-los mais tarde. Nós nos desviaremos completamente do “caminho dos ímpios” (Pv 4:14, 15).

9. Por que meditar no nosso voto de dedicação nos ajudará a manter as atividades espirituais em primeiro lugar?

9 E se nos oferecerem um emprego que nos impeça de assistir a todas as reuniões ? A resposta é muito clara. Muito antes de nos fazerem essa oferta, já tínhamos tomado a decisão de rejeitá-la. Portanto, não cometeremos o erro de aceitar o emprego e depois procurar um modo de continuar a colocar Jeová em primeiro lugar. O exemplo de Jesus pode nos ajudar. Assim como ele estava determinado a agradar a seu Pai, nós também rejeitaremos imediata e firmemente tudo o que sabemos que desagrada ao Deus a quem somos dedicados (Mateus 4:10; João 8:29).

10. Como Jeová nos ajudará a seguir Jesus consistentemente depois de sermos batizados?

10 Na realidade, os problemas e as tentações permitem-nos demonstrar que estamos determinados a seguir Jesus constantemente. E sabemos que Jeová nos ajudará a conseguir isso , porque a Bíblia diz: “Deus é fiel e não permitirá que você seja tentado além do que você pode suportar, mas quando vier a tentação, ele também lhe dará uma saída para que você pode suportá-lo.” (1 Coríntios 10:13).

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA SEGUIR JESUS ​​CONSTANTEMENTE

11. Qual é uma das melhores maneiras de seguir Jesus de forma consistente? (Veja também imagens).

11 Jesus serviu a Jeová de todo o coração e, por meio da oração, permaneceu achegado a ele (Lucas 6:12). Uma das melhores maneiras de seguir Jesus consistentemente depois de ser batizado é desenvolver e manter o hábito de fazer coisas que o aproximem de Jeová. A Bíblia diz: “Não importa o quanto tenhamos progredido, continuemos a caminhar corretamente pelo mesmo caminho” (Filipenses 3:16). De vez em quando, você ouvirá histórias de irmãos que decidiram fazer mais para Jeová. Talvez tenham frequentado a Escola Evangelizadora do Reino ou se mudado para um lugar onde era necessária ajuda para pregar. Você tem as circunstâncias para fazer o mesmo? Bem, vá em frente! Os servos de Jeová estão sempre procurando meios de expandir seu ministério. — Atos 16:9. Mas e se no momento você não conseguir fazer isso? Não pense que você vale menos do que quem pode. A coisa mais importante na corrida cristã é a perseverança (Mateus 10:22). Não se esqueça de que Jeová ficará muito feliz se você lhe der o melhor com base nas suas circunstâncias e habilidades. Dessa forma, você será capaz de seguir Jesus constantemente depois de ser batizado (Sl 26:1).

ILUSTRAÇÃO

Uma jovem que acabou de ser batizada numa piscina parece muito feliz. Imagens em destaque: 1. Ele sai para pregar. 2. Frequente a Escola para Evangelizadores do Reino. 3. Instale a fiação elétrica em um projeto de construção. Depois de ser batizado, estabeleça a meta de fazer coisas que o acheguem mais a Jeová. (Ver parágrafo 11).

12, 13. O que você pode fazer se perceber que está começando a perder o entusiasmo? (1 Coríntios 9:16, 17; veja também o quadro “O que fazer para continuar a corrida”.)

12 E se você descobrir que suas orações se tornaram mecânicas, ou se você se sentir preso a uma rotina e não gostar de pregar e ler a Bíblia tanto quanto antes? Se isso acontecer com você depois de ser batizado, não pense que perdeu o espírito de Jeová. Como somos imperfeitos, é normal termos altos e baixos de vez em quando. Se você começar a perder o entusiasmo, medite no exemplo do apóstolo Paulo. Embora se esforçasse para imitar Jesus, ele sabia que às vezes lhe faltaria motivação para fazer a coisa certa. (Leia 1 Coríntios 9:16, 17.) Ele disse: “Mesmo que eu faça isso contra a minha vontade, ainda é a responsabilidade que me foi confiada”. Em outras palavras, Paulo estava determinado a cumprir seu ministério independentemente de como se sentisse às vezes.

13 Da mesma forma, não deixe que seus sentimentos imperfeitos influenciem suas decisões. Em vez disso, esteja determinado a fazer a coisa certa, mesmo quando não tiver vontade de fazê-lo. Com o tempo, suas ações influenciarão para melhor como você se sente. Se você mantiver um bom programa de atividades espirituais, será capaz de seguir Jesus de forma consistente após o batismo. Além disso, vendo a sua perseverança, os irmãos da congregação se sentirão encorajados (1 Tes. 5:11).

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Um atleta comendo um prato muito nutritivo; Num círculo você vê um irmão lendo a Bíblia. 2. Alongamento do atleta; Numa roda, o irmão é visto comentando em uma reunião. 3. O atleta correndo; Em círculo você vê o irmão pregando na carroça. Um atleta deve ficar em forma para continuar correndo. Da mesma forma, o cristão precisa permanecer espiritualmente forte para continuar a servir a Jeová depois do batismo.

“Continue se examinando”

14. O que é bom examinar de vez em quando, e por quê? (2 Coríntios 13:5).

14 Depois de ser batizado, é importante examinar sua vida e seus hábitos de tempos em tempos (leia 2 Coríntios 13:5). Por exemplo, observe se você está orando todos os dias, lendo e estudando a Bíblia, participando de reuniões e pregando. Encontre maneiras de aproveitar melhor essas atividades e dar-lhes vida. Você pode se perguntar: “Sei como explicar os ensinamentos básicos da Bíblia? Há algo que eu possa fazer para desfrutar mais do ministério? As minhas orações são específicas e refletem a minha total confiança em Jeová? Faço um esforço para não perder nenhuma reunião? O que posso fazer para estar mais focado nas reuniões e dar melhor feedback?”

15, 16. O que a experiência de Robert lhe ensina ?

15 Também é bom examinar a si mesmo para ver quais são as suas fraquezas. Vejamos uma experiência que mostra a importância de fazer isso. Um irmão chamado Robert diz: “Quando eu tinha cerca de 20 anos, trabalhava meio período. Um dia, depois do trabalho, uma colega me convidou para ir à casa dela. Ele disse que, como ficaríamos sozinhos, poderíamos 'nos divertir'. No começo dei algumas desculpas baratas, mas no final disse não e expliquei o porquê.” Robert resistiu à tentação e tudo bem. Mas então ele pensou no que aconteceu e reconheceu que poderia ter lidado melhor com a situação. Ele diz: “Eu não fui tão rápido ou tão firme como José foi com a esposa de Potifar (Gn 39:7-9). Na verdade, não esperava que fosse tão difícil dizer não. O que aconteceu me ajudou a ver que eu precisava fortalecer minha amizade com Jeová.”

16 Suponha que você seja confrontado com uma tentação e a rejeite. Ainda assim, por que ele não faz o mesmo que Robert? Pergunte a si mesmo: “Demorei muito para dizer não?” Se você perceber que há algo que precisa melhorar, não desanime. Pelo contrário, pense que é bom que você tenha percebido essa fraqueza. Fale com Jeová sobre isso e comece a trabalhar para fortalecer sua decisão de obedecê-lo (Sal. 139:23, 24).

17. Conforme visto na experiência de Robert, que efeito tem a nossa lealdade sobre o nome de Jeová?

17 Mas a história de Robert não termina aí. Ele continua dizendo: “Quando rejeitei o convite da minha colega de classe , ela me disse 'Passei no teste'. Perguntei-lhe o que ele queria dizer. Ele me explicou que um amigo — que era Testemunha de Jeová — lhe dissera que todos os jovens Testemunhas de Jeová levam uma vida dupla e que, se tiverem a oportunidade de fazer algo ruim, a aproveitarão sem pensar duas vezes. Então ela disse à amiga que faria um teste comigo. Quão feliz estou por não ter manchado o nome de Jeová !”

18. O que você está decidido a fazer depois de ser batizado? (Veja também o quadro “Dois artigos muito úteis”).

18 Quando você dedica sua vida a Jeová e é batizado, você mostra que quer santificar o nome dele, não importa o que aconteça . E você pode ter certeza de que Jeová está ciente dos problemas que você enfrenta e das tentações às quais resiste. Ele vê que você está se esforçando para permanecer fiel e irá abençoá-lo por isso. Não duvide: com o seu espírito santo, ele lhe dará forças para fazer o que é certo (Lucas 11:11-13). Com a ajuda de Jeová, você poderá seguir Jesus de forma consistente depois de ser batizado.

Dois artigos muito úteis

Se seus pais estão lhe ensinando a verdade, será útil ler os dois artigos da série “O que devo fazer depois de ser batizado?”, na seção “Os Jovens Perguntam” do jw.org. A Parte 1 o ajudará a manter sua amizade com Jeová, e a Parte 2 o ajudará a manter a integridade diante de problemas e tentações.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Em que sentido carregam os cristãos uma “estaca de tortura dia após dia”?

No sentido de que todos os dias temos a oportunidade de decidir o que faremos, em Nosso caminho haverá rosas mas também espinhos, disse Jesus, além das bênçãos que Seus seguidores receberiam, eles enfrentariam dificuldades, algumas delas doloroso, conforme mencionado em 2 Timóteo 3:12.

O que você pode fazer para seguir Jesus consistentemente depois de ser batizado?

O que podemos fazer para seguir Jesus constantemente depois de sermos batizados é sermos leais a Jeová diante das ofertas que surgirem e que testarão a nossa lealdade e adoração a Deus.

Devemos também resistir às tentações em vez de cair nelas, com rapidez e firmeza, evitaremos brincar com a tentação.

Por que meditar em seu voto de dedicação o ajudará a ser fiel?

Porque com o passar dos dias podemos perder o entusiasmo, e sentir que não queremos mais continuar na congregação, que nos sentimos desanimados ou até decepcionados, que não era o que esperávamos, é aí que a meditação nos ajudará a seguir em frente em vez de se render.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário